A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Larissa 07/02/2021

Tinha tudo pra ser bom...
Estava ansiosa por esse leitura, já que gosto muito de distopias e achei super interessante a ideia de uma crise financeira tão forte nos EUA do futuro.
E em vários momentos gostei bastante, achei algumas coisas bem pensadas e até engraçadas, se comparadas com a atualidade.
Tiveram também todos os dramas familiares, que gostei.
Porém, a história, pra mim, se perdeu um pouco em tanta descrição econômica, páginas falando sobre uma única nota de dólar. Isso causou uma lentidão na narrativa, uma vontade de acabar logo o livro, mas em um sentido ruim.
No fim, o final foi legal, mas nada além disso.

DI @poesiadoslivros 07/02/2021

Distopia não muito distante da realidade
“Quando o essencial vira extravagância e os podres de rico viram só podres, talvez isso signifique o fim de uma era.”

O ano é 2029 e os Estados unidos deixam de ser uma potência mundial e se transforma apenas em um país do caos, a China passa a ser a nova potência e a dominar o mercado internacional. O Dólar perde totalmente o valor e em pouco tempo pessoas ricas da alta sociedade passam a ser meros sobreviventes e é exatamente o que acontece com a Família Mandible. Os integrantes da família ansiavam pela herança do avô que nunca chegará diante da nova realidade quase tudo foi transformado em pó. Apenas o ouro permanece com um alto valor fazendo inclusive com que as pessoas tenham qualquer peça e até alianças confiscadas pelo governo. Necessidades básicas como banho diário e itens de higiene pessoal passam a ser um luxo, até a comida passa a ser racionada. A Familia Mandible terá que lidar com todo esse caos e ainda com as diferenças familiares, se unindo para que juntos consigam passar essa terrível crise.
Até a metade do livro é uma leitura extremamente maçante, com muitos detalhes sobre o mercado financeiro e economia, o livro é bem interessante uma distopia que não parece tão irreal a comparar com a realidade que estamos vivendo no Brasil. Apesar disso a leitura foi bem cansativa e arrastada, sem empolgação e com um final pouco interessante. Se esse livro tivesse metade do conteúdo talvez fosse uma leitura mais interessante visto que possui muito assunto técnico e que não faz parte do cotidiano de muitas pessoas.

Luana.Barbosa 07/02/2021

Difícil e interessante
O livro é muito difícil de ler, muito arrastado por conter vários discursos de economia, coisas até que só quem trabalha na área entende. Mas a ideia geral do livro é muito boa. Gostaria de ver um filme baseado nesse livro, nessa realidade alternativa. A história é boa, mas a escrita não.

Nubia.Daumas 07/02/2021

Sátira econômica extremamente inteligente
Com um humor muito inteligente, Shriver explora todas as fragilidades dos atuais sistemas econômicos e as possíveis consequências de sua ruína em escala macroeconômica, assim como as alterações nas estruturas familiares e mesmo no comportamento pessoal dos atingidos.

Monique 06/02/2021

Você precisa ser perseverante
Pelo menos, até a página 150.
O começo é bem marcado pela ideia de uma tese de mestrado sobre Economia + a ficção que o autor quer abordar sobre a decadência da família diante dos EUA quebrado.
Se você tiver um pouco de conhecimento nesse assunto, vai conseguir assimilar o que ele fala sobre o tema. Senão, sugiro que pule e entenda o seguinte:

. Aconteceu nos EUA algo semelhante com o que aconteceu com o Brasil na época do Collor: desvalorização da moeda, dívida externa estourada, criação de uma moeda mundial chamada bancor que o país não aderiu e deu muito ruim para eles e, de quebra, o seu presidente é latino.
. Em outras palavras, o EUA está no fundo do poço, sem dinheiro pra pagar quem investiu no Tesouro do país, extorquindo o seu povo para quitar a dívida pública e o povo se deteriorando a cada semana que passa, no nível de 2mil reais não comprar nem comida suficiente pra passar 1 semana.

Passadas as 150 páginas, sugiro que se apoie nos diálogos do Willing que explana bem o assunto e com clareza, aos poucos ele te situa no contexto da coisa toda.

O interessante desta distopia é que enquanto na literatura juvenil, os autores falam superficialmente de como vive uma população quebrada, neste livro ele esmiuça cada detalhe até como vão no banheiro.

Todo mundo cai para um mesmo nível social e os ricos sofrem com o abalo da sua perda de condição financeira, enquanto uns adoraram ver isso, eu tive dó, porque é deprimente ver como as pessoas sofrem tanto pela sua condição atual quanto pela negação. Ser roubado pelo governo também é falado no livro.

Fora isso, os diálogos do tio com o seu sobrinho são os melhores, eu dei muitas risadas. São dois lados de uma moeda sobre as circunstâncias em que estão.

Outro detalhe muito pontual é que esse livro só pode ter sido escrito por um latino sangue puro no odio contra um americano, como se o jogo tivesse virado e agora os EUA não serve nem para migrar para o México.

Jana Diglio 06/02/2021

A pior face de tudo!
O livro traz a pior face de tudo, a pior face de um governo capitalista, de um governo socialista, dos seres humanos... É uma utopia do mal, onde o egoísmo prevalece.
Não sei se é algo que poderia acontecer, o livro trata de uma população passiva, aceita toda decisão superior do governo de forma inerte, eles apenas sobrevivem, não fazem nada pela mudança, não se revoltam... O que acho estranho nos dias de hoje.

Na minha opinião, em tempos difíceis... não é possível que não haja um tempo de sorriso, de felicidade e de bondade perante os demais.

O livro não é ruim, de jeito nenhum...
Mas pra mim foi difícil a tecnicismo sobre economia!
E me da um pouco de agonia o "tudo de resolve nas últimas 5 páginas"...

Mas foi lindo o final!
Vale a pena, sempre...

Tarcila 06/02/2021

Inesperado...
Adoro distopias, mas essa foi uma leitura que me deixou totalmente fora da zona de conforto! Criei uma expectativa muito grande quando descobri que a caixa #28 do clube intrínsecos seria uma obra de Lionel Shriver, mas não foi o que eu esperava.

Pontos positivos: história bem construída, sem pontas soltas; núcleo familiar bem divertido, apesar dos pesares; uma distopia "próxima" a realidade atual (em se tratando da criação dos filhos, bem parecido com os dias de hoje).

Pontos negativos: muitos termos econômicos, reais e fictícios; poucos diálogos (mas quando existiram foram memoráveis); escrita prolixa.

Gostei... Foi ok... Mas não me prendeu tanto a ponto de indicar a leitura.

Andréia 06/02/2021

Maçante!
Essa historia tem o pior começo que já li em todos os livros na vida! Quase desisti e tive que ler um capítulo por dia para não abandonar! Os motivos? Muita economia, diálogos extremamente forçados para encaixar todo esse ?economês?, sério é muito termos de economia,política e coisas específicas dos EUA que eu fiquei boiando! Os personagens são chatos e não conseguimos torcer por ninguém. Da metade pro final da primeira parte a história da uma melhorada mas depois da uma caída, o livro é esse ?nem tão altos e baixíssimos pontos?. Não recomendo para ninguém, a não ser que você goste de economia. O interessante é que a história daria uma boa adaptação pro visual (série ou minissérie) talvez fosse mais interessante ver esse ?apocalipse? e personagens mais bem desenvolvidos.

Matt O. 05/02/2021

Razoável
Do início ao meio a leitura foi bem cansativa com todo aquele tema sobre economia. Já do meio pro final, quando abordaram o tema familiar, ficou bem mais interessante. O final foi bem agradável.

Line 02/02/2021

? A família Mandible

Acho bem importante falar que provavelmente eu nunca compraria esse livro e isso é o que eu mais amo no intrínsecos: Ler livros que são totalmente fora da minha zona de conforto.

? Em 2029 muitas coisas mudaram nos Estados Unidos. Os jornais já não existem (apenas blogs e sites em que não é possível verificar se uma notícia é real ou não);

? A água e comida já estão em um preço exorbitante;

E da noite para o dia, a moeda perde seu valor.

Eu não gosto de economia, nunca tive muito entendimento de como funciona e sinceramente acho que nunca vou ter. Mas o livro trás uma distopia sobre a economia de um país, de como o dinheiro dita as relações e os valores de um povo.

O ritmo da narrativa é bem lento, mas eu ficava pensando no que ia acontecer e queria saber o que aquela família ia fazer a seguir.

Pode não ser um livro de fácil leitura, mas com certeza é um livro com grandes questões e principalmente reflexões sobre o dinheiro.

Mari 02/02/2021

Nunca tinha lido nada do gênero, fui pega de surpresa e é um livro muito bom e interessante. Indico e leria outros da autora!

Anabel.Carolina 02/02/2021

Esse não foi pra mim...
Definitivamente esse livro não foi pra mim... Lutei para acabar ele, até pensei em abandonar, mas no fundo tinha esperança que o final fosse bom.. só que não!

Pra quem gosta e está por dentro de bolsa de valores e assuntos financeiros até pode ser uma viajem interessante...

Ainda em meio disso, tinha umas discursão em família que achei boas, o ambiente projetado foi legal também, mas a história não flui. Foi realmente difícil de engolir!

Ah, a capa é bonita, lembra couro! Kkk

Caio Dantas Cabral 02/02/2021

maçante, desgastante e em vários momento, complicado
quando eu peguei esse livro e li sobre o que se tratava, eu realmente gostei da premissa, é algo que eu leria mesmo sem ter recebido de um clube do livro. no entanto, ao iniciar a leitura eu fui pego por uma narrativa extremamente enfadonha guiada por uma escrita muito complicada.

por que? diante de um contexto de crise econômica no país, claro que seria necessário uma discussão sobre o que aconteceu nesse ?futuro distópico?, mas a Lionel ela não apenas explica, ela traz uma aula de economia para um livro, em que muitas das vezes (na maioria haha), eu me senti perdido com tantas discussões sobre bolsa de valores, investimentos, ações, juros, inflação, leis governamentais, etc. Eu estava farto, sério!

sobre o estilo de narrativa do livro, eu acredito em duas hipóteses: a autora não se tocou que o drama da família era mais importante do que descrever a situação econômica do país, ou simplesmente ela sabia disso e fez mesmo assim. o que é uma pena, pois nos momentos em que as batalhas da família eram evidenciadas, você percebia o material riquíssimo que a autora possuía, mas que foi incrivelmente desperdiçado.

e realmente ela possuía carta na manga, pois os personagens eram simplesmente INCRÍVEIS e SUPER BEM CONSTRUÍDOS, todavia, a autora é tão focada em discutir sobre o vários assuntos relacionados a economia do país, que quando um dos personagens do livro é estuprado, o ocorrido só é discutido em dois parágrafos e como uma analogia a invasão de privacidade. e eu fiquei tipo ??????

um outro ponto que a Lionel bastante disserta sobre, é o amor e devoção que as pessoas sentem por ser americanos, o famoso nacionalismo que os fazem se sentir melhores que outras pessoas, mesmo o país tendo colocado todos os cidadãos em situações precárias (ou seja, fud** todo mundo).

por enfim, terminei esse livro decepcionado.

esperava: uma distopia nos EUA
recebeu: uma apostila do curso de bacharel em economia

essa é a minha opinião sobre a família Mandible, e sinceramente achei uma péssima escolha para os intrínsecos... mas esse foi o que veio e essa é a minha verdade.

Manu 02/02/2021

Bem razoável
Aprendi alguns conceitos de economia durante a leitura e acredito que tenha sido isso que me fez ir até o fim. Achei denso demais e muito arrastado, a única parte que me interessou foi quando todos tiveram que sair de casa e o fim achei bem bom, de resto...