O Clube dos Amigos Imaginários

O Clube dos Amigos Imaginários Glau Kemp

Resenhas - O Clube dos Amigos Imaginários

MARCIA MARIA 11/10/2024

AMIGOS IMAGINÁRIOS
É uma história profunda sobre a fragilidade da mente humana diante de atrocidades.
Ao mesmo tempo, demonstra como a mente consegue criar subterfúgios para manter a sanidade, o equilíbrio emocional.
A Voz e Bobo não são apenas amigos imaginários, eles são a sustentação da sanidade de Vanessa e Thiago.
E embora o final deixe um sabor muito amargo no leitor, ele também consegue deixar a esperança de que é possível encontrar a felicidade, mesmo que não de forma plena.
Livro lindo e emocionante!

sarah.bianchin. 10/10/2024

Diferente do que eu imaginava
Confesso que esperava uma história piegas e meio boba, mas o livro, apesar de curto, é cheio de emoções e reviravoltas que te prendem. Os capítulos curtinhos facilitam a leitura. Eu amei genuinamente! Mas eu não gosto de quando usam a morte de graça, pra chocar, e foi exatamente o que aconteceu aqui. Além disso alguns pontos da história poderiam ter sido aprofundados e não foram.

KauaraSantiago 08/10/2024

Impecável.
A escrita é super fluída com capítulos minúsculos, o que foi o ponto crucial pra eu me viciar na leitura (viva os pequenos capítulos ??)

tive um misto de emoções em relação ao personagens do início ao fim: estava achando o Thiago um porre ? oh menino lerdo! dps achei o urso extremamente tóxico e possessivo. e por fim, muita dor no coração.

o final foi tão repentino que eu simplesmente não consegui digerir, e quando digeri, não consegui parar de chorar. pq quando a Vanessa estava conseguindo ser feliz na vida, teve que morrer? é uma reflexão que daria uma ótima crise existencial.

em relação às loucuras dos personagens, minha interpretação não é que eles são doidos, são apenas traumatizados. a forma como eles encontraram de enfrentar o trauma, foi conversando com um ursinho de pelúcia para não se sentir sozinhos quando o monstro estiver por perto; ou ouvir uma voz e passar toda a responsabilidade de raciocinar para ela e deixar que ela te proteja dos traumas que nem você lembra; ou imaginar braços que te abraçam e te protegem de coelhos que talvez nem sejam o verdadeiro monstro; ou não aceitar a morte dos seus animais pq a despedida é dolorosa demais para de enfrentar...

de uma certa forma, todos nós passamos por algo assim, a diferença é que eles escolheram uma forma diferente de lidar com as feridas internas.

10000000/5?????

indgrii 06/10/2024

Comecei rindo e terminei chorando
Fazia tempo que eu não lia um livro que me prendesse tanto, e que me fizesse chorar tanto. É uma história muito bonita, de amor, superação e cumplicidade.
O que me fez não ter dado 5 estrelas foi o fato de que a história ficou meio vaga em certos momentos, mas eu não acho que atrapalhou a experiência e a compreensão.
Enfim, realmente é uma obra muito tocante, e eu acho que é ótima pra ser lida por adolescentes que estão entrando na vida adulta.

Lulu Villas 03/10/2024

A voz >>>>
Esse livro tem uma temática diferente, achei muito criativa a ideia de ter os amigos imaginários como narradores e, já nos primeiros capítulos, fui cativado e não consegui parar de ler.
Os capítulos são curtinhos, bem rapidinhos de ler e a leitura é fluída. Os personagens são legais, só não achei que os conflitos e o enredo em geral foram muito instigantes. Na verdade, eu esperava mais da história (pensava até que ia ser um suspense mas aí a culpa é minha mesmo). Achei que ficou muito preso na mesma coisa, só os quatro protagonistas tiveram algum desenvolvimento notável e o romance parou de me prender depois de um tempo.
Enfim, eu amei o amigo imaginário do Thiago (a voz), ele tinha toda a personalidade que o resto não teve e seus comentários eram os melhores. Só fiquei chateado que o passado dele não foi revelado (???) e acabou que nenhum personagem realmente foi tratado e fez uma terapia direito. Tipo, eles julgam os pais por tentarem cuidar deles sendo que eles realmente precisam de ajuda profissional. Se bem que 55% dessa galera é tóxica.
Os conflitos que giraram ao redor da família do Thiago talvez tenham sido os únicos que eu realmente gostei de verdade, achei bem profundos e envolventes. Fora isso, o final foi bem daora e tal, triste, mas em geral esse livro não funcionou pra mim. Até recomendo pra quem está curioso pra ler, pode ser que você aproveite mais que eu!

Maa 02/10/2024

Duas coisas. Que final FOI ESSE??????
E a sengunda é pq contaram a razão dos outros 3 ouvirem e verem coisas MAS A DO TIAGO FICA EM ABERTO????
Eu esperava um final totalmente diferente. Não cheguei a chorar mas encarei a página em choque. Enfim gostei muito.
sarah.bianchin. 10/10/2024minha estante
Eu deduzi que a razão dele é aquele assunto do Santiago, da festa de casamento (tentando não dar spoiler pra quem não leu kkkkkkk), mas nunca fica claro mesmo.

EvandroNeves 01/10/2024

BOM DEMAIS (CHOREI)
Que livroo meus amigos, que livro. Recomendo demais, história me prendeu do começo ao fim, muitas emoções ao mesmo tempo e um final que me quebrou

Maria19137 25/09/2024

Uma montanha russa
Se o objetivo da autora era fazer com que nos sentissemos unidos aos personagens, foi alcançado com sucesso!
Me senti em uma montanha russa em queda.

ClariceSilv@ 21/09/2024

Crescimento
Tudo é estranho e você não se encaixa ! Por ser você mesmo e não aquilo que os outros querem, por tentar driblar problemas criando algo só seu, um amigo imaginário, uma voz, um brinquedo, seu mundo... Onde dois garotos e duas garotas com problemas diversos se encontram na sala de terapia e descobrem que juntos podem vencer todos os desafios, onde envolve muito amor e muitas loucuras... Onde o destino que os espera é irreversível... ?

Bazon 20/09/2024

No começo eu achei tão chatinho, mas ainda bem que eu continuei a ler
que história linda, amei demais mas esse final simplesmente acabou comigo

Ray07_ 15/09/2024

Realmente é um livro que prende e te faz refletir muito, sobre muitas coisas da vida, o mundo precisa de mais loucos como esses, afinal cada louco tem seu mundo e quando esses mundos se completam a escuridão pode mostrar a luz.

Beatriz3357 13/09/2024

Eu engoli esse livro, li em 3 dias e só não li de uma vez pq a vida de clt é um cü.

não é um livro pesado mas é um livro com temas serios, abordados de forma sutil e leve na medida do possível, ele é MUITO engraçado e a diferença da narração do urso e da voz é incrível, simplesmente a voz sendo um dos melhores narradores com o humor ácido que esculacha o mlk a todo momento KKKKKKKKKKKKKK

acho que esse livro passa uma mensagem muito bonita sobre a vida, vale muito a pena ler, cada um dos personagens passa por muita coisa e ainda sim eles se fortalecem uns nos outros, e é isso que acontece quando você tem pessoas que ama de verdade, os problemas ficam em segundo plano

chorei pra caraIh0 com o final, apesar de já saber pq esses narradores deram spoiler do livro, o livro inteiro KKKKKKKKK, fiquei com muita dó dos três, principalmente do Ricardo que ficou com essa culpa, e do Thiago que perdeu o amor da vida dele, e eu não consigo imaginar como deve ser essa dor, mas todo o livro foi muito lindo e gostoso de ler

Samuel1224 09/09/2024

Mano, que livro louco
Achei uma leitura que começou bem arrastada sabe, e parece que ainda terminou com algumas pontas soltas, mas no geral foi um livro bom, a escrita é muito boa e fácil de entender, os personagens tem personalidades bem fortes. O final me pegou muito de surpresa!