Memphis

Memphis Tara M. Stringfellow

Resenhas - Memphis

Louise F 12/06/2024

Esse livro é tão real. Doloroso e bonito ao mesmo tempo. Toda pessoa preta já sentiu muitas coisas que li nesse livro, eu me vi nele. Mesmo em épocas diferentes, a pele preta e a identidade preta como um todo é um espelho de ?Memphis?.

Hannah Monise 20/03/2024

Sensível, doloroso e necessário
Memphis é um livro lindo e doloroso de muitas formas. E com muitos gatilhos! Principalmente para pessoas negras. Mas foi uma leitura que mexeu demais comigo do início ao fim.

Miriam vai com os filhos para Memphis, para fugir do marido abusivo e se refugiar na casa de sua falecida mãe, onde hoje vivem sua irmã August e seu sobrinho Derek. Joan, então vai crescendo nessa cidade que tem uma forte comunidade negra e aprendendo a pintar. O livro narra as histórias das três gerações da família: Hazel (a avó), Miriam e Joan, durante um intervalo de mais ou menos 70 anos. Assim, acompanhamos os romances, abusos, racismo e também violência doméstica.

Este é um livro muito bem escrito e que prende o leitor do início ao fim, mas que exige fôlego, exige que você pare para respirar muitas vezes! Além disso, aprendi muito também sobre as características da cidade de Memphis e o quanto nos EUA a comunidade negra se junta para se fortalecer. Ah! A autora também consegue inserir muitos fatos históricos na sua narrativa e isso é incrível.

Uma leitura fluida, escrita sensível e que toca profundamente. Muito recomendado!

"Isto não é algo notável? Como os dons podem viajar." (Página 110)

@tuoliveira. 10/03/2024

Eu já esperava que seria muito bom, mas superou?
Fiquei interessada em ler esse livro quando vi a avaliação na Tag, que geralmente é um ótimo lugar para escolher livros para ler.

A história de três gerações de mulheres me fez sentir raiva, chorar e rir, me senti dentro da história (principalmente pelo formato que ela conta, que vai deixando a gente curiosa para saber como elas irão superar as dores). As dores dessas mulheres e como sobrevivem a isso aquecem o coração, trouxe uma esperança interessante apesar de toda a injustiça, contradições e absurdos da nossa sociedade.

Flávia Menezes 19/04/2022

??? OH ELVIS! LOVE ME TENDER PARA QUE MEMPHIS LOVE ME TOO.
?Memphis?, o romance de estreia da escritora Tara M. Stringfellow, publicado em abril desse ano, retrata a vida de quatro gerações de mulheres negras do Norte de Memphis, cujas vidas são marcadas por tragédias e traumas, que possuem consequências que são carregadas por gerações.

Nessa história não linear que transita de 1930 até 2003, a narrativa vai mudando o ponto de vista, ora dando voz a matriarca Hazel, passando às suas filhas Miriam e August, até chegar na sua neta, Joan.

A prosa é melódica, as personagens femininas são fortes e carismáticas, e por trás de toda a dor e sofrimento, repousa uma bela mensagem sobre superação, e da importância da comunidade e irmandade para enfrentarmos os momentos difíceis. Até porque os temas abordados são fortes, e suas personagens precisam mesmo de muita força e coragem para enfrentar todo o preconceito, as perdas, a pobreza, a violência, o abuso doméstico e sexual, os sacrifícios e os desgostos.

Apesar da realidade dura, a narrativa é leve, divertida em alguns pontos, e a escrita, bastante graciosa. O que torna a leitura fácil, fluindo com naturalidade, fazendo com que sua recepção na terrinha do Tio Sam tenha sido bastante louvável, tendo sido até um dos livros mencionados no clube de leitura de Jenna Bush Hager, a filha do 43º presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Apesar de ser um grande primor, confesso que houve alguns pontos de incômodo. Primeiramente, houve um momento na história em que a autora descreve um diagnóstico de um personagem, Derek, como tendo ?transtorno de personalidade dissociativa?, sendo que não houve nenhuma caracterização que justificasse tal diagnóstico. Na verdade, pela forma como o problema dele é retratado, o correto seria ele ter sido diagnosticado com ?transtorno explosivo intermitente?, que se enquadra bem mais no comportamento apresentado pelo personagem.

Um outro ponto, é que em vários momentos, durante uma cena, um personagem retoma uma lembrança, voltando ao passado, e trazendo uma história longa, que faz com que a cena anterior se perca, e muitas vezes, sem grandes conexões.

Além disso, a autora parece ter tido uma preocupação excessiva com explicações sobre histórias passadas dos personagens, incluindo os não principais. Esses momentos deixaram a leitura um pouco mais lenta, e mais uma vez, deu aquela sensação de ser uma parte um tanto desnecessária.

Um outro ponto da escrita da Tara, é que em alguns momentos ela parecia querer prolongar o suspense, enchendo a história com excessivas descrições, o que fez com que algumas das emoções que ela esperava despertar, desaparecessem, porque o momento acabou ?esfriando?.

Mas, como esse é um romance de estreia, e estes são alguns erros bastante comuns para escritores principiantes, a verdade é que a autora foi bastante assertiva com a sua escrita encantadora. O que fez ser bem fácil sentir afeição pelos personagens.

Afinal, as mulheres são tão fortes, tão cheias de personalidade, muito embora não sejam nada exóticas. E é importante ressaltar que os personagens masculinos também tiveram sua passagem de forma tocante, despertando no leitor um misto de emoções, mostrando diversas facetas do homem negro americano frente a realidade do momento em que sua história é contada.

Se tem um lugar nesse mundo que um dia eu amaria conhecer, esse lugar é Memphis. E Tara M. Stringfellow só aumentou a minha vontade de conhecer essa terra que é o lar do para sempre amado Elvis Presley.

E muito embora a autora faça um alerta sobre como a cidade aumentou em índice de criminalidade, ainda assim, ela conseguiu encantar com toda a beleza do rio Mississipi, da musicalidade da Beale Street, e todas as cores e sabores de uma cidade sulista do Tennessee que sempre será marcada como o berço do Rock ´n´Roll.
Dhewyd 19/04/2022minha estante
Brilhante resenha... fico sempre esperando para lê-las rsrs

Flávia Menezes 19/04/2022minha estante
Aaaah, Dhewyd!! Muito obrigada! ??