Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

anecxavier 19/06/2023

Perfeito
Esse é aquele típico livro que todo mundo deveria ler. ao mesmo tempo que me encantei com a definição de amor que a bell hooks traz, também recebi diversos tapas na cara, principalmente com o primeiro capítulo. o que eu mais gostei nessa obra é que a bell foge do óbvio e traz recortes muito interessantes para temas tão conhecidos.
mal posso esperar pra ler mais livros dela :)

Erica 22/02/2023

É um livro contraditório que me decepcionou. Devido a influência cristã ela traz que caridade é amor (será?). No capítulo sobre ganancia (conversando com uma amiga, ela percebeu que até nas palavras que ela escolhe a gente vê o cristianismo e ganancia é uma delas) ela chega a usar o termo "pobres gananciosos" e vai abordar de forma rasa, problemática e preconceituosa o uso abusivo de álcool e outras drogas. Ao mesmo tempo que ela pontua o atravessamento do capitalismo, machismo, neoliberalismo, racismo, patriarcado na forma como construímos nossas relações, ela vai se perdendo e argumenta no capítulo sobre compromisso que não importa qual o seu trabalho, mas como você o realiza e também que há pessoas desempregadas que estão felizes em exercer apenas o trabalho doméstico, pois embora não seja RECOMPENSADO com um salário seu dia lhe oferece mais satisfação do que trabalhar em um ambiente bem pago mas estressante/desumanizante e ainda diz que essas pessoas - maioria mulheres e mães - são seus próprios chefes que ditam as condições do seu labor. Eu discordo bastante dessa visão, tem um recorte fudido de gênero, raça e classe no trabalho doméstico pra ela tratar dessa forma. Acho que ela vai se distanciando da proposta de trazer uma perspectiva revolucionária, apesar de fincar a importância da coletividade e expansão da nossa rede de afetos. Também gostei bastante que ela abordou a problemática da mídia burguesa/jornalismo policial. Foi muito contraditório ler

AnaLu183 23/02/2023

Embora eu tenha algumas divergências, há pontos relevantes
Apesar de algumas discordâncias que tenho pelo constante aparecimento da temática cristã no livro e também outras opiniões da autora, a forma como ela vincula o amor (e suas esferas) ao sistema hegemônico (capitalismo) são bem interessantes e foi justamente esse o ponto que mais me atraiu. Vale lembrar que é um livro do ano 2000, que mesmo pecando em alguns momentos, se mostra à frente de seu tempo.

eduardagava 28/12/2023

Dá pra amar mais, caceta!!!!
Que texto lindo, tive que por várias vezes fechar o livro pra receber o tapa na cara. É um re-pensar a forma que estamos vivendo e como costumamos agir de formas tão básicas e previsíveis- como aprendemos o amor nos mais tradicionais paradigmas.
Ela fala sobre tudo, família, amigos, romance, amor próprio. Os pontos que mais me tocaram foram as reflexões sobre a mídia, o patriarcado, perdão, cura, responsabilidade, autoafirmação.

Riley.Yazaki 18/06/2023

Um livro que mudou absolutamente TUDO
Quando ouvi falarem pela primeira vez sobre esse livro, eu sabia que precisava fazer sua leitura. Mas o que eu não sabia, era que faria tanta diferença na forma que enxergava TODAS as minhas relações.

Comecei a explorar mais minha afetividade, a entender por que meus relacionamentos acabavam tão rápido e desenvolvi melhor meu conceito de amor.

Embora hooks traga muitos tópicos cristãos e budistas, vejo como esses ensinamentos foram importantes para seu crescimento e me abri para permitir que essas ideias me alcançassem mesmo não seguindo a religião.

Gosto como ela chama a todos para um futuro melhor e mais positivo, mais amoroso, mesmo com todo o caos nos fazendo acreditar de que a tendência é só piorar daqui pra frente.

A única coisa que realmente me incomodou um pouco foi a quantidade ENORME de referências o tempo todo. É legal ter várias outras mídias para explorar, que participaram da construção de seu pensamento, mas foram muitas mesmo KKKKK inventei de marcar cada uma para checar depois e acabou com minhas flags ?

De toda forma, é um livro que deve ser lido por todos. Os resultados variam de acordo com a abertura de cada um, mas que vai fazer pensar, vai. Ela traz assuntos polêmicos e difíceis em uma escrita fácil e fluida, o que é menos um impeditivo para o acesso do público.

boo 02/01/2024

Amor-próprio é a base de nossa prática amorosa
Bell Hooks e sua genialidade em dizer o simples. É como um manual de sobrevivência,um pingo de esperança diante de uma sociedade que está cada vez mais próxima da frieza e individualidade. A autora fala sobre todos os tipos de amor: o da família, o da amizade, o amoroso e o mais importante de todos, o próprio. São muitos assuntos, mas com certeza o cultivo do amor próprio é destaque neste livro. Como é importante se amar e estar em paz conosco. Como ela diz no livro ?a vida não é garantida? é se amar é algo do presente, viver em harmonia com nós mesmos é a chave do amor, só se amando para amarmos próximo. Todos os ensinamentos são transmitidos em uma linguagem acessível e em capítulos dinâmicos.

Um despertar maravilhoso para este início de ano, muito amor próprio em 2024!

bernadete.dalla 06/03/2023

Recomendo a leitura para aqueles que têm dificuldade em encontrar o amor, e não me refiro apenas ao amor romântico, mas todas as formas de amor.

romulorocha 09/03/2023

Tudo sobre o amor, Bell hooks - 9,5/10
Bell hooks é uma das mais importantes intelectuais feministas da atualidade. Nasceu em 1952 em Hopkinsville, então uma pequena cidade segregada do Kentucky, no sul dos Estados Unidos. Batizada como Gloria Jean Watkins, adotou o pseudônimo pelo qual ficou conhecida em homenagem à bisavó, Bell Blair Hooks, “uma mulher de língua afiada, que falava o que vinha à cabeça, que não tinha medo de erguer a voz”. É autora de mais de trinta livros sobre questões de raça, gênero e classe, educação, crítica de mídia e cultura contemporânea, entre eles Olhares negros: raça e representação (Elefante, 2019), Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra (Elefante, 2019), Anseios: raça, gênero e políticas culturais (Elefante, 2019) e Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática (Elefante, 2020).

Em Tudo sobre o amor aprendemos com Hooks as múltiplas perspectivas sobre o amor. Somos apresentados às esferas familiares, institucionais, espirituais e políticas às quais o amor está envolvido e com uma escrita honesta, sobretudo, a autora nos ajuda a "esperançar" sobre o amor. Há muita proximidade entre o que Hooks expõe neste livro com a filosofia de Paulo Freire sobre amorosidade e como o amor nos abarca para além de dogmas e valores pré-estabelecidos. Mas para além desta proximidade, desta vez aprendemos sobre o amor sob o olhar atento e envolvente de uma mulher preta.

#resenhasdoromulo
#literaturaestadunidense
#bellhooks
#tudosobreoamor

Irving Bruno 10/03/2023

Minha nova bíblia...
Ler bell hooks foi uma das melhores
surpresas da minha vida de leitor.
Seus ensinamentos sobre o que é
o amor e suas implicações em nossa
vida se faz necessário numa era onde
o desamor assola e compromete o
nosso bem estar por um todo.

Aliás, bem estar e esperança é o
que sinto ao fim dessa leitura.
Existe muito em mim e no mundo
para ser curado, e o AMOR é o
remédio UNIVERSAL e ATEMPORAL
que nos guia PLENITUDE.

Apenas leiam bell hooks!
( E que agonia me dá em escrever
o nome dela com as iniciais minúsculas
rsrsrsrsrsrs )

Juliamoraisf 07/01/2024

Novas perspectivas
Esse livro é maravilhoso, simplesmente mudou meu ponto de vista sobre o amor, resignificou muita coisa e me vez entender como o amor é visto pela sociedade.
Virei fã da bell hoocks, adoro o jeito como ela escreve, gosto da visão feminista e educadora dela!

judecardrn 09/01/2024

Uma aula sobre amor
Que livro delicado. bell hocks aborda o amor em várias vertentes, e faz a gente parar pra pensar um pouco sobre nossos medos, nossas influências, nossas ações como uma sociedade e nossa forma de olhar pra nós e pros outros. não é possível alcançar o amor sem abrir mão do poder.

brenda 13/03/2023

Me fez pensar muito
Grande parte do que bell hooks disse, eu concordo, acredito que o amor tem um poder muito grande na vida de pessoas, comunidades e até politicamente.
Tive alguns choques de realidade, principalmente quando ela falou sobre a forma de abuso mascarado de amor na infância.
Porém, achei que em algumas falas dela, ela desconsiderou alguns fatos como o quanto o capitalismo impede de que certas coisas aconteçam tão facilmente, a ideia de trabalho que ela tem também não me agradou muito e o quanto não focou tanto assim na comunidade LGBTQIA+. Acredito que são pontos que não deve desconsiderar.

Bella 11/06/2023

Incrível, um livro que o mundo todo deveria ler, em vários momentos foi como se ela estivesse escrevendo para mim, e buscar esse entendimento sobre amor e o que vivemos até entender é maravilhoso.

Taynara75 11/01/2024

Amar é uma ação
Tenho grande admiração por essa autora, ela trata temas tão importantes, todos deveriam ter o prazer de conhecer suas obras.

Esse livro traz questões muito pontuais sobre o amor, nos fazendo refletir sobre tudo aquilo que supostamente já sabemos. O amor é uma escolha.
xuqui 11/01/2024minha estante
e eu escolho de te amar ??