Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Raquel.Euphrasio 24/11/2021

Eu comecei gostando muito de tudo, ambientação, personagens, clima, o mistério a conexão com a história não foi nada difícil e nem chata.. mas aí no fim da penúltima meta (Eu li com as as meninas e a galera do DLX), a autora me cortou da história, era essa a sensação, assim que li as últimas palavras percebi que o que me desconectava eram as cenas de ação da história, foram elas que não funcionaram comigo.

Maria.Printes 27/11/2021

Uma boa leitura!
De agradável escrita em uma ambientação fantástica!
E hoje a chuva está forte, fazendo que seja ainda mais gratificante.

Nathy 29/11/2021

Peguei esse livro muuuuito no hype depois de ver resenhas ótimas falando sobre e então...fiquei um tanto decepcionada.

Noemí Taboada, vive a melhor vida que o dinheiro pode comprar: festas todas as noites, se apaixonar e desapaixonar de todos os caras mais lindos da Cidade do México, mudar o curso da faculdade quando quiser, ter todos os vestidos de marca...até que chega uma suspeita carta de socorro de sua prima Catalina, recém casada com um inglês e que mora em High Place confirmada com a família estranha dele. Noemí tem uma única missão: salvar sua prima. Porém mal sabe ela o que vai encontrar atrás das paredes daquela casa...

O livro já começa nos mostrando o quão lenta a narrativa vai se desenvolver. Não é um livro cheio de acontecimentos, mas sim daqueles que deixam uma aura de mistério e suspense a cada página. Os plots não são nada surpreendentes e nos levam para um final que considerei chato.

Outra coisa foi, achei pelo nome Gótico MEXICANO, que teríamos um plano de fundo latino, com mitos, lendas e um sobrenatural da cultura desse povo, mas o livro é extremamente focado no ?ser inglês da Inglaterra?.

Mesmo tendo críticas super atuais (o livro se passa nos anos 50) sobre o papel da mulher, a xenofobia, eugenia e obrigações para com a família, o livro não me prendeu e os personagens não me cativaram, mesmo sendo bem construídos.

As partes que mais gostei, curiosamente são as mais nojentas e loucas, em algo realmente acontece nessa história e mexeu comigo, mesmo se fosse pra dar ânsia de vômito. Mas achei as explicações do sobrenatural bem nada a ver e não me prenderam nem um pouco.

Indico pra quem gosta de um terror leve e de livros que são mais de deixar uma sensação do que de ter acontecimentos.

??ALERTA DE GATILHOS: assédio sexual, suicídio, violência, incesto, canibalismo, sepultamento de pessoa viva, tentativa de estupro.

??Procure saber mais e seguir a classificação indicativa! (+16)

Vania.Cristina 03/12/2021

Gótico, mas por uma nova perspectiva
Gostei de como a autora conseguiu dar toda a ambientação gótica em pleno solo mexicano. Bastou trabalhar com a realidade histórica da ocupação inglesa no México, e com a diversidade do próprio território. Nada forçado, pelo contrário. O livro não perde o ponto de vista mexicano e feminista, valorizando a protagonista ao dotá-la de riqueza, beleza, determinação, estudo e ambição, evitando assim, frágeis estereótipos. Não faltam no livro citações à cultura mexicana, bem explicadas pelas notas das tradutoras. Embora muito da história e da ambientação nos leve a clássicos do terror e do romance gótico, incluindo até trechos de terror lovecraftiano, a perspectiva é bastante contemporânea, quando trata de assuntos como males do patriarcado, discriminação racial, xenofobia, relacionamentos abusivos, machismo, entre outros.

Raca 05/12/2021

Até os 70% o livro estava bem bom e instigante mas as explicações fizeram dar uma esfriada na história e me fez perder um pouco o apreço pelos personagens

isa :) 06/12/2021

Gótico Mexicano é além do que você imagina.
O livro me surpreendeu, correu para um caminho que eu não esperava. É uma história interessante, bem feita, mas um pouco arrastada. Os personagens principais me cativaram muito, suas personalidades são bem construídas e o romance é bem sutil e distinto.

A ideia composta no terror é bem além do que se pode imaginar. É muito bem construído, e ouvi falar que a obra vai ser adaptada para o cinema. Quero ver como isso vai correr. Será interessante ver toda essa ideia adaptada nas telinhas.

Jessica 06/12/2021

Como eu não fiquei sabendo desses detalhes antes?
Comecei o livro com altas expectativas, já que virou um queridinho dos leitores. E entendi - em partes - o motivo disso.

O livro já te introduz de cara na cultura mexicana dos anos 50, mostrando seu cenário político e cultural. A protagonista é um sopro de ar fresco nesse cenário, Noemí tinha de tudo para ser a personagem nojentinha e chata, mas ao contrário disso, ela nos prende e conquista toda a nossa simpatia, fazendo com que estejamos torcendo por ela independente de qualquer coisa.

A trama trás um mistério interessante, cheio de pecinhas que você tenta encaixar junto com a Noemí. Todos os personagens secundários conseguem te deixar com uma pulga atrás da orelha, desconfiando de tudo e todos em um suspense bem macabro.

Não é tão difícil desvendar o mistério de forma geral, só que os detalhes dele... Esses você não faz nem ideia de quais são. E, pelo menos para mim, foram detalhes extremamente desagradáveis e desnecessários, que me fizeram parar a leitura várias vezes com muita repulsa. Confesso que, se eu tivesse alguma noção disso, não teria pegado o livro para ler, mesmo sendo bom.

De forma geral, é uma história muito boa e envolvente, mas eu só recomendo para quem curte um gore e tem o estômago forte.

site: https://www.instagram.com/tagdoslivros/

mathevs 07/12/2021

gente doida
Essa leitura foi bem lenta, tendo em vista que estamos falando de um livro de 288 páginas... mas agora, não consigo identificar se isso foi pq a história é lenta ou eu mesmo que tava lendo devagar.
Mas a história passa uma vibe bem característica do ambiente onde os personagens convivem e eu achei isso incrível, foi a primeira vez que li algo que me passou isso.
Não é um gênero que estou acostumado a ler, mas confesso que gostei, é um livro pequeno mais parece que a história se alonga demais.
Porém, entretanto, todavia... A escritora entregou tudo e um pouco mais com um final eletrizante.
Ah, e também o plot que tem lá pelos 70% é muito interessante.

Deza 07/12/2021

O terror gerado pelo desconforto.
A atmosfera desse livro me lembrou bastante de "A Maldição da Residência Hill" e "A Colina Escarlate", algo que me agradou muito.
A narrativa que te faz questionar junto com a protagonista se algo sobrenatural está realmente acontecendo ou se tudo não passa de uma alucinação.

Outros assuntos como racismo, eugenia e colonização também são abordados e acrescentam ao terror e desconforto que a história desperta.

Noemí é uma protagonista que não tem medo de falar o que pensa, de seguir seus instintos e lutar pelo que acredita, apesar de todas as limitações impostas às mulheres, especialmente em 1950.

Eu particularmente acho que história teria se beneficiado de umas 100 páginas a mais, mas para quem gosta de leituras mais rápidas esse é um livro excelente, com um bom ritmo e um final satisfatório.

Vitória Moreira 07/12/2021

Não gostei, fui sem saber nada da história e ainda sim me decepcionei. Não gostei d nenhum dos personagens e a história tb n me cativou

Raquel 07/12/2021

ddl vc me prometeu
olha pelo amor de deus quase 60% do livro que começa a acontecer alguma coisa simplesmente sem condições

@estantedamarcia 09/12/2021

Leitura tensa, com alguns momentos de ?.
Mas perfeito no estilo da literatura gótica.
Me abriu o leque para esse tipo de leitura.

Sara.Malveira 17/12/2021

Loucura
É um livro muito louco diferente de tudo que já li, tem a intenção de nos deixar desconfortável, em vários momentos, e a autora consegue fazer isso muito bem. A cada explicação sobre os acontecimentos eu ficava mais envolvida na história. Não ficou nenhuma ponta solta e o final apesar de não me surpreender muito, me agradou bastante.

Pri 17/12/2021

Insano
O livro é doido, me deixou presa na história e desconfortável em muitos momentos.
A escrita da autora tem vários tapas na cara em questões étnicas e raciais que pra mim foram a melhor parte do livro.
O final apesar de ter passado pela minha cabeça me agradou bastante e me deixou de pulga atrás da orelha