A gente mira no amor e acerta na solidão

A gente mira no amor e acerta na solidão Ana Suy

Resenhas - A gente mira no amor e acerta na solidão

Sofi 19/12/2022

Perfeito
Ana suy sendo ana suy. A leitura é bem fluida e não da vontade de parar. Perfeito para qualquer pessoa, usa bastante referências a psicanálise mas de uma forma que qualquer um entenda mesmo.

DarleyQuinn 10/03/2024

No momento certo
Adorei o livro, veio no momento certo para mim, e apesar de o título parecer meio depressivo, o livro é muito bom falando sobre as situações que a maioria das pessoas já passou em relação ao amor. Ele te faz questionar sobre coisas que você provavelmente já tinha pensado, mas agora vai pensar de outro ângulo.

Ludmila 11/04/2024

No livro, a autora nos mostra como o amor é intrinsecamente ligado à solidão: um não existe sem o outro. Além disso, nos leva a refletir sobre as diversas formas que o amor de manifesta em nossas vidas.
Jess 11/04/2024minha estante
Esse livro é muito bom!!!

Mariana 07/11/2023

Desvelar
Achei o título da obra incrível e fui me aprofundar nos pensamentos da autora. Nunca tinha lido nada dela antes e foi uma grata surpresa.

Com um mergulho fundo nos pensamentos de Freud, Lacan e outros mestres da psi, Suy, vai desvelando aos poucos os mistérios do amor e da solidão. Em capítulos curtos e interessantes para amantes e não amantes da psicologia, vamos conhecendo os extremos de cada sentimento.

A autora coloca o amor, a paixão, o ciúme, a solidão e o medo em faces desnudas que nos dão uma visão correta do que é cada sentimento e o lugar que cada um deve ter em nossa existência.

Ah e não menos importante nossa relação conosco e com o outro; como projetamos, como fantasiamos e como alegorizamos tantas e tantas vezes a experiência do amor. Geramos enormes frustrações em nós, por esperar que o outro preencha o nosso sonho fantasioso de preenchimento.

Gostei muito, mas esperava algo mais concreto a respeito da solidão, embora eu tenha entendido esse sentimento, a necessidade desse estado e como ele é importante, mas poderia aprofundar mais na solitute.

Augusto.Casoni 22/01/2024

Psicanálise pra burrinhos
O título é uma brincadeira, mas eu confesso que esperava um pouco mais do livro. O que não significa que seja ruim!

Bom! E ótimo pra quem tem a cabeça muito fechada.

Pra amar é imprescindível uma incompletude!
Beto Feliciano 22/01/2024minha estante
Pretendo começar a ler hj, após terminar " pequena coreografia do adeus" .

Beto Feliciano 03/06/2024minha estante
Também fiquei com a mesma sensação de esperar mais do livro.

Agnaldo 21/06/2023

Acertamos a solidão com a emoção
O livro retrata muito bem os aspectos do amor e suas várias formas, seja o amor real, platônico, da amizade, familiar e o amor próprio. Aborda muito bem o sentimento da paixão e a forma como ele tem que quebrar para virar amor. Mas também mostra o lado mais melancólico que é a solidão, o medo e os muitos sentimentos que acarretam pensamentos tristes. Gostei bastante das informações apresentadas e principalmente da ideia do mindset fixo que vejo como algo realmente transformador na vida de uma criança. Uma leitura simples e com alto teor de conhecimento.

Mica 22/06/2023

"A gente mira no amor e acerta na solidão" é um belíssimo livro da Ana Suy que nos convida a refletir, através da abordagem psicanalítica, sobre dois temas que tanto falamos sobre, mesmo que de formas diferentes. A escritora nos leva a refletir de forma extraordinária sobre não existir o amor sem solidão e vice versa. Por mais que isso a primeira vista nos assuste, nos cause medo e até mesmo angustia, a medida que refletimos junto à escritora a cada rolar de páginas nos permitimos a uma experiência incrível que permite questionar tantas coisas sobre nós mesmos, sobre o outro e as formas de amar observadas, e como esquecer da solidão? Palavra amedrontadora para nós, mas que, através do livro, passamos a ter um olhar diferenciado para ela.
Achei uma leitura interessante e pretendo lê-lo novamente em um futuro próximo. Contudo, achei o livro um pouco difícil de compreender, por utilizar alguns termos psicanalíticos que não são tão conhecidos, mas entendo que é difícil tornar a linguagem fácil, posto que a abordagem em si é muito complexa, acredito que a Ana fez o melhor possível para tornar o livro acessível ao maior número de leitores possíveis.

"O amor contém a solidão em seu interior, pois no coração do amor está sempre a solidão, e por isso quem não suporta a solidão também não suporta o amor."

ItzMoreira 15/04/2024

Como é feito o miojo?
Modo de preparo

Coloque o fogo para ferver.

Em seguida coloque as 4 colheres de catchup e mexa.

Depois quando a água estiver fervendo ponhe o miojo.

Em seguida coloque o tempero e as colheres de pimenta.

Depois rale a mussarela em cima do miojo.

Bom apetite!
Thenikstar 15/04/2024minha estante
MELHOR RESENHA!

thaisarauj 15/04/2024minha estante
real

Wesley - @quemleganhamais 12/03/2023

Solidão
A autora diz que Amor rima com Solidão, mas na língua portuguesa isso não parece fazer sentido, porém na linguagem das emoções, o Amor está mais próximo da solidão do que imaginamos.
A solidão não é o isolamento ou o individualismo, mas sim um espaço vazio que cada um de nós tem por existir. Temos esse vazio e buscamos preenche-lo de todas as formas, porém ele sempre estará lá.
Quando compreendemos isso, entendemos que mesmo no melhor relacionamento amoroso não seremos completamente preenchidos, pois essa solidão é nossa e nem mesmo a gente consegue preencher, pois às vezes discutimos com nós mesmos.

A autora fala dos diferentes tipos de Amor e destaco o Romântico e de Amizade. E o capítulo de Amizade foi o que mais me emocionou.

Também trabalha as relações familiares, e a origem de nossos vazios. Tem uma parte falando sobre ciúmes, o que achei bem interessante.

Uma leitura super recomendada para todos aqueles que querem entender mais sobre a sua própria solidão.

Lina.Ruiz 26/02/2023

Escrita Psicanalítica
Acredito dizer que ler esse livro é uma experiência não apenas nova, como todo livro é, mas também, diferente. Não dá forma quando se muda um gênero literário e conhece outro, mas "diferente" de uma forma a conhecer algo de si mesmo e do mundo.

Ana Suy flui entre o próprio estudo e escrita, conectando a forma de sentir e escrever, nas entrelinhas de um texto da psicanálise sobre amor e solidão. Ela é ? em minha genuína opinião ? aquilo que diferencia uma alma de uma "alma de escritor", a perspectiva daquilo que não se pode tocar, mas podemos conhecer.

4,2
Aline Maciel 26/02/2023minha estante
Que lindo! Você me deixou curiosa com sua escrita.

Raissa 19/01/2023

A gente mira no amor e acerta na solidão
"Amor pode terminar, sim, sem que tenha deixado de ser amor no tempo passado."

Que livro incrível! Ao longo da leitura ganhei muitos tapas na cara que eu estava precisando. Amei a forma como a autora faz referências a filmes e músicas, tornando a leitura ainda mais interessante.

danirimulo 19/08/2024

Esperava mais?
Gosto das reflexões da Ana Suy, por isso estava com altas expectativas pelo livro. Não achei a leitura tão fácil e simples como é dito, enfim? gostei mais dos últimos 30% do livro!
Juliana2702 20/08/2024minha estante
Achei a mesma coisa !! Muitos termos para psicanalistas.

Carlos.Junior 12/07/2023

6/10
É um livro com um tema interessante. Porém, não passa disso. Sua premissa baseia-se em uma conversação sobre a ideia do amor, da solidão e a autora usa a psicanálise como cola para unir as duas. Uma interpretação adequada e, de certa forma, produtiva a uma pessoa leiga no assunto, mas que fica tedioso e raso a uma pessoa mais aprofundada. Vale a pena se você não possui muita bagagem literária do assunto ou quer se introduzir de uma forma mais leve, descontraída e calma na psicanálise.

Em resumo, parece aqueles livros que os psicólogos te indicam a leitura para você ter um melhor proveito das sessões e tentar se auto-analizar.

Tamires.Britos 29/07/2023

Esse não é um livro de auto ajuda
Embora o título possa levar a crer que seja. Minha primeira leitura de Ana Suy e me surpreendi com a leveza da escrita.

Consegue patinar entre Freud e Lacan, citando trechos de Clarice Lispector. Amei cada trecho e quero muito ler a tese completa.

Lua 08/03/2023

Muito bom! a autora demonstra uma visão psicanalista através dos significados que atribuímos ao amor, e para assim, diferençar solidão de isolamento. ela também demonstra que amor e solidão andam juntos. gostei bastante, é uma leitura simples e de fácil entendimento.