Fumaça Branca Tiffany D. Jackson

Resenhas - Fumaça Branca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Priscila 03/12/2022

"Eu tenho ansiedade" é uma explicação completa. Eu não tenho
que te dar nenhum motivo."
Eu comecei esse livro pensando ser um livro de terror ou algo assim, mas no final é mais um livro sobre reflexão da vidas e de nossos erros e como devemos dar segundas chances.

Anna 24/11/2022

Uma ótima experiência.
Olá, leitores, como vocês estão?

"Fumaça Branca" foi a minha primeira experiência com livros de suspense, e sem dúvidas, fiquei muito fã. Além de ter uma capa de tirar o fôlego, a história transita sobre diversos elementos da nossa recente cultura pop. Posso dizer, que esse livro é uma mistura de TWD, com "o que vocês fizeram no verão passado". Demais!

Além disso, toda a narrativa fala sobre assuntos muito importantes, como dependência química, racismo e luto. Acho que é uma boa mistura frente ao mistério que cerca a trama. Os alívios cômicos são sob medida, e me rendaram momentos de descontração. Mas, claro, muitas vezes, eu tive vontade de, literalmente, "matar" alguns personagens.

"Fumaça Branca" é um dos livros que mais me deixou surpresa esse ano, e vale toda a sua leitura.

site: https://www.instagram.com/blogleituranna/

Nani 27/02/2023

Surpreendeu
Tudo parecia só mais uma história sobre coisas sobrenaturais, eventos paranormais envolvendo espíritos ou fantasmas talvez. Mas aí você se surpreende com algo maior.
A história já me chamou atenção pelas questões que um das personagens enfrenta, e que aos poucos no decorrer da história vão fazendo mais e mais sentido. Agora a história por trás da casa é ainda melhor, o que ela esconde e tudo que está por trás é a cereja.
O final só me decepcionou por não mostrar mais detalhes sobre a comunidade e o que realmente está fomentando o comportamento do fundador dela. Deixou essa lacuna extremamente aberta e poderia ter sido trabalhada pra deixar ainda maior o que já foi bom.

Queria Estar Lendo 22/12/2022

Resenha: Fumaça Branca
Lançamento da Editora Seguinte - que cedeu este exemplar em cortesia -, Fumaça Branca é o novo livro da Tiffany D. Jackson. Autora de Monday's not coming, aqui ela entrega um terror psicológico com crítica social e uma narrativa que torna impossível parar de ler.

A trama acompanha Mari. Ela, a mãe, o irmão, o padrasto e a irmã postiça se mudam para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos. A cidade, Cedarville, é carregada por uma história misteriosa; especialmente o bairro e a rua em que eles vão morar. Uma empresa está querendo reformar e arrumar aquele lugar, e a família de Mari é a primeira desse programa que visa trazer novas famílias para o bairro.

O problema é que a casa em que eles se mudam é estranha. Não apenas pela solidão da rua, mas também por carregar uma energia esquisita. Com o passar dos dias, coisas bizarras e macabras começam a acontecer; durante a madrugada, Mari escuta passos, coisas são tiradas do lugar, outras somem, seu quarto parece muito mais frio do que deveria.

Alguma coisa vive naquela casa, e não os quer ali. Alguma coisa que parece se aproximar da sua irmãzinha postiça, com quem Mari não tem uma relação tão boa; alguma coisa que está determinada a atormentá-los e tornar da sua vida um grande inferno.

Fumaça Branca é um terror psicológico que mistura muito bem as críticas sociais e a vivência racial da sua protagonista - e de personagens ao seu redor - no elemento terror. A casa assombrada é tão terrível quanto a sensação de que tem alguma coisa bem errada com as pessoas brancas que estão querendo reformar aquele bairro.

Com um ritmo ora lento e tenso, ora frenético e desesperador, Tiffany D. Jackson conta uma ótima história assustadora.

Sua protagonista, Mari, está vivendo muito em pouco tempo. A mudança para essa nova cidade tem a ver com um incidente terrível em que ela se envolveu, quando estava usando drogas. Agora, limpa, ela promete a si mesma que a mudança vai fazer bem. Mas os horrores da casa parecem dizer o contrário.

Eu gostei de como ela não hesitava em agir quando se tratava da sua família. Mas me irritei com a quantidade de tempo que levou pra extrair um pensamento racional dessa garota; muita coisa estava bem na cara, e ela demorava páginas e mais páginas de nada para finalmente chegar a algum lugar.

"As casas de Maple Street parecem mais bizarras do que nunca. Talvez porque não sei quem mais pode estar à espreita nas sombras."

Seu irmão, Sam, merecia o protagonismo. Muito pró-ativo e inteligente. Eu adorei a relação dos dois, que tem as picuinhas e provocações, mas é muito de companheirismo e um protegendo o outro. Sam é um garoto esperto e divertido e um coadjuvante com quem a gente se importa logo nas primeiras cenas.

Diferente da peste que foi a Piper. E sim, era a intenção do livro, te deixar com os nervos à flor da pele porque aquela pirralha tinha tudo na palma da mão e usava a manipulação e a pirraça para conseguir o que faltava. Sua conexão com a casa é muito misteriosa, e é um dos pontos centrais do motivo pelo qual Fumaça Branca foi tão bom.

O livro desperta todo tipo de emoção durante a leitura. Não apenas o medo, mas raiva, desespero, frustração, alegria, confusão. É uma história bem contada, porque seguimos essa montanha-russa de incerteza sobre o que está acontecendo.

Só dá para saber que tem alguma coisa muito errada com aquela casa. Mas o quê?

Fumaça Branca também faz muito bem em apresentar a família como um ponto-chave da história. Mari, os irmãos, sua mãe e padrasto são muito unidos. Mas tem aqueles momentos de diferença e de falta de conexão. Afinal de contas, é um relacionamento recente. E a mudança de cidade foi abrupta não apenas pelo projeto, mas pelo incidente com a Mari.

"Você já acordou na cama e sentiu que tinha alguém... ali?"

Em relação à trama, a graça de Fumaça Branca está justamente em chegar sem saber o que esperar. Tem uma espécie de conspiração correndo pela cidade. Tem a questão com a casa assombrada. Tem o mistério do por que esse lugar parece cada vez mais bizarro. E também tem as discussões sociais e raciais que permeiam toda essa trama principal, e que aparecem como críticas afiadas. É interessante que você só saiba disso, porque todo o resto aparece como uma surpresa.

A cidade é pitoresca, com aquele clima de interiorzão que guarda seus segredos a sete chaves. Mari começa a entender isso quando se aproxima de dois colegas de escola - Yusef e Erika. Yusef, aliás, foi muito querido e maravilhoso e contribuiu com um clima mais leve e amigável para os momentos tensos da trama.

Como a boa medrosa que sou, o nível de terror desse livro foi médio pra cima. Teve algumas cenas em que eu não conseguia nem respirar, tamanho medo. Quanto mais a autora explorava a questão do enigma macabro na casa, mais a casa parecia determinada em aterrorizar sua moradora mais curiosa. E a gente, em consequência.

"Por que eu deveria acreditar em alguém se não acreditaram em mim quando, lá atrás, eu disse que havia algo errado?"

Se tem um defeito no livro (além da Mari ser uma toupeira) é que em certo momento, a trama parece se arrastar demais. Ali pro meio da história, parece que se estende mais do que deveria, se apoiando na teimosia e burrice da sua protagonista para não avançar mais rápido.

A edição da Seguinte tá muito bonita. Eu nunca vou cansar de elogiar a arte dessa capa - feita por Amanda Miranda -, que ficou linda e sombria e passa o clima do que é a história. A tradução de Solaine Chioro também, impecável.

Fumaça Branca é uma história única sobre o terror do desconhecido em um lugar que deveria ser seu porto seguro. A história de uma casa e dos segredos que ela guarda assombrando uma família.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/12/resenha-fumaca-branca-tiffany-d-jackson.html

KelenDZ 03/06/2023

Gostei bastante da história. Em um determinado ponto do livro não confiava em ninguém, e imaginei que haveria uma explicação para os mistérios...
Só esperava mais do final, achei ele muito aberto.

Rauecker 15/09/2023

Fumaça Branca
O livro me ganhou já no prefácio, foi muito fácil chamar a minha atenção e eu gostei de ter sido tragado por este livro.

Temos um terror psicológico de uma qualidade absurda. O local onde se passa, os personagens principais e os pontos da trama são excelentes. Tiffany conseguiu entregar uma trama de arrepiar, uma protagonista imperfeita e profunda nos sentimentos e ainda para coroar e fechar com chave de ouro uma crítica social tão bem construída que fiquei perplexo como conseguiu juntar tantos problemas diferentes e apresenta-los tão naturalmente.

Vale demais a leitura, para os amantes de terror é impossível não se divertir com o livro. A reviravolta escrita, a escrita da autora e como tudo se encaixa no final é definitivamente muito gostoso de se ler.

Uma observação importante é que aqui temos um final aberto, ficamos com esse fardo de imaginar o desfecho da maioria dos assuntos, porém isso não implica em nada com a qualidade da obra. (acho um fato importante, pois sei que muito odeiam finais abertos)

Citação preferida:

"A insegurança não é necessariamente algo ruim, só te faz se sentir apertado, dentro de uma prisão que você mesmo construiu."

Alice 18/08/2023

Fumaça branca
Tipo, é um livro bom, tem uma escrita ok, porém é bem lerdo, as coisas eram bem blah, só q tem uma ideia boa.
Esperava mais.

Iparisclarke 25/03/2023

Livro que se fosse mais simples teria sido melhor, mas autora teve muitas ideias mirabolantes e não teve peito pra desenvolver.
Depois de adulta passei a odiar livros com adolescentes, mas caso o livro seja bem feito eu rapidamente esqueço esse fato, o que não aconteceu aqui. A protagonista tem um problema com drogas, diz não ser uma viciada, mas passa o livro inteiro falando: DROGA, DROGA, MACONHA E BASEADO. Fica extremamente irritante que a mona não assume o vicio sendo que passa a história quase toda cultivando uma plantação da erva.

Enfim vamos para a parte que importa, a história é fraca e quando fica interessante acaba, é isso. A parte do terror foi muito boa admito, fiquei apreensiva várias vezes e tive que acender a luz do quarto, mas quando veio a explicação foi a coisa mais básica do mundo e nem faz sentido. Após a finalização do terror veio esse final inconclusivo, poxa se a autora não soube finalizar porque não deixou a história mais simples?????? Era tão mais fácil fazer algo básico ao invés de algo ter altas ideias e não saber desenvolver, como é um livro único claramente a autora não vai terminar esse universo, então esteja ciente que quando for ler o livro vai ter um final em aberto enorme.
Keli Ane 01/04/2023minha estante
sera que o meu livro veio faltando capítulo ou ele só é mt ruim?

Iparisclarke 01/04/2023minha estante
Ele é muito ruim mesmo kk

KJJ 30/07/2023

Tensooo
Gosteiiii!!
Livro de suspense e que me surpreendeu muito !!
Os supostos fantasmas de arrepiar.
E a menina com a fazendinha dela.
A cidade está lascada !
Leem que o suspense é de arrepiar

AmadoThriller 19/11/2022

Um livro diferente sobre casas assombradas! A escrita da autora me prendeu totalmente, o livro tem um ritmo bom e a cada momento tem coisas acontecendo que te deixam aflito. Tem muitos momentos de suspense e fenômenos assombrosos mas que depois se revelam algo totalmente diferente, mas não menos assustador. A história tb trata de temas como preconceito, violência, vingança e nos mostra como as pessoas podem ser cruéis, e como o dinheiro compra até a humanidade de algumas pessoas. Por outro lado também nos mostra dentro da família de Marigold o perdão, a amizade e a confiança se restabelecendo depois da tempestade. Gostei muito do livro!

Pedro 19/01/2024minha estante
É que pra ver os fantasmas, ela tinha que fumar maconha.
???????

Dri 19/01/2024minha estante
kkkkkkkkkkkkkk

Faragao 15/01/2023

Alguém me diz que é uma duologia?
Amei o livro, mas o final deixou muito a desejar e não consigo imaginar um segundo livro só pro encerramento da história - que é óbvio depois do desenrolar da trama.
Não sou muito de ter medo de livros de terror, mas esse me pegou em várias partes, fiquei com medo real.
É um livro cheio de mistérios, pessoas estranhas numa cidade praticamente escondida e que lembra muito a mensagem que o filme Corra passa.
O plot final foi TUDO pra mim! Realmente não esperava e quando aconteceu tinha certeza que ia acabar dando nota 5 pro livro, mas o final acabou com tudo porque não teve um final e isso me frustrou bastante.
Gostei muito de como o livro trabalhou diferenças de classe social, raça, doenças mentais e até mesmo conflitos familiares, além de trazer de forma muito estruturada e delicada a dependência química da protagonista e como isso afeta sua vida e das pessoas a sua volta.
O livro te prende do início ao fim. Pra quem gosta do gênero terror, vai amar.

Jaque @blogmalucadoslivros 13/02/2023

Fumaça Branca
Meu primeiro contato com a escrita da autora não poderia ter sido melhor. Faz tempo que não leio nada de terror e essa obra foi uma ótima forma de matar saudade do gênero.

Marigold pretende recomeçar do zero e esquecer seu passado e quando sua família se muda para Cedaville — uma cidadezinha pequena nos EUA –, ela acredita que vai ser a oportunidade perfeita para isso. Só que ao chegar na cidade ela percebe que a nova moradia talvez não seja tão perfeita assim. Coisas muito estranhas começam a acontecer e seus vizinhos parecem esconder algo.

Fumaça branca foi uma leitura bem intensa e que me deixou naquela expectativa de que coisas estranhas poderiam acontecer a qualquer momento, bem clássico de terror mesmo e a autora entrega isso muito bem.

Mari não é uma protagonista confiável, ela tem seus problemas e seu passado bem tortuoso que me fez desconfiar de tudo que ela fazia do início ao fim. Além disso a obra aborda assuntos importantes como racismo também.

Enfim, Fumaça branca foi uma leitura intensa, um ótimo suspense psicológico e um prato cheio para quem gosta de terror, aparições e barulhos sinistros.

site: https://www.instagram.com/p/Comw6uYrOH6/

Luiza Helena (@balaiodebabados) 09/01/2023

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Marigold e sua família acabaram de se mudar para uma cidade no interior dos EUA. Tomando esse acontecimento como um novo começo, tudo que ela quer é deixar o passado para trás. Mas quando coisas estranhas começam a acontecer na casa onde moram, Mari se vê no meio de um grande mistério.

Fumaça Branca é o meu primeiro contanto com a Tiffany e mistura bem o terror psicológico com assuntos importantes. O clima de suspense do livro é bem conduzido, principalmente no tocante da casa nova de Mari e sua família. Quer barulhos estranhos?, você tem; quer portas se fechando do nada?, tem também; quer um amigo invísivel que apenas sua irmã mais nova consegue conversar, eita que esse tem de sobra.

A relação de Mari e sua família é bem conturbada. Ela é bastante ligada ao irmão mais novo, tem seus atritos com sua mãe e só vive cordialmente com o padrasto e sua filha, que virou sua irmã mais nova. E isso só piora quando as coisas começam a acontecer na casa.

De outro lado, como falei, a autora toca em assuntos como racismo, preconceito e gentrificação. A cidade de Cedarville tem um passado sombrio e isso ainda influencia a convivência dos habitantes. Ele me lembrou bastante o Quando Ninguém Está Olhando, da Alyssa Cole, que também toca nesses assuntos.

A história tem ritmo ok, mas que fica melhor já na reta final. O plot twist foi algo que não vi chegando e me pegou completamente de surpresa. Minha única reclamação é a tentativa de romance que, francamente gente, já deu de tentar ficar forçando essas coisas em thrillers YAs. No mais, é uma história bem legal e que vai te prender do início ao fim.

site: https://www.instagram.com/p/CnDJqz3PCla/

Rafael 26/02/2023

"- E não dá pra crescer onde não te querem."
O maior ponto negativo de "Fumaça Branca" é a justamente o suspense em relação a casa. As sequências envolvendo os fantasmas são as mais clichês possíveis e nunca despertam uma real tensão. E falando em clichês, quase todos os personagens são esteriotipados: você já sabe qual vai ser a reação dos pais, da irmãzinha que, de alguma forma, vai ser alvo dos espíritos etc.

O plot do trauma de Mari com percevejos é o que realmente traz algo novo e gera as melhores cenas. Mari, aliás, é a personagem mais bem construída e mesmo possuindo esteriótipos de mocinhas do gênero, não se perde por isso. Destaco também Yusef.

O twist - apesar de não muito original - e a crítica social que a autora fez são até legais e se encaixam bem na história, mas não salvam o conjunto de ser apenas "ok", principalmente após o final, que tinha espaço para ser bem maior. "Fumaça Branca" foi uma boa leitura e a escrita de Tiffany é muito convidativa, mas não posso negar que, como fã de suspenses, esperava mais do livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6