Uma Poesia Sobre as Crianças (NÃO PARA ELAS)

Uma Poesia Sobre as Crianças (NÃO PARA ELAS) Henrique Ramos

Resenhas - Uma Poesia Sobre as Crianças (NÃO PARA ELAS)

Khall 29/09/2023

Uma Poesia sobre as Crianças (não para elas)
Em "Uma Poesia sobre as Crianças (não para elas)", Henrique Ramos tece uma narrativa profundamente poética por meio das onze histórias que compõem este livro. Como o próprio título sugere, sua intenção é apresentar essas histórias de forma a impactar os leitores adultos.

As histórias denunciam temas sensíveis, como abuso sexual perpetrado por um líder religioso e um parente. Também abordam a situação precária, a fome, a violência doméstica, os horrores da guerra e a luta desesperada pela sobrevivência que muitas crianças enfrentam.

Cada uma dessas histórias representa experiências reais que acontecem com frequência no Brasil e em todo o mundo, convidando os leitores a se conectarem com essas narrativas e a refletirem sobre as vidas das crianças marginalizadas.

A musicalidade presente na obra, caracterizada pela repetição de trechos de música da harpa cristã, cantiga infantil e refrões que se repetem como "ô inocência tirada, ô embaraço no caminho", reforça a reflexão sobre como essas crianças foram marcadas pelos eventos que viveram em um período tão crucial de suas vidas, quando deveriam ser protegidas dentro e fora de seus lares.

Lais544 29/09/2023minha estante
Nossa, amei!!!

Lais544 29/09/2023minha estante
Já quero ler!

Meneva 05/09/2022

Sensível
Poesia não é o tipo de coisa que costumo ler mas esse aqui não poderia deixar de conferir.
Com uma escrita sensível e inteligente aborda problemas reais que, com certeza, milhares de crianças vivem em todos os lugares do mundo (pobreza, abuso, abandono).
Uma obra maravilhosa.