The Scum Villain

The Scum Villain's Self-Saving System Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - The Scum Villain’s Self-Saving System

Tatiana 18/03/2024

Os extras nos trazem além de uma visão sobre o futuro de Shen Qingqiu e Luo Binghe também um pouco sobre os personagens secundários. O que nos ajuda a ter uma visão melhor da história e da relação entre SQQ e LB.

Sani Melo 14/01/2024

Shizun é uma passiva tóxica!
Mas o tanto que eu amo Shen Qingqiu não ta escrito.. Eu juro, esse personagem ta definitivamente no meu top 5 de favoritos..
E o casal ai, não sei como que tem gente que não shippa ou não gosta do Binghe ele é só um neném que quer passar a vida cuidando do seu shizun..
Agora as migalhas do casal secundário ??
Eu só queria mais sobre eles, pq a mxtx é assim? Meu deus que custava só mais uns extras sobre os queridos?

Agora bora concluir, eu gostei muito dessa novel me diverti horrores, amo que a kinga não erra nunca!!
(Talvez ela erre um pouco no hot, essa bicha tem cada idéia que eu juro) ?

França 02/12/2023

Eu gostei dos extras no geral
Alguns eram bem chatinhos e massantes, outros eram mais interessantes e até cubriam alguns buracos da obra
Então eu gostei da leitura

soulbin 22/10/2023

Luo binghee
Svsss é uma das minhas obras preferidas da mxtx, sem dúvidas! é uma história "calma" e rápida, um pouco enrolada e estranha? talvez, mas não deixa a desejar como uma crítica e uma sátira social. a novel, de maneira genial, aborda temas sociais e políticos que interferem a todo momento no mundo da novel, não se tornando algo a deixar passar! leiam svsss e se apaixonem pelos protagonistas dessa história!

Biiahsf_ 27/08/2023

The Scum Villain?s Self-saving System, volume 4
O quarto e último volume de Scum Villain?s Self-saving System é um compilado de contos que mostram um pouco mais da vida dos personagens principais, tanto de Luo Binghe e Shen Qinqiu quanto de outros que marcaram presença ao longo da história principal.
De maneira geral, eu gostei muito dos contos, principalmente os que seguiram o casal principal após o término da história principal. Alguns outros, porém, foram um pouco maçantes de ler, mas talvez minha opinião tenha mais a ver com o meu interesse no tema e nos personagens que protagonizavam esses contos.
A leitura dessa série foi uma experiência muito boa, e eu já estou começando a sentir falta de todos os personagens e dessa história que, por enquanto, ocupa o lugar de favorita entre as que já li da Mxtx.

Maria675 16/06/2023

A história entre eu e você
Gosto muito dessa novel, apesar de passar raiva pra caramba porque os dois não tem o mínimo de diálogo durante 70 CAPÍTULOS, mas, por algum motivo, esta é minha obra favorita da MXTX, talvez porque eu seja Luo Binghe kinnie *cof cof... E também por ela ser mais cômica, ficando mais séria lá para o final.

Vish Leituras 09/05/2023

Para quem for ler a novel.

Primeiramente é uma novel com uma escrita de fácil interpretação, não começar a ler a pensar por exemplo que vão sofrer muito como nós já costumamos sofrer nas outras obras da autora como Tgfc ou mdzs, porque essa novel ela não só se propõe a ser mais descontraída como também tem um humor muito presente na narrativa do nosso protagonista ShenQingqiu.

Mas também não pensem que a obra não tem momentos ou tramas profundas pelo contrário, eu diria que ela consegue abordar muito bem os temas que se propõem a contar e tenho quase a certeza absoluta que o leitor vai se apegar bastante aos personagens secundários pq a autora ela não fez personagens unidimensionais que é um dos pontos mais fortes da história na minha opinião.

Porém uma coisa que eu tenho que criticar é o fato de tu passares a novel toda a espera que o casal se resolva para depois só no último capítulo isso acontecer portanto, um leitor que põe exemplo não se disponha a ler os extras da obra vai ter uma visão totalmente diferente do casal do que se comprado a outro que leu os extras.

Então recomendo muito e pfvr leiam os extras kkkkk

Carol 20/04/2023

Sinceridade aqui
Não vou mentir que depois daquela bomba toxica q era o livro 2 e 3, ler qualquer coisa relacionada a eles foi MUITO complicado. Mas eu só não desisti da serie pq o final do livro 3 foi o final mais lindo que eu já li na vida.

Em relação à esses extras aqui. Não sou
muito fã de BingQiu sendo TOTALMENTE sincera, mas chorei sim com qualquer cena feliz deles. Mas temos que mencionar A LENDA que salvou o livro todinho: SHANG QINGHUA.

Mds o SQG é um ícone que só erra, eu ja amava a narração do SQQ mas a do Qinghua foi muito melhor do q todas as narrações. O capítulo que ele narrou virou meu favorito pq eu não conseguia não rir de como ele descrevia as coisas.

Mas no fim da série, eu diria que não valeu muito a pena.

Depois de ler tudo eu acabei mudando de ideia muitas vezes ao decorrer das leituras, mas temos que afirmar que o relacionamento dos BingQiu é muito tóxico, e muito estranho.

Inicialmente amava muito eles, mas sla o fato do Binghe ser mimado como se fosse uma criança por um homem de sla quantos anos me deixa BEEEEM desconfortável (dá muita vergonha alheia)

ALEM DE, (SPOILERRRRR) último capítulo

quando o binghe pediu o qinqiu em casamento, eu tava muito mas muito emotiva, e os vagabundo começou a se pegar na cena que seria a mais emocionante e delicada do livro todo, esperava mais amor e menos pegação??

Notas Finais:
1-Meu maior amor do livro todinho vai ter que ser o Yue Qingyuan, lenda injustiçada. E para sempre meu Gongyi Xiao.

2-Se algum dia eu for reler, não leia o 2 livro.

3- O mundo seria um lugar melhor se não houvesse o Luo Binghe sendo estranho no livro 2 ate a metade do livro 3.

4- mas favoritei do mesmo jeito pq eu gastei tds minhas economias neles?

luiza 05/03/2023

Particularmente, eu achei essa história extremamente criativa. Eu acredito que não seja algo incomum nesse meio, mas, como o meu primeiro contato com essa trope, eu a achei muito interessante. E o desenvolvimento foi muito bem feito: a hesitação do Shen Qingqiu ao maltratar o Luo Binghe, mas sendo obrigado por um tempo a não sair do personagem e o desenvolvimento para um relacionamento genuíno entre eles. Eu também me agradei do humor presente na história, que me fez rir diversas vezes. Foi uma das melhores leituras que eu já tive.

Catea 15/02/2023

Resenha Final
Como não é possível achar uma divisão dos capítulos dos livros decidi dizer uma resenha geral no último. Ao longo da história foram altos e baixos e em muitos momentos odioso de ler.
Mas a sátira e a comédia presente foi um ponto tornando por outro lado leve de ler. Certamente faltou um desenvolvimento no casal principal, na parte de diálogo mesmo e um amadurecimento do binghe, mas sendo a primeira obra da autora é compreensível. É uma surpresa agradável o desenvolvimento de mundo e a ironia com todos romances isekais. Tgcf continua no primeiro lugar no meu coração, mas svsss não decepciona.

tal_kless 09/11/2022

ok, ganhou uns pontinhos ¯?\?_?(???)?_?/?¯
Eu não ia ler os extras porque eu fiquei meio assustada com o final do terceiro livro, tipo:

"Sério isso? Não acredito que eles fizeram aquilo porque tinham que "salvar o mundo" e Shen QingQiu só ficou de boa depois e automaticamente aceitou entrar num relacionamento com o Luo Binghe, que até então só maltratava ele-"

Realmente, eu ainda não gosto daquela cena da montanha, ainda me dá calafrios, mas a curiosidade sempre me batia, e eu queria mesmo ver se todas aquelas coisas ficavam por aquilo mesmo.

Ainda bem que eu dei uma chance, porque, amigão, os extras abriram a minha visão!

Diferente de MDZS e TGCF, SVSSS não é uma história narrada com um tom majoritariamente sério (ela é uma comédia que tem um grande foco em fazer paródia dos clichês afinal), então quando a história apresentava pontos mais sérios (próprios do enredo principal, ou a backstory dos personagens que, socorro, só dor-) eles ficavam meio apagados pra mim. Digo, eu pegava, óbvio, mas eu me sentia meio deslocada (recém tava rindo por causa de uma piada e pesava o clima do nada kk)

E claro, o que mais me incomodou: As cenas com o Luo Binghe...

Convenhamos, ele realmente não estava no seu ápice ao decorrer da novel. Eu fiquei com raiva por toda a história.

Cada decisão duvidosa, cada coisa que ele fazia com SQQ só me deixava muito em choque e desconfortável, e meu desgosto por ele aumentava cada vez mais :/

E, bem, analisando o contexto, ele foi traído pela pessoa que ele mais confiava, além de já ter todo um histórico por conta do passado dele, então a forma toda ferrada como ele agia realmente não veio do nada.

Logo, eu posso dizer que eu fui um pouco injusta com ele por já desconsiderá-lo como um bom personagem só porque as ações deles eram bem questionáveis e ele tava traumatizado-

Enfim, depois de ler os extras e refletir um pouco, dá pra ver que ele teve um baita desenvolvimento (arco de corrupção pra redenção go brr) e ver mais do relacionamento dele com o SQQ me abriu os olhos também...

O Shen QingQiu é na verdade um tremendo de um tsudere hein kkkkk

Eu confiei muito facilmente na narrativa de "não é como se eu gostasse dele ou algo do tipo" (talvez porque eu genuinamente não queria que ele sentisse algo por ele porque já não gostava do LBG kk), e então não percebi que não era uma narrativa confiável, e jurei que ele realmente não tava confortável com tudo aquilo, quando na verdade ele tava de boa sim, gostava SIM do Luo Binghe, pra caramba, e todo aquele teatrinho dele era só uma tentativa de manter a face kk

E ok, eu admito. Eu comecei a shippar eles. Foi uma longa jornada e ela me fez apreciar a dinâmica deles.

Bom, agora que eu descarreguei em palavras todo esse processo que foi desconstruir meu pensamento em relação à obra, eu posso dizer que gostei pra caramba dos extras!

Trouxeram novamente aquele ar cômico e até mesmo acrescentaram algo no plot por mais backstories tristes (até me lembraram um pouco o tom de MDZS-)

E como eu disse anteriormente, os capítulos com o LBG e SQQ... Muito lindos, que ódioooo! Ver o SQQ aos pouquinhos se soltando e o LBG como sempre sendo um rápido aprendiz-
Cof cof
Foi interessante, foi interessante...

E eu adorei também o do Mobei-jun com o Shang Qinghua!

Galera, eu jurava que era headcanon do povo!! Amei kkkk

Ah, eu achei muito bom que ela se preocupou em colocar alguns pontos interessantes nesses capítulos!

Aliás, foram eles os responsáveis por eu dar um passo pra trás e repensar se eu realmente entendi o que ela queria ter passado!

Foram bem certeiros, já que quebram qualquer argumento que diz que a obra é problemática (quero dizer, as cenas ainda podem ser problematizadas, mas só se você realmente não pegar esse detalhes importantes!)

Bom, aliviei meu surto com essa novel! Agora finalmente posso descansar e não ficar com aquela pulga na orelha de: as duas obras de MXTX que eu amo de paixão, e a outra que a gente não fala sobre...

Bom, você que por acaso teve paciência e leu até aqui, e tá meio aflito com essa obra, dê uma chance! Ela é realmente divertida e não é tudo o que o povo diz que é :P