Batman Especial vol. 03

Batman Especial vol. 03 Chuck Dixon...

Resenhas - Batman Especial vol.03

Dango Yoshio 11/09/2024

Robins em ação
Um quadrinho interessante pra conhecer os Robins: Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake, Stephanie Brown e Damian Wayne.

São histórias curtas, mais pra conhecer a personalidade de cada e a dinâmica da relação com o Batman e os outros Robins.

Caique.Nascimento 25/06/2024

O Robin até aqui
Uma passagem pela vida dos Robin's.
Apesar do Dick ser o principal, suas histórias são as mais chatas.
Jason tem uma curta, mas marcante.
Tim Drake tem uma história que reafirma sua inteligência e potencial.
Stephanie apenas preenche umas páginas.
E o Damien tem potencial pra ser um dos melhores Robin. Desde seu individualismo até sua origem e amizade com John, é tudo muito promissor.

Murillo Bertolini 30/12/2023

Meio água com açúcar
Seguindo na esteira de outras edições comemorativas de 80 anos, Batman Especial vol 3 traz a edição especial do Robin, com homenagens para os cinco personagens que já vestiram o manto do menino prodígio: Dick, Jason, Tim, Stephanie e Damian.

Diferente da edição comemorativa do Coringa onde havia uma grande oscilação na qualidade das histórias, sendo umas excelentes e outras fracas, nesse encadernado temos uma consistência maior entre elas, sendo todas de nível parecido. No entanto, diferente da edição do palhaço do crime, quase nenhuma edição aqui realmente me saltou os olhos, tirando a história de Jason Todd.

Dentre as dez histórias, destaco "Um Empurrãozinho", onde Marv Wolfman retrata o momento onde Dick completa 18 anos e começa a se ver cada vez mais como um herói próprio, saindo debaixo das asas de seu mentor e como Batman está lidando com a situação. Além disso, a história "Plano de Aula" representa de maneira muito inteligente e contra nossa expectativa os ensinamentos que Dick leva consigo do treinamento com Batman. Por fim, talvez a melhor história do encadernado seja "Mais Tempo", onde Jason entrega um presente para seu mentor, representando toda a efemeridade que foi seu tempo como Robin, como eles não conseguiram estabelecer uma relação duradoura e ultrapassar obstáculos (como os outros Robins) e como isso afeta a relação deles até hoje, visto que ele precisaria de "Mais Tempo".

Do resto, nenhuma história é realmente fraca, mas em quase todas senti falta de algo a mais, algum diferencial que tornasse as histórias e a edição memorável, o que é uma pena, visto que o personagem é um dos mais importantes da história dos comics de super-heróis.

Thiago 02/06/2023

A DC celebra o 80º aniversário de Robin em grande estilo, com uma equipe criativa de estrelas que representa cada ação do personagem icônico em oito décadas de história! Das aventuras altaneiras de Dick Grayson à tragédia de Jason Todd, o entusiasmo de Tim Drake e a arrogância de Damian Wayne, a persistência de Stephanie Brown e a rebeldia de Carrie Kelley - o manto de Robin foi usado por muitos, mas sempre representa uma coisa: um herói. (Robin 80th Anniversary (2020) 1)

booklover21 17/07/2022

?Ele me queria não como o Robin. Mas como o filho dele?
Achei muito bom saber mais dos Robins, e a relação deles com o Batman porém na parte do Jason deixou a desejar, sem contar que foi divulgado que teria sobre a Carrie e nem apareceu ela ?? Entendo que era mini histórias e só mais sobre as relações cm o Batman e de amadurecendo mas a cena do Jason foi fofa mas tão?? E não ter NADA da Carrie foi a única coisa chata da HQ

Amanda 14/07/2022

Esqueça o seu mentor é faça o seu melhor
Gostei muito de como contou a vida deles sabe em partes, mostrou como cada um lida com a vida como eles estavam aconselhando o Tim "vc foi treinado pelo Batman faz o que te der na telha".
Como cada um vê o mundo e como lida com eles.
?Achei muito fofo o do Jason?

Sophia 16/02/2022

Achei essa hq tem algumas histórias dos robins ( o dick, Jason, Tim, Stephanie, Damian),não são histórias de origem mas são essenciais e muito legais, recomendo para quem gosta deles, e no final mostra um pouco da trajetória deles e como o manto de robin foi passado para cada um deles.

A leitura e bem rápida e fluida, gostei muito das histórias.

Paulo 07/09/2021

Uma bela homenagem ao garoto prodígio
O ano de 2020 foi muito especial para o universo do Batman, pois vários personagens que orbitam ao seu redor completaram 80 anos, entre eles figuram o Coringa, a Mulher-Gato e o Robin. E para celebrar esse momento tão especial a editora DC Comics publicou uma pequena coletânea de histórias de cada um desses figurantes para registar os seus octogésimo aniversário. No Brasil até o momento que escrevo esse texto a editora Panini publicou somente dois especiais, o do Coringa e o outro do Robin. E para minha alegria eu tive a oportunidade de ler as duas revistas. Embora eu tenha gostado dos dois matérias, o especial do Robin me agradou mais. Diferente do especial do Coringa que teve três histórias que não curti, nesse último eu me afeiçoei e gostei de todas as histórias da revista.

O curioso é que se levamos ao pé da letra, quem faz 80 anos é o primeiro Robin, o Dick Grayson. Contudo como Robin é uma identidade, não uma pessoa, então todos os integrantes que vestiram o seu manto e atuaram ao lado do Batman aniversariam juntos, porque todos são Robin. E o legal disso é que dá para trabalhar o personagem sobre diversos ângulos já que cada protagonista é diferente e tem a sua própria maneira de agir e pensar. E isso é interessante porque acrescenta mais camadas ao garoto prodígio e nos proporciona boas histórias do personagem. E é isso que essa coletânea faz com esmero, ela nos entrega várias histórias mostrando momentos emblemáticos de cada figurante e uma característica marcante de cada um deles.

A revista é dividida em cinco partes, começando com o Dick Grayson, onde lemos histórias dele como Robin, Asa Noturna, Agente 37 e acompanhamos o seu desenvolvimento como um herói independente a sombra do Batman. A segunda parte contém uma história do Jason Todd, o segundo Robin, que mostra um momento bem marcante dele com o Batman. A terceira parte conta duas narrativas envolvendo o Tim Drake, o terceiro Robin. Aqui é explorado o quanto ele é inteligente, o momento em que ele se tornou um herói independente e a sua interação com outros ajudantes do Homem-Morcego. A quarta parte figura uma garota Stephanie Brown, a quarta Robin, aqui lemos uma história leve com uma arte bem estilizada. E por ultimo e não menos importante a quinta parte mostra Damian Wayne, o filho biológico do Batman e o atual Robin. Lemos aqui duas histórias envolvendo o personagem, a primeira abordando a sua amizade com o filho do Superman e a segunda o seu relacionamento dele com o pai.

Em suma eu me diverti e gostei de todas as histórias, com exceção apenas de uma, a intitulada “Plano de Aula” a trama mostra o Dick Grayson como Agente 37, eu não a considero uma história ruim ou mal escrita (nem muito menos mal desenhada) apenas achei que o roteiro dela poderia ter sido melhor desenvolvido. Por outro lado a história que eu mais gostei do quadrinho foi a trama envolvendo o segundo Robin, intitulada “Mais tempo” adorei como o roteiro e a arte conciliaram um momento do passado e do presente envolvendo o personagem e o desfecho que foi emocionante.

Uma homenagem mais que merecida ao garoto prodígio, super recomendo a leitura!

Mutante X 28/08/2021

Vovô Prodígio
Sempre gostei mais do Robin do que do Batman. Talvez, por seu design mais colorido, em contraste com a "soturnice" do Homem-Morcego, sempre achei o Robin um personagem muito mais rico. A própria criação do personagem veio quebrar a seriedade do personagem e gerar uma identificação com os leitores mais jovens, dando início a uma série de outros sidekicks. Esta edição especial comemora os 80 anos do Menino (?) Prodígio, apresentando várias HQs curtas que exploram os perfis de cinco garotos a usar o uniforme e o nome de Robin. Uma falha imperdoável é que, no texto da quarta capa, é mencionada a jovem Carrie Kelley (Robin da minissérie O Cavaleiro das Trevas) e há até uma imagem dela no encadernado, mas nenhuma HQ da jovem. Fora isso, é uma boa homenagem ao eterno "parceiro mirim" do Batman que se tornou bem mais que um coadjuvante.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Clemente 14/08/2021

Robins eternos
Bem divertida e dinâmicas as histórias apresentadas. Diversos traços diferentes de desenhistas diferentes, alguns causam estranheza pela sua peculiaridade, mas são condizente com a ?juventude? dos 80 anos do personagem. Ficaram devendo apenas a história com a Carrie kelley apesar da sugestão do posfácio!