O beco das ilusões perdidas

O beco das ilusões perdidas William Lindsay Gresham

Resenhas - O BECO DAS ILUSÕES PERDIDAS

1 | 2 | 3 | 4

Bel 19/12/2023

Beco das Ilusões Perdidas
O título desse livro não é uma tradução literal do inglês (que se traduzido ao pé da letra seria ?Beco do Pesadelo?), mas é de uma acurácia com a trama e o desenrolar da vida da personagem principal que eu prefiro da adaptação em português. Soa tão poético.
O livro acompanha Stanton Carlisle em sua história cíclica que vai de auxiliar no circo, a adivinho, a pastor e médium, retornando, então, para onde a história começou, no circo. O mistério e o desconhecido são parte fundamental dessa narrativa, que traz cartas de tarot, horóscopo, mediunidade, mundo espiritual, truques e trambiques de uma forma envolvente.
O livro é um pouco confuso em alguns momentos, enrola um pouco mais onde poderia ser breve, mas de forma geral é fascinante, em especial, pela ambientação.
A adaptação do Del Toro foi o que me ganhou primeiro e segue sendo a preferida. Detesto dizer que a adaptação ganhou da obra original.
O autor foi muito ousado na narrativa para a época, mas em alguns momentos eu esperava outro desfecho, um mais cru, talvez. Gosto das referências históricas e culturais.
De forma geral foi uma leitura que se arrastou um tempo. Eu não sentia saudade dele, mas sempre que eu pegava para ler, lia muito.

batepapowall 30/05/2023

O meu destino é você, saiu nas cartas, bebê
*título referenciando a musica sensacional da finada Banda Uó.

Antes de opinar sobre a história de Gresham, gostaria de dar meus parabéns pela qualidade do Audiobook. A narração de Rodrigo Chueri contém vozes diversas e é muito envolvente. Recomendo muito!

Gostei da leitura e achei o livro muito envolvente. Por ter assistido à adaptação recentemente, sabia o que esperar da história do livro. No entanto, fui surpreendido pelo quanto os temas são bem trabalhados e coesos ao longo de toda a trama. Pequenos detalhes da história apresentados no começo do livro assombram os personagens nas páginas finais, além da dualidade entre o aspecto mágico e o psiquiátrico na manipulação das situações, bem como o tema do alcoolismo. Esses e outros temas são apresentados de forma muito eficiente, o que me levou a refletir bastante ao longo dessa história surpreendente que li.

lizzy18 21/05/2023

"Só até encontrarmos um selvagem de verdade"
Comprei esse livro pela capa que achei LINDA. Até o meio do livro eu tava achando chato, monótono, mesmo com todos os golpes acontecendo eu não conseguia achar graça, porém, o plot é muito bom, fez valer a pena a leitura.

Dany 02/05/2022

Você pode até correr, mas o beco do pesadelo estará sempre a sua espera...
Para mais resenhas e conteúdos literários, acesse meu canal (Vontade de Ler) e minha página no Instagram (@vontade.deler).
______________________________________________________________________

William Lindsay Gresham foi um norte-americano que, aos 27 anos, decidiu alistar-se no exército e partiu para a Espanha que passava, então, por uma revolução que marcaria sua história. Gresham também sofreu algumas marcas, algumas delas tão profundas em sua psique que ele compreendeu que a única maneira de se ver livre delas era escrevendo um romance. Foi assim que nasceu Nightmare Alley, ou, O Beco das Ilusões Perdidas.
Publicado pela primeira vez em 1946, a história narra a ambiciosa jornada de ascensão do jovem Stanton Carlisle, um homem carismático e sagaz que ignora as consequências de sua busca desenfreada pela fama e o sucesso – mesmo que ele venha às custas de outras pessoas.
Ao observar, certa noite, uma atração grotesca de um circo itinerante, ele se depara, também, com uma oportunidade, e passa a fazer parte daquele mundo, com auxílio de alguns companheiros como Molly, a “Garota Elétrica”, e Zeena, famosa por suas leituras de tarô e previsões.
Aos poucos, a vida precária do circo parece pouco para Stan, e ele se lança em uma empreitada onde se tornará um famoso e inescrupuloso “mentalista”, contando, ainda, com o auxílio de uma psiquiatra tão misteriosa quanto ele, Dra. Lilith Ritter. Juntos, eles embarcam em uma jornada sedutora e perigosa, onde Stan busca, cada vez mais, desvencilhar-se dos pesadelos do seu passado, que ainda o atormentam, antes que o jogo de gato e rato em que ele se meteu acabe se virando contra ele.
Levado ao cinema pela primeira vez, em 1947, e mais uma vez este ano, 2022, a história que chegou a ser proibida por conter uma linguagem e um enredo “indigestos”, vale a pena ser lida por aqueles que gostam de romances noir e psicológicos, tramas rápidas e envolventes e, por aqueles que tem estômago para encarar até onde o ser humano pode chegar quando se deixa cegar pela ambição.

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

Carlabevilac 22/02/2022

Esperava mais do livro, principalmente em relação a Lilith e suas motivações. Apesar de ser um livro com poucas páginas alguns trechos são bem monótonos. No geral é um livro com final previsível, mas bonzinho.

Maína 10/07/2023

Já havia assistido e filme e simplesmente amei, o filme não tem 1 defeito. Porém o livro não gostei tanto, a estética do livro é linda, a capa é maravilhosa, os capítulos são todos divididos por cartas e eu achei incrível, porém deixou muito a desejar, os personagens são rasos, a história é boa, mas senti que faltou algo a mais. O que me irritou muito eram textos que pareciam que estavam fora do contexto, tinha que parar e reler várias vezes e ainda sim não entendi eles, ao meu ver pareciam que foram jogados ali e para um livro não funcionou bem.
Mas o final é bom.

Sam.sam2010 11/05/2024

Saí pulando, não tiro o mérito que o livro é legalzinho as vezes, mas foi uma humilhação aos meus olhos!!!!

JohnnyCamilo 26/07/2023

Um clássico interessante, mas o filme é melhor!!!
O beco das Ilusões perdidas é um bom livro, isso não há como negar. Porém escorrega em algumas coisas que Del Toro corrige e melhora em seu filme. O início é promissor, com uma narrativa fragmentada pelo ponto de vista de vários personagens do freakshow. Mas infelizmente logo o autor abandona esse estilo e adota uma narrativa tradicional, focada em Stan e Molly. No livro o arco de ascenção e queda do grande Stanton parece mais cru. Grindle não é um antagonista tão ameaçador quanto no filme, parecendo mais um velho rico e meio bobo do que a imagem poderosa, sombria e perigosa do filme. Aliás, no último arco, a ameaça parece vir bem mais da sensação de perseguição presente na cabeça de Stan do que necessariamente da ação dos outros personagens contra ele.
Enfim, deixando as comparações de lado e focando apenas no livro em si, a escrita do autor é boa. Em poucos momentos algumas falas ou descrições quebram um pouco o ritmo da narrativa, mas nada que seja muito recorrente. A divisão dos capítulos na forma das arcanas maiores do tarô é interessante, pois se encaixa perfeitamente com o que está acontecendo com os personagens.
Resumindo, vale a leitura, não é um livro longo e a histórioa prende a atenção até o final, mesmo que já tenha visto o filme.

Justbii 25/05/2023

Do São ao Selvagem
O beco das ilusões perdidas é aquele livro voltado para o comportamento humano e suas vertentes. Até onde ele pode ir sem enlouquecer? Até que ponto a crueldade dele pode ir em enganar os outros?
Confesso que tinha uma outra ideia do livro e que metade dele é bem cansativa e muitas vezes confusa por parecer que em certos momentos é um eterno fluxo de consciência. Da metade pro final, ele se tornou razoável para mim principalmente pela aparição de uma personagem que melhorou muito o decorrer da história. O plot final eu achei bem interessante mas talvez devesse ter sido mais elaborado.
Foi uma leitura ok, sem grandes acontecimentos a não ser ver o quão alto o ser humano pode chegar e despencar numa velocidade ainda maior.

Thomas.Jordao 21/05/2023

Um clássico underground da literatura norte-americana. Um livro que depois eu vim a descobrir que retratava exatamente o seu autor, que se suicidou no fim das contas, mesmo após fazer fama e dinheiro. Um livro trágico, triste, que vai te deixar mal se você não tiver uma mente organizada. Um livro sobre a humanidade e toda a sua decrepitude, sobre nossos maiores medos, horrores e vícios. É tanta tristeza e mau caratismo no livro que você nem sabe por quem torcer direito. O personagem principal é sensacional, uma mistura de emoções enquanto você o acompanha, querendo que ele se dê bem e mal ao mesmo tempo. Um ótimo final, coerente e com uma leve dose de surpresa. É angustiante saber que existem pessoas como esses personagens nesse mundo onde vivemos, e sofrimentos como o do personagem principal, o autor mesmo sendo uma dessas pessoas. Ao chegar nas últimas páginas, há uma confusão proposital, uma áurea confusa, gostosa, que deixam várias perguntas não respondidas, mas que são possíveis de ser respondidas após profunda reflexão e releituras. Um ponto negativo é a obsessão do autor em começar capítulos deixando no ar sobre quem ele está se referindo, sem motivo algum. Fazendo vc quebrar a cabeça para descobrir quem está ali sendo retratado do nada. Achei isso enjoado e desnecessário, diferente do fim do livro em que a áurea confusa faz todo sentido.

Gabriel.Oliveira 29/03/2023

Tristeza pouca é bobagem
Para mim esse foi um livro difícil de ler, apesar de ter uma narrativa fluida e um roteiro bem amarrado. O que deu uma estragada na minha experiência de leitura foi a dose cavalar de tristeza e infortúnio que cada página do livro contém. Aqui poucas coisas dão certo e poucos personagens mostram algum resquício de bondade/humanidade.

Mesmo com todo esse perrengue, nunca perdi a vontade de saber o que aconteceria na vida do adivinho Stan Carlisle. O problema é que o fim das contas não é muito inovador e decepciona um pouco, apesar de fazer bastante sentido. Estava esperando alguma subversão de expecatativa no final, o que não aconteceu.

Achei interessante a rotina do parque de diversões quando o Stan estava por lá e o desenvolvimento de seu esquema de enganação. Mas, novamente, tudo isso é acompanhado por acontecimentos pesados que me deixavam para baixo.

Esse daqui eu recomendo para quem gosta de tragédia.

Fernando 27/01/2023

Sobre a miséria
Um livro que mescla muito bem tanto o enredo quanto o desenvolvimento do personagem; que nos leva numa história fluida e, ao mesmo tempo, nos aproxima do protagonista.

Thayna120 03/08/2022

O Beco das Ilusões Perdidas ?
Decepção é a palavra que define minha leitura, mas devo dizer que a culpa é minha por criar altas expectativas em cima desse livro. Começando pelo fato de eu ter achado que tinha muito mais vida no circo do que realmente tem e por ter achado que envolvia coisas sobrenaturais, dois erros gigantes. A vida no circo do protagonista é apenas o começo da sua carreira, uns 3/4 capítulos no máximo, e o livro é sobre isso: a carreira de um homem ambicioso que faria de tudo para estar no topo. E bom, não é o tipo de história que me interessa ou que me agrade, o protagonista é um insuportável sem carisma nenhum, chato. Os outros personagens pouco importa, uma enorme chatice sem limite. O autor possui uma escrita boa e bastante fluida, tanto que eu li rápido até a metade do livro, só que foi ficando tão cansativo a historia pra mim, que eu ja nem conseguia mais ter motivação pra continuar lendo. No fim não consegui terminar de ler e nem quero é nem vou. E como faltava poucas paginas não vou por ele como abandonado, tô nem aí. Mas de novo, provavelmente é culpa minha por não me interessar por histórias assim, realmente não funcionou comigo. Consigo ter a consciência de que não se trata de um livro ruim, só não é pra mim.

1 | 2 | 3 | 4