Minha sombria Vanessa

Minha sombria Vanessa Kate Elizabeth Russel

Resenhas - Minha sombria Vanessa

Bia 21/04/2024

Definitivamente, gostei bem mais do que estava à espera. é duro, é nojento e, infelizmente, necessário. recomendo.

Regina 12/08/2023

Perturbador e intenso
Intenso e perturbador... Assim como a opinião que o próprio livro já trás, tive minha experiência com esta leitura e concordo... Uma vida marcada por um relacionamento tóxico e abusivo, a utopia de uma adolescente que conseguiu, apesar de tudo, enxergar amor nesta relação, um homem perdido em si mesmo e o encontro das partes mais "sombrias" de um adulto problemático e uma adolescente carente, sem o acolhimento devido da família, frágil em seus complexos próprios da idade e a ilusão de que poderia ser amada e exercer poder sobre outra pessoa... Triste, doloroso, mas infelizmente, uma história que não é encontrada apenas na ficção... Quantas "Vanessas" temos por aí, às vezes até perto de nós, e não nos damos conta? Um alerta para pais, professores, e profissionais da saúde mental...

Célia 15/03/2023

Perturbador
Um livro que foi penoso de ler e ao mesmo tempo queria ler mais ?
Perturbador é a palavra que melhor define este livro.
Muito intenso, um livro que certamente não é para todos.

Maay 28/01/2023

Minha Sombria Resenha
Segundo livro que leio em 2023. Estou tentando encontrar palavras para definir a experiência que tive com este livro e só me vem uma única palavra em mente: dor.
Este livro, infelizmente, narra uma história bastante parecida com a minha. Eu senti conectada com Vanessa Wye imediatamente, tanto que até me incomodou. O porquê do incômodo é facilmente explicado pelo fato de há anos atrás eu também não conseguir reconhecer que o que aconteceu comigo não era correto e muito menos saudável. Sendo assim, há muitas coisas que vi nela que remetem a mim mesma como: paixão pelo livro Lolita (amava tanto e romantizava tanto Lolita que minha cadela tem este nome), achar que meninos da minha idade são insuportáveis e inferiores aos mais velhos, acreditar VERDADEIRAMENTE que estava vivendo uma história de amor mesmo com todas as luzes vermelhas e angústias, dificuldade de perceber a realidade por causa da manipulação, e acima de tudo, não aceitar/reconhecer que meu abusador tinha outras vítimas porque eu achava que era tão especial que ele jamais encostaria em outras mulheres.

A narrativa do livro é simples, bem fria, nota-se que a personagem ainda sofre com o Stress Pós-Traumático, e acho que isto foi uma decisão acertada da autora pois assim conseguimos ver todo o dano que Strane causou na vida de Vanessa. A atmosfera é sufocante, os diálogos são poderosos e assertivos, principalmente quando Vanessa precisa ser confrontada com o fato de que foi abusada, coisa que ela não reconhece e não aceita.

Strane poderia ser qualquer homem ao nosso redor, estava sempre um passo à frente, manipulador e mestre em reverter as discussões, muito cauteloso, cada ação e cada gesto é bem pensado. Conheci uma pessoa exatamente igual quando era mais jovem, e logo, me senti extremamente incomodada com este personagem, havia horas que eu queria entrar no livro e socá-lo, depois sacudir a Vanessa pelos ombros e lhe dizer o quanto ele era abusivo, e aí está a genialidade deste livro: Strane é tão bom em fazer a protagonista se sentir especial que isto se perdura praticamente por toda a narração. Ela o defende a cada página, mesmo quando ele está completamente errado, e isto é fruto de todas as mentiras e ilusões que ele lhe jurou.

Gostei bastante e fiquei muito feliz que Stephen King também leu e gostou deste livro, ele sendo um dos meus autores preferidos sinto-me lisonjeada de partilhar a mesma opinião que ele sobre este livro: explosivo.

O final deu-me um gostinho agridoce na boca por questões pessoais. No geral o incômodo e todos os gatilhos que tive com esta leitura deu-me a noção de que estou mais recuperada e completamente sóbria em relação ao tipo de relação/manipulação que aparece nesta história e que também apareceu em minha vida. Sinto-me grata por saber que nada disso pode me machucar mais, e feliz por ter lido algo tão bom e bem escrito.

A autora está de parabéns, e deixo aqui também toda a minha empatia e amor para todas as Dolores Hazes e Vanessas Wyes da vida real que, assim como eu, continuaram suas vidas apesar de toda a dor e estrago causados por outrem. Sintam-se abraçadas, nós sobrevivemos!