Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Ariane Senna 09/08/2021

Surpreendente
O livro é maravilhoso, a escrita da autora é fluída e ao mesmo tempo instigante.

Com muito terror, mistério, e uma pitada e investigação, o livro me prendeu de um jeito que não consegui parar ler.

O livro trás uma protagonista forte e livre a frente do seu tempo. A imersão a cultura mexicana foi super bem colocada na história.

Eu amei tudo! E ainda fiquei com gostinho de quero mais!

Jujuliah 09/08/2021

??
Que livro INCRÍVEL, juro, eu amei demais, todo esse mistério e terror, tudo q se passa nesse livro é muitoo doido(MESMO). Sou mais uma pessoa que vou falar, que simm tem gatilho e poderia ter um aviso, e q realmente a história  correu mais rápido do que imaginei, mas quem sou eu pra julgar um livro q amei né ??.

N pensei que ia ler tão rápido assim, e fiquei triste por devorar esse livro, pq é muito bomm. Se pudesse ler de novo, como se fosse a primeira vez, pra ter essa experiência top.

tamu 10/08/2021

na moral White People Are CRAZY!
Primeira vez que li um livro gótico e confesso que no começou foi difícil engatar na leitura mas nossa valeu muito a pena!

Ju Honorio 11/08/2021

Gótico porém nada mexicano
A história de passa no México, sim, mas não se engane achando que a cultura mexicana aparece aos montes nesse livro. Inclusive arrisco dizer que não aparece de forma alguma. High Place fica no México, porém seus moradores adotam costumes Ingleses, inclusive a língua. Até o médico da família veio direto da Inglaterra. A história é macabra, a autora é muito detalhista quando descreve cada canto da casa, ao ponto de me fazer enxergar cada detalhe dos fungos e cogumelos que tomam conta das suas paredes. O mistério que cerca High Place é bem bizarro, e a descrição das cenas é tão bem feita que chega a embrulhar o estômago. Porém a edição pecou MUITO na revisão. Principalmente nos últimos capítulos, são incontáveis os erros de digitação, tem até mesmo personagem que muda de nome (Mary virou Maria DO NADA). Parece que a escrita e a revisão, principalmente, foram feitas às pressas.

Roberta.Magno 15/08/2021

HYPE TOTALMENTE JUSTIFICADO E MERECIDO!!!
Eu estava ansiosa pra ler esse livro desde o lançamento dele e não me decepcionou em nada!
O clima gótico com casas amaldiçoadas que relembram os clássicos mas com o detalhe de se passar no México, bem diferente dos cenários que estamos acostumados nessas histórias. Apesar da família que hospeda Noemí ser de origem inglesa, as referências da cultura mexicana citadas são bem interessantes.
Noemí se mostra uma protagonista maravilhosa, com personalidade forte, que se impõe, é teimosa e isso é crucial pra estadia dela na residência dos Doyle que acaba sendo um pesadelo.
Enquanto vamos descobrindo junto com Noemí os segredos da casa e da família, a história também trata de temas como racismo, eugenia, machismo, assédio, incesto e diferenças de classes sociais, todos mesclados ao roteiro e alguns de forma mais sutis que outros.
Deixo aqui registrado meu amor por Francis, o único membro atual da família Doyle que tinha juízo e ia contra tudo o que a família fazia, mas não tinha coragem e força suficiente pra encara-los sozinhos, até a chegada de Noemí na casa. As interações entre os dois eram sempre muito genuínas e cheias de carinho e cuidado da parte dele, torci demais pra que ele tivesse um final feliz.
O final é muito satisfatório, a história muda pra um ritmo muito mais rápido nos capítulos finais deixando a gente sem fôlego enquanto lê e torce pelos personagens que merecem se livrar daquele pesadelo.
E pensar que Noemí passou por tudo isso pra fazer um mestrado! haha

Palmas também pra edição lindíssima da Darkside que convida a gente pra história com a capa belíssima e aqueles malditos cogumelos dourados na contra-capa!

Lari 16/08/2021

Um bizarro chato
Aí não foi pra mim esse livro, o começo é bom porém fica tudo muito chato. Muitos erros bobos de digitação que só desanima a leitura
Achei um bizarro muito chato e com final bem bobo, não curti

Darlinda 19/08/2021

Podia ser e não foi
Esse livro estava na minha lista de leituras a muito tempo. Mas como só tinha publicação em inglês eu esperei longos meses pela sua publicação em português, e, quando chegou, fui direto ao pote.
Não sei ainda se não gostei, só acho que não superou as minhas expectativas.
Eu estava vibrante por um livro mexicano que apresentasse o país para além do nosso imaginário hollywoodiano. Um país com cores, alegre, com cultura, povos e moderno. Sim, moderno, apesar de ser ambientado no início do século passado, ele trazia a proposta de uma protagonista a frente do seu tempo, independente e articuladora. E talvez ela tenha sido, mas do meio pro final do livro, eu sinto que a autora se perdeu muito. Cortou todo o potência da protagonista, nos empurrando um romance bem fraquinho e forçou um enredo sem ação e previsível.
Felizmente o livro não é tedioso, só teria potenciais maiores.

Sté Souza 02/09/2021

Bom, como dizer isso, talvez eu esperace mais? sim! Porque a capa me conquistou, e tinha ouvido coisas muito boas a respeito. Porem, no começo achei o livro meio devagar, mas depois vai tomando forma, as coisas avançam e de uma forma muito criativa e diferente. E do nada estava eu lá toda hora querendo ler para saber o que iria acontecer. Confesso que me perdi em alguns pontos do livro e fiquei com cara de "hã?!", mas tirando isso é muito bom. O final é legal e tudo se encaixa bem. Resumindo, é um bom livro de suspense.

Isabela 03/09/2021

Já não sabia o que era real
O gótico mexicano é uma aposta ousada e inovadora que com certeza vai marcar o nome de Silvia Moreno-Garcia.
O livro se passa na década de 1950 e acompanha Noemí Taboada, uma garota rica e volúvel filha de uma poderosa família mexicana.
Noemí vive sem muitas preocupações até que se vê diante de um problema quando sua prima Catalina, recentemente casada com um homem misterioso e vivendo reclusa, dá indícios que algo não está certo em sua vida, fazendo com que Noemí deixe o conforto da sua mansão na cidade grande para socorrê-la.
Ao chegar em High Place, a mansão misteriosa dos Doyle onde Catalina agora vive, Noemí se vê presa num mundo onde realidade e sonho se confundem, tudo intrincado numa aura de terror ao melhor estilo Lovecraft, fazendo com que desconfie da sua própria sanidade e desafiando suas convicções.
Bom, eu amei o livro até mais ou menos 90% dele. A narrativa é muito empolgante, a forma como a autora vai construindo o suspense com detalhes bizarros e estranhos prende o leitor. O desenvolvimento dos personagens é interessante fazendo com que vc não saiba em quem confiar dada a complexidade de todos eles. O cenário é incrível, a coisa de mansão assombrada e fria, apesar de não ser muito crível num país situado nos trópicos, dá a ideia de que há um pouco de insanidade na situação toda e a explicação para todo mistério é absolutamente perfeita (e nojenta)!
Só não gostei do final arrastado e em parte sem sentido que foi dado que pareceu até deslocado do restante da narração. Também esperei mais da Noemí, pela descrição de heroína, mesmo que sabendo se tratar de uma dama nos anos 50.
Mas, é um livro muito bom!
P.s.: essa edição da Darkside é perfeita, desde o design da capa, as ilustrações, o corte colorido até a diagramação, é tudo perfeito!

Julia Ledra 09/09/2021

Grande potencial, mas com uma execução amadora e nada imersiva
Esse livro tinha de tudo pra ser excelente, a premissa é legal, o cenário de uma casa gótica com uma família esquisita é muito interessante e os detalhes da cultura mexicana dão um charme extra para ele... mas é aí que acaba a parte boa do livro, porque apesar de ter uma história legalzinha a execução foi muito cansativa.
Não é um livro imersivo de forma alguma, eu não dava a mínima para o que acontecia na maior pare da história, porque quase nada acontece até uns 75% do livro, e daí TUDO acontece ao mesmo tempo e é reviravolta atrás de reviravolta.
Eu acho que se o livro fosse mais curto e melhor espaçado talvez fosse melhor. Também acho que os personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos, com personalidades mais humanas de forma que fosse mais fácil se identificar com eles e se importar com as coisas que eles passavam.
É uma história com muito potencial, de verdade gostei bastante da ideia por trás do livro, das críticas sociais, da inclusão da cultura mexicana, mas a execução deixou muito a desejar.