Terror Depois da Ceia

Resenhas - Terror Depois da Ceia

1 | 2 | 3 | 4

NazaSicil 11/02/2024

Fantasmas nada assustadores
Ficção natalina e cômica, diz na capa e não me atentei à palavra cômica quando comprei o livro.

Eu adoro histórias de fantasmas e nunca tinha lido uma história cômica desse tema.

A edição é linda, com capa dura, repleta de gravuras, com fitilho marcador de página, mas achei as histórias bem rasas, que talvez agrade mais a leitores que curtem histórias leves, nada assustadoras.

O narrador conversa conosco de maneira informal, contando casos de encontros com fantasmas, na véspera de Natal.

Somos transportados para o Natal da Era Vitoriana, onde as famílias se reuniam diante da lareira, para contar histórias de fantasmas que talvez fizessem parte mais do imaginário do que da realidade.

Valeu por me fazer conhecer uma pegada diferente, bem água com açúcar, de um tema que curto muito.

? "Ele, o fantasma britânico padrão, adora profetizar um infortúnio."

? "Era um fantasma velho, inofensivo e gentil, e todos sentíamos muito por ele. Por um tempo, as mulheres fizeram dele uma espécie de animal de estimação, de tanto que a fidelidade dele as tocara."

Ariadne 30/01/2024

Hoje algo que pode parecer estranho para muitos (uma pena), esse livro é sobre o costume vitoriano de se contar histórias de fantasmas logo após a ceia de Natal, seja na própria mesa de refeição ou em frente a uma lareira quentinha.

Terror depois da ceia traz, portanto, um grupo de homens que se reúnem logo após o banquete para contar, cada um, uma história de terror, que eles juram que aconteceu mesmo.

Um aspecto que eu adorei é que nem todas as histórias fazem sentido, afinal, estamos falando de um grupo de homens que estão bebendo enquanto conversam.

Acho que poucas pessoas se mantêm coerentes depois de uns copos, né 🤭

E para os medrosos de plantão, fiquem tranquilos. O autor ficou muito famoso em sua época devido à suas histórias com teor satírico, então esse livro é muito, muito divertido.

Diferentes dos fantasmas perigosos de hoje, os presentes nesse livro gostam de pregar peças nos vivos, e um inclusive, é tão tolo, que foi facilmente enganado pela pessoa que ele supostamente deveria assombrar!

Uma coisa que eu achei bem curiosa é que naquela época o convidado tinha o direito, se ele assim quisesse, de dormir no quarto assombrado da residência.

Assim, eu não acredito em fantasmas, mas também não pagaria pra ver 👀

Além das histórias que me divertiram, eu queria destacar que a edição conta com várias gravuras da época, o que ajudam ainda mais na imersão.

Então, se você procura por uma leitura leve e divertida, seja na noite de Natal, ou em qualquer época do ano, esse livro está mais do que recomendado!

site: https://www.instagram.com/p/C1SXiAlLSGz/

lari 05/01/2024

Achei que ia amar muito pela ideia de natal + roda de conversa contando história de terror por ser muito nostálgico essa memória pois era exatamente o que acontecia comigo nos natais no interior.
mas não consegui me conectar com as histórias com os fantasmas com nada, fui esperando uma coisa e aconteceu outra.

Rosangela Max 31/12/2023

Fantasmas camaradas.
Os contos são bem bobinhos e não inspiram medo algum. Parecem apropriados para entreter um grupo de família e amigos durante algum evento, sem que cause terror nos mais jovens e/ou mais sensíveis. Acredito que essa foi a intenção do autor ao escrevê-los.
Eles são curtos e todos possuem uma introdução onde o narrador informa em quais circunstâncias ele ficou sabendo daquele conto em específico.
O livro atende as expectativas, conforme a sinopse, mas a leitura não me agradou.
Levando em consideração apenas meu gosto pessoal, não recomendo a leitura.

Jéssica Rungue 27/12/2023

O livro e as ilustrações são lindas, mas a história é muito corrida. Poderia desenvolver um pouco mais.

Tally 27/12/2023

Histórias de fantasmas sem horror algum, afinal vindo de um comediante só poderiam beirar o humor. Livro de fácil e rápida leitura.

VerAnica 26/12/2023

Divertido
O narrador do livro conta ao leitores sobre uma noite, na casa de seu tio, onde todos os presentes se puseram a contar histórias de fantasmas. As histórias são independentes, mas são amarradas pelo narrador que vai contando o desenrolar da noite. A forma de narração com certeza é o ponto alto do livro, pois tudo é contado como se o narrador estivesse conversando com a gente, nos contando um caso, então a informalidade e oralidade marcam o texto. As histórias em si são mais cômicas do que assustadoras, o que torna um livro engraçado. Gostei tanto da experiência que já separei um livro do Jerome K. Jerome para ler em 2024. O projeto gráfico da editora Wish é um espetáculo, o livro é curtinho mas amplamente ilustrado, com ilustrações da época em que foi publicado originalmente. Adorei a experiência de leitura.

Thais 25/12/2023

Esperava mais!
Esperava por mais! A ideia é legal, principalmente quando pensamos que nas vésperas de Natal eram contadas histórias de fantasmas na época Vitoriana! Porém, queria mais, queria que tivesse aprofundado e isso me deixou um pouco frustrada com a leitura, mas valeu a experiência.

Mayara 24/12/2023

Eu achei a construção do livro muito legal, são varios contos, mas narrados como "uma história só". Os contos são bem legais e tem um toque de humor.

Dayanne Porto 24/12/2023

Lendo no escuro até assusta mesmo!
É um livro super lindo visualmente e a história é super simples e rápida de ler, chegando a dar até uma pequena sensação de medo mesmo, dependendo do momento do dia em que se lê.

Indico como leitura do dia de Natal mesmo, pois é bem curto e talvez sirva bem pra ler em grupo.

Carla.Ligia 23/12/2023

Leitura divertida
Desde criancinha sempre amei histórias de fantasmas. Especialmente as divertidas.
Esse livro tem tudo para agradar numa leitura leve e descontraída. Inclusive para crianças maiores e adolescentes.
Recomendo para quem quer rir e gosta de narrativas fantasiosas em primeira pessoa.

EduardoCDias 22/12/2023

Registro histórico
Numa época em que não havia eletricidade e que as pessoas se reuniam ao redor do fogo, o clima era propício para contar estórias de terror. Nesse livro, escrito no final do séc. XIX, o autor trata de várias pequenas estórias contadas por um grupo na noite de Natal. Por sua data de publicação é de se esperar que as estórias sejam ingênuas e até meio tolas, mas não tira sua importância.

Helô Kleine 19/12/2023

"Terrir" depois da ceia!
Eu achando que ia ler uns contos de terrorzão nessa época de Natal nesse livro.
Que nada!!! Errei duas vezes!! Não é uma coletânea de contos e não é um terrorzão!
Mas isso não faz o livro ser ruim, pelo contrário, foi uma surpresa bem gostosa!

Tudo acontece numa reunião de amigos, na véspera de Nataç em que eles dividem historias de fanstasmas (porque é "sempre é véspera de Natal nas histórias de fantasmas"), mas os fantasmas são um tanto patéticos e engraçados.
Gostei bastante até!!

As ilustrações são muito legais!!

Livrinho gostoso de ler!

Heidi Gisele Borges 16/12/2023

São contos interligados, narrados por um personagem que relembra as histórias contadas por outras pessoas.

As histórias não falam muito de Natal, falam mais dos fantasmas que aparecem nessa época, afinal, fantasmas e Natal combinam bem.

Tem bastante humor, diferente, sutil e às vezes ácido. Talvez muitos não curtam esse tipo de humor. E quem curte Douglas Adams, por exemplo, pode gostar desse livro.

Kit 13/12/2023

Curti bastante, contos curtíssimos, tudo dentro de uma história só e com uma vibe bem mais voltada para o cômico do que para o terror, vale a pena.

1 | 2 | 3 | 4