A gente mira no amor e acerta na solidão

A gente mira no amor e acerta na solidão Ana Suy

Resenhas - A gente mira no amor e acerta na solidão

Gigiloureh 28/09/2024

A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão
Ei você! Se você curte psicanálise, ou quer desvendar os mistérios do amor, recomendo essa obra magnífica de Ana Suy.
É como uma conversa com a autora, que conversa com você ativamente atravéz do livro, como se fosse um bate-papo da tarde, com direito a um cafezinho. Depois que você ler esse livro se interessará ainda mais pela psicanálise e talvez se apaixonará por Freud.

gioo 28/09/2024

Não sou fã de psicanálise mas ana suy é certeira
Comecei lendo sem saber muito o que eu iria encontrar, só sei que na sexta pagina eu ja estava totalmente rendida pela forma dela de escrever & de pensar. Livro muito bom (e útil) pra mim sendo uma mera estudante de psicologia e também um ser pensante que ama. Esse livro me ajudou a repensar varias coisas no âmbito do amor e da solidão (que são coisas dependentes uma da outra) e agora, depois de terminar, realmente amor rima com solidão!!

Gabs.ouza 28/09/2024

Esclarecedor
Gostei bastante e recomendo!
Achei a leitura fluida, mas li aos poucos para ir digerindo as reflexões da autora.
Teve alguns pontos que me trouxeram clareza sobre momentos que vivenciei.

Heitor211 27/09/2024

Um café com sabor de amor e solidão
Que livro MARAVILHOSO! de verdade!

Ana apresenta sob diversas perspectivas a relação do amor em nossa vida, da formação enquanto ser humano até nossa vida adulta e últimos dias

A gangorra entre paixão, solidão e amor é apresentada de forma muuuuito sensível e realista! Sem medo de dar tapas na cara e falar verdades

Além dos excelentes temas abordados, preciso enaltecer a forma que a Ana apresenta os conceitos sem ser generalista e nem distanciar o leitor com os conceitos psíquicos!

Vale MUUUUUITO a leitura! Amei ?

Tamara 27/09/2024

De (muito) amor e solidão
Comecei a leitura pessimista, mas termino otimista. Ampliando os conceitos de amor e solidão, ambos necessários à existência.
A autora caminha pelas diferentes formas de amar e vazios inerentes ao caminhar. Uma leitura apaziguante para os instantes de intensidade afetiva.
Destaco a frase que valeu todo o livro:
"Amor é um misto de bancar a solidão com ter sorte, atravessado por um encanto com um outro que insiste." (p. 16)

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

JubsKulnig 27/09/2024

Considerações: A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão
Acredito que posso começar a discorrer minhas observações a partir do simples, mas grandioso, fato deste livro ter me impactado de uma forma absurdamente diferente da minha última leitura (felizmente), sendo ela a obra "Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado". Ao contrário do título da Dra. Ana Beatriz Barbosa, a teoria do desejo que autora Ana Suy apresentou se fez prática na minha própria leitura: eu tive de me conter para não ler tudo de uma vez, senão logo acabava, e era tudo que eu menos queria. Talvez meu encanto tenha envolvimento com os flertes que possuo com as teorias psicanalíticas, mas faço questão de detalhar tudo aquilo que me chamou a atenção nesse livro! Ou, melhor dizendo, faço questão de expor todos os *restos* que comigo ficaram, porque já sei que indicarei esse exemplar muito frequentemente, e compartilhar essa mini experiência pode ajudar a potencializar isso.

Primeiro, destaco que a autora conseguiu concretizar maravilhosamente seu desejo descrito nas primeiras páginas, aquele desejo de fazer com que o livro se assemelhasse à uma conversa (e que ótima conversa!!). Acho que é seguro dizer que foi o único livro, até agora, que, de fato, me deu uma sensação de diálogo, mesmo que eu tenha ficado em silêncio o tempo todo. Talvez por eu, logicamente, ter compartilhado minha solidão com ela durante a leitura toda.

Além disso, a autora cita, acho que umas 3 vezes, o filme "Cisne Negro" de uma forma sensacional! Não sei você, mas, quando vi o filme, fiquei super nóia das ideias, é uma direção que brinca muito com o seu psicológico (num bom tom, ao menos ao meu ver). A razão dessas citações se deve às formas de tentar explicar as teorias apresentadas no livro, tornando o entendimento um pouquinho mais tátil. E, pra mim, ter uma análise sobre a psique da protagonista Nina deu um gostinho ainda melhor para o filme. Claro, para a minha compreensão sobre o todo da obra também (talvez ainda mais).

Resumindo um pouquinho mais, eu diria que esse livro vai muito além de te convidar para um papo cabeça, porque ele alcança o espaço de te fazer refletir mesmo fora desse diálogo silencioso. E eu sou fascinada por conteúdos desse gênero. Os que te fazem pensar, refletir, os que conseguem ser intensos de uma forma boa. Gostei muito de aprender uns termos que nunca nem tinha ouvido falar, como o famoso "recalque", por exemplo. Gostei, também, como em cada capítulo a autora citava diversos trechos de cultura, como músicas de Chico Buarque, poesias de Clarice Lispector etc.

Mas gostei, mais que tudo, de como esse livro me fez genuinamente ficar incrédula (do jeito gostoso) com minha própria cabeça e pensamentos. Em muitos momentos, a autora explicita que não há vida sem amor, que não há aproveitamento sem doses de ignorância, entre diversas outras questões que podem ser meio "polêmicas" na visão da gente. E, justamente por furar esses ideais que eu considerava como verdades minhas, me senti muito bem. É tipo levar um sacode da vida depois de estar se sentindo formigar por tanto tempo: é muito bom!!

O impacto dessa obra me foi tanto que cheguei a escrever teorias/conclusões que interpretei a partir do que ia lendo, e eu jurava que não era do tipo que prestava para escrever! Pois bem, esse livro me provou o contrário de diversas coisas. Gente, é sensacional, sério mesmo. Apenas leiam, eu garanto que ao menos alguma coisa nessa obra vai mexer contigo. Talvez te interrogar, desconfortar, te dar alívio, talvez discordar... eu sei lá. Só sei que *alguma coisa* muito maneira vai rolar.

Para esse título, dou 5 estrelas sem nenhum pingo de desconfiança
- Porque o único detalhe ruim dele é que ele acaba : )

quequelcb 25/09/2024

Amor e Solidão
"Assim, quando
aproximamos amor e solidão, desidealizamos o amor,
humanizamos a solidão e nos encontramos com outra coisa:
um amor menos perto da paixão, mas, paradoxalmente, mais apaixonante."

Que livro incrível! Só fez eu amar mais a psicanálise. A leitura é muito fluída, a autora consegue fazer com que fiquemos tão interessados em ler mais, explicando tudo de uma forma tão compreensível.

oitaloleal 25/09/2024

A GENTE MIRA NO AMOR E ACERTA NA SOLIDÃO
genial!
eu costumo dizer que o obvio precisa ser dito varias vezes de maneiras e posições diferentes para que nos identifiquemos, e isso acontece nesse livro.

Ana Suy é uma psicanalista e fala na visão de sua area sobre o assunto título do livro. Confesso que em alguns momentos ela fala muito e não chega a lugar nenhum, existiram alguns pontos (principalmente sobre a solidão) no qual ficaram em aberto, sem um desfecho para a compreensão total.

no todo, não é uma leitura ruim. ela me trouxe de volta ao lugar de prazer na solidão, de entender que esse lugar é o que me faz amar, e que realmente a gente mira no amor e acerta na solidão pois a vida se encarrega de nos entregar o que precisamos para evoluir.

Larissa 25/09/2024

Não gostei muito, esperava mais deste livro, mais estudos e descrições,mas nao foi de todo ruim.....

gabi.torquato 25/09/2024

Gente, que livro incrível! super leve e superou minhas expectativas... me ajudou a entender muuuuuitas coisas

martinho.bia 24/09/2024

A gente mira...
"Com frequência, pensamos que, no amor, encontraríamos a parte que supostamente nos falta, a parte que nos livraria da nossa própria falta, a parte que nos preencheria. No entanto, no amor, o que se experiencia é o contrário. Quando amamos alguém, nossa falta tende a ser duplicada. Ao encontrar um amor, a gente não encontra a parte que nos faltava até então. A gente encontra a metade que fará falta a partir dali. Mira-se no amor, acerta-se na solidão!"
Pedro 24/09/2024minha estante
"Se você se magoou com algo externo, a dor não vem do fato, mas da expectativa que você tinha; e isso você tem o poder de revogar."

Imperador Marco Aurélio, em Meditações.

gostosaleitura 25/09/2024minha estante
Um livro pra ler pelo menos uma vez todo ano

Luå 25/09/2024minha estante
Amei! Já quero ler.

Joyce585 23/09/2024

Recomendo a leitura
Eu estive aguardando essa leitura por muito tempo. Apesar de não entender nada de psicanálise, Ana Suy escreveu esse livro para pessoas comuns e através da psicanálise, vai falando sobre amor, solidão e paixão nos nossos dias atuais. Se esse é um tema que te interessa, acredito que você vai gostar da experiência de leitura. É um livro de não-ficção e cumpriu o seu papel ao me fazer refletir sobre muitas coisas, inclusive sobre o quanto é importante valorizar as amizades, em um tempo que se coloca o amor romântico em um pedestal.

Couto 23/09/2024

?Difícil não é falar de amor, difícil é parar de falar dele?
Há tempos esse livro estava na lista dos que queria muito ler, afinal como estudante de psicologia (e flertando com a psicanálise), é quase uma leitura básica.

Ana escreve sobre assuntos que são debatidos há anos com uma sutileza incrível, o que proporciona uma reflexão a qualquer um (leigo ou não) que se interesse pelo assunto.

A forma como ela fala sobre o amor é de fato apaixonante, e as tantas formas pelas quais o amor se apresenta são infinitas.

Recomendo muito, um livro curtinho mas com muita bagagem! Ameii

Vitoria293 22/09/2024

O amor é o encontro dos solitários
Me peguei pensando em um diálogo de Before Sunrise, filme belíssimo. "Tudo o que fazemos na vida não é uma tentativa de sermos um pouco mais amados?".

Ana Suy constrói uma narrativa com conceitos psicanalíticos juntamente com referências de músicas, filmes, livros, e experiências que ela viveu. É bem interessante, deixou a leitura muito rica.

Ela escreve sobre a vida, relacionamentos, amor, mas especialmente, sobre nós mesmos, o Eu, que está constantemente rodeado pelo o Outro.

rity 22/09/2024

"O amor não existe sem a solidão"
"O amor não existe sem a solidão, e a solidão não existe sem o amor."

É um livro psicanalítico muito filosófico, me serviu muito pra pensar e refletir. Amei que a autora nos incentiva à pegar de lição o que nos serve e de resto apenas refletir.

Esse livro é muito tão leve e tão profundo, eu amei essa leitura e gostei muito de aprender o que aprendi aqui. Com certeza recomendo pra qualquer um que queira entrar no modo pensante da vida!