O beijo do rio

O beijo do rio Stefano Volp

Resenhas - O Beijo Do Rio

Badu 31/12/2023

SENSACIONAL! queria esquecer a história só pra ler de novo
Esse era pra ser o meu primeiro livro na TAG, mas fiz a assinatura errada (mensal ao invés da anual) e acabou que demorei um tempão pra conseguir comprar e ler esse livro. arrependo disso? COM TODA CERTEZA!

eu amo thrillers e o autor soube trabalhar muito bem o mistério e a trama nesse livro. além de muito bem escrito, a tensão e a vontade de juntar o quebra-cabeça com o Daniel são muito fortes.

já tinha uma ideia do que tinha acontecido com o Daniel, mas foi muito pior do que o imaginado. e o fato de ele não se lembrar exatamente do que aconteceu só aumenta todo o suspense.

o livro é muito cativante. você não consegue largar e quer saber o que houve. esse certamente foi um dos livros que eu falava ?ah, só mais um capítulo? e a aí o sol tava nascendo ?

mas, sério. queria esquecer esse livro só pra ler de novo de tão bom que é.

Chm_Henrique 31/12/2023

Surpreendente!
Beijo do rio é o tipo de livro que você não consegue ler aos poucos você devora, você sente as dores do Daniel, você fica enjoado com cada coisa ruim que acontece ou que ele se lembra que aconteceu no desenrolar da história. É aquele tipo de livro que você espera um final, mas sabe que o final não será o que você espera e surpreendentemente o final foi mais do que eu esperava e realmente vi como é algo ao mesmo tempo irreal e real. Enfim, simplesmente leiam essa obra prima, eu espero que a escrita do Volp seja reconhecida pelo mundo afora.

Ana Leonetti 29/12/2023

Definitivamente mexeu comigo
Narrativa muito envolvente e surpreendente, livro que me prendeu do início ao fim e vale a pena ser lido.

o estilo de escrita do autor é muito fluido e um pouco poético nas metáforas que traz pro texto.

o final deu um nó na minha cabeça, não desfez completamente as crenças a que nos conduziu durante a história mas ao mesmo tempo apresentou motivações e conclusões inesperadas.

Julisfronza 29/12/2023

Um livro extremamente procurado na Bienal do livro RJ23, foi enviado pelo clube de assinatura de livros da TAG Inéditos e finalmente entrou no nosso clube de leitura. @clubedaleiturablulivro

A história me prendeu do início ao fim, pois é uma escrita fluida, que deixa o leitor curioso e ansioso para saber o que vem depois. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Achei sensacional os temas abordados e a quantidade de debates que podem surgir desse enredo.

O que me choca sempre será a parte do abuso infantil e de como os abusadores são próximos da vítima. Na ficção e na vida real as pessoas ficam cegas e deixam de proteger a inocência das crianças.

Pág 228 “Consternado, o homem recolheu o próprio presente, apagando o orgulho debaixo das calças. Levantou e sumiu pela porta sem dizer adeus como nas outras vezes”.

A história tomou rumos inesperados para mim. Fiquei sem respostas em alguns aspectos, porém eu adorei. Na minha concepção como leitora acho que o autor não pode nos entregar tudo, precisamos pensar e ligar os pontos, dentro e fora do que está escrito.

Eu super recomendo, autor brasileiro!
gab 29/12/2023minha estante
Esse livro é incrível!!

Bruna.Biguetti 28/12/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL
Simplesmente uns dos livros mais geniais que ja li,ele é um pouco pesado principalmente no final aborta assuntos extremamente delicados porém é surreal,nn esperava pelo final mas que obra,fiquei o livro inteiro pensando em coisas previseis mas o final conseguiu suprender e ser diferente de td que imaginei,o livro tem uma escrita tao boa que te envolve que não da vontade de largar

Arnaldo 22/12/2023

Gostei, simples e legal
O livro é um suspenso policial, trata de assassinatos , traumas , manipulação, corrupção e de crimes terríveis. Pessoalmente eu achei o livro interessante. O livro faz com que façamos uma reflexão sobre a sociedade, sobre as instituições e principalmente como os homens podem ser monstros disfarçados de ovelhas, e esses monstros podem estar em qualquer lugar.

Alice2908 21/12/2023

Chocante
Eu engajei tanto na escrita e leitura q quando percebi já tinha terminado o livro no mesmo dia, esse livro tem autos gatilhos sobre abusos então por favor tomem cuidado, o final a partir do capítulo 50 para frente ele vai subindo em uma tensão que chega a sufocar e parece que você nem sabe mais como se respira e depois te despeja tanta informação q eu só consigo ficar enjoada, essa final foi algo que realmente me dói e tá doendo

Bruno 20/12/2023

Um Thriller psicológico envolvente
Volp nos envolve do início ao fim neste suspense psicológico debatendo questões psicológicas, machismo, religião, masculinidade, sexualidade e negritude. Apesar de ser uma ficção, é possível tocar a realidade de muitas pessoas oprimidas pelo abusos travestidos de fé religiosa.
Desfecho muito bem amarrado e surpreendente. Para mim é o melhor livro do autor.

Rita 20/12/2023

Belíssima história. Envolvente e cheia de reflexões.
Esse é um livro que pretendo. reler em breve.

rafa 19/12/2023

Perfeito
Que livro!!!! engoli ele em poucos dias, não conseguia parar de ler! a escrita, muito envolvente e você fica tenso junto com o personagem. achei a vibe parecida com de Bom dia, verônica, por conta do que está por trás de tudo kkkkkk leiam mto bom

cxvmilena 18/12/2023

O final?
Esse livro me deixou sem palavras, não achava que iria me surpreender tanto. amei as referências ao kendrick lamar e também entender sobre as angústias do personagem. senti a dor do daniel em vários momentos e entendia a preocupação da sky, o desenvolvimento da história foi incrível e todas as peças se encaixaram, principalmente sobre a seita.
o final foi digno para uma obra de suspense e com certeza foi uma das mlhrs leituras do ano?

Bianca 15/12/2023

Incrivel a capacidade dos autores nacionais de pegar um suspense cliche e transformar em algo mais, o jeito como ele se aprofundou na questao do preconceito, dos problemas familiares e do fanatismo religioso fez toda a diferença. e sim, o final me surpreendeu muito.

Paula 14/12/2023

Um dos melhores livros que li em 2023
Que livro maravilhoso! Me prendeu do início ao fim.
Acompanhar a jornada de Daniel ao lugar onde ele cresceu, enfrentando todo o preconceito e os fantasmas do passado é desafiador.
Passei o livro todo que me questionando sobre qual seria a motivação daquela seita e quem estaria por trás dos crimes, me surpreendi muito com o final!
Vale muito a leitura.

Valéria Cristina 13/12/2023

Corajoso e necessário
No bairro de Águas Claras, na cidade de Ubiratã (RJ), Romeu morre em local e circunstâncias inusitadas.
Esse é o fato que faz com que Daniel, repórter na revista Vozes, saia de São Paulo e volte para sua cidade natal com o objetivo de investigar a morte de seu amigo de infância.

Com um protagonista negro e bissexual, Volp constrói uma trama que fisga o leitor desde as primeiras páginas.

Ao tempo em que Daniel avança em sua investigação, vai descortinando segredos inconfessáveis e fechando ciclos de sua própria história, bem como expondo a intolerância, o racismo, a homofobia, a corrupção e o fanatismo religioso que permeia a sociedade de Águas Claras, mas que está presente em qualquer outro cenário brasileiro.

Com um final perfeito que não deixa lacunas, Stefano nos apresenta uma história corajosa, necessária e que nos expulsa de nossa zona de conforto de forma brutal.

Stefano Volp (Espírito Santo, 28 de novembro de 1990) é um escritor, roteirista, tradutor e jornalista brasileiro. Fundador da editora Escureceu e do Clube da Caixa Preta, uma sociedade de leitura que resgata contos clássicos escritos por autores negros por meio do Catarse, plataforma de financiamento coletivo.

clara 12/12/2023

O beijo do rio
Conheci O beijo do rio em uma leitura coletiva. confesso que nem imaginei que fosse conseguir ler o livro inteiro e nem tinha muita expectativa sobre ele. o Volp uma escrita extremamente fluída e envolvente. ele aborda temas sensível e gatilhos de uma forma natural. chega um momento em que você consegue se ver ao lado de Daniel, sofrer e sentir medo com ele. a escrita do Stefano me lembrou muito a escrita do Raphael Montes. o livro é sensacional e você só irá sossegar quando chegar na última página do livro. a divisão entre presente e passado é um dos fatores essenciais que contribuem para a fluidez do livro.
apesar de ser um bom livro, não é pra qualquer leitor, há muitos gatilhos.