Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Sara 15/09/2022

não vou ficar quotando nada do livro, vão ler!
simplesmente me deu uma nova perspectiva sobre amor como um ato político, sobre os recortes de gênero e raça envolvidos nesse ato e como muitas vezes nossos primeiros modelos de amor não são amor genuíno porque amor genuíno não coexiste com desrespeito, eu amo a visão da autora e ela vê o ato de amar como um dos maiores atos de coragem e força e eu simplesmente não consigo descrever o quanto isso me enriqueceu em questão de visão de mundo, recomendo muito!

Ju de asgard 26/04/2022

Bom. Bom e um bom livro como é de conhecimento de todos merecem todas as estrelas, mesmo que minha leitura não tenha sido muito prazerosa creio que eu que não estava em sintonia com o assunto tentarei ler em outra oportunidade... Mas é um. Livro de grande valia

Camila 19/06/2022

Poucos livros conseguiram mexer tanto comigo e em níveis tão profundos como esse. bell hooks notadamente tem o dom de falar sobre questões super complexas utilizando uma linguagem simples e acessível que muitas vezes faz com que pontuações surreais possam passar despercebidas por olhos desatentos; mas não foi o caso aqui.
Demorei muitos meses pra concluir a leitura, e isso não por falta de vontade, mas porque de fato precisei me recuperar (lê-se: levar pra terapia) entre um soco e outro.
Posso dizer com tranquilidade que esse livro mudou completamente - sim, eu disse completamente, e isso não é uma hipérbole - a forma como eu vejo, penso e ajo (odeio essa conjugação do verbo) em relação ao amor. Me fez refletir sobre minha ética amorosa e a ética amorosa das pessoas que estão/estiveram na minha vida no passado, no presente e inclusive no futuro.
Mas isso não significa que eu não tenha críticas, ainda que me ache no ápice da insignificância pra dirigir qualquer crítica à bell hooks. Confesso que algumas partes me cansaram um pouco, seja pela repetição de algumas ideias, seja pelo viés religioso que, sim, é presente em alguns momentos - já que a bell hooks é sempre mais ou menos autobiográfica -, seja pelo olhar por vezes bastante heterocentrado, o que ora me fazia não me enxergar nos contextos relatados, ora me deixava frustrada por ver tantas reflexões potenciais reduzidas à heteronorma.
Enfim, não viu falar mais nada. Leia.

Isabel583 30/09/2022

Tudo sobre o amor
Acabo de terminar essa leitura linda. Bell oferece ao leitor relances de suas reflexões pessoais através de suas experiências e sempre levando em conta o caráter sociopolítico das coisas. Me tocou em vários pontos, ao passo em que comecei essa leitura em um momento em que eu mesma pensava sobre o tema e conversava muito disso com a minha amiga Rita. O livro é bastante perspicaz, porém a sua maior qualidade é de fato sua sensibilidade. Confesso que boiei em alguns momentos em que Bella fala sobre a religião e a prática religiosa, mencionando diversas vezes a sua criação cristã e os impactos disso em suas concepções de amor e de mundo. Talvez, sejam experiências mais tangíveis para religiosos ou alguém que cresceu em um lar assim. Discordo da ideia de mudança social apresentada sobre a lente da prática amorosa diária pessoal, porém isso não atrapalha a minha admiração pelo livro. kinga
Isabel583 30/09/2022minha estante
*Bell digitei errado

gabriela 01/10/2022minha estante
nao tava esperando pelo kinga no final kkkkkkkkkk

tamachunas 23/03/2023

Esse é um livro que ficou bem hypado no ip e até no twitter, e apesar de eu ter gostado bastante, bell hooks tem alguns takes terríveis sobre amar o trabalho e quando estende a discussão sobre o amor pra analisar a sociedade é raso e decepcionante, um tanto ingênuo, algumas referências coaching demais que considero duvidosas, e um viés cristão que em alguns momentos não me agrada muito. Ainda assim, há preciosas passagens, conselhos, reflexões e ensinamentos belíssimos sobre o amor, e o capítulo sobre o luto, em especial, foi como um abraço. Li em conjunto com a paulinha e tivemos ótimas conversas, no fim é levar pra frente os bons aprendizados que ela nos trouxe, apesar dessas críticas :)

Suzana Mendonça 03/07/2022

Livro poderoso
A autora aborda de maneira singular o amor em suas diversas formas, do amor romântico ao amor entre amigos, do amor próprio ao amor ao trabalho. Um livro poderoso que aborda o amor com tamanha leveza a ponto de provocar nos leitores a sensação de que podem conduzir suas vidas de forma mais harmônica e amorosa.

O grande mérito desse livro é gerar nos leitores a reflexão sobre suas ações diárias e a vontade de transformar sua vida em algo profundamente conectado ao amor. Poucos livros produzem com tamanho esplendor uma busca por mudança como essa obra-prima de Bell Hooks.

Pri 08/07/2022

Amei. Abordagem clara, fácil de ler. Muita reflexão. A autora encontrou uma forma leve de falar sobre o amor e suas várias faces. Recomendo.
rlc.blurryface 08/07/2022minha estante
Quero muito ler esse

onlyclehintheworld 08/01/2024

Não recomendado para vítimas de abandono parental
Descobri com esse livro que meus pais nunca me amaram. mas amei. tudo normal, fora o trauma. excelente. nada mais a declarar.
Maria20115 17/01/2024minha estante
talvez seja isso que está me fazendo sentir tédio ao ler porque o livro toca em pontos que a gente não está pronto pra ler..

Carol.mozz 24/12/2023

" Se a nossa sociedade tivesse um entendimento estabelecido quanto ao significado do amor, o ato de amar não seria tão confuso"
O livro terminou marcado do inicio ao fim, que leitura boa e reflexiva. Bell Hooks trata o amor de diversos prismas investigando desde como o amor parental afeta nossas formações de laços e nossa maneira de expressar e buscar o amor. Conseguiria falar por horas sobre cada capitulo separadamente, e acho que independente da pessoa em algum dos capítulos ela vai ler algo que precisa e desperta pensamentos.

Caetano.Fernandes 24/07/2022

?Amar é um ato da vontade.?
?[?] sonhar que o amor nos salvará, que resolverá todos os nossos problemas ou que nos dará um estado de felicidade estável ou de segurança apenas nos mantém estagnados num devaneio fantasioso, enfraquecendo o verdadeiro poder do amor - que é nos transformar.?

Anna.Guerra 06/05/2023

Repetição da ideia central
Já ouvi falar de bell hooks várias vezes, e queria muito ler seus textos. Fiquei procrastinando a leitura de ?Teaching community?, e acabei optando por começar com esse. Para ser justa, é importante deixar claro que não estou numa fase muito leitora. Por isso, demorei meses pra ler esse livro - que é curto e simples.

Porém, acredito que o fato da ideia central ser repetida inúmeras vezes tenha contribuído para o meu desânimo em ler. O sentimento de ?estou aprendendo algo novo? não foi frequente nessa leitura, apesar de ser uma nova perspectiva sobre o amor.

No mais, o excesso de citações (por vezes sem acrescentar nada ao texto) e o foco numa visão bíblica acabaram por me incomodar também.

CecAlia.olivc 21/04/2023

Não existe amor em sp.
Um livro com escrita fluída mas absurdamente denso, vai me agregar para sempre.
Obrigada Bell Hooks por existir.

Luly @projetocabeceira 18/05/2023

Demorei meses lendo esse livro aos poucos, atravessando outros pelo meio. Comecei em 2022 e esse ano finalmente terminei. Apesar do título, Tudo Sobre Amor, da bell hooks, não é um manual de amor romântico, mas fala da importância de viver sob a égide do amor, em todas as instâncias da vida. Na educação dos filhos, no tratar com o outro e principalmente consigo. Com menos violência, menos egoísmo e mais compaixão. Na lógica da sociedade moderna - do ter/parecer/produzir - parece muito utópico viver com mais amor, porque essa sociedade do cansaço e do ódio nos fez esquecer o real significado de viver. E no fundo todo o ser humano quer e precisa de amor, mas morre de medo de assumir isso, aliás morre de medo dele. Como se amar fosse fraqueza. Mas é a maior das grandezas. Afinal, se a gente tiver medo do amor, vai ter coragem de que? #projetocabeceira #bellhooks #resenha #livro #leitura #leiamulheres

lia 05/04/2024

Livro de cabeceira.... reli alguns capítulos desde que terminei a primeira leitura, virou indispensável, leiam!

Guilherme 14/02/2023

O que é o Amor?
Antes de tudo, um livro de cabeceira para ser lido e relido ao longo da vida, dito isso...

Quantas vezes já nos pegamos questionando o que seria de fato o amor e se já amamos verdadeiramente e também fomos amados pelos outros?

Bell Hooks traz aqui várias configurações do amor e suas afetividades, dissecando a maneira com que nos comportamos e agimos com o amor em vigor, amor este que vêm envelopado com ares de ultra romantização, força patriarcal e toque capitalista.

Pois então, como não só compreender e exercer um amor de fato que não contenha essas características nocivas e que nos impedem de conhecer a verdadeira forma do amor? Através dos capítulos, Hooks vai nos mostrando e evidenciando através de perspectivas pessoais e históricas, maneiras de construir um amor mais genuíno conosco e com o outro, nos convocando a repensar tudo o que construímos até então sobre essa palavra de quatro letras que não somente se configura como sentimento, mas também como ação.