A Família Mandible: 2029-2047

A Família Mandible: 2029-2047 Lionel Shriver

Resenhas - A Família Mandible

Ester8 10/01/2021

Ótimo
Extremamente fora da minha zona de conforto, porém é maravilhoso ??

Raiane Santos 09/01/2021

Bom, mas podia ser melhor.
Tive bastante dificuldade em entender várias passagens do livro. Pra quem entende de economia, acredito que elas serão de fácil compreensão, porém pra quem é leigo, como eu, o negócio não engrenou muito. No fim, entendi a mensagem do livro, mas acho que a autora devia ter usado uma linguagem mais simples de interpretação.
Nathalia N 09/01/2021minha estante
Concordo :)

Bella 10/01/2021minha estante
Tô preste a abandonar não está me prendendo

Lívia 08/01/2021

Não desista da leitura
Nossa, como sofri para ler esse livro.

No começo é uma história arrastada, com muitas explicações e até termos técnicos de economia. Minha leitura não rendia.

Como o país está em crise, as pessoas não têm dinheiro e o autor retratava a realidade sem panos quentes, comecei a me sentir mal e precisava me lembrar que aquela não era a nossa realidade, que era ficção.

Gostei mais da segunda parte do livro, mas a história toda é bem interessante. Como uma potência pode ruir, as relações humanas e familiares.

E gostei do final!
Bella 10/01/2021minha estante
Tô querendo abandonar, achando chato cansativo

Alinne.Spagnollo 12/01/2021minha estante
Já estava querendo abandonar, essa parte explicativa da economia, não estava clara para mim, achei meio maçante, mas sua resenha me estimulou a continuar.
E verdade que me senti como você, meio mal pois parecia que estava acontecendo, vendo o as noticias reais e lendo o livros...rs
Agora vou seguir seu conselho do titulo e não irei desistir, afinal é meu primeiro livro do clube! hahaha

Luu 17/01/2021minha estante
Eu acabei abandonando, um dia eu volto, mas sinto que não vou aproveitar a leitura no momento que tô, leria só por ler, futuramente com outra cabeça talvez tudo faça mais sentido é eu goste mais dele, enquanto isso ele tá lá na minha estante

Bella 19/01/2021minha estante
Tô indo na marra pq não gosto de abandonar.

Amanda Ciarlo 08/01/2021

Uma distopia assustadoramente verossímil
Narrativa com toques de ironia e muito ?crua?. Gostei muito da escrita da autora, apesar de considerar algumas partes onde o colapso econômico é explicado de forma mais técnica um pouco cansativas. Livro muito bom, que conta a história da família Mandible no transcorrer do do colapso dos EUA como grande potência mundial. Ótimo livro pra quem curte distopias! Em muitos trechos cheguei a ficar desconfortável por achar o relato assustadoramente verossímil. Recomendo!

@patriciamfagundes 03/01/2021

Uma distopia não tão distópica assim
Esse foi meu segundo livro da Intrínsecos e eu não poderia estar mais contente por ser minha primeira leitura de 2021, estou sentindo que comecei o ano com o pé direito.

Distopia está longe de ser meu gênero preferido, porém essa história foi marcante, pois na minha opinião (sim, baseada totalmente em achismos), essa é a única distopia que já li que pode realmente vir a acontecer.

A leitura do livro não é de todo fluida, há muitos páginas descritivas, porém mesmo assim a leitura não empacou.

Me identifiquei com vários personagens, e agora estou um pouco receosa em relação a forma que gasto meu dinheiro e se a minha profissão atual condiz com um futuro de possíveis incertezas.

Enfim, eu amei essa leitura, e já favoritei com a vontade de reler em algum momento deste ano ainda.
Alinne.Spagnollo 12/01/2021minha estante
Estava achando muito cansativo (estou no começo) mas sua resenha me incentivou a continuar a leitura. Obrigada

Anderson.Lima 03/01/2021

O que somos sem o dinheiro?
A fortuna dos Mandible é algo que povoa a mente de todos os familiares, mas toda a fortuna é administrada por Douglas Mandible, um homem de 97 anos, que não gosta de falar sobre ela.?
Enquanto alguns dos familiares passam por sérias dificuldades, o patriarca desfruta de sua fortuna vivendo em uma das casas de repouso mais caras do país.?
Quando a economia americana entra em colapso, o dólar se desvaloriza e a dívida externa aumenta a níveis estratosféricos. Os países se unem e criam uma nova moeda mundial, o bancor, a qual os EUA não aceitam e se tornam um país isolado. Todo o ouro é confiscado. Hiperinflação e desemprego assolam toda a população. A vida da família Mandible é mudada de maneira drástica.?
"As tramas que se passam no futuro são sobre os medos das pessoas no presente". É isso. As primeiras distopias que li pareciam algo totalmente impossível. Hoje em dia fico com a sensação de que elas são retratos de uma realidade desejada e defendida por muitos. No caso dessa em particular, por ser predominantemente focada na economia, pode parecer que as pessoas ainda conservam suas liberdades. Mas eis uma questão: o que somos sem o dinheiro? ?
Sempre que uma realidade é muito ruim, surgem grupos que se apresentam como a solução para todos os problemas. Numa situação de privação extrema, inclusive de diretos, é normal que os indivíduos se apeguem a qualquer alternativa. A ideia que fica em mente é de uma utopia, mas será que elas existem? Talvez o grande problema seja que para onde quer que você vá, sempre estará sendo governado por seres humanos que, essencialmente, tendem a ser muitos parecidos quando possuem poder.?
Eu gostei muito do contexto do livro e da trama em geral. Algumas ressalvas: em alguns trechos os diálogos são muito longos e cansativos; o início do livro não é instigante e demorei um pouco a pegar o ritmo. Mas vale muito a leitura porque as ideias são muito interessantes.?
Joyce 04/01/2021minha estante
Anderson gostei da sua resenha, ainda estou lendo mas concordo com você o começo e bem difícil, e pra quem e leigo como eu em economia (confesso que dei uma boa pesquisada) fica bem pior kkkk, estou na página 219 e a história está fluindo. Gosto de livros que me instigam a aprender e me tiram da minha zona de conforto.

Alinne.Spagnollo 12/01/2021minha estante
Essa parte de economia me fez dar uma parada na leitura, achei cansativo, já que eu não entendo muito do assunto...hahah
Espero que desenvolva de maneira mais ágil o resto do livro! Essa parte da sua resenha me ajudou um pouco. Obrigada!
Quem quiser conversar sobre (11)9.8994-4572 me add no whats app

lipeleu 03/01/2021

Quando os podres de rico viram só podres
Criei muito hype com esse livro quando começaram a soltar as dicas do livro de Janeiro no Intrínsecos. Pelo menos dessa vez, não me desapontei. Ainda que ele seja arrastado em várias partes, pela necessidade excessiva de situar o leitor ou explicar determinado assunto, a leitura é bem interessante. Poderia ser mais ágil, como Pachinko, que é similar por acompanhar uma família por determinada janela de tempo. Ainda assim, o enredo é bem interessante, digno de uma adaptação para um serviço de streaming. Acompanhar essa queda especulativa de um "império", impactando com força e jogando à miséria aqueles que se sentiam protegidos e fortalecidos, foi bem interessante de ler. Como foi colocado no material de divulgação: quando o essencial vira extravagância e os podres de rico viram só podres, talvez signfique o fim de uma era. E bota podre nisso. Diversas partes do livro mostram como os ricos se importam apenas com eles próprios e com sua "riqueza", que num país em ruínas, não significa absolutamente nada. É realmente o fim (para eles) e apenas mais esforço para sobreviver para o restante da população, já sufocada pelos inúmeros problemas do dia a dia, que num passado distante, nunca teve importância para as elites.
Kelly 18/01/2021minha estante
To aqui na página 53 achando bem meh ?

raquel 20/01/2021minha estante
Terminei o meu agora , e eu gostei muito , o final foi merecido pra eles ?

Kelly 20/01/2021minha estante
Vale continuar então ?

Dani Pontes 22/01/2021minha estante
Eu to lendo mas não consegui me apegar ainda... será q melhora?!?!

lipeleu 22/01/2021minha estante
Eu acho uma leitura bem interessante. O excesso de explicações sobre economia deixa bem maçante, mas acredito que vale a pena sim.

Dani Pontes 22/01/2021minha estante
Obrigada. Vou insistir

raquel 22/01/2021minha estante
Kelly vale a pena sim , eles passam por muita coisa

Kelly 22/01/2021minha estante
Vou tentar continuar então, Raquel ? valeu!!

Lutty 16/02/2021minha estante
Fiquei curiosa. Me fez lembrar Imelda Marcos, a mulher que tinha 3000 pares de sapato! Vou ler este sim!

Kelly 17/02/2021minha estante
Comenta aqui da sua experiência com ele ?

Rapha 28/09/2021minha estante
Achei meio arrastado em alguns pontos, mas é muito bom no geral e o final é bem legal.

Kelly 29/09/2021minha estante
Um dia eu crio coragem ?

Pop 20/02/2022minha estante
Tá leve..
Achei que era uma coisa, mas é outra.

Kelly 20/02/2022minha estante
Tomara q pra vc funcione!! :)