Alice às avessas

Alice às avessas Liz Braswell

Resenhas - Alice às avessas

Cleura 06/04/2024

Esse livro é realmente fruto do absurdo
No começo desse livro, a autora, ao dar um lembrete, deixa claro que sua obra é fruto do absurdo. Bom, pelo jeito, quando disse isso, ela não estava de brincadeira.
Pra começar, ao contrário dos outros livros dessa série, que recontam os filmes da Disney através de uma "inversão" das histórias, "Alice às avessas" se aprofunda no que ocorreu onze anos depois dos acontecimentos de "Alice no país das maravilhas", de 1951. A protagonista, agora com 18 anos, deve salvar tanto o mundo real quanto o país das maravilhas de marchas militares que prejudicam o bem-estar de habitantes não favorecidos.
Um erro que cometi ao ler essa história foi pensar que o live-action de 2010, lançado pela Disney, teria alguma relação com o livro de Braswell, quando, na verdade, não tem. O que ela realmente quis passar foi uma versão mais madura e sombria desse mundo fantástico, com direito a críticas sociais bem construídas e a uma admiração pelo Absurdo.
Apesar de essa série não ser recomendada para crianças e de constantemente abordar temas mais sérios e adultos, não compreendi por que a autora quis trazer críticas políticas tão ferrenhas. Não que elas não sejam importantes (pelo contrário: precisam ser discutidas, sim), mas achei que isso não condizia muito com o que esse universo sempre quis passar, desde a obra original de Lewis Carroll.
Outra coisa que estranhei no livro foi o fato de que, quando a Alice está no mundo real, eu quis que ela estivesse no outro e vice-versa. As ambientações e personagens são muito bem desenvolvidos, no geral, porém ainda senti que, não importava onde a protagonista estivesse, a leitura se tornava, muitas vezes, arrastada e descritiva demais.
Enfim, finalizo a crítica dizendo que, se você tem interesse em se aprofundar no universo de "Alice no país das maravilhas" através da literatura, minha recomendação é
que comece pela obra original de Lewis Carroll, que deu início à história que conhecemos hoje. Além de trazer o verdadeiro espírito do país das maravilhas (na minha opinião), esse também consegue ser mais acessível (nos quesitos escrita e disponibilidade) para muitos leitores.
Nota: 3.5/5

Wyndissa 29/03/2024

Alice as avessas
É MT bom, mas não dá para comparar com Alice no país das maravilhas ou através do espelho, que são melhores, mas nesse livro da para matar a saudade das aventuras de Alice pelo país das maravilhas!

@nicobaladore 28/09/2023

Absurdo
A própria Alice mostra como "absurdo" é o melhor elogio possível para alguma coisa, e por isso chamo esse livro assim (para a felicidade do Chapeleiro). Não tenho muito o que falar além de, meu deus, que tensão maravilhosa eu fiquei tentando descobrir o que vinha a seguir, tanto na Inglaterra quanto no País das Maravilhas! O protesto contra a xenofobia e o racismo que a autora ambienta de forma tão responsável e necessária aumentou ainda mais o brilho da história. A forma que os personagens foram explorados no País das Maravilhas foi ótimo, e a autora (e a Alice) conseguiu captar tão bem o absurdo daquele lugar para colocar nas páginas, de um jeito que fica até difícil de fazer sentido na nossa cabeça ? e essa é a intenção, isso é o mais legal de tudo.
Pra finalizar, claro: o romance é ótimo, e eu sou muito chato pra gostar de romance. Como o maior fã de Alice no País das Maravilhas no Brasil (autointitulado), eu fiquei MARAVILHADO. Absurdo.

Mia_Lilly 13/08/2023

Eu me apaixonei por Joseph Katz
Eu gostaria de destacar, primeiramente, o esforço que a autora fez para trazer à tona toda a qualidade onírica e ilógica inerente ao País das Maravilhas, e como isso tornou a obra muitíssimo mais palatável para quem já tem uma certa familiaridade com a animação e os contos, além de que, é claro, a maneira extraordinária como ela fez isso de modo orgânico. Claro, Alice espanta-se, por exemplo, com a facilidade com que a paisagem muda de repente, mas é a admiração de quem espera por isso. Nostalgia pura e simples, mas reverente.

A seguir, a captura precisa da essência dos personagens clássicos, bem como toda a nova situação em que ela os enquadra em sua história. Gente, sério, simplesmente incrível. Eu não esperava isso de uma releitura, ainda mais por já ter lido outras que nem de longe chegam ao nível desta, até porque a genialidade de Lewis foi justamente o que fez essa história tão original e famosa. E Alice adulta tendo de lidar com todo o absurdo de Wonderland... Ah, eu amei isso também.

Mas o que eu mais amei foi a inclusão de temáticas sociais ao fundo de tudo, e Joseph roubou meu coração mesmo. Eu não esperava.

Como nem tudo são flores, no entanto, devo admitir que há momentos em que a trama fica bastante arrastada e um tanto maçante, mas não são muitos de qualquer forma, embora certamente possam ter arruinado um tanto da experiência.

Nat 04/07/2023

Alice. só que dos avesso
Eu amo Alice no país das maravilhas e por ALGUM motivo amo TODAS as releituras dessa história, por pior que sejam... (mas essa me pareceu ótima na época, um pouco confusa - como tudo no país das maravilhas - e MUITO engraçada, apesar de eu não lembrar mto da historia atualmente). To ansiosa pra ler os próximos livros dessa série "Às avessas" que foi um SOFRIMENTO pra mim entender como funcionava ja que cada livro é escrito por um autor diferente.

Jamy's 25/02/2023

Recomendo
Assim que iniciei a história foi ótimo mas eu simplesmente parei sem um bom motivo e depois retornei, foi uma experiência muito inusitada

elisaa_surerus 25/12/2022

Amei?
Para quem gosta desses livros que recontam histórias, ou dão uma continuação esse livro é perfeito!
Eu sou fascinada pela história de Alice. Eu AMO o País das Maravilhas, amo todos os personagens.
Simplesmente leiam!!

Daiane499 17/09/2022

alice às avessas
foi tão bom revisitar o País das Maravilhas...

eu sou apaixonada nesse universo e quando vi a sinopse, precisei ler. sabe quando vc tem a sensação de que vai gostar de um livro mesmo antes de ler? pois é, eu senti isso e não estava errada.

essa história foi absurdamente boa, tendo uma escrita fluída e uma história interessante. eu só demorei pra ler por causa da ressaca.

amei todo o desenvolvimento. amei os personagens. e amei mais ainda as causas sociais que foram incluídas no livro.

é maravilhoso!

? Porque, é claro, o mundo real precisa de algum Absurdo. Não sempre, mas não nunca. Apenas o bastante para nos fazer lembrar quando as situações reais ficam ridículas demais para se suportar. E às vezes temos que criar esse Absurdo nós mesmos.

anaartnic 17/07/2022

Precisamos do Absurdo
Diferentemente dos dois outros livros da série 'Às avessas', este não reescreve Alice, mas conta sobre um retorno da jovem ao país das Maravilhas, já adulta e crescida (isso de início me desapontou um pouco). A narrativa começa um pouco lenta, consegui pegar o embalo depois de alguns capítulos.

Para mim, o mais interessante (assim como Alice constatou nos últimos capítulos) foi os contextos do País das Maravilhas e da Inglaterra correndo simultaneamente, e a possível influência que um possui no outro. Então foram duas histórias para se envolver ao longo da leitura. Alice possuía dois mundos com que se preocupar, e essas duas preocupações amadureceram a personagem ao longo da história.

Na história, a Rainha Vermelha passa a executar os habitantes de reino de VERDADE, e por meio de fotografias os habitantes do País das Maravilhas pedem ajuda a Alice. Além disso, cada personagem do mundo 'real' possui um duplo (equivalente) no País das Maravilhas, revelado pelas fotos que Alice tira de seus conhecidos em Kexford.

Lis Braswell não decepciona ao incluir questões sociais (assim como em Aladdin), a qual um xenófobo se candidata a prefeitura de Kexford. Alice faz questão de se posicionar, ainda que na era Vitoriana mulheres não pudessem votar.

O desenvolvimento da história e os paralelos do enredo entre Inglaterra e País das Maravilhas foram singulares, as charadas e como suas soluções se conectavam com as estratégias para o conflito, e a cada foto da Alice eu tentava imaginar qual seria o duplo daquele personagem. Estes foram os pontos que mais me encantaram e me prenderam nesta história.

Foi muito bom visitar o País das Maravilhas novamente e lembrar que o mundo precisa sim de um pouco de Absurdo.

P.S. Não bebam Mercúrio :)
danda 04/05/2023minha estante
Eu estou adorando ler o livro Alice ás avesas, é uma história bem Diferente do que já conhecemos, traz uma perspectiva diferente para história da personagem Alice