Reino de Ferro Holly Black

Resenhas - Reino de Ferro

lana!¡ 17/09/2022

as brigas por terreno a todo vapor
vale mais a pena ler pelos personagens do que a história em si mas não achei ruim não, teve umas partes até que interessantes de ler mas mesmo assim a enrolação e um pouco de tédio pernamaceu enraizado no livro

por isso que eu falei que vale mais a pena ler pelos personagens, principalmente a kaye e o (lorde) roiben que apesar também de terem um desenvolvimento romântico de centavos eles conseguem sustentar a atenção do leitor pra eles apesar de não ser suficiente para tornar tudo ao redor uma coisa boa também, a kaye é maravilhosa gostei que ela teve mais chance de conhecer as origens e consertar uns erros do passado assim como o roiben também, enfim deles não tenho do que reclamar

acho que essa trilogia seria aceitável se não fosse o segundo livro que foi em poucas palavras, horrível, mas já que se passa tudo no mesmo lugar e espaço de tempo tem que engolir com força né. o romance do corny com o luis saiu disso aliás e olhe desenvolvimento? também não, extremamente jogado do nada, é como se a holly black não quisesse deixar ninguém solteiro na história (o solteirofobia meu deus)

AGORA POR FAVOR ESSA MULHER ME CONQUISTOU ELA SABIA QUE EU IRIA SURTAR: o mini conto da lutie em elfhame!!!! o cardan ainda pequeno e ainda como príncipe aparecendo em míseros segundos mas que automaticamente já me deixou com um sorriso enorme no rosto na moral, provas e mais provas que a trilogia povo do ar sempre vai ser o maior ato lançado da holly black.

camila1326 10/09/2022

Reino de Ferro
Quando eu pensei que os personagens do primeiro livro finalmente iam ficar interessantes ou pelo menos ter um desenvolvimento, tive minhas expectativas esmigalhadas pela autora e olha que elas nem eram tão altas assim para ser digno de comentar.

Dois romances jogados a modo caramba, a rapidez desnecessária para pular para momentos tão insignificantes que me pergunto como não abandonei. Orgulho da minha coragem de ter terminado, que livro ruim misericórdia

skuser02844 06/04/2023

Falta química nesse casal
Falta química no casal, faltou diálogo para resolução de problemas entre eles. Por isso não foi uma leitura 5 estrelas.

Porém eu adoro Robien, só não gostei do casal. Robien foi o melhor personagens dessa triologia.

Isabella658 18/10/2022

Cheio de maluquices
Geralmente em sagas de fantasias há um primeiro livro pra introdução, quase sempre é o mais chatinho e o com a escrita mais pobre, enquanto no segundo há uma evolução na escrita e os acontecimentos chegam no ápice da ação. Pra no terceiro ser só uma conclusão de todas as questões ou uma continuação de desenvolvimento do livro anterior.
Holly Black, é claro, faz tudo diferente.
Tithe é o melhor dos três, o romance é melhor desenvolvido, o drama te atraí mais e é melhor escrito. Tudo faz sentido. Já no segundo, em Valente, vira uma confusão e uma agonia enorme, quase sempre você bem entende o que tá rolando. Não tem muitos acontecimentos e serve pra introduzir novos personagens que vão fazer aparição depois. Já nesse aqui temos uma junção desses dois livros. Porém, com mais foco nos personagens secundários.
E toda a confusão sem sentido de Valente se junta com Tithe. Corny tem algumas atitudes que talvez se equivale com as decisões da Val, até Kaye faz algumas coisas meio duvidosas.
Porém, o romance que começou em Tithe acaba um pouquinho em aberto e aqui temos uma conclusão mais satisfatória pelo menos. A disputa por territórios também e mais outros detalhes que vão aparecer de novo em o povo do ar.
Falando nisso, só o conto do final com a Lutie já compensa demais a leitura, porque mostra o começo dos conflitos que vão rolar em o povo do ar.
É uma leitura leve e rápida, apesar das confusões e bem engraçadinho também. O mistério, como sempre, muito bom e eu adoro a Kaye.
Vale demais a pena ler esses livros antes de ir pra o canto mais escuro da floresta e depois o povo do ar, porque você vai pegar as referências e entender melhor sobre o universo e as tretas entre as cortes.

Iparisclarke 10/10/2022

Igual caldo de bila
Geralmente em uma trilogia o primeiro livro é o começo de tudo, o segundo é a ponte para o desenvolvimento e o terceiro o que tem mais plots, certo? Nessa trilogia não é o caso, o primeiro livro foi até que o "melhor" mesmo não sendo lá essas coisas, o segundo foi uma porcaria e pura encheção de linguiça, o terceiro foi um completo desperdício.

Plots ruins, romance ruim, universo fraco e mal desenvolvido e a única coisa que prestou foi o conto final que introduziu a grande corte que apareceu o Cardan criança e o Balekin quebrando a cara, fora isso pode jogar fora.

Giovanna.Piassenti 03/02/2023

Com esse livro da pra entender por que os dois anteriores contam historias diferentes, que se cruzam nesse livro, gostei muito

hey_fireheart 21/05/2023

Reino de Ferro
Um livro tão bom quanto eu esperava, atendeu todas as minhas expectativas! Pra mim é sempre incrível ver histórias se conectando e os personagens se juntando pra, no final, chegarem a um desfecho. Tinha ouvido que os três livros eram independentes uns dos outros e poderiam ser lidos em qualquer ordem, mas não concordo com isso. Adoro um bom crossover, mesmo que tenha acontecido na mesma trilogia, e é necessário ler na ordem certinha pra entender e pegar as referências.

Adorei o desenvolvimento da história e dos personagens. Assim como no primeiro, a Kaye é uma protagonista muito boa de acompanhar e eu adoro livros que exploram outros pontos de vista e você não fica preso a um personagem só. A fantasia e a escrita da Holly são impecáveis, eu amo demais.

O segundo livro da trilogia tinha recaído bastante, bem sem pé nem cabeça mas esse daqui consegue recuperar o ritmo e trazer a animação de volta.

Dói o coração me despedir dessa galera como foco da história, estou ansiosa pra ver eles aparecendo nos outros livros do universo!
.emii ;) 21/05/2023minha estante
lindo

wikibibs 15/09/2022

esse livro me arrasou, muita coisa triste e pesada aconteceu, mas muita coisa emocionante, emotiva, linda, humana.
Foi interessante acompanhar o amadurecimento da escrita da holly dentro dessa trilogia, apesar de ainda achar o segundo livro meio desnecessário porque ele não tem pontos muito resgatados no último.
Enfim, não é AQUELAS coisas, mas achei ok.
bia.lino 18/09/2022minha estante
Ele é sem hot?

Tai Costa 13/03/2023

Seria nota 4.5... Mas o conto extra tornou 5!
O melhor da trilogia sem dúvida!
Teve muito mais ação...
Roiben estava um charme... Super elegível a crush literário... Kkkk
Senhor da Corte dos Cupins...
Lorde das cortes Seelie e Unseelie.
Rei da corte Luminosa e da corte Noturna!
Me deu ate vontade de reler o Povo do Ar... Ia ser legar ver Roiben e Kaye na historia agora que conheço eles.
A leitura é muito rapida e gostosa.
Se vc for ler com a expectativa de ser como a trilogia o Povo do Ar, vai se decepcionar um pouco... Aqui a escrita da Holly e as tramas da historia são bem mais simples que na historia de Jude. É nitida a evolução da escrita dela daqui ate os livros mais atuais...
Mas valeu muito a pena a leitura. Adoro o universo feérico da Holly Black!
O que falar do conto extra?
Perfeito! Rsrs
A conexão com a trilogia O Povo do Ar...
Rever o Cardan e como ele era insuportável no início...
Roiben maravilhoso usando Dain pra pisar em Balekin. ??

Bruna 30/09/2022

O conto no final do livro vale mais que a trilogia inteira!
Eu não gostei dessa trilogia. No início é bem enrolado e confuso. Os dois primeiros livros são péssimos!!

Esse terceiro livro junta os outros dois e as coisas fazem mais sentido. Eu gostei de ver a Kaye conseguindo sobrepujar um rei e uma rainha, achei bem divertido na verdade. Mas foi isso!

Sinceramente. O conto no final do livro vale mais que a trilogia inteira!
L P 30/09/2022minha estante
Os dois primeiros livros são perfeitos!!

booklover21 30/01/2023

?Está aqui. Eu sou uma fada, e posso mentir. Viu? Mentir?
Esse livro foi o primeiro da trilogia que eu realmente dou valor, de longe o melhor e mais desenvolvido dos três, me prendeu do começo ao fim sem enrolação. O jeito que finalizou a história de todos os personagens, inclusive quem eu não imaginaria voltar foi tipo UAU! Definitivamente esse foi o primeiro livro (cronológicamente) do Reino das Fadas da Holly bem escrito e desenvolvido, se vocês conseguiram terminar o primeiro e o segundo, e amam os livros do Povo do Ar, definitivamente o terceiro vale muito a pena ler.
E o final com um conto da Luthie que liga a Grande Corte um pouco antes dos eventos de Principe Cruel, é de deixar qualquer forma do universo feliz

Débora 29/05/2023

Reino de Ferro
Dos 3 esse é um pouco melhor, mas continuo com minha opinião que a Holly Black tentou fazer muitos acontecimentos com pouca explicação.
Nesse ela conseguiu por um pouco mais de aventura e isso tornou a leitura um pouco melhor, mas mesmo assim não recomendo a trilogia Tithe.

Maria V 28/09/2022

Foi OK
Não vou negar que eu estava apreensiva com essa leitura, mas no final ela se salvou! Esse com toda certeza é o melhor dos três livros que compõe essa trilogia, apesar de ainda ser um livro bem OK.

Mas assim como na trilogia do Povo do Ar, Holly Black podia ter gastado muito mais páginas e tempo de narrativa desenvolvendo o plot político em vez de subplots não tão interessantes. Esses subplots muitas vezes deixam a história meio lenta e me desmotivaram diversas vezes.

A melhor parte do livro na realidade é seu final no capítulo extra de Lutie (personagem de O Povo do Ar) que já conseguimos ver vislumbres do que vai ocorrer no futuro na série seguinte.

Vini87 22/10/2022

Fechando com chave de ouro.
Não sei nem como começar a descrever esse livro direito hahaha.

Acho que o livro me ganhou logo no começo, dando muito protagonismo pro meu Corny, eu não queria nem saber o que tava acontecendo com a Kaye, só queria saber dele kkkk.

Vou soar repetitivo, mas ainda não me conformo em como esses livros foram lançados há mais de vinte anos e podem tocar em assuntos tão atuais. Holly muito afrente de seu tempo, amo.

leaoliterario 26/10/2022

?E também ao doce alívio do café, cuja graça nos permite cumprir a tarefa que nos foi apresentada e compreender o que precisamos compreender.?