O que Jesus disse? O que Jesus não disse?

O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Bart D. Ehrman

Resenhas -

Ivan 13/01/2024

Uma análise racional do Novo Testamento
Bart Denton Ehrman é um estudioso da Bíblia com foco em crítica textual do Novo Testamento, o Jesus histórico e a origem e desenvolvimento dos primórdios do cristianismo. Ele escreveu e editou 30 livros, incluindo três acadêmicos.

Erhman consegue transformar um tema complexo em um texto fácil de ser lido e compreendido. Assim, o texto é envolvente e mantém o leitor interessado.

Nesse livro ele trata de como os manuscritos do Novo Testamento foram alterados ao longo tempo, seja por motivos acidentais ou intencionais. Explica inclusive as técnicas que são utilizadas para isso, demonstrando o quão complexo é definir qual texto é o mais próximo do original. E complementa com o contexto histórico e mostrando passagens do Novo Testamento que foram incluídas, removidas ou alteradas ao longo do tempo.

Temos que ter em mente que, nos primórdios do cristianismo, a única maneira de copiar um livro era fazê-lo a mão, letra a letra, uma palavra por vez. Para dificultar, poucas pessoas sabiam ler e escrever. Segundo Erhman, existem mais diferenças entre os manuscritos do que palavras no Novo Testamento.

Essa leitura reforça a falibilidade da humanidade, ou seja, tudo aquilo que é humano, é, por natureza, falho. Isso se demostra na nossa incapacidade de copiar textos durante os séculos, seja por erro ou intenções escusas.

Naturalmente é um assunto muito polêmico, que pode desagradar muitos conforme a sua fé. Mas, na minha percepção pelo menos, o autor foca na análise de textos da Bíblia, sem a intenção direta de questionar as religiões. Apesar disso, o livro ataca a nossa “inocência” em relação aos textos bíblicos do Novo Testamento, e defende que se tornou um livro mais humano do que divino.

Mandy Nunes 05/02/2022

Bem embasado
O autor trouxe um estudo bem embasado referenciando muitas outras fontes e demonstrando como o contexto histórico e social contribuiu para que a Bíblia fosse alterada.