Histórias Assustadoras Para Contar à Noite

Stephen Jones

Resenhas - Histórias Assustadoras Para Contar à Noite

1 | 2 | 3 | 4

Aldemir2 26/10/2021

Mais um conto que não gostei do King
Como qualquer antologia de contos, há aqueles contos que se destacam e aqueles que ficam mais apagados, e nesta não é diferente. No entanto, como são dez contos, há menos contos apagados aqui, o que é bom já que os contos que se destacam não ficam de lado. São contos com temática de horror que variam e exploram diferentes ramos do terror, portanto a leitura não fica entediante e chata com contos seguidos que dão a impressão de você estar lendo a mesma coisa. As ilustrações do livro são um detalhe a parte e que merecem um destaque, elas mostram bem elementos das histórias com um ótimo traço.
É mais uma antologia de contos de terror com alguns nomes grandes e outros não tão conhecidos, mas que vale a pena ser lido. É rápido e divertido de ler, além da leitura envolvente e que não fica chata.
Crys 09/01/2022minha estante
Tente ler algum desses:

O Nevoeiro
As Crianças do Milharal
1922
Jerusalem?s Lot
Nona

Dentre outros do King, esses são fantásticos.

Aldemir2 10/01/2022minha estante
Eles tão na minha lista faz tempo kkkkkk 1922 eu já li e adorei, acho que como esses são contos escritos por um King mais maduro eles podem ser bem melhores, Jerusalem's Lot inclusive tá na minha lista de prováveis leituras do ano e que tenho certeza que vai ser um dos meus favoritos do autor. O Nevoeiro já espero que seja o mais diferente possível daquela série horrível que teve.

Crys 10/01/2022minha estante
A série O Nevoeiro é muito ruim, veja o filme.

Sombras da Noites é um dos melhores livros de coletânea do King.

Gabriel.Oliveira 21/07/2022

Para os jovens
Este livro me fez lembrar da época em que lia umas histórias de terror na biblioteca da escola e isso foi legal. Eu certamente teria aproveitado mais a leitura se fosse mais jovem.
Teve um conto que achei bem interessante. A maioria achei mediana. E de alguns não gostei.
Mas a edição é bem bonita e conta com ilustrações legais, que também me levaram de volta pro passado de certo modo.
A seguir vou colocar breves comentários sobre cada conto:

Clique-Claque, o Saco de Chocalho, Neil Gaiman - Esperava mais por se tratar de Neil Gaiman. É um conto bem curto e bem direto, sem qualquer inovação e com um final sem muita graça.

Monstro de Fabricação Caseira, R. Chetwynd-Hayes - Este é uma releitura do Frankenstein. Não conheço a obra original, mas acredito que neste conto alguns questionamentos mais pesados dela estão sendo trazidos para as crianças. Achei isso interessante, mas não gostei muito dos personagens de apoio.

A Dama de Lado, Lynda E. Rucker - Gostei do clima de dia das bruxas e de caça-fantasmas, mas o conto acaba dando uma deslizada no final. A proposta é fazer um final aberto, só que isso não foi bem executado. Algumas coisas acontecem muito abruptamente e o leitor não fica refletindo muito sobre as possibilidades envolvendo o fim ou o depois da história.

Aqui Há Tigres, Stephen King - Tinha a maior expectativa para este e ele passou longe de alcançá-la. Até gosto do clima escolar, porém a viagem presente nessa história é grande demais para o meu gosto. Confesso que é intrigante a ideia de tigres na escola, mas seria necessários mais desenvolvimento pro negócio ficar bom.

A Chaminé, Ramsey Campbell - No Brasil não temos chaminés, então grande parte da graça do conto deve se perder neste detalhe. O que mais achei interessante foi a luta do protagonista contra seus medos e descrição das suas febres. Tá ali na média.

Escola para os Inomináveis, Manly Wade Wellman - Este foi meu segundo favorito. Me lembrou a história do caminhoneiro que deu carona pra uma moça defunta. É bem o tipo de história que me deixaria impressionado na juventude. Aqui o protagonista é enganado por um espírito maligno e vai parar num local errado, diferente da escola para onde de fato deveria ter se dirigido, e quase entra na faca. Achei aterrorizante o grupo inimigo, formado por adoradores do cramunhão. Credo e cruz. É perfeito pra dar medo nas criancinhas, mas aquele medo que gostamos de sentir quando somos criancinhas.

O Sorriso da Vovó, Robert Shearman - Foi o que menos gostei. Acontece algo meio bizarro no final e tudo é confuso no meio do caminho.

A Química dos Fantasmas, Lisa Morton - Meu terceiro favorito. Achei educativo e divertido. Tem joguinhos e um fantasma. Eu mesmo fiquei com vontade de ser a protagonista e estar ali desvendando enigmas com o poder do conhecimento, então acho que as crianças teriam essa vontade com ainda mais força. Quem sabe até se interessem um pouco por química. Ou talvez seja muito otimismo.

O Homem que Desenhava Gatos, Michael Marshall Smith - Eis meu favorito. Tem um grupo de amigos de longa data, da infância até a vida adulta, que me fizeram lembrar demais dos meus colegas. Outra coisa bem legal é o rapaz desenhista que surge misteriosamente na cidade. O conto faz a gente pensar no que estamos dispostos a fazer ao nos depararmos com casos de violência doméstica, que infelizmente é um terror da vida real que acomete muitas pessoas. Claro que também surge um elemento fantástico na história, mas ele é muito bem encaixado. É interessante o fato de não haver diálogos no conto, o que o torna incrivelmente similar a um relato oral do rapaz que viveu aquilo e está nos contando.

Vocês Têm Medo do Escuro, Charles L. Grant - Tenho medo é de histórias sem pé e nem cabeça como essa.

É isso! Recomendo para crianças lerem na biblioteca da escola.
Cripta Da Leitura 07/10/2022minha estante
Tive a mesma impressão que você! Até as histórias que gostamos e deixamos de gostar, foram quase as mesmas. Por fim, é um livro bonito, mas não achei lá aquelas coisas.

Raquel 25/10/2021

O livro é bom, o conto que mais gostei foi "A química dos Fantasmas". Alguns outros como "O sorriso da Vovó" e "Vocês têm medo do escuro?" também são legais. Mas no geral, não são contos que fazem medo.

Nenequest 02/11/2021

Recomendasse a leitura em dias de lua cheia ???
Divertidíssimo essa leitura para acompanhar dias macabros. Apreensivo, divertido, amedrontador em alguns momentos. As vezes me via assustando com barulhos, de tão compenetrado me encontrava em algumas histórias. Me lembrou épocas em que me protegia debaixo das cobertas kkkkkkkkk.

A leitura me lembrou muito algumas histórias da coleção da Creepy lançado pela devir, que uma pena apresenta descontinuada :(.

Queria Estar Lendo 11/11/2021

Resenha: Histórias assustadoras para contar à noite
Recebido em cortesia da editora Pipoca e Nanquim, Histórias Assustadoras para Contar à Noite é uma coletânea de contos de terror e horror, editada originalmente por Stephen Jones (o mesmo responsável por O Grande Livro dos Vampiros) perfeita para quem curte uns arrepios com a leitura.

Com histórias de: Ramsey Campbell, R. Chetwynd-Hayes, Neil Gaiman, Charles L. Grant, Stephen King, Lisa Morton, Lynda E. Rucker, Robert Shearman, Michael Marshall Smith e Manly Wade Wellman, Histórias Assustadoras para Contar à Noite foi uma grata surpresa para o fim de Outubro. Tanto pela temática do livro quanto pela vibe que as histórias passaram.

Com contos que exploram o terror e o horror em suas diferentes formas, usando criaturas sinistras e lendas estranhas e mistérios não resolvidos, a coletânea entrega contos excelentes - e alguns um pouco mais fraquinhos. Não é perfeita, mas é a leitura perfeita para quem curte o gênero e procura histórias para te deixar com medo de olhar por cima do ombro.

Vou falar dos meus favoritos aqui, porque foram o auge do arrepiante na coletânea.

Clique-Claque, o Saco de Chocalho, de Neil Gaiman, entrega uma abertura perfeita. Um conto curto e sucinto que explora o terror da melhor maneira possível - com a escuridão e um monstro que aparece quando menos se espera.

A Chaminé, de Ramsey Campbell, explora um Natal nem um pouco feliz e convidativo, com alguma coisa bizarra e medonha espreitando a chaminé de um garotinho medroso. O elemento "tem alguma coisa aqui que só eu sei o que é" deixa o desenrolar da história muito tenso; nada mais tenebroso do que não estar em segurança no seu próprio quarto, não é mesmo?

A Química dos Fantasmas, escrito por Lisa Morton, tem uma vibe menos assustadora e mais aventureira, ainda que entregue uns bons momentos sinistros. Dois irmãos resolvem procurar um amigo que foi investigar uma faculdade mal-assombrada, sem imaginar que terão que se provar para sair de lá com vida.

Por fim, Vocês Têm Medo do Escuro?, de Charles L. Grant, envolve um jogo entre algumas crianças e sua babá pra lá de medonha. O escuro é um elemento que, por si só, apavora; aí você adiciona o elemento: babá demoníaca e tem um ótimo fechamento para a antologia.

A edição da Pipoca e Nanquim é belíssima; tem um acabamento ótimo, a tradução de Dandara Palankof está ótima e o fato de ter ilustrações de Randy Broecker para as cenas mais terríveis dos contos ajuda na atmosfera que a coletânea passa. Histórias Assustadoras para Contar à Noite foi uma grata surpresa, e uma indicação perfeita para quem gosta de histórias para tirar seu sono.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-historias-assustadoras-para.html

Edson Camara 12/11/2021

NÃO TÃO ASSUSTADORAS ASSIM, MAS BOAS, MUITO BOAS.
São 10 contos de terror, então espere coisas estranhas, há Neil Gaiman e Stephen King no meio, então espere coisas bem estranhas mesmo. A leitura é fácil e dinâmica porque os enredos são bons, bem fluidos e rápidos. O ideal é ler a noite com todas as luzes apagadas e só uma luzinha para iluminar a página, em um local quieto e silencioso, seu coração vai disparar e você vai ficar olhando os cantos antes de virar as páginas.
Eu li um conto por noite para aumentar o tempo do livro e ficar ansioso para chegar a noite e ler a próxima história, destaco aqui a conto: O homem que desenhava gatos, disparado o melhor texto do livro.
As ilustrações de Randy Broecker são um espetáculo à parte e algumas até mais assustadoras do que o próprio enredo a qual ela pertence.
A edição do livro em si da Pipoca&Nanquim é perfeita em tudo.

Livinha 29/11/2021

No geral, não achei os contos muito aterrorizantes (apesar de ter gostado mais de alguns do que de outros). Mas o que me pegou mesmo foram as ilustrações, inseridas nos lugares certos para dar o impacto das histórias! Ótimo trabalho editorial!

Everton.Paulo 31/12/2021

Bom livro juvenil
Finalizo mais uma leitura de outubro com um sentimento positivo. Nessa coletânea de contos de terror, temos histórias de autores novos e consagrados na área e com tudo que um conto assustador precisa ter: fantasmas, monstros escondidos em armários, mortos-vivos e animais muito ameaçadores.
Os personagens, em sua maioria, eram crianças e adolescentes, o que claramente coloca-os como público-alvo da publicação. A leitura é divertida e agradável e entrega o que promete. Aliás, começa muito bem com um conto bastante assustador de Neil Gaiman. A editora #pipocaenanquim foi bem feliz em trazer essa coletânea e deve agradar aos fãs do gênero.
Ah, não confunda com o outro livro que tem nome parecido e foi adaptado para o cinema.

Monise Nunes 29/01/2022

A leitura foi bem enfadonha, a maioria dos contos não é pra minha faixa etária então foi bem chato ler :(

Thales 20/02/2022

Não leia antes de dormir
Por experiência própria, não leia antes de dormir.
Não é com frequência que obras terroríficas (em quaisquer mídias) invadam minhas habituais madrugadas insones. Porém, alguns destes contos o fizeram.
Acredito que tenham me pegado por envolverem sempre alguma história sinistra envolvendo crianças e seus mais comuns medos. Aquela velha máxima "Quem nunca..."
Apesar dos pesadelos, uma leitura gostosa pra fazer e revisitar.

Igor.Banin 22/03/2022

Boa antologia, com altos e baixos. Poucas histórias são intensas, com uma boa média de autores conhecidos.

Campos 15/05/2022

Contos médios
Clique-Clique, o Saco de Chocalho - Bonzinho, mas nada assustador

Monstros de Fabricação Caseira - O pior do livro, muito bobo

A dama do lado - Bom início, e final mediano

Aqui a Tigres - Bobinho, mas bem escrito

A chaminé - me lembrou a maldição da residência Hill

Escola para inomináveis - Uma atmosfera meio contos da Cripta

O Sorriso da Vovó - Achei bem estranho especialmente a conotação da relação final

A química dos fantasmas - Achei bem infantil, mas com uma escrita divertida

O Homem que desenhava gatos - o melhor do livro eu achei muito bem escrito

Vocês tem medo de escuro - Divertido, me lembrou Nárnia de uma forma sombria

Leandro 2112 17/05/2022

Os contos em si são bacanas, nada tão grandioso assim. Ideal para quem pretende começar a consumir coletâneas de terror e busca algo não tão pesado, tanto na escrita quanto na violência. Recomendo.

Luliane.Machado 05/07/2022

Raro assustador
Juro que não li a primeira história a noite por receio de dormir com medo e ter pesadelos.
Mas foi ilusão da minha parte. Não tem terror a esse ponto.
São básicas as histórias, esperava um pouco mais (se existe uma compreensão maior a ser feita, desculpe, não estou nesse nível).
São histórias que podem ser lidas pra crianças e pode ser que essas fiquem com medo, mas nada demais.

Carol 20/07/2022

Histórias assustadoras para contar a noite
Eu queria ter gostado desse livro, adoro contos principalmente de terror, mas aqui a grande maioria dos contos são para crianças.

Acho que isso deveria ter sido avisado durante a publicação do livro e sua comercialização, pré adolescentes com certeza vão curtir esse livro, adultos eu já acho que não, adultos que são leitores assíduos de livros de terror e horror muito menos.

Além disso as ilustrações não são nem um pouco assustadoras e por vezes eu achei tudo meio bobinho.

1 | 2 | 3 | 4