Ladeira abaixo

Ladeira abaixo Aimee Oliveira

Resenhas - Ladeira abaixo

Julia2480 08/06/2024

Esperava mais
Eu comecei o livro com uma grande expectativa, aí já quando colocaram o greg namorando fiquei meio ?aí cara, que coisa estranha?, me incomodou MUITO!
Aí chegando em meados do livro pensei, puts tem pra onde ir, da pra desenvolver e me frustrei pq não foi bem isso.
A parte de todo o cuidado com o Vó trouxe muita emoção pro livro, mas acho que nos outros aspectos deixou muito a desejar.
Mas assim, leitura rápida e ok, apesar dos pesares.

JanaAna 05/06/2024

Sofrido para terminar
Antônia trabalha, estuda e cuida da avó que tem Alzheimer. Um dia bem cansada, ela dorme dentro do ônibus encostada no ombro de um velho amigo Gregório.
Através desse reencontro, Antônia e Gregório voltam a ter contato e ele descobre a condição de saúde de dona Fifi, avó de Antônia.
A história é contada em primeira pessoa e cada capítulo é contado por Antônia ou por Gregório.
O livro começa legal, mas concluir a leitura tendo como protagonista essa Antônia é uma das coisas mais torturantes que existe. Gregório é um rapaz bobinho além da conta. achei sofrido pra terminar.

Camila de Almeida 28/05/2024

Sinopse da editora:
"Antônia Vasquez mora numa ladeira de Santa Tereza e ultimamente sua vida parece acompanhar o movimento que ela faz todos os dias ao sair de casa: uma descida íngreme.

Ela se desdobra em mil para pagar a faculdade, dar conta dos estudos, cruzar a cidade de uma ponta à outra para ir ao trabalho e, ainda por cima, tomar conta de dona Fifi, sua avó, que está apresentando os primeiros sintomas de Alzheimer. Como se não bastasse, um dia, em meio aos tantos transportes públicos que utiliza, ela dá o azar de pegar o mesmo que Gregório, seu ex-melhor amigo. E, pior ainda, acaba desenvolvendo um crush nele.

Não existe espaço para uma paixonite na rotina de Antônia.
Mas como explicar isso para o coração?

Em seu estilo de escrita inconfundível, Aimee Oliveira nos surpreende com uma história emocionante e cheia de reflexões que trata um tema pesado de maneira sensível e com deliciosas pitadas de romance."

Glória Virgínia 23/05/2024

Ele foi o que ele deveria ser
Já faz um tempo que ao ler um livro e principalmente após terminá-lo, eu evito usar uma mesma referência para avaliar todas as leituras, dois livros completamente distintos em várias formas podem ter a mesma nota, mas ao ler esse eu comecei a julgá-lo equiparando a outras obras até eu perceber queestava sendo bem injusta?

O livro é nacional, ele ganha pontos por isso! É basicamente um romance adolescente, envolvendo um leve drama familiar, nesse caso a protagonista (que é bem chatinha) cuida da sua avó e é um friends to lovers. Acho que esperei dele coisas que desde o começo eu sabia que não seriam entregues.
Goste de ler ele, não gostei de tudo que li, mas certamente não odiei.

Não é um livro ruim.

Isadora.Oliveira 23/05/2024

Meia boca e estressante
Se a ideia era um friends tô lovers bem feito falhou.
Pqp, tinha tudo para dar certo, a primeira metade do livro foi muito divertida e interessante, mas do meio para o final tudo foi literalmente ladeira abaixo.
A Antônia é INSUPORTÁVEL, chata, acha que o mundo gira em torno dela, não aceita ser contrariada, é a rainha da coitadolândia, reclama de tudo e no fim põe a culpa dos próprios erros nos outros.
O Gregório é uma ameba, tinha tudo pra ser incrível, mas essa personalidade de exclusivamente apaixonado pela Antônia dele é ridícula, tudo o que ele faz gira em torno dela e a vida dele é um step disso tudo.
A dona Fifi é de longe o melhor arco, a história desenvolveu muito bem às questões do Alzheimer, e a gente sente a perda dela ao longo das páginas.
Além do mais, toda a questão da Monique é da dons Janet é ridícula, pintaram as duas como megeras monstruosas, e no fim as duas são pessoa muito legais. A gente vê quase tudo pela ótica deturpada da coitadadista da Antônia, que fica uma sensação de que somos imbecis quando descobrimos a verdade.
É isso, não promete muita coisa, mas com certeza entrega menos que o esperado.

Sgt_Pm_Jamis 17/05/2024

O Livro
Fui surpreendido com uma história muito bem narrada. Tanto excelente que sentirei saudade dos personagens.

Percystente 16/05/2024

Não funcionou pra mim
Queria muito ter gostado deste porque conheci a autora na bienal e ela é uma querida, mas realmente não funcionou pra mim. A protagonista é uma chata, todos os conflitos são desnecessários porque ela só encrenca com bobeira. Fica nesse ciclo dela se irritando por um motivo besta, aí o garoto se humilha atrás dela, ela perdoa, e daí por diante. Não consegui me conectar com nenhum personagem, muito menos com o casal, que inclusive achei muito sem química justamente por esse chove não molha durante o livro todo.

Miilly.Gasparello 12/05/2024

História, incrível, vale a pena a leitura. Retrata as dificuldades de uma jovem que cuida da avó com Alzheimer e no meio das adversidades da rotina cansativa reencontra um antigo amigo que no decorrer da história acaba sendo um apoio e suporte emocional para Antônia em sua jornada.

Vitoria 12/05/2024

Experiência boa
Um boa leitura, mas pro meio pro final a gente fica com raiva da protagonista ?. Muito orgulho e pouca atitude que no final prejudica ela mesma.

Fabricio 10/05/2024

Muita página pra pouca história
Ai sei lá sabe? Uma vez li um livro do Vitor Martins sobre como ele escreve livros que são só sobre pessoas conversando e foi ali que eu percebi que adoro livros desse tipo, desde que sejam bem feitos. Não tem problema nenhum escrever páginas e mais páginas sobre dramas bobos do dia a dia, que no final são só pessoas batendo papo sobre o que acontece na vida delas. Porém aqui acho que a autora pesou um pouco a mão na lenga lenga e até pra mim, que sou fã de romances bobinhos cheios de conversa, o livro acabou não funcionando.

Acho que são muitas páginas pra realmente pouca história. Não existe um drama que faça a gente ficar preso, não existe um romance que faça a gente suspirar, não existe um plot que deixa a gente curioso?

O Greg é um fofo mas as vezes meio cansativo, a Antônia é um PORRE de personagem e a Dona Fifi é engraçadinha em alguns momentos

A escrita da autora é meio oscilante, as vezes escreve com maestria e a leitura flui que é uma beleza, mas em outros momentos ela usa uns termos ou bordões tão ultrapassados, que nenhum autor contemporâneo deveria usar no seu texto, de forma a deixar a leitura com uma linguagem mais cotidiana

Queria que o Alzheimer fosse melhor tratado no livro mas a partir da metade o assunto é meio que deixado de lado. Também não curti muito a ambientação, eu adoro o Rio de Janeiro e senti falta de descrições dos lugares, pra fazer a gente emergir nesse cenário e se sentir na pele de um carioca

Acho que funciona como um primeiro trabalho publicado em uma grande editora na carreira da autora, mas desejo que ela evolua mais em suas histórias e escrita para que eu possa dar uma nova oportunidade no futuro

Geane.Gouvea 05/05/2024

Um título curioso, mas me envolvi com a história logo no início, sendo meio diminui o ritmo mas depois retomou a linha interessante.

Antônia Vasquez mora numa ladeira de Santa Tereza e ultimamente sua vida parece acompanhar o movimento que ela faz todos os dias ao sair de casa: uma descida íngreme. Ela se desdobra em mil para pagar a faculdade, dar conta dos estudos, cruzar a cidade de uma ponta à outra para ir ao trabalho e, ainda por cima, tomar conta de dona Fifi, sua avó, que está apresentando os primeiros sintomas de Alzheimer.

Não existe espaço para uma paixonite na rotina de Antônia. Mas como explicar isso para o coração?

Com capítulos intercalados, você confere também sobre o lado do seu ex-amigo e crush Gregório.

? Minha experiência:

Por diversas vezes, me coloquei no lugar de Antônia, a personagem principal; com sua desenvoltura em "dar conta de tudo", e cuidar da sua vó com Alzheimer. Em alguns momentos se mostra imatura ao lidar com suas inseguranças, e aceitar ajuda da sua mãe, revivendo toda a dor do abandono.

Ahhh dona Fifi (a vó de Antônia), é esperta, e uma fofa ??

O final criou em mim uma expectativa que poderia ter sido de outro jeito, mas.. a história em si é boa, tirando o gênio difícil da Antônia, mas é interessante ir vendo o desenrolar dos conflitos familiares e amorosos, e que de fato, não damos conta de tudo, sem ter o apoio de alguém! Na vida, é preciso em determinados momentos, exercer um voto de confiança! ??

Thamires Amorim 04/05/2024

Divertido
O livro conta a história de Antônia e seu núcleo familiar. É literalmente um retrato de um pedaço da vida dela, fala da avó que tem alzheimer, a relação conturbada com a mãe e um amigo, o desabrochar de um relacionamento amoroso. É um livro com altos e baixos, contado em primeira pessoa e com o desenvolvimento dos personagens muito bem feito. A única coisa que deixou muito a desejar foi o final, ficou aquela sensação de estar sendo interrompido antes da hora. Espero que tenha uma continuação, nem que seja um curtinho só pra finalizar de uma forma melhor a história.