Gente Ansiosa

Gente Ansiosa Fredrik Backman

Resenhas -

LetAcia972 30/05/2024

Que doideira!
Comecei esse livro com muitaaaa expectativa!
foi realmente uma leitura divertida, me apeguei muito a alguns personagens (principalmente a Zara), mas são tantas tramas ao mesmo tempo que acho que algumas acabaram perdendo um pouco do seu potencial.
a escrita é impecável, no fim eu me peguei tão imersa na trama que precisei me esforçar pra lembrar que os personagens não existem.
acho que a tradução pode ter feito com que eu estranhasse alguns trechos, mas nada que mude o fato de que é UM GRANDE LIVRO.

mydearbooks_ 29/05/2024

No fim, somos todos humanos tentando fazer o nosso melhor.
Fredrik Backman já tinha me ganhado em "Um Homem Chamado Ove" e esse livro chegou para confirmar como eu me identifico com a forma com que ele escreve.

Foi interessante demais acompanhar pessoas tão diferentes, com problemas tão reais, presas na mesma situação e sendo levadas pelos sentimentos que mais nos tornam humanos: o amor e a empatia. Se não fosse por eles, talvez o desfecho do drama de reféns terminasse de forma diferente.

Também adorei as ironias do autor durante a narrativa, me arrancou risadas sinceras!

O único ponto negativo, na minha opinião, foi a forma com que o plot twist acabou sendo prejudicado por conta da tradução para o português. Depois da construção feita no começo do livro, tudo acaba ficando um pouco confuso. Mas também entendo que é algo que a língua portuguesa impõe.

"Gente Ansiosa" é um livro divertido e profundo ao mesmo tempo. Traz uma sensação de conforto perceber que, apesar de todos os obstáculos que a vida coloca em nosso caminho, ainda é possível encontrar uma forma de recomeçar. "Precisamos nos permitir reconhecer que somos mais do que os erros que cometemos ontem. Que somos também todas as nossas próximas escolhas, todos os nossos amanhãs."

Ps: O livro tem alguns gatilhos. Sugiro pesquisar sobre eles antes de começar a leitura.

Camila2071 23/03/2024

Perfeito
"Dizem que a personalidade de uma pessoa é a soma de suas experiências. Mas não é verdade, pelo menos não inteiramente, porque, se nosso passado fosse tudo o que nos define, nunca seríamos capazes de nos suportar. Precisamos nos permitir reconhecer que somos mais do que os erros que cometemos ontem. Que somos também todas as nossas próximas escolhas, todos os nossos amanhãs."

Caroline Oliveira 19/02/2024

O começo prometia uma boa leitura, mas depois ficou maçante, desgastante.
Só insisti para saber o desfecho e apesar das reflexões a escrita não me "prendeu".

Aline 17/07/2023

Simplesmente o melhor livro
Eu já tinha assistido a série, mas não me lembrava dos detalhes. E simplesmente amei, eu demorei para conseguir ler pois estava esperando a reserva da biblion / BSP ( biblioteca de São Paulo) e o tempo, valeu super a pena. Não é o meu gênero favorito, mas já quero ler todos os livros do Backam. Amei todos os personagens, pois todos são reais. E como ele disse no começo " não é sobre um assalto a banco" é sobre a vida ??. Já quero indicar para todo mundo, quero que todos leiam e amem como eu amei .

junoslibrairie 24/03/2022

Quebra de expectativas
Fale de uma quebra de expectativas no melhor dos sentidos. O título desse livro me interessou bastante quando o vi pela primeira vez, mas, por alguma razão (e pela capa), presumi que a história fosse ser mais um desses romances contemporâneos sem graça que não me atraem. Somente quando fui finalmente ler a sinopse que percebi que estava totalmente errada. Chorei, ri horrores, me compadeci. Esse livro foi uma montanha-russa de sentimentos, mas tão sensível e humano. A estrutura da narrativa permitiu que cada momento fosse surpreendente (apesar do ?plot twist? sobre a identidade do assaltante ter sido um pouco confuso devido a natureza da gramática da língua portuguesa, confusão essa que não ocorreu no inglês, eu conferi). Para mim, foi uma leitura de 5 estrelas: é aquele tipo de livro que tem algo a dizer e cuja mensagem permanece contigo. É aquele tipo de livro que te faz sentir contemplada. É aquele tipo de livro que reflete as suas dores, mas, no fim das contas, te faz relembrar que ainda há esperança e que temos uma vida repleta de possibilidades para ser vivida.