Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Maycão Douglinhas 05/04/2024

Tutorial de como amar
Esse livro começou tão bem... abriu minha mente para muitos aspectos e confirmou muitos raciocínios que tive nos últimos meses.
Mas, os capítulos finais, envolvendo espiritualidade foram muito entediantes. Entendo a presença deles, mas é um assunto que não me apetece.
Às vezes me sentia no meio do sermão de um padre.

Isabelle 27/06/2023

Nosso verdadeiro destino é o amor
Bell Hooks nos traz literalmente novas perspectivas sobre o que é o amor, desde a infância até a espiritualidade. Vai além do amor romântico, é o amor como sociedade - o amor a nós mesmos e a todos ao nosso redor. Nos amarmos como seres humanos. A falta de amor é o ponto principal de muitos problemas sociais que enfrentamos atualmente: materialismo, ganância, patriarcado como um todo, objetificação de pessoas, poder e dentre outros pontos que seriam evitados e combatidos se fôssemos uma sociedade mais amorosa.

O amor é ação. O amor é cura. Tendo o amor, somos capazes de chegarmos a tudo o que almejamos.

?Quando os anjos falam de amor, eles nos falam que apenas amando adentramos um paraíso terreno. Eles nos dizem que o paraíso terreno é nosso lar, e o amor, nosso verdadeiro destino.?

??

Cla 12/11/2022

um ótimo livro e por ser pequeninhos te dá muita vontade de ir lendo todos os capítulos, a Bell hooks é muito kinga

Maju 18/11/2022

Revolucionário
Esse é um livro transformador. Se você tem medo de cutucar questões do amor, não o leia pois elas serão profundamente cutucadas rs Incômodos, lágrimas, afago, náusea, bell inflama e acalenta com suas palavras acessíveis, seus exemplos, suas próprias histórias e nos fazem enfrentar a verdade de que o Amor é ação. Virou meu livro de cabeceira, de consulta, de conforto.

Verô 14/04/2024

AM??R
É um livro para pensar e repensar! Ele te coloca em reflexão sobre o que é amor; como amar verdadeiramente a partir disso; como perceber que se é amado; entre tantas outras possibilidades dentro do tema. É um livro que pode ser complicado, uma vez que o amor traz consigo a vastidão (e o fato de que, ainda, não fomos capazes de significá-lo). Inclusive, essa premissa de que o amor não tem um significado fixo é quase o motivo pelo qual o amor é retratado como tudo ou nada... essa falta de ponto zero, entre tantas outras variáveis, nos atrapalham a alcançar o amor verdadeiro.

Amei alguns capítulos, gostei de outros e teve alguns também que eu claramente poderia ter passado pelo livro sem ler, porque achei meio sem sentido (?) - mas talvez daqui um tempo eu tenha outra perspectiva partindo da bagagem que trago comigo. Recomendo a leitura para todos que queiram gastar um tempo fritando a mente sobre o tema amor.

Bárbara 07/05/2024

NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE O AMOR
Amor é uma boa arma de combate, se a gente for seguir do lado do ódio vamos acabar sucumbindo.
bell hooks coloca em perspectiva pessoal e política a ferramenta de amar e primeiramente de entender o que é amor apesar da violência e abandono.
Pra quem tem fé na humanidade é leitura obrigatória, pra quem nao tem também

nics0 17/05/2024

Uma leitura cheia de ótimos conhecimentos e ensinamentos, mas infelizmente nao é meu tipo de livro, achei meio arrastado

Samyra33 27/02/2023

Chorei no primeiro capítulo, mas teve outros que só queria terminar os mais rápido possível. É um bom livro, mas ele migra entre um "estudo" sobre o amor, e um papo meio coach/auto ajuda, que eu particularmente não gosto muito. Tem lições muito importantes que nos despertam pro entendimento de porquê agimos como agimos, mas teve partes mais maçantes e coachs.
sara 28/02/2023minha estante
Descreveu exatamente o que eu senti kkk

Samyra33 04/04/2023minha estante
Fico feliz que não tenha sido só eu, achava que ia ser o livro da vida, mas não foi ?

cadelinha do casteel 02/03/2023

Demorei um ano pra finalizar essa leitura, as vezes as mensagens do livro eram tão certeiras que doía. É maravilhoso poder olhar situações ao redor e perceber como o amor muda as relações, como a falta dele nos afeta de diferentes formas. Esse livro é incrível e muito necessário pra refletir sobre como vivemos.
Deixo aqui a última canetada que a bell hooks dá no livro:
"Quando os anjos falam de amor, eles nos falam que apenas amando adentramos um paraíso terreno. Eles nos dizem que o paraíso terreno é nosso lar, e o amor, nosso verdadeiro destino."

Por curiosidade, a palavra "amor" é citada 1108 vezes nessa obra de arte

Brenda Zaninetti 06/06/2024

Precioso e delicado
Gostei da escrita repetitiva da bell hooks, ajuda a relembrar importantes tópicos do livro e conectar um ponto ao outro. Parece que a gente consegue dissecar o que é o amor, mesmo que seja impossível, mas o livro traz essa sensação. Terminamos a leitura numa reflexão muito interessante, ajuda na percepção para a autocrítica.

Em contrapartida, achei que em alguns momentos o livro pendeu para um certo positivismo tóxico e isso abalou na minha pontualidade na leitura.

Muito bom mesmo, eu curti e sempre vou recomendar.

Kari 29/12/2022

O livro é muito interessante, me trouxe muitas reflexões sobre o que é o amor. Não só numa perspectiva romântica, mas em todos os setores da vida. A autora fala que deveríamos conversar mais sobre o signifcado do amor, para não o confundir com outros sentimentos, não ter a ideia fantasiosa de que ele não dá trabalho e não acreditar que amar é uma fraqueza. Amor é uma ação, é agir pensando em nosso crescimento espiritual e dos outros também. Atualmente vivemos em uma sociedade que se baseia no medo e na raiva, precisamos adotar uma ética amorosa, o desamor é uma ferida que precisamos curar. ?

"Para regressar ao amor, para conhecer o amor perfeito, abandonamos o desejo pelo poder. É essa revelação que torna as escrituras sobre o amor perfeito tão proféticas e revolucionárias para os nossos tempos. Nós não podemos conhecer o amor se permanecermos incapazes de abrir mão de nosso apego ao poder, se qualquer sentimento de vulnerabilidade despertar terror em nosso coração. O desamor atormenta."

Robson58 05/01/2023

Uma leitura essencial
Ativista norte americana, bell hooks nos presenteia aqui com uma das mais completas teses sobre o amor. Ela aborda o tema nas suas mais variadas faces, detalhando a importância e impacto que o amor (ou a falta dele) provoca na vida das pessoas. Um livro para ensinar a amar e a valorizar esse sentimento. Embora a leitura seja extensa e tenha alguns pontos de difícil compreensão, vale muito a pena. Recomendo para maiores de 16 anos.

Sah 21/11/2023

NECESSÁRIO
Bell hooks foi uma mulher incrível... Esse livro pra mim é um dos que vc precisa ler pra entender coisas que são minimamente necessárias para se construir relações. Recomendo fortemente.

Jessica 22/04/2022

"Aceitar nossa ferida é a única forma de nós curarmos"
Uma leitura extremamente válida e necessária, apesar de custosa. A escrita é leve como uma conversa, mas o conteúdo mexeu comigo em cada uma das páginas, requerendo um ritmo mais lento com pausas para absorver as informações e processar as conexões em mim.
Entretanto, neste livro, bell hooks fala sobre muitas situações e lança várias teorias sem de fato mostrá-las, o que prejudica a confiabilidade no que está sendo dito. E suponho que as inúmeras referências cristãs afaste algumas pessoas já que eu mesma estive o tempo inteiro com aquele receio clássico de "olha lá, vai dizer que desamor é apenas falta de Deus", mas isso não se realizou; eram de fato referências.
Não vejo a hora de ler o próximo da série do amor.

Dá vontade de recomendar para todo mundo.

*Nesta edição da Elefante o papel é horrível, super poroso.

Maysena 23/04/2022

o amor é ação e não simplesmente um sentimento.
bell hoocks não gostava que o nome dela fosse escrito em maiúsculo, como forma de enfatizar, segundo ela mesmo, a substância de seus livros, não quem ela foi. o primeiro livro que li dela e que certamente irei ler outros pois o quanto este livro me marcou não sei se irei conseguir descrever em meras palavras. abriu minha mente sobre o amor, sobre vida, morte e outras coisas a mais. bell hoocks diz em tudo sobre o amor, que escolher crescer, é abraçar um amor que cura. quando somos feridos num espaço onde deveríamos conhecer o amor, é difícil imaginar e até mesmo desejar um amor que realmente possa mudar tudo. não é fácil se desarmar, ficar de peito aberto pra tudo que se criou barreiras, táticas de defesa e de proteção para se proteger da violência. nosso corpo ainda vai lembrar e engatilhar o motivo da capa de proteção até que você se sinta completamente segura para ser vulnerável. a gente percebe que todo mundo quer um amor, mas quase ninguém aprendeu a amar. o que temos de referência dói. Mas, e se lembrássemos constantemente de que o amor é o que o amor faz, não usaríamos a palavra de um jeito que desvaloriza e degrada o seu significado. Quando amamos, expressamos cuidado, afeição, responsabilidade, respeito, compromisso e confiança.”
Temos que nos libertar de muitas camadas, esse livro não fala apenas do amor romântico, mas de todas as suas nuances, sobre a vergonha nos aprisionar e impedir de amar, e pra além da vergonha de demonstrar, às vezes a vergonha de si, dos próprios sentimentos incoerentes. enfim, escolher ser amorosa dá trabalho, haverá conflitos, temos que ser honestos primeiramente com a gente pra conseguir ser com o outro, engolir a seco que a pessoa não é um protótipo do seu ideal, desapegar dos antigos traumas pra não respingar em quem não tem nada a ver, respeitar as verdades do outro sem anular as suas próprias, comunicar de maneira clara, tentar não ser punitiva, saber perdoar erros, entender que também comete erros, conseguir confiar pra demonstrar fragilidades e medos, colocar limites. abrir mão da razão. diminuir o ego até que ele fique do tamanho de uma cabeça de alfinete e muitas outras camadas. mas no final vale a pena, a luz precisa da escuridão pra fazer sentido lutarmos por ela.