Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Drico 17/04/2023

VOU SUMIR QUANDO A VELA SE APAGAR ? DB
Ainda abalado com esse livro?
Comecei a ler hoje de manhã e finalizei agora, muito intenso!
Sério, sem palavras!
Pfvr, leiam?

AOS INTERESSADOS
RESENHA OFICIAL??

Yacub passa os dias na companhia de Butrus no vilarejo da Síria onde vivem. Os dois são inseparáveis e se deixam encostar casualmente enquanto colhem folhas de uva ou fumam no gramado, mas uma agonia crescente toma conta de Yacub quando essa proximidade é ameaçada. Butrus recebera um convite do tio para emigrar para o Brasil e aproveitar as muitas oportunidades de um futuro próspero no país. A perspectiva do distanciamento não é forte o suficiente para que os dois verbalizem seus sentimentos, mas permite que finalmente se toquem. O ato consumado, no entanto, é seguido de uma tragédia. O que para os médicos é cólera, para Yacub é a ação do lendário jinni que habita o poço de uma casa abandonada, que estava aberto quando os jovens cederam aos seus desejos. Esse é o ponto de virada da narrativa, que passa então a ter como cenário a vibrante São Paulo do início da década de 1930, uma cidade em transformação, ponto de atração de pessoas de diferentes partes do mundo. Em um ambiente marcado pela vontade de se estabelecer e pela infinidade de possíveis futuros, o passado cisma em se fazer presente para o imigrante, que começa a ter sonhos cada vez mais vívidos tendo o jinni como figura persecutória.

Lari439 02/07/2023

Gostei muito da forma que o autor trata o luto, a tristeza e a culpa.

mas infelizmente sou mais contente com finais felizes, e apesar de entender o que o autor quis passar, o final desse livro acabou comigo.

Cassio.Santos 13/08/2023

Un drama lindo
Muitíssimo bem escrito. Parabéns ao autor. Sóbrio e ciente da ancestralidade dele e de nosso país. Nós perseguimos nossas memória ou elas nos perseguem?

Estante do Papai 28/08/2023

Belo pela cultura...apenas
A historia traz muito sobre os refugiados vindos ao Brasil. Me lembrou um pouco do caçador de pipas, com termos em árabe, relacionamento entre amigos q se separam.
Apenas não me prendi a ideia central do enredo... a mistura entre o natural e o espiritual (que amo tanto) nâo me fez satisfeito. Tao pouco no final

Jdodhdb 29/09/2023

Um livro maravilhoso e que te prende , ele consegue mudar a sua perspectiva de vida de uma forma impressionante, indico principalmente pra leitores intermediários

Matheus Sobral 09/11/2023

Então?
A leitura é leve, fluida, cheio de sentimentos envolvidos. Me despertou certa curiosidade nos primeiros eventos. Principalmente na ?parte 1?.

A ?parte 2? me fez criar outra ambientação, mas que precisava de um melhor desfecho, muitos dos acontecimentos não chegavam a um ponto, tudo era muito aberto. Isso me incomodou. Não é uma narrativa comum, mas que tem seus motivos (?).

Fiquei perdido com a pressa que o livro toma na ?parte 3?. Poderia ter sido melhor desenvolvido, apesar de bem escrito. Corrido demais, o objetivo do livro toma uma conclusão um pouco?vaga? Sem muitos motivos de ter acontecido.

Gostei de TODOS os personagens, mesmo que alguns muito pouco desenvolvidos, acredito que foi uma escolha do autor (?).

Da pra tirar muitas ideias de um jeito metafórico, mas criticamente falando, faltou alguma coisa que me decepcionou.

Alexandre 18/12/2023

Recomendo
Esperava estabelecer uma ligação mais significativa com o livro. À medida que a história se desdobrava, meu apreço aumentava. Mesmo sem alcançar a conexão esperada, ainda assim, recomendo o livro.

Kingpedroh 17/01/2024

Sensível e metafórico
Saio desta leitura um pouco frustado pelo desfecho, que aos meus olhos foi feito de uma forma muito rápida e ao mesmo tempo me encontro encantado pela escrita do autor e por seus personagens.

É um retrato cheio de sentimentos e muito bem ambientado, sua escrita fluída faz com que sem perceber o leite se apaixone por cada história individual ali descrita.

Recomendo a leitura

alexx_ 18/01/2024

Expectativas
Eu fui esperando muito, ouvi falar muito bem, alguns compararam com um livro que gosto muito e acabou que não supriu minhas expectativas.

alistair 30/01/2024

Vou sumir quando a vela se apagar
Comecei a ler sem pretensão alguma. Não li sinopse e não fazia ideia do qhe me esperava. Encontrei um livro com uma escrita fluída, personagens que me cativaram e uma história que me deixava ansioso a cada capítulo.
Acho que por gostar tanto fiquei um pouco desapontado com o final. Uma sequência é muito bem vinda, principalmente se explorar mais ainda personagens como a Remédios e Jurj.
No geral foi uma leitura prazerosa que deixou um gostinho de quero mais.

Bruno236 04/02/2024

Que livro triste
É uma história sobre luto. Luto por quem já se foi, luto pela terra deixada pra trás. Um luto que não passa, que não consegue ser superado por mais que se tente.

Nas primeiras páginas já me apeguei ao Yacub. Tinha vontade de dar um abraço nele cada vez que ele se sentia sozinho, perdido, abandonado.

Não vou negar que o final me decepcionou um pouco. Queria pelo menos saber como ficaram os outros personagens que, assim como Yacub, também são muito bons!

nicolemartinss 07/02/2024

Vou sumir quando a vela se apagar
Foi meu primeiro livro finalizado depois de um ano de ressaca então considero, de certa forma, um livro especial. foi uma boa leitura! eu me interessei bastante pela primeira parte e a até certo ponto da segunda, mas na terceira.... entendo que o final faça sentido na trajetória do personagem, mas particularmente não curti haha. é um livro curto mas é um livro bem escrito e considerando que o autor tenha um estudo mais aprofundado acerca da temática tornou tudo muito mais interessante de ler. obs.: durante a leitura me lembrava constantemente d'O Conde de Monte Cristo, mas não sei por quê.

Alexia.Esperoni 14/02/2024

Ok
Tinha abandonado o livro lá pela pg 40 pq tava achando muito ruim kkk o autor trás vários termos em outra língua mas não trás a tradução e eu tenho que ficar adivinhando o que tá escrito. Dei uma nova chance e depois o acontecimento principalmente o livro ficou interessante

Camilla.Loureiro 25/04/2024

Um final inesperado
A leitura foi um pouco lenta. Mas, não arrastada. Senti que o livro foi se passando aos poucos. Cheio de palavras não ditas e subentendidas. Admito que senti falta de mais páginas. Queria conhecer mais a fundo os outros personagens. Saber as histórias deles.