O Centro de Todo o Caos

O Centro de Todo o Caos Marina Feijóo

Resenhas - O Centro de Todo o Caos

Thais645 28/03/2023

Uma leitura mega rápida, muito fluida, capítulos curtos mas nem por isso quer dizer que seja fácil. Pra quem passa por isso que a protagonista tá passando, ler esse livro é complicado. Eu me vi em cada palavra, na verdade, parece que foi até eu que escrevi se eu escrevesse bem, e isso não é bom. Me identifiquei com a protagonista e com o que ela sente. Tai um livro que vou levar pra terapia

vit 04/01/2022

obrigada, marina.
queria escrever uma review que não soasse extremamente pessoal, mas gostaria de dizer que é definitivamente o livro mais bonito e humano que já li na vida, não sei nem explicar o que eu senti quando acabou, porque eu nunca senti algo parecido antes.
a sensação de acolhimento que me trouxe é inexplicável, não sei o que falar além disso.

Ana Luiza 04/02/2023

Tocante, sensível e forte ao mesmo tempo. Esta leitura me trouxe tantos sentimentos, não passei por tudo o que a protagonista passa, mas em boa parte do livro me via nela. Em cada auto-sabotagem, em cada sentimento de vazio e não partencimento? Tudo isso toca o nosso coração, mesmo que não seja a nossa realidade diária. Me emocionei com a leitura e adorei a forma como foi escrita, com reflexões tão intensas e poéticas. Por fim, achei genial a autora revelar o nome da protagonista só no último capítulo, isso tem tanto significado.

Julia de marte 02/12/2022

Poderia ter sido melhor...
Me peguei lendo esse livro com o olhar de alguém que também sofre das mesmas enfermidades da protagonista, o livro não me pegou do jeito que eu esperava.
A história ainda me pareceu meio sem um final para se lutar pela própria vida.
Adorei os poemas durante a leitura mas a história não me prendeu, senti que faltou um pouco da profundidade para eu conseguir abraçar os personagens.

bellapants 29/09/2022

Por ser extremamente real, esse livro foi muito difícil de ler. Ele lida com temas derivados presentes na minha vida e não os romantiza, de forma a ser uma dose bem agridoce do que a vida pode ser/é e principalmente do que foi. Contudo, ele ainda assim conseguir trazer esperança e aquele sentimento de conexão que só quem lê, conhece.

Maria Santana 16/10/2022

Legalzinho.
Li esse indicado pela liv resenhas. É bom para ler em uma sentada quando tiver sem nada para fazer. Me identifiquei com a protagonista e com esse sentimento de achar que a gente é o centro do mundo e de todo caos.
Gostei do casal e do final delas juntas se ajudando.

Sarah587 23/02/2023

O centro de todo caos (5.0??/5.0)
"Eu sei que é uma frase super clichê que roda no tumblr desde 2012, mas eu ainda acho válida: todo mundo está lutando uma batalha que você não sabe nada a respeito."

Sinopse: No auge de uma crise depressiva, a protagonista, sem nome e sem endereço, decide tomar atitudes drásticas: fugir para outro estado e cortar todos os laços. Porém, depois de seis meses no Rio de Janeiro, ela precisa retornar às raízes paulistas e encarar a realidade que deixou para trás. O que ela não esperava, no entanto, era notar que o mundo não parou durante sua ausência. Sem conseguir encontrar amigas ou família, ela se vê obrigada a pedir ajuda para a ex-namorada nessa jornada de retomar a própria vida. Em uma narrativa que mistura prosa e poesia, passado e presente, o livro traz fragmentos de uma vida quebrada na tentativa de reconstruí-la.
AVISO DE CONTEÚDO: depressão, luto, ideação suicida, menção a suicídio e automutilação. Apesar dos temas sensíveis, o livro NÃO possui cenas gráficas, mas é recomendado ler com cuidado.

Esse livro se passa ao redor de uma menina que é lgbt com depressão e ansiedade, ele retrata essas "coisas" de uma forma não romantizada. É um livro que tem gatilhos sim de depressão, ansiedade tentativa de suicídio, para quem for muito sensível EU não recomendo MT ler. O choro é garantido, até eu que não me emociono tanto chorei horrores hehe, mas também tem partes que eu dei risadinhas e fiquei com um leve ódio, mas normal. Esse foi o primeiro 5 estrelas do ano e concerteza foi pra minha lista de favoritos ??.

Nicole 23/02/2023

Tocante
Relacionei muito a história dessa narrativa com a de Estamos Bem, outro livro que também fala sobre depressão, luto, e fulga da realidade e do afeto. Extremamente tocante! É possível sentir as coisas que são ditas ali mesmo sem nunca ter passado por tal situação.

mahkrk 17/03/2022

somos o centro de nosso próprio caos.
me identifiquei muito com a larissa em MUITOS aspectos. esse livro te faz refletir tanto tanto tanto que meu deus. recomendo demais! mas se liguem nos tópicos sensíveis do livro antes de ler

belacrns 23/03/2023

Intenso.
"Talvez a solução para minha solidão seja me aproximar de pessoas que sejam como cactos: pessoas que não precisam de palavras constantes para crescerem perto de mim, embora permaneçam intocáveis devido aos espinhos".

bookswdora 30/03/2022

?É como se eu estivesse no centro de todo o caos no mundo.?
Apesar de demorar um pouco para ler esse conto, ele criou um espaço no meu coração por diversos motivos, mas um que realmente me marcou foi não saber o nome da protagonista até ela procurar ajuda e melhorar mentalmente, trazendo algo único para a narrativa.

É um conto para chorar, possivelmente se identificar e se descobrir, não apenas no sentido de sexualidade, mas também no sentido de saber que você precisa de ajuda e procurar essa ajuda.

Tem diversos gatilhos, por isso deve ser lido com compreensão e sensibilidade, mas com certeza foi uma das leituras mais poéticas nacionais que li. A Marina Feijóo arrasou muito com a escrita e o desenvolvimento, tanto de relacionamentos quanto dos próprios personagens como indivíduos.

Trecho favorito: ?Estou abrindo mão de viver de passado e me abrindo para o futuro, enquanto mantenho minha mente no presente. Fiz as pazes com o fantasma que me acompanha para que possamos, nós dois, ter paz finalmente.?

Lolli 02/04/2022

esse é um livro muito sensível que mostra de verdade como é sentir o peso eterno do mundo quando se tem depressão e ansiedade social. foi muito lindo ver a melhora da personagem aos pouquinhos e como as pessoas que ela ama a acolheram. é um livro triste, mas acaba sendo bastante confortável, porque te preenche com a sensação de ser entendido.

sirvosijk 17/04/2022

Uma história sensível que nos convida a adentrar a mente de sua protagonista.

Por algumas vezes me emocionei (e me identifiquei) com o caos que molda a forma como ela vê o mundo e a autora é perspicaz em nos trazer para uma narrativa não linear (aliás, achei incrível a não linearidade e como tudo se encaixa certinho no decorrer da história) e uma protagonista sem nome, afinal se nem mesmo ela sabe quem é, porque nós saberíamos?

O cuidado e a sensibilidade da autora em abordar o tema principal da história é de se admirar.

Se vocês ainda não leram, realmente deveriam.