Menos Marx, mais Mises

Menos Marx, mais Mises Camila Rocha

Resenhas - Menos Marx, mais Mises

Rodrigo 05/04/2024

Menos Marx, mais Mises
É um livro interessante, mostra uma direita adormecida, não sei se é nova. Prefiro acreditar que acordou.
Vale a pena a leitura.

Giovane 23/10/2023

Menos Marx , mais Mises
Menos Marx e mais Mises
O liberalismo e a nova direita no Brasil .

Estes são alguns temas abordados no livro:

Eclosão do mensalão,rede social Orkut , os
think tank's , Olavo De Carvalho, Ludwing Von Mises, Friedrich A. Hayek, Bolsonaro a nova direita, a radicalização do livre mercado, dentre outros. Não contém dados estatísticos, o livro realmente é baseado em um estudo da autora( Camila Rocha), para sua tese de doutorado.

Glauber 24/06/2023

Gostei muito da forma científica que a autora trata o tema e como ela embasa sua pesquisa referenciada por outros autores, como deve ser uma pesquisa de fato.

Ao contrário de alguns livros que tentam analisar os novos movimentos de direita por um viés jornalístico , Menos Marx, Mais Mises foca em entender parte desse movimento através de uma análise política.

Pontos que me chamaram atenção: a autora trata o novo direita (foco do livro) e o bolsonarismo como coisas diferentes, porém que se atraem.

Outro ponto importante, é que ela acredita que esses novos movimentos vieram para ficar na realidade nacional.

Danilo435 01/02/2023

Título não confere ao texto
Pensei que só ler teria um explanação sobre o que Mises defendia contra o outro ponto, e o que li foi a história da ascensão da direita e traição da direita contra a direita

Marcelo 27/11/2022

Imprescindível para compreender a nova direita no Brasil
Trata-se um livro fundamental para a compreensão da nova direita no Brasil. A Camila Rocha, de modo muito ético (ela é de esquerda) adentra o universo da nova direita em seu amálgama conservador a ultraliberal, desvelando fases, contextos, dinâmicas, relações? ao tempo que contribui para legar entendimentos, ajuda a superar preconceitos e enriquece a democracia.
A autora aposta no diálogo possível (para quem está aberto) e testemunha que conhecer o ?outro? muitas vezes nos ajuda também a crescer. Ao término do livro entendo melhor porque ?Mises? está distante de uma proposta coerente para o Brasil. Bem.. além da qualidade temática que o livro aborda é um valioso exemplo de como fazer pesquisa de modo implicado e respeitoso.

Sara277 17/03/2022

Sobre como chegamos no cenário Bolsonaro Presidente.
Uma leitura informativa, onde percebemos como a nova direita surgiu e que ela está aqui para ficar e nós temos que aprender que nem todos são reacionários e inimigos, entender o pensamento dessa nova direita é fundamental para as eleições desse ano.
Saber dialogar com quem quer dialogar e rechaçar o ódio e a ignorância. A segunda parte desse livro é a mais maçante e e difícil de ler, porém o livro como um todo é um presente pra quem como eu gosta de entender conceitos, pensamentos e e assim formar seu pensamento crítico. Assim como a autora eu tbm não comprei o liberalismo defendido por Mises, mas foi enriquecedor aprender sobre.

Mary Manzolli 11/02/2022

Uma boa base para entender o liberalismo moderno.
Originado da sua tese de doutorado em ciência política pela Universidade de São Paulo, inclusive ganhadora de prêmios de melhor tese de doutorado da Associação Brasileira de Ciência Política e de Tese de Destaque USP na área de ciências humanas, Camila Rocha a partir de sua passagem pelo Instituto Liberal, no Rio de Janeiro, entre 2015 e 2018, realizou uma série de entrevistas com lideranças políticas, intelectuais, ativistas e militantes da nova direita liberal do país.

O livro é uma radiografia do liberalismo brasileiro, inicialmente estudando a trajetória dos Think Tanks, centros de prospecção e convencimento, dedicados a divulgar as ideias de autores como Mises e Hayek nas décadas de 1960 até os anos 90 e, posteriormente, sendo substituídos pelas redes sociais e movimentos da sociedade civil.

Apesar de autodeclarar-se, abertamente, de esquerda., Camila Rocha, consegue manter o distanciamento necessário e realizar uma análise livre de preconceito, pautada na neutralidade e livre de posicionamentos ideológicos, nos permitindo compreender melhor a forma de levante desta "nova direita" pós redemocratização, que questiona e se rebela contra os pactos da Nova República.

É um livro curto mas muito rico em informações retiradas de documentos que a autora teve acesso dentro do IL-RJ, além de entrevistas diversas com cabeças pensantes do liberalismo (e também algumas nem tão pensantes assim).

Interessante perceber que, embora os que se exponham na mídia e nas redes, sejam os representantes de um liberalismo conservador (contraditório) e barulhento, inflamados de ódio contra a esquerda, o comunismo e o PT, mas com pouquíssimo conteúdo para a defesa de suas ideias, preocupados apenas em instigar polêmicas, é possível encontrar pessoas inteligentes no meio, que acabam por ficarem exitantes e um tanto envergonhadas com tamanha desordem de convicções.

A autora relata que em suas entrevistas, grande parte dos seus entrevistados, demonstrava repúdio à figura de Bolsonaro e sentia um desconforto latente ao falar da idolatria do mesmo ao Coronel Brilhante Ustra e à Ditadura Militar, atribuindo o apoio desta nova direita a Bolsonaro no segundo turno, ao desejo de ver-se livre do PT e por acreditar que o candidato, em razão dos seus inexistente valores éticos e morais, seria alguém facilmente manipulável.

Mas o jogo político não é para amadores, não é mesmo? Essas escolhas políticas custaram muito caro para esta nova direita ultraliberal que acreditou ganhar poder ao ajudar a eleger um mentecapto sem qualquer capacidade de gestão. Descredibilizada e desmoralizada, atualmente procura, desesperadamente, alinhar-se a outros segmentos da direita tradicional e até mesmo da esquerda para desvincular sua imagem de Bolsonaro.

Obra importante para a compreensão de como se movimentam as peças do xadrez da direita brasileira, desde a intervenção militar, até os dias atuais, quem são os principais financiadores e quais são as estratégias de convencimento utilizadas para mobilizarem o cidadão comum a, lamentavelmente, defender estratégias de mercado que beneficiem grandes empresários e investidores em prejuízo de seu próprio bem estar e qualidade de vida.

Marcus 20/01/2022

Excelente trabalho
A autora foi muito feliz em conseguir construir a trajetória da nova direita no Brasil, conseguindo reunir seus principais atores, suas ferramentas e estratégias. Considero o livro muito esclarecedor para qualquer pessoa que deseja entender mais a fundo como ocorreu e o que está por trás desse movimento, que está relacionado temporalmente ao bolsonarismo e que eu antes da leitura acreditava serem a mesma coisa.

Heitor.Mattos 17/10/2021

Interessante
A autora defende bem as teses apresentadas, pensamento sólido e bem desenvolvido. Concordo com bastante partes e algumas não, vale muito a leitura. O titulo pode espantar alguns leitores (esquerda) e atrair outros (direita), mas digo, o livro vale para todos até para você entender o que não gosta, conhecer as ideias que você não gosta fortalece as que você defende.

No meu caso fortaleceu mais ainda as ideias que eu já defendia. Enfim, valeu a leitura.