Extraterrestre

Extraterrestre Avi Loeb

Resenhas - Extraterrestre

Rittes 30/08/2021

Será?!
Não acredito em vida fora da terra... pelo menos não nos moldes como a temos aqui. Por isso, relatos sobre alienígenas, ovnis etc. sempre me divertem, mas não convencem. Este livro é diferente. Seu autor é um estudioso sério e, por isso mesmo, é de surpreender que tenha escrito tal relato. Ao afirmar com todas as letras que o objeto conhecido como Oumuamua é um artefato alienígena, sem dúvida, ganhou alguns desafetos e colocou sua reputação em risco. Por outro lado, sua certeza é desconcertante. Um tanto complexo para o leitor comum, o livro é interessante. E só. Não será capaz de convencê-lo, se você é como eu. O problema é que o fato de não acreditarmos em algo não faz com que ele simplesmente não exista. Experimente.
Igor.Sousa 31/08/2021minha estante
parece instigante

GiB@ 21/02/2023minha estante
A verdade é que não existe lógica alguma ter vida somente aqui na terra. Estatisticamente é impossível e a falta de prova ate agora não prova que não exista. É como vc pegar uma colher de agua do mar e dizer que não existem tubarões no mar pq na sua colher não há tubarões. Isso soa ate arrogância. Me desculpe a sinceridade.

David 26/06/2023minha estante
"pelo menos não nos moldes que temos"...

GiB@ 27/06/2023minha estante
Entendi David, mas o universo é tao vasto, que mesmo nos moldes daqui tambem é impossivel que sejamos somente nos. Com certeza existe vida muito parecida com a nossa. O problema é na verdade esse, quando falam em vida fora da terra, muitos acham que a vida so é vida se for igual a nossa kkkk

David 27/06/2023minha estante
Exatamente! É mais improvável que seja como a nossa.

Pedro 23/03/2024minha estante
Por que é improvável que seja como a nossa? Eu acho que essa é uma forma arrogante de pensamento. Faz pensar que somos a epítome do universo.

Lucas.Rocha 05/07/2023

1I/?Oumuamua
Resolvi me aventurar nessa leitura, por sugestão do canal '' Ciência sem fim '' Podcast, comandado por Sergio Sacani, em certo episódio o apresentador explanou sobre o Oumuamua e relatou sobre as teorias de Avi Loeb, o autor desta obra e deu notícias e atualizações sobre objeto, objeto esse que cruzou nosso sistema solar em 2017, e foi detectado por um telescópio no Havaí.

Bem, fiquei curioso com o caso e resolvi me aprofundar mais no assunto, que se diga de passagem, não se trata de um assunto de fácil compreensão, especialmente para leigos como eu, porém é um assunto fascinante.

Sobre a temática, acho tudo fascinante, sinceramente, o livro possui trechos que não entendi tudo que o autor argumentou por se tratar de uma linguagem mais técnica e de ser um tema mais específico. Porém, a maioria dos capítulos, apesar da linguagem técnica e às vezes maçante, são capítulos leves, que muitas vezes fluem e não retraem a leitura.

Um bom estudo, um panorama na ótica do autor. O autor, uma autoridade no assunto, escreve de forma compreensiva para os leigos.

O texto de caráter argumentativo traz sugestões, afirmativas e conjecturas, que deixam a leitura equilibrada e de fácil compreensão para o leitor leigo no assunto.

Portanto, não concluí ao final da leitura, que o Oumuamua, seja uma nave ou objeto interstelar criado por vida inteligente, como o autor defende em seu livro. Na minha humilde opinião penso que o Oumuamua seja um objeto de criação natural, porém a sua passagem por nosso sistema, é sem dúvida intrigante e no mínimo rara. Para mim até o momento, nós seres humanos, somos as únicas formas de vidas inteligentes, capaz de se comunicar no vasto universo a nossa frente, dotada de inteligência e tecnologia que avança a cada dia, posso cair no argumento que muitos repetem, '' não é possível que num universo tão grande e com bilhões de estrelas, galáxias e planetas, estejamos sós '' porém na minha concepção, não é um objeto intrigante vindo de um local remoto no universo que provará a existência de outras formas de vida.

Lilian_89 17/02/2022

Incrível

O livro todo gira em torno da hipótese de o Oumuamua ser uma possível peça de tecnologia alienígena, o que comprovaria a existência de vida inteligente no universo fora da Terra. Entretanto, toda a discussão acerca da origem do Oumuamua leva a outras discussões tanto ou mais interessantes, entre elas a resposta à pergunta que nos fazemos há algum tempo: estamos sozinhos no universo?

É interessantíssimo a forma como o autor discute essa questão tendo como base a hipótese do Oumuamua como algo alienígena fabricado por vida inteligente. O Oumuamua foi descoberto em 2017 e foi o primeiro objeto interestelar observado por nós entrando em nosso sistema solar. Ele foi captado por alguns de nossos grandes telescópios e após a análise de dados coletados foi oficialmente descoberto quando já estava se dirigindo de volta para o espaço interestelar.

As hipóteses sobre o que de fato é o Oumuamua são variadas, pois, o objeto apresentou diversas peculiaridades, entre elas a sua aceleração estranha ao sair do sistema solar. Nessa discussão de hipóteses, o autor nos pede para ter a mente aberta, pois os dados podem apontar para uma tecnologia alienígena, porém é necessário mais dados, que não temos, para confirmar tal conceito. Ele apresenta a ideia das velas de luz, uma tecnologia que poderia ser compatível com os dados obtidos do Oumuamua.

Além das definições da hipótese de tecnologia alienígena, a discussão acerca da pergunta estamos ou não sozinhos no universo, para mim, é o ponto alto do livro. Como nós humanos em um planeta entre tantos podemos estar sozinhos em um universo gigantesco? Como reagiríamos à notícia de que descobrimos vida em outros planetas? Como reagiríamos à descoberta de vida inteligente em outros lugares do cosmos?

Essas questões são levantadas no livro que além de tentar respondê-las nos dá um vislumbre de tudo que poderíamos alcançar após essas descobertas. Nossa visão de mundo mudaria completamente. Entretanto, ele ainda questiona se temos maturidade e tecnologia suficiente para tais descobertas? Ele cita ainda os filmes sobre ETs, que os coloca como uma piada, algo absurdo, ora, já nos deparamos com conceitos absurdos antes, como a própria existência de buracos negros, que hoje são comprovados e já até fora fotografado.

Um livro interessantíssimo que te faz pensar mais profundamente sobre nossa arrogância em pensar que em um universo gigantesco com infinitas possibilidades a vida, e mais ainda, a vida inteligência só se desenvolveu aqui. Muito boa a leitura, recomendo demais.

Bruno.Defaveri 07/08/2021

Visita de suposta vida inteligente
Livro muito bem escrito, relata a suposta descoberta de um objeto no nosso sistema solar, que não aparenta ser somente um asteroide, mas sim um objeto criado por uma suposta civilização inteligente, boa leitura.
Rê Lima 11/02/2022minha estante
Oi, Bruno, não é um suposto objeto não, é uma história real. Claro, não se sabe realmente se é alienígena ou não, mas passou mesmo pelo sistema solar. Jiga o nome dele no Google que tem várias reportagens legais pra ler.

GiB@ 21/02/2023minha estante
Não é suposição, são fatos. Foi descoberto

Sarah 14/01/2022

MLV 2022 - Grupo: Estrategistas. Missão #3
Não posso dizer que entendi muita coisa, mas posso dizer que o mínimo eu entendi. Toda a parte matemática, física e afins simplesmente não fez nenhum sentido para mim; porém, todo o resto foi bem interessante. Uma coisa que eu achei surpreendente foi que do ponto de vista do autor, a comunidade científica tem muito medo de ir contra ideias pré-estabelecidas e ainda instigam cientistas mais jovens a seguir os caminhos mais seguros. Eu não fazia ideia de que o povo era ""atrasado"" assim. E a outra coisa que eu curti foi o quanto ele investe na hipótese de vida extraterrestre, de maneira séria e científica, provando que não tem porquê temer essa linha de pensamento e nem fazer parecer que todos que seguem esse caminho são cientistas malucos e descabelados.

Ana 24/04/2022

Um livro muito interessante e com ótimos insights para quem sabe pouco ou quase nada de astronomia.
O começo é arrastado e custa a fluir, pois o autor se perde em devaneios sobre a própria vida. Mas, passando essa parte, vai que é uma beleza!
Aprendi bastante, adquiri novas percepções sobre alguns assuntos e reiterei minha convicção em outros. Definitivamente recomendo a leitura!

Rê Lima 17/02/2022

Talvez quem goste de considerações sobre o espaço, debater se existe vida (inteligente ou não) lá fora ou se seria possível um algo mais concreto nessas descobertas vá curtir o livro. Eu achei muito chato.

JL Marcal 28/09/2022

Maravilhoso
A leitura desse livro me fez refletir muito e só aumentou meu amor e admiração pela astronomia. Simplesmente perfeito. Recomendo demais!!!!!

Moya2 10/07/2022

Intrigante
O cientista levanta detalhes extremamente intrigantes sobre a passagem do objeto interestelar batizado de Oumuamua.
Com base nestes diversos dados recolhidos nos mais variados pontos, o autor embasa a teoria do objeto ser um artefato extraterrestre.
Muito bom.

Carol Matsuoka 18/09/2022

Extraterrestre: o primeiro sinal de vida inteligente
Não, não é um livro de ficção científica, pelo contrário é um livro de trabalhos sérios e constantes de um pesquisador que é chefe do departamento de Astronomia de Harvard.
O foco do livro é o objeto anômalo o Oumuamua que passou pelo sistema solar entre Setembro e Outubro de 2017, o autor apresenta uma série de fatos e incongruencias sobre esse objeto e defende (de maneira perspicaz, inteligente e incomum) como esse pode ser o primeiro sinal de vida inteligente fora da Terra e porque isso faz muito sentido.
Acredite é muito empolgante e inspirador ver isso do ponto de vista de alguém da "elite intelectual" do assunto, no entanto, o livro também aborda aspectos da trajetória do autor e vários assuntos que transitam da filosofia a Astronomia.
Apesar de ser um pouco denso e sério me fez refletir bastante sobre a pequenez da humanidade no universo e de como isso pode nos tornar humildes e melhores.
"Como foi tirada a primeira foto de um buraco negro[...] é um lembrete de que, quando a humanidade trabalha em conjunto, é possível alcançar o inimaginável." P.256
É instigante, reflexivo e inconformista, apenas leia.

Monyses 05/05/2024

Leitura muito interessante!
Apesar de muitos termos e conceitos não conhecidos da física, foi uma leitura agradável pela forma exemplificada que o autor apresentou os dados, curiosidades e hipóteses. Mediante a vastidão do universo, incrivelmente é vista a ignorância da comunidade científica espacial quando o assunto se trata de vida ou objetos (extraterrestres); o autor, durante o decorrer dos capítulos, pressiona a mesma tecla mencionando o quão importante é que esse preconceito seja descartado, uma vez que o 'Oumuamua mesmo que por sua passagem rápida em nosso sistema, de forma estatisticamente comprovada, ele não se enquadrava a qualquer outro grupo conhecido, seja de cometas ou asteroides. O autor traz características que o difere de outros objetos conhecidos, aspectos físicos e químicos, nos revelando a falta de reconhecimento necessário que não foi dado por grande parcela dos astrônomos. Excelente a forma como o autor detalhou tudo, mencionando estudos e nos mostrando referências; as imagens durante a leitura ajudaram bastante no processo de visualização.

GiB@ 21/02/2023

Otimo Livro
Como o autor mesmo nos conta, Copérnico, quando disse que os planetas orbitam o sol, foi acreditado por poucas pessoas e a maioria eram seus amigos, no futuro todos tiveram certeza que ele estava certo, mas ate lá foi ridicularizado com certeza.
É como vc pegar uma colher de agua do mar e dizer que não existem tubarões no mar pq na sua colher não há tubarões. Isso é arrogância, e é assim que a maioria da comunidade científica trata Avi Loeb ate hoje, porem devemos lembrar que Stephen Hawking acreditava e o apoiava logo que o conheceu.
Para mim a parte triste é ter essa certeza de que muitas pessoas, governos e ate cientistas, não dão valor ao estudo de vida fora da terra e isso poderá ser essencial no futuro

Pedro.Braga 29/03/2023

O mistério está lá fora !
O livro pode ser um pouco massante para os leitores que não gostem tanto do tema, pois são apresentados muitos detalhes técnicos sobre as análises realizadas pelo autor. Mas, para aqueles que buscam saber mais sobre ufologia, esse livro é um prato cheio. E o conteúdo apresentado no livro são de eventos próximos da atualidade, se tornando ainda mais importante.

Everton101 06/04/2023

O livro é bem organizado e apresenta uma linguagem acessível, o que torna a leitura agradável e interessante. Loeb apresenta suas teorias de forma clara e bem estruturada, o que torna a compreensão dos conceitos abordados mais fácil para o leitor.
No entanto, uma crítica que pode ser feita em relação ao livro é a repetição excessiva de certos argumentos e ideias. Loeb insiste em sua teoria de que 'Oumuamua é uma nave espacial extraterrestre ao longo de todo o livro, o que pode tornar a leitura cansativa e prejudicar a apresentação de novos argumentos que poderiam fortalecer sua teoria.
Outra crítica que pode ser feita é a especulação excessiva presente na obra. Embora seja interessante considerar a possibilidade de que 'Oumuamua seja uma nave extraterrestre, é importante lembrar que essa teoria é altamente especulativa e baseada em suposições e conjecturas. Loeb faz muitas suposições ao longo do livro, o que pode enfraquecer sua teoria e torná-la menos crível para muitos leitores.

DarcioGeo 19/12/2023

Extraterrestre
É uma leitura interessante sobre um tema controverso. O autor é um dos cientistas mais renomados da astrofísica e isso, por se só, torna o livro e sua temática desconcertantes. Ao final, com base nas evidências que Loeb propõe, fica ao seu critério acreditar que a verdade está lá fora.