Extraterrestre

Resenhas - Extraterrestre

Jenner Azevedo 02/03/2022

Não é pra todo mundo
Cara o
Começo é bem interessante mas depois vai ficando mais chatinho e repetitivo. Acho que o maior mérito é mostrar como a comunidade científica evita alguns temas e até ignoram algumas evidências que no mínimo incitam curiosidade pra investigar mais. Ele explica como chegaram a uma conclusão de que
Objeto que passou no sistema solar provavelmente é uma sonda alienígena. Mostra que o formato, brilho, movimentos (o troço desviou do sol, pra vcs terem uma ideia) não são comuns no universo conhecido. E o melhor é que o autor não é um maconheiro conspiracionista que vive no meio do mato na Chapada Diamantina. É um pesquisador de Harvard, conceituado e respeitado no mundo inteiro.

b1ktwpas 30/01/2024

Oumuamua.
Apesar do título, o livro não fala exatamente sobre extraterrestres hominídeos e verdinhos como sugere (para concluir isso basta ler a sinopse). O livro aborda uma suposta pedra que passou pelo sistema solar no ano de 2017 e que, devido às características de sua órbita e movimento, concluiu-se ser de fora do sistema solar, vinda da direção da estrela Vega e indo embora em direção à constelação do Pégaso.

O autor argumenta que os comportamentos estranhos durante o movimento orbital do Oumuamua dariam à "pedra" um formato geométrico ou muito fino e comprido ou de um disco fino, o que levaria à suspeita que é um objeto criado por alguma inteligência extraterrestre não se sabe ao certo com que intenção.

O autor também se mostra bastante aborrecido com a devolutiva da comunidade científica em relação a esse tipo de assunto, já que a maioria apenas considerou o Oumuamua uma pedra rara que teria pouca probabilidade de ter entrado no sistema solar, mas ainda assim entrou. No fim, apenas uma pedra.

O autor critica a perda de tempo dos físicos com temas que são puramente subjetivos e matemáticos e que não se encontram provas no mundo real, como por exemplo o multiverso, o buraco-de-minhoca e as super-cordas. Ele afirma que se mais estudantes de física fossem direcionados à busca por vida extraterrestre (inteligente ou não) já teríamos descoberto algo, mas em oposição esses jovens ficam perdidos no sem fim da física-matemática.

Quanto ao livro em si, acredito que ele perde muito tempo nesse aborrecimento de não ser levado a sério que o Oumuamua fosse um artifício extraterrestre e não uma pedra. Eu entendo o aborrecimento, mas poderia não ter perdido a última metade do livro sempre retornado ao mesmo assunto e aos mesmos argumentos escritos com palavras diferentes.

Por fim, é uma pena que não podemos alcançar o Oumuamua para tirar à prova tudo isso. Agora já era.