Ladeira abaixo Aimee Oliveira

Resenhas - Ladeira abaixo

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 08/09/2022

Ladeira abaixo
Ladeira abaixo, escrito por Aimee Oliveira, editado por Luiza Del Monaco, publicado pela Editora Naci, selo Young Adult da Editora Nacional, apresenta a história de Antônia, uma garota que se desdobra para ter uma vida corrida entre trabalho e faculdade, cuidar da avó que tem Alzheimer, e se apaixona por Gregório, seu amigo.

Narrado em primeira pessoa, ora por Antônia, ora por Gregório, a obra apresenta o ponto de vista dos protagonistas que, a muito, são apaixonados um pelo outro. A construção da narrativa que Aimee desenvolveu na obra, onde o fim do parágrafo narrado por Antônia, e o início do próximo parágrafo, narrado por Gregório, ficou impecável. A ligação da narrativa, está para lá de perfeita!

Antônia tem uma rotina atribulada, corrida que mescla, o trabalho e a faculdade, o tempo dos estudos e ainda mais complexo, auxiliar sua avó, diagnosticada com Alzheimer, não permite que ela tenha interesse em relacionamento. Aliás, seu foco está na vida profissional e acadêmica. Ponto final.

Eis que Gregório, seu ex-amigo de colégio, aparece na vida de Antônia da forma mais inusitada possível: no ônibus, Antônia desperta no ombro do rapaz, que, por sinal, não se importa de deixá-la descansar enquanto o coletivo avança cidade adentro em seu frenético avanço.

Inegavelmente, o reencontro após dois longos anos sem se falar por conta de um desentendimento, ocorrido no baile de formatura, faz com que ambos se aproximem, desta vez, maduros e confiantes de si.

Contudo, Gregório está namorando. E Antônia se vê sem perspectiva novamente.

Todavia, no intuito de auxiliar com avó Filomena, a Fifi, Gregório se aproxima e ali desenrola uma paixão entre amigos que até então não havia se formado ainda no colégio. A única pedra no sapato dela é o garoto ser comprometido. Isso á coloca na estaca zero e todas suas esperanças mínguam à medida que a amizade deles se fortalecem.

A obra, muito bem escrita por Aimee Oliveira, aquece o coração para os desalentos e desesperançosos no amor, e desperta um alerta para quem acompanha familiares diagnosticados com o Alzheimer. O foco neste assunto prende a atenção no leitor para acompanhar os desdobramentos na vida da vó de Antônia.

Ladeira abaixo, é um livro sobre cuidado, carinho e atenção com idosos. Uma obra que fala sobre maturidade e claro, amor. Sem histórias impossíveis. Mas sim, próximo da realidade de qualquer pessoa. Toda semelhança com a vida de milhões de brasileiros é mera coincidência.

Altamente recomendado!

PS: Impossível não se apaixonar pelo vira-lata caramelo na capa do livro. Amei!

Resenha completa no blog Irmãos Livreiros

site: irmaoslivreiros.com.br/ladeira-abaixo
Mara371 10/04/2024minha estante
Alguém me fala como ler por aqui ??

Miilly.Gasparello 12/05/2024minha estante
Que descrição espetaculosa! Incluiu as diversas minúcias que fazem jus ao enredo e que instigam o leitor a se enveredar pela obra e pelo mix de sentimentos imbuídos em cada parágrafo.

Let 25/06/2022

Ladeira abaixo
Infelizmente esse livro não funcionou pra mim. O que me deixou bem triste pq é ambientado no Brasil (oq eu amo!), é narrado pelos 2 protagonistas (outro ponto positivo) e trata de um tema MEGA importante: como é conviver com uma pessoa que você ama e que tem Alzheimer.

O problema? A Antonia me irritou constantemente com as atitudes/orgulho dela. Eu já não aguentava mais. Eu costumo amar romances friends to lovers, mas não consegui torcer pelo casal pq não senti química. Ficou meio estranha a reaproximação deles pra mim. O motivo da briga inicial acabou contribuindo pra isso, pq achei bem? é.

O enredo é meio parado, com cenas que poderiam ter sido cortadas e não faria diferença na história. Acabava tornando a leitura cansativa. Mas acho que é pq eu não consegui me conectar com nenhum dos personagens, e isso é uma questão 100% minha

Dei 2,5 pq não é uma história ruim! Tenho certeza que vai funcionar pra mtas pessoas, toca em temas importantes, tem uma ambientação legal. Eu só, infelizmente, não consegui me emocionar e aproveitar a leitura
LuaTeresa 27/07/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Cleber 01/04/2024

Sessão da tarde de março
Para o desafio maratona literária de março no Skeelo, lendo mulheres.
Livro rápido e fofo. É o segundo livro da autora que leio este ano e adorei como ela coloca os pontos de vista de cada personagem, contando a historia intercalando os personagens.

Paula 20/02/2023

Amei
Conheci esse livro por indicação do podcast livraria em casa.
Gostei muito da escrita dessa leitura, o cenário e os personagens são bem brasileiros sendo um aspecto que sempre busco nos livros brasileiros e, muitos não trazem.
Além disso, me envolvi muito com a história ao ponto de ficar irritada com as atitudes da Antônia.
Só achei o final muito corrido, por isso não foi 5 estrelas.
Mesmo assim, é uma ótima leitura.

Nilsonln 31/03/2024

Comédia com dramalhão
"Ladeira abaixo" é uma comédia romântica com espaço para drama, conflitos familiares e reflexões sobre a vida e o amor. Gostei da história e amei os personagens, em especial dona Fifi.

Minha avaliação: Curti
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais da autora? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Vick 23/04/2024

Para quem gosta de um romance friend to lovers , bem água com açúcar, tranquilinho é um bom livro !! Um ponto que eu achei bem legal é a forma como vai mostrando como os personagens vão convivendo e tratando a doença da avó achei legal, e mostra como é uma doença difícil não só pra quem tem ela, mas tb para quem vive com essa pessoa.

Thamires Amorim 04/05/2024

Divertido
O livro conta a história de Antônia e seu núcleo familiar. É literalmente um retrato de um pedaço da vida dela, fala da avó que tem alzheimer, a relação conturbada com a mãe e um amigo, o desabrochar de um relacionamento amoroso. É um livro com altos e baixos, contado em primeira pessoa e com o desenvolvimento dos personagens muito bem feito. A única coisa que deixou muito a desejar foi o final, ficou aquela sensação de estar sendo interrompido antes da hora. Espero que tenha uma continuação, nem que seja um curtinho só pra finalizar de uma forma melhor a história.

Jose457 01/04/2024

Ex-amiga,pode tornar atual...
Essa leitura me fer relembrar de uma pessoa que de algum modo fazia parte da minha vida,mas que hoje não nos falamos mais,esse livro me mostrou que sempre podemos recomeçar com uma velha amigo.
Foi uma jornada emocionante

Julio.Gieseler 12/04/2024

Livro com uma estória envolvente, que prende o leitor do início ao fim. Um romance jovem, que se passa na cidade do Rio de Janeiro.

Mari 04/01/2023

Coraçãozinho quente!!!
Aiii gente que história emocionantee !!! Simplesmente me envolvi do começo ao fim. Um livro para recordar.

Jezinha 10/04/2024

História fofa com um tema importante bem trabalhado
Falar sobre doença de uma maneira leve é algo difícil de se conseguir em um romance que pretende ser fofo e aquecer o coração e a autora conseguiu isso com muita inteligência. Ao trazer protagonismo a uma personagem com Alzheimer de uma maneira natural e sensível a história não ficou deprimente e a personagem ficou mais humanizada. Não vi dona Fifi apenas como a senhora com Alzheimer e eu amei isso.

Antônia, a protagonista da história por vezes me irritou com sua teimosia e Gregório também com sua incapacidade de sinceridade em muitos momentos da história.

Eu amo um friends to lovers e esse livro construiu bem essa relação entre o casal protagonista. E a dona Fifi é a coisa mais fofa dando força para a mudança do status do relacionamento do casal.

Gostei bastante. Recomendo por ser uma leitura mais levinha.

Camila TQR 29/03/2024

Graças ao Skeelo que promoveu um LC com esse livro maravilhoso.

A vida não é simples, e nós sabemos isso, mas quando se é adolescente, parece que tudo é mais difícil ainda.

Antônia ter que lidar com várias rejeições não foi fácil, ainda mais ela sendo cabeça dura pra caramba, e ainda vê sua querida avó esquecendo as coisas, tudo piora.

Mas ainda bem que ela tem o Gregório que é um contraponto maravilhoso, um amigo que você pode contar para todas as horas. PORÉM, é um rapaz que é submisso e medroso demais com as pessoas.

Passei raiva algumas vezes no livro devido a imaturidade deles, mas quando a gente trás para vida real, realmente somos muito imaturos para lidar com tantas coisas ao mesmo tempo.

É um livro super fluida, e sim, há várias partes divertidas!
Super recomendo
Cleber 29/03/2024minha estante
Tô gostando tbm :)

Larissa3225 12/11/2023

Ladeira abaixo. Mesmo
Nem sei o que dizer da minha experiência lendo esse livro.

Comecei sem dar muita bola e logo fiquei surpresa com o quanto eu estava envolvida pela leitura. Foi um grande momento "amo ler".

Pois bem.

Tava curtindo, gostando dos personagens, envolvida com as tramas de cada um e criando expectativas para o momento em que o casal se ajustaria. Parei a leitura por 5 minutos para fazer um lanche e quando voltei, o livro era outro. Nem sei como explicar.

A partir do momento em que o casal se ajustou, a leitura desandou. Primeiro que, de repente, as conversas deles começaram a girar em torno de sexo e mais nada. Era tanto fogo no uc que me surpreendeu. Até ali os personagens pareciam tão bobinhos que essa parte +18 pareceu deslocada (pelo menos, para mim). Foi também depois que estarem juntos, que os dois personagens começaram a me irritar. Era cada decisão burra, briga sem motivo ou então apelidinhos toscos.... Foi difícil.

Outro ponto que saiu prejudicado com o romance do casal foi o desenvolvimento da avó. A partir do momento em que eles estão juntos e outra personagem aparece, a avó fica de canto na estória e, apesar da personagem principal falar sobre suas preocupações, o assunto ficou super esquecido no churrasco.

Enfim. O livro começou super bem mas aí resolveu fazer jus ao nome: foi ladeira abaixo.

Heros Pena 03/01/2023

Não é ruim, mas não é meu tipo de leitura, muita enrolação, o livro parece que não acaba nunca. Não me prendeu.