Trilogía de Auschwitz

Trilogía de Auschwitz Primo Levi




Resenhas - Trilogía de Auschwitz


1 encontrados | exibindo 1 a 1


kiki.marino 23/01/2021

Trilogia de Auschwitz
Em "É isto um homem" são   os relatos do escritor Primo Levi sobre o período que esteve no "Lager " um campo de concentração nazista. Mais do que literário é também um documento histórico relevante para o estudo de História  psicologia, sociologia, nesses tempos de distorção de memória coletiva e história universal, negação e manipulação da verdade, fake news em que podemos ver ressurgir pelo mundo traços do fascismo e totalitarismo.

Primo Levi conta  de forma analítica e com um distanciamento emocional  memórias do dia a dia do que experienciou e viu num campo de concentração, desde a viagem do trem,a chegada, a incertidao do seu destino ,o cansaço, a fome, frio, medo,a sede, o esgotamento humano a qual foi submetido através da anulação de sentimentos, emoções, razão...Reduzido a um animal social,com apenas instinto de sobrevivência  desumanizador.

Uma cruel  e longa destruição física, psíquica, moral e mortal praticada de forma "industrial" pela máquina nazista, do qual Primo  Levi chamou de um "grandioso experimento biológico/social",já que a vida ali  se torna um mundo a parte , com estruturas sociais regidas por leis próprias, onde não só há judeus como criminosos e políticos.

Em  "A Trégua " conta  o período de liberação dos campos com a chegada dos russos. Sobreviventes mas não  ainda inteiramente livres .Uma longa jornada de aceitação, reflexão, desespero sobre a vida nos campos,incertidao do que fazer, reagir e reaprender ser humano e a  volta pra casa .

"dor do exílio, da casa distante, da solidão, dos amigos perdidos, da juventude perdida e da multidão de cadáveres..."

Já em "Os afogados e sobreviventes" escrito muitos anos depois, Primo  Levi reflete sobre as repercussões do Holocausto ontem e sempre, da importância de não esquecer,a consequência para as vítimas e culpados .Da culpa coletiva e silêncio  Com vários porquês.
De como a ignorância e o medo pode levar a esse crime contra a humanidade pode voltar a se repetir e se repete  como  em Hiroshima e Nagasaki, genocídios em várias partes do mundo, guerras, O Gulag...

Aqui Primo  Levi dá voz aqueles que não puderam falar.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR