Call us what we carry

Call us what we carry Amanda Gorman

Resenhas - Call us what we carry

mayara.marinheiromartinelli 18/10/2023

Neste exato momento está acontecendo os ataques genocidas a Palestina por Israel e os EUA acabaram de vetar um cessar-fogo pra ajuda humanitária e eu não consigo engolir um livro de ode à nossa como nosso país EUA é lindo e democrata e bla bla bla e como estamos indo pro caminho certo, todo estadunidense por mais progressista q seja é opressor, palavras ao vento!

Pedro 31/01/2023

Resenha/Impressão de Leitura
- Vencedor da Categoria de Livros de Poesia do Goodreads Choice Awards -

Amanda Gorman foi a poetisa estadunidense responsável por recitar num texto de autoria própria na cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Joel Biden. Além disso, ano passado levou o premio na categoria de melhor livro de poesia.

Só isso já me chama atenção para ler e entender um pouco mais sobre o que ela escreve ou como é sua forma de pensar e pegar esse livro e ver temas como: opressão, feminismo, raça, marginalização e etc.

É interessante como ela coloca em palavras as lutas vivendo o tão famoso “sonho americano”. Que seremos sinceros, esse sonho é só caso você seja de uma família bem estabelecida com poder aquisitivo e seja uma pessoa branca.

E trazendo um pouco do ponto vista dela para a nossa realidade brasileira, vemos que as dores e as lutas são semelhantes se não iguais.

Livros e Chocolate Quente 04/01/2023

Uau!
Um começo que não me deixou muito animada, porém a execução é perfeita e muito linda, totalmente envolvente e relacionável. Não estava esperando gostar tanto desse livro quanto realmente gostei.

@funwithpam 22/12/2022

Poemas e reflexões
Esse livro ganhou o prêmio de melhor livro de poemas de 2022 no Goodreads. E comecei a ler, estranhamente sem grandes expectativas. Mas me surpreendi muito, que livro incrível! Eu também ainda não conhecia a autora e sinto que estava perdendo muito, mas felizmente já consegui mudar isso!
Esse livro de poemas, nos traz grandes reflexões sobre a pandemia do COVID, sobre história (ciclos e repetições), sobre esperança e cada pedacinho dele foi incrível, prêmio com certeza merecido.
Um livro que marcou e que me interessou em muitas abordagens diferentes de assuntos que já são muito importantes para mim.
Recomendo muito a leitura.

Gika 05/08/2022

Estou encantada!
Esse livro quebrou meus coração em mil pedaços e os moldou de modo diferente, pois sou uma pessoa distinta e mais forte depois de ler esse livro. Eu nunca me senti tão vista e entendida na minha vida. Muitos dos meus sentimentos mais secretos e profundos estavam presentes aqui e agora sei que preciso ler mais poesia. E se a Miss Gorman publicar mais livros, eu terei o prazer de ler-los com toda a certeza e com o coração aberto para mais poemas avassaladores como estes que aqui se encontram.

Coruja 03/06/2022

Quando Biden foi empossado ano passado, fiz questão de assistir a cerimônia - havia ali um sopro de esperança e possibilidade de mudança que, espero, possa nos alcançar até o final desse ano. Um dos pontos altos do evento foi a leitura que a jovem Gorman fez de The Hill We Climb. Foi um poema arrebatador e uma imagem incrivelmente forte e assim, coloquei Gorman na lista para ficar de olho (é, eu sei, tenho muitas listas…).

Não sou uma leitora usual de poesia - ou talvez deva dizer não era, tendo em vista que venho adicionando mais do gênero no meu cardápio livresco -, mas me agradou muito a coletânea apresentada em Call us what we carry. É interessante notar que muitos dos poemas reverberam as manchetes que acompanhamos nos dois últimos anos, do movimento Vidas Negras Importam ao luto traumático decorrente da pandemia.

Pergunto-me se será uma coletânea que vai envelhecer bem - alguns dos temas estão bem enraizados em questões contemporâneas, outros são mais universais -, mas para o momento, é uma leitura aguda, repleto de boas reflexões.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/06/o-resumo-da-opera-perdida-na-biblioteca.html