A Biblioteca de Paris

Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Katia Góes 27/05/2024

Armas poderosas...
A Biblioteca de Paris - da escritora Janet Skeslien Charles - um romance histórico que descreve a essência da resistência humana durante a Segunda Guerra Mundial, abordando questões como o poder do amor, da amizade, a importância da família e o poder da literatura na vida das pessoas.

? A história é contada em dois momentos: Paris em 1939 e Froid, uma pequena cidade no estado norte-americano do Montana, em 1983.

? Na capital francesa, pouco antes da guerra, conhecemos a jovem Odile e a conquista de um emprego na Biblioteca Americana de Paris. Na sua opinião, a camaradagem entre funcionários e frequentadores habituais gera ?uma verdadeira comunidade? que transforma o edifício em algo ?mais do que tijolo e livros: a sua argamassa era constituída por pessoas que cuidavam umas das outras?.

? No Montana, em plena guerra fria, conhecemos Lily, uma adolescente solitária, fascinada pela vizinha idosa, que veio da França como noiva de guerra de um soldado americano. Já viúva, habita numa casa onde livros cobrem as paredes, a anos-luz do resto da comunidade, que nunca deixou de considerá-la estrangeira. O fato de ser a única pessoa da terra com conhecimento do mundo para além dos seus arredores atrai Lily, e a relação que nasce entre elas determinará o curso do resto das suas vidas.

? Um dos pontos tocantes do livro, é vermos como a amizade tem um valor enorme na nossa vida, sendo ela capaz de nos salvar, ou até mesmo de nos destruir.

? Para quem ama livros, essa é uma obra bem emocionante, nela os livros tornam-se as armas com as quais os bibliotecários lutam contra a opressão que lhes é imposta. Durante a ocupação alemã na França, de fato, os funcionários da biblioteca resistiram ao domínio nazista, possibilitando que as pessoas continuassem a ter acesso aos livros, inclusive os judeus. E isso se torna ainda mais significativo quando sabemos que é um dado real...

Então, se você gosta de histórias que misturam livros, guerra, amizade, amor e família, essa é uma ótima história para você. Uma ótima semana!

? Mais uma LC de Amizades & Livros & Vinhos. ?

Rafaela 26/05/2024

A Biblioteca de Paris
Um livro baseado em fatos reais que trata como foi a realidade nas bibliotecas durante a guerra e a luta dos bibliotecários para manter as pessoas com acesso aos livros quando Paris foi invadida pelos Nazistas.

Uma história com duas protagonistas Odile e Lilly na qual os capítulos vão se entercalando entre elas e contando a história que se passa no passado e futuro.

Lilly uma jovem adolescente que passa por situações delicadas em sua vida, na qual constrói uma amizade com Odile sua vizinha misteriosa que trás para ela ensinamentos valiosos.

Odile a protagonista da história que enfrentou a guerra sendo bibliotecária e lutando para que as pessoas em meio a todo sofrimento tivessem acesso aos livros e junto à isso também enfrentando seus dilemas pessoais.

"A biblioteca é o meu porto de abrigo. Consigo sempre encontrar entre as estantes um canto a que chamar de meu, um espaço para ler e sonhar".

Livro recomendado para quem gosta de ler sobre guerra, drama familiar e livros que falem de livros.

Além disso tem várias passagens no livro muito interessantes para refletirmos.

#clubecurtaleitura #desafiodomesdeabril
Jocasta | @curtaleitura 26/05/2024minha estante
Eu adorei conhecer essa história ?

luannafreitas 24/05/2024

15/2024
?Livro lido em Abril/2024!
15/2024

?A Biblioteca de Paris
?Gênero: Romance Histórico
??Autora: Janet Skeslien Charles
?Editora: Record
?LC: Bia, Juju, Katia, Pri
?????

? ?Amar é aceitar alguém, em todas as suas partes, até aquelas de que a gente não gosta ou não entende.?

? Estou amando livros de romance histórico! E esse é mais um que marcou minha vida de leitora! A Biblioteca de Paris, é uma belíssima história ambientada nos anos 30 do século XX. Com fatos narrados em um momento muito sombrio da história humana, a Segunda Guerra Mundial.

? A história é narrada em dois tempos: 1939, em Paris, e 1983, em Montana, nos Estados Unidos. Nessa segunda narrativa, Odile é uma senhora já e mora sozinha e um tanta reclusa até que conhece uma adolescente chamada Lily, uma menina curiosa e apaixonada por livros e aventuras.

? O que eu mais gostei no livro, foi esse paralelo que a autora fez, onde ela juntou a história dessas duas protagonistas totalmente diferentes, não somente em experiência de vida, mas também em idade, mas que vão manter uma ligação muito forte durante a história.

? O que mais me tocou, foi ver como a amizade tem um valor enorme na nossa vida, sendo ela capaz de nos salvar, ou até mesmo de nos destruir.

??? Então, se você gosta de histórias que misturem livros, guerra, amizade, amor e família, essa é uma ótima história para você.

#abibliotecadeparis # JanetSkeslienCharles #editorarecord #amigas&livros&vinhos #amoler #leituracoletiva #romancehistorico
#ficcaohistorica #guerraliteraturaeficcao #dicasdeleitura #leituracoletiva #amigasqueleiamjuntas

Pripriqueiroz 22/05/2024

MARAVILHOSO
Eu costumo devorar os livros. Leio-os rápido! Mas nas primeiras páginas de A Biblioteca de Paris percebi que esse era para ser degustado, saboreando cada linha. Tive a certeza de que sofreria com o seu final.

A grandiosidade desse livro está na construção dos personagens. A calma com que são apresentados cria vínculo e empatia com o leitor. E eles são cativantes! Torci, vibrei e chorei (muito!) por eles.

Apesar do contexto histórico ser a 2ª Guerra não achei dramático, mas achei um livro intenso. Me senti no bastidor da guerra.

É um livro que muito além da bravura dos bibliotecários durante o conflito em manter a Biblioteca aberta, traz relações humanas e familiares muito fortes. Em tempos difíceis, muitos não têm escolha sobre qual atitude tomar. Mas a maldade pode turvar até os sentimentos mais nobres. E é então que até os sábios podem se contaminar. Outros, em contrapartida, seguirão sem titubear.

MA RA VI LHO SOOOOOO !!!
Outro candidato a minha melhor leitura do ano.

Rossana 22/05/2024

Um livro fácil e gostoso de ler. Uma leitura clara e fluida, sem muita enrolação.

Com personagens cativantes, autênticos, cuja histórias se entrelaçam de forma emocionante. Histórias vividas tendo como pano de fundo a ocupação nazista em Paris, no período da Segunda Guerra.

"A Biblioteca de Paris" explora temas como resistência, coragem, solidariedade e amor em tempos de adversidade. A narrativa apresenta um retrato vívido e emocionante da vida dos bibliotecários e dos frequentadores da biblioteca durante um dos períodos mais sombrios e tristes da história mundial.

A história é emocionante e comovente que nos lembra da importância da cultura, do conhecimento e da solidariedade em tempos de guerra e conflito.

Para quem gosta do tema da Segunda Guerra e do ambiente de bibliotecas, é perfeito. Amei!

?? ?? ?? ?? ??

Ana Vizentim 21/05/2024

Uma nova visão da guerra
Essa leitura foi uma surpresa. Me trouxe mais uma visão desconhecida sobre a II Guerra. Sem contar que é uma história sobre mágoa, erros e acertos.
Uma grata surpresa q mistura o passado e o presente nos fazendo viajar para Paris durante a Guerra e, ao mesmo tempo curtir um belo drama familiar.
dim_e_oslivros 21/05/2024minha estante
Eu amei tanto esse livro

Mundo em Páginas 21/05/2024minha estante
Muito bom ter sua opinião. Está na minha lista...

Alessandra 21/05/2024minha estante
Bem isso. Uma grata surpresa?

Natalie.Boscato 15/05/2024

A biblioteca de paris Janet Skeslien Charles
Há muito tempo um livro não me emocionava tanto.

Janet, a autora, me fez chorar em diversos momentos. Me fez virar amiga dos personagens, me fez ter raiva de outros e me fez me sentir enganada por outros.

A Biblioteca de Paris com certeza tem 5 estrelas!

Odile é uma personagem ímpar. Traz muitos dilemas cotidianos, que eu parei diversas vezes para refletir. Lily traz doçura e ingenuidade que me fez relembrar a minha adolescência.

Em um momento tão triste da nossa humanidade, a Segunda Gerra, conseguimos sentir o que elas sentiram. A fome, o desespero, a desesperança, a dor mas ao mesmo tempo conseguimos sentir o Amor.

Que livro LINDO!

Daniela742 14/05/2024

Eu que adoro devorar livros, senti a necessidade de fazer uma leitura com calma apreciando todos os detalhes. Detalhes sobre a Segunda Guerra, detalhes sobre o romance tão lindamente narrado.
Amor, paixão, relações familiares, laços de amizade, relatos de guerra? uma leitura muito enriquecedora e fluida.
Finalizei completamente encantada pela protagonista Odile. ?

Marcelo 13/05/2024

Emocionante
Uma história emocionante, personagens carismáticos e um ritmo agradável na história. Adorei a leitura, me emocionou muito a trajetória da protagonista e dos personagens ao seu redor. Durante a narrativa aparecem várias citações e títulos de livros que achei uma ótima ideia da autora. Já coloquei alguns na minha lista de leitura. Recomendo fortemente este livro.

Camila 09/05/2024

Uma forma linda de preservar a história
O livro é baseado em fatos reais sobre pessoas que trabalharam na BAP (Biblioteca Americana de Paris?) nos tempos da guerra.
Ele mistura muito bem os fatos históricos com os dramas desses personagens e tem um poder de te fazer criar laços com eles.

Adriana1161 06/05/2024

Os encantos de uma biblioteca
Adorei essa história, que mostra mais os sentimentos do que os fatos.
Ela se passa na Biblioteca Americana de Paris, no período da Segunda Guerra e ocupação nazista.
Muito bem escrito, vai crescendo conforme a leitura avança.
Pontos bem amarrados.
Mostra os horrores da guerra, sem muito exagero ou passagens violentas, mas também, sem floreios. Na medida certa!
A guerra não termina quando acaba!
"que tratemos os outros com dignidade e compaixão."
Personagens: Odile, Rémy, Lily, Margaret, Paul, Eleanor, Bitsi
Local: Paris 1939/1944 - Montana 1983/1989
@driperini

Andrea Lacombe 28/04/2024

?Confesso que estava com a expectativa alta com essa leitura e não foi o que eu esperava. A autora abordou mais questões sobre a amizade, importância da família, a força do amor e, principalmente, o poder dos livros na vida das pessoas. Achei que o período histórico ficou um pouco em segundo plano. O final foi bastante corrido pincelando a vida de cada personagem.?

MonicaMMelo 21/04/2024

Uma leitura emocionante! O livro é baseado em fatos reais e retrata os sentimentos vividos pelos cidadãos parisienses durante a segunda guerra.