Suíte Tóquio (eBook)

Suíte Tóquio (eBook) Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Clara 30/07/2022

?A típica relação mãe e filha, uma reclamando da outra, se frustrando com a outra, às vezes sentindo inveja da outra. E apesar de tudo, juntas. Os relacionamentos amorosos vão, a lua de mel com o filho homem esfria, mas mãe e filha seguem enganchadas, trocando farpas até o último suspiro, na relação mais difícil mas talvez mais bonita de todas? (p. 176)

"Um livro sobre maternidade, o lado belo e o lado compulsório, o idealizado e o real. Com humor e ternura, a autora descreve duas viagens de descoberta da verdade, seja ela interna ou externa."

Alexandre249 28/07/2022

Uma história, várias histórias
As aventuras com uma criança que trazem à tona as limitações, carências e profundas reflexões existenciais de duas mulheres. Uma tem tudo, mas está insatisfeita, a outra tem quase tudo, e ambas tentam completar seus vazios.
Narrativa cativante, daquelas que te prendem do início ao fim.

Camila Oliveira 28/07/2022

Desigualdades
Estava em uma livraria comprando um livro para dar de presente para uma amiga, quando o vendedor me deu a dica sobre a autora brasileira e como eu queria ler mais mulheres e também mais obras do Brasil, topei. O vendedor comparou a autora a Carla Madeira e talvez seja por isso que fui percebendo isso desde o início. É uma escrita de duas perspectivas: a da babá e a da mãe. Isso nos permite entender bem os dilemas que nos levam as nossas ações, as dificuldades da maternidade e também da vida da trabalhadora doméstica. Achei bem construído, apesar que demorei um pouco a engatar mesmo no livro, que começa com o fato principal e vai se desdobrando. O que me surpreendeu foi não fazer ideia de como o livro iria acabar, não sei se daria outro final. As coisas são como devem ser. Indico sim, é um bom livro com uma temática interessante mas não é nada ?uau?. Priorizaria outros antes. Mas certamente quero ler mais
coisas da autora.

Lua 27/07/2022minha estante
to adorando te ver aqui no skoob ?????

Patricia Milani 24/07/2022

A escrita da autora é muito instigante, você lê um capítulo e já quer ler o próximo. Os personagens são bem construídos, a trama é boa e desperta o olhar para temas pertinentes? porém o final abrupto deixa a desejar.

Mary 20/07/2022

Um romance contemporâneo de erros e tentativas de acertos.
Ao lado da Suíte Tóquio tudo acontece, a vida passa, amores vêm, trabalhos começam e terminam, profissões se modificam, mas principalmente a solidão se torna presente e forte.

Leonardo Lemes 19/07/2022

SUÍTE TÓQUIO
A representatividade do sujeito subalterno e o distanciamento entre polos afetivos. A autora nacional e contemporânea trabalha aspectos sociais da esfera doméstica. Assuntos que rodeiam o lar e suas trocas elementares. Por meio de duas linhas narrativas em primeira pessoa, o enredo centraliza o feminino e as inúmeras pautas que o abrange, dentre elas a maternidade, vida financeira, sexualidade e cuidados. A obra aborda a relação de classes, silenciamento e invisibilidade do sujeito tomado inferior e deslocamento de espaços neutros. Metaforiza o sequestro como fuga e liberdade, processo de autocrítica e preservação, prioridade e negligência. A linguagem do livro é simples, fluída, trágica e cômica, marcando a inquietação social que as personagens enfrentam. "Levo comigo a Cora, um maço de dinheiro e cinco próteses dentárias. Todo resto é memória, é tudo que temos, mas ao mesmo tempo não é nada. Memória é um filho que já nasce morto. E se decompõe."

tooonho 14/07/2022

é muito bonito observar como a autora consegue traçar histórias tão distintas num mesmo enredo. não há vilões aqui, culpados ou errados. são humanos em suas relações, problemáticas, caóticas e repletas de significados
uma conclusão bela e imprevisível coroa essa obra excelente

Ari 05/07/2022

se quer ler um livro rápido com uma linguagem fácil, achou o livro certo ent
li ele em três dias (de sábado a terça, domingo eu não li nada)
são duas narradoras, cada capítulo é uma que narra (no início eu demorei para me ligar nisso, mas enfim)
e eu adoro quando tem mais de uma narradora, pq muda o jeito de escrever, o jeito que narra, muda tudo
o livro é extremamente realista e fala sobre uns assuntos bem pesados, mas ele tipo só joga o assunto como se não fosse nada, pq meio que já foi normalizado na sociedade
o enredo é bem interessante
mas o final me deu um ódio
pq eu odeio livros que acabam do nada e não tem um final que explica tudo
mas tirando isso, é ótimo
recomendo

sou_botelho 26/06/2022

Suíte Tóquio
Me senti uma mosquinha presa na teia que é a escrita dessa mulher. A narrativa me prendeu desde a primeira frase. Amei a alternância das narradoras e das histórias, fiquei esperando ansiosamente o momento de ligar todos os pontos e foi incrível, muito prazeroso. A história me fez refletir bastante, tô processando as ideias ainda. Mas eu amei esse livro. Preciso ler de novo.
mileneefg 16/09/2022minha estante
Eu estava na banca e vi esse livro. Como sempre, entrei no Skoob antes de comprar o livro e vi sua avaliação ótima, comprei o livro. Maria Soraya, se eu não gostar deste livro, o rolê vai ficar doido.

sou_botelho 18/09/2022minha estante
Ah que saudade de ser chamada de Maria Soraya kkkkkk

Manu 26/06/2022

É a segunda vez que leio Giovana Madalosso, e ela simplesmente não decepciona! No livro, temos duas histórias: a da Fernanda, que é a chefe da família, trabalha demais e passa a desenvolver um romance fora do casamento e a se questionar sobre todas as escolhas que a levaram exatamente onde ela está agora: casada com um homem que ela não sabe se ainda ama e com uma filha pequena. Em certo ponto, ela se vê dividida entre querer e não querer a vida que tem.
A outra história é a da Cora com a Maju (babá), uma relação intensa que se desenvolveu a partir da falta de disponibilidade da mãe.

Muitas vezes nos pegamos culpando a mãe por não ter tempo para ser mãe, mas esse é um livro que nos mostra que a mãe também é mulher antes disso, nunca só mãe. É mulher, é trabalhadora, é amiga, é esposa... ela assume vários papéis e não me parece justo com ela dizer que ela deveria ser mais mãe do que deveria ser qualquer uma dessas outras coisas - e não é como se a gente, como sociedade, cobrasse que o pai fosse mais pai do que qualquer outra coisa, o que claramente não acontece na vida real.

Amei. E quero mais da Giovana

oiamandah 24/06/2022

Gente. Como esse livro me surpreendeu... Tem trechos com sarcasmo, críticas sociais e descrições de sentimentos belíssimos.
A escrita é muito leve e desenrola super fácil pra história em si.

Nesse livro iremos acompanhar a vida de Maju (uma babá) e de seus patrões da classe média. Interessante notarmos como as preocupações das duas partes destoam e como as decisões partem de locais completamente diferentes e, o que mais influencia isso, é a posição social que cada personagem ocupa.

Fiquei triste com o final, mas fui surpreendida. Vale super a leitura!