Casas vazias

Brenda Navarro

Resenhas - Casas Vazias

Janete75 07/06/2024

Dor
A dor da perda de um filho, de uma irmã, de um sonho, da infância, do convívio familiar, física, mental e emocional. Tudo isso em dois relatos, de duas mulheres com vidas tão diferentes e tão iguais.

Cristiane 05/06/2024

Aquele tipo de livro em que você fica tensa lendo mas não consegue largar! Quantos gatilhos e emocões!

Anna 30/05/2024

?Todos, todos sem exceção, tagarelavam e ouviam a si mesmos, enquanto nós, mulheres, nos olhávamos confusas e impávidas, porque isso era o que tinha que se fazer: ser as casas vazias para abrigar a vida ou a morte, mas, no fim das contas, vazias?.

iammoremylrds 26/05/2024

Uma leitura eletrizante, trazendo inúmeros elementos interessantes mesmo em poucas páginas, uma obra densa e impactante, falando muito sobre a maternidade, carregando inúmeros sentimentos em suas páginas, com inúmeras camadas exploradas!

Ana Caroline 24/05/2024

Apesar de ser um livro curto, é uma leitura muito densa. Intercalado pela mente de duas mulheres, que chegam a nos provocar empatia, mas também choque, com pensamentos desprezíveis e perturbadores. É impressionante a inconstância dos pensamentos e das atitudes, tornando a narrativa ainda mais realista.

Judeneve 19/05/2024

Me identifiquei mais do que gostaria
Forte, impactante e me identifiquei mais do que eu gostaria com os pensamentos de maternidade de uma das personagens. A leitura é uma trajetória completa. Terminei no voo do uruguai oara salvador

Delma 12/05/2024

Casas vazias
A autora tem uma escrita intensa, crua e visceral. O livro traz reflexões, por vezes, incômodas sobre o papel da mulher, esposa e mãe. Além disso, traz a tona sérios problemas familiares.

Isa 10/05/2024

Difícil mas brilhante
Nunca pensei que um livro tão curto poderia ser tão denso e carregado de tantos sentimentos controvérsos. Foi um leitura muito incomoda, a autora te leva pra dentro dos pensamentos dessas duas mães e revela os pensamentos dúbios que ora te fazem ter empatia e ora trazem as coisas mais desprezíveis que um ser humano pode imaginar a tona.
Acredito que pra quem tenha filhos essa leitura seja ainda mais difícil do que foi pra mim.
A escrita é brilhante, o jeito como tudo se amarra é muito bem feito, recomendo a leitura pra quem não tiver muito envolvimento pessoal com os gatilhos do livro.

gabriela tintin 09/05/2024

O avesso e os pensamentos mais julgados da maternidade escancarados durante todo o livro, as camadas de informações e sentimentos que são reveladas em cada capitulo, a diferença de vida gritante entre as duas narradoras mas que por conta do denominador comum daniel/leonel são apagadas.

seria a maternidade um ciclo de violência vicioso? seria possível duas mães que se conheceram apenas brevemente superar o desaparecimento de um mesmo filho? não é possível saber, a história é deixada em aberto, tanto para nós como para elas.

Chris Botosso 04/05/2024

Enredo inquietante
Duas mulheres. Duas vozes que contam cada qual sua história. O filho de uma delas desaparece num parque. A outra tem uma criança em casa. A cada relato, a trama vai es expondo e ficamos sabendo das angústias de cada uma delas e de como suas vidas se entrelaçam.

J^! 29/04/2024

Pancada
A crueza da vida e o que está debaixo do tapete. Quando as mulheres conseguem espaço pra escrever suas histórias, começamos a entendê-las.

Aline 28/04/2024

Um livro bem escrito, que prende o leitor, mas que não é uma leitura fácil ou agradável. Eu ainda tô digerindo muito do que li. Sem dúvidas, uma leitura que vale a pena.

Ronelson 24/04/2024

Amei a leitura. Duas mães disputam a atenção do leitor, tendo como pivô o desaparecimento de uma criança. A "ausência" do menino provoca diversas mudanças na vida de ambas as mulheres, e põe em xeque o ser mãe. Não apenas a romantizacao, no qual estamos acostumados, mas a representação de uma realidade que muitos ainda fingem não ver, mas que está escancarado perante todos.

Priscila.Mastranto 13/04/2024

Tenso...
Tentando digerir ainda a história e principalmente o desfecho do livro.
É uma leitura desconfortável pelo tema e pela maneira que é posta, sendo narrado primeiro pela mãe que perde o filho Daniel e depois pela mãe que rouba o filho Leonel. Depois são narrados os pontos em que essas histórias se encontram porque são uma só. O desfecho me chocou muito, triste. Acho que um dos livros mais tristes que li esse ano...

Luis.Henrique 06/04/2024

O peso da maternidade, a ideia assustadora de, no.fundo, desejar que os filhos desapareçam mas a dor que isso causa e destroça com a vida das protagonistas fazem Brenda Navarro nos entregar essa verdadeira obra prima.