Yamesh

Yamesh Feu Franco

Resenhas - Yamesh

Rita332 20/09/2020

Filosofando
Yamesh me remeteu aos estudos de filosofia em que estive "enfrinhada" há anos.
Não sei se é uma "viagem" minha, mas a estrutura da história me remeteu à máxima "o que está em cima é como o que está em baixo".
É um livro poderoso e desconcertante, que, por muitas vezes, me faz parar, me afastar para sismar um pouco.
Como eu disse antes, não vejo Yamesh como um livro que deva ser lido rapidamente. Ele precisa, em minha concepção de leitura, ser degustado e analisado com atenção e cuidado.
Ler é muito maisdo que virar páginas; ler é aprender e compreender.
Leiam esse livro e libertem sua capacidade de transpor o que até agora julgamos ser "o impossível".

Milena422 16/01/2021

Fantasia Incrível
Esse livro me prendeu muito, desde já fico ansiosa pela continuação, é um livro muito bom, fantasia nacional, apresenta uma narrativa maravilhosa, desde o início senti uma enorme simpatia pelo personagem principal (Austin) ele é um amorzinho, nunca li algo parecido, tudo muito diferente e novo, amei demais.

Jaqueline @icontextualize 13/07/2020

TOTALMENTE DIFERENTE DE TUDO QUE JÁ LI!
Yamesh: onde nasce a consciência || @feu_franco || 404p || 4,0.

Somos apresentados ao protagonista e narrador da história: Austin. Ele é um programador no estágio inicial e sonha um dia ter a sua própria empresa junto com o seu melhor amigo, Jean. Eles dividiam o apê, até que Jean resolve ir morar com a namorada. Austin fica se sentindo sozinho e resolve então entrar num app de relacionamento para ver no que vai dar.

Ele acaba conhecendo a Shan que é uma mulher incrível que vai mudar completamente a vida do nosso protagonista. E é nesse momento que a história fica extremamente interessante e diferente de tudo que já li. Durante o encontro Austin descobrirá que há possibilidade de alcançar um estágio muito forte de Gnose e assim viajar para Yamesh e viver uma completa aventura.

{Não vou falar mais da proposta do livro, pois eu acho que pode estragar a experiência da leitura}.

Este é um livro de fantasia com muitos elementos diferentes. Temos a fantasia em si, mas temos magia, questões que envolvem a psicologia, entre outras coisas. Somos transportados para um mundo novo e conheceremos mais sobre o poder da nossa própria consciência.

É muito interessante acompanhar Austin nessa jornada descobrindo a força que tem e tudo o que ele é capaz de mudar. Gostei muito do desenvolvimento dele.

A escrita do autor é muito envolvente e convidativa. Quanto mais você lê, mais imerso na história você fica. No início eu estava bem confusa, principalmente por ter muitos elementos que eu não estava acostumada a ler. Às vezes eu precisava ler de novo um parágrafo para entender o que estava acontecendo por não conhecer sobre os temas que o autor trabalha. Mas aos poucos fui compreendendo onde o autor estava querendo chegar e foi mais tranquilo a leitura.

Eu fiquei fascinada com a leitura e todo o universo que o autor criou aqui. Precisa de muito estudo para escrever uma história assim e acho que o autor foi muito certeiro. É uma história complexa que mexe com o nosso psicológico.

Juliana.Caliendo 24/07/2020

Resenha
O livro conta a história do Austin, um programador que em um dia de tédio decide entrar em um app de relacionamentos. Lá, ele acaba conhecendo Shay e no primeiro encontro ela vai mostrar um mundo de magia para ele.

Enquanto estavam juntos na casa dela, Austin cai, bate a cabeça e viaja através da Gnose para outro lugar: YAMESH. Lá, ele é Rihu. Um guerreiro Natchi que precisa participar de uma luta para definir o destino da sua tribo. Mesmo estando no corpo de Rihu, é a cabeça de Austin que está lá. Tudo será influenciado pelo jeito do programador.

Ao passar dois dias em Yamesh, Austin consegue voltar para a Terra. Quando ele volta, não se passou um segundo em que ele estava com Shay. É aí que entendemos que o tempo funciona de maneira diferente em cada mundo.

O livro mostra Austin descobrindo o que é Yamesh e como ela influencia o mundo na Terra e vice-versa. Por que ele consegue viajar através da consciência? Quantos corpos ele pode habitar ao mesmo tempo? Quantos corpos ele já esteve? Quem mais consegue viajar através da Gnose?

Eu ameeeeei esse livro! O Feu pensou em cada detalhe desse universo. Além disso, é notável o crescimento do Austin e a segurança que ele vai adquirindo nele mesmo. É impossível ler e não se apaixonar pelos outros personagens. Percebemos a lealdade e união que eles mantêm.

Outro ponto importante é a crítica que o povo de Yamesh faz sobre o sentimento de posse, inveja e ciúmes que são sensações presentes no nosso mundo. O autor aborda essas questões através de personagens considerados ‘vilões’.

Me apeguei muito a história e senti um vazio quando terminei. Fiquei com vontade de ir à Yamesh e ser parte dos 51%. Tenho certeza que vocês vão gostar!

site: https://www.instagram.com/p/CDCiTM-ALO9/

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 26/12/2020

Fantasia e reflexões do mundo real
Austin é um nerd que trabalha como programador júnior em uma empresa e enfrenta problemas cotidianos. Quando conhece Shay, uma mulher muito interessante que explica a ele sobre gnose, ocultismo e magia, ocorre algo que leva sua consciência para outro local, que parece ser outra dimensão: Yamesh. Lá, Austin se vê em seu corpo um pouco diferente, mais forte e selvagem, portando roupas e armas tribais e com pessoas o chamando de Rihu, que aparenta ser um grande guerreiro. Aos poucos vamos conhecendo Yamesh junto com Austin que começa a ter lembranças de seu contraparte Rihu e conhecendo as contrapartes de pessoas de Mahlek (nosso mundo “normal”). Austin se vê em uma situação em precisa ajudar seus novos/velhos amigos de Yamesh e pessoas de Mahlek que o envolvem em suas pesquisas.
O livro possui elementos de fantasia e ficção científica, mas conforme chegamos ao final, entendemos que o principal objetivo é a evolução de Austin como pessoa. A experiência o ajuda a ser uma pessoa melhor e a ter empatia por outras pessoas, além de abordar temas importantes como machismo e relacionamentos abusivos e conter personagens femininas muito fortes e decididas, tudo convergindo para Austin se tornar uma pessoa melhor. Outro ponto interessante é a sociedade em Yamesh, onde não existem expressões que denotam posse como “meu”, “minha”, todos compartilham tudo e possuem outras preocupações maiores do que reter posses.
A narrativa apresenta alguns elementos diferentes, como nos capítulos de interlúdio onde o narrador se dirige diretamente ao leitor, o que é interessante. No geral o livro é descomplicado, porém alguns elementos podem trazer alguma confusão, como aspectos que dão a entender que a história se dá em um futuro com tecnologias ainda não existentes nos dias de hoje, porém ao mesmo tempo temos elementos e referências bem contemporâneas. O livro é recheado de referências à cultura pop/nerd, o que até certo ponto torna a leitura leve e divertida, porém em alguns capítulos as referências aparecem em demasia.
O autor Feu Franco teve ótimas ideias e conseguiu unir diversos elementos interessantes. O livro entretém enquanto nos leva a refletir sobre coisas mundanas ao observar a evolução do personagem principal, algo muito necessário e bem vindo na literatura. Indico para quem aprecia fantasia, ficção científica, ocultismo e histórias que nos fazem viajar no geral.

site: https://www.youtube.com/channel/UC4zNj2gPz0FWQxDxLai9dFA

Um pouco de cada livro 28/07/2020

Vale a pena viajar com esse livro!
No desespero e no perigo, a gente aprende a acreditar no impossível.

Austin é um cara tímido, meio desajeitado, que veio do interior com seu melhor amigo Jean, que basicamente resume sua vida social, e ambos trabalham na cidade como programadores.

Ele é um típico nerd e tem uma vida bem pacata, até que, por coincidência do destino ou não, conhece Shay aleatoriamente e descobre que ela é sua vizinha. Ambos vão para o apartamento de Shay curtir um pouco e, no caminho, Austin os salva de um assalto entrando em gnose, um estado alterado de consciência, que pode ser alcançado de várias formas, como meditação ou dor, porém não tão facilmente.

Shay é uma pessoa mística que mexe com magia e após presenciar o que Austin foi capaz de fazer resolve começar um ritual que acaba levando Austin para Yamesh.

Ao longo do livro nós vamos entendendo que existe uma outra dimensão/mundo/galáxia, que é para onde Austin vai e quando ele chega lá ele não é mais Austin e sim, Rihu, um guerreiro.

Yamesh é um lugar completamente diferente de Malehk, a Terra, o tempo passa diferente, os astros funcionam em órbitas diferentes e lá existe um povo com outra cultura, sem falar que eles são mais sujeitos a energias que são os sentimentos que nos cultivamos e nossas vontades.

O que acontece com Rihu em Yamesh, influência o que acontece com Austin em Malehk. E nós vemos que quando a mente dos dois se unem é como se ambos amadurecem com os ensinamentos um do outro e é isso que acontece durante o livro. Austin como Rihu aprende a ser um guerreiro nas batalhas em Yamesh, ao mesmo tempo em que Rihu ajuda Austin a combater os seus problemas em Malehk.

Eu amei esse livro, amei viajar com ele, além da forma fantástica como o autor representou nosso consciente e subconsciente e todas as forças que nos influenciam para agir para o bem e para o mal... e o amadurecimento que se alcança trabalhando todas as nossas partes.

Uma aventura muito criativa em um novo universo, cheia de reviravoltas e batalhas emocionantes com um quê de psicologia. Um livro para engrandecer a literatura nacional.

Paula1525 17/09/2020

Yamesh: onde nasce a consciência.
A obra aborda a história de um jovem chamado Austin, que vivia em uma rotina pacata até conhecer alguém que mudaria sua vida de formas inimagináveis.

Por meio de um ritual aparentemente simples, além de uma pré-disposição ao desenvolvimento de algumas habilidades específicas, nosso protagonista consegue projetar sua consciência, visitando outros mundos, como Yamesh, ocupando corpos correspondentes ao dele na terra, conhecida como Malehk, e muito mais.

Nisso, somos inseridos em um mundo fantástico, com povos e culturas com valores diferentes, grandes guerras que podem mudar o curso da história, paixões tocantes e acontecimentos completamente surpreendentes.

Me apeguei ao Austin desde o primeiro capítulo. Seu jeitinho, suas memórias de infância, seus pensamentos doces e até suas referências geek construíram um protagonista que quase podia ser visto à minha frente, acompanhando risonho minhas surpresas com as reviravoltas do livro.

Além desse nosso narrador incrível e detalhista, os personagens secundários, que têm uma importância ENORME pra a história, também foram completamente cativantes, demonstrando lealdade e amizade invejáveis.

Aqui, também pude ver o poder da representatividade. Acompanhamos, por exemplo, personagens femininas em posições de liderança que presenciei em poucos outros livros. E isso é lindo de se ver.

Por fim, basta dizer que devorei esse calhamaço de 400 páginas em poucos dias, estando completamente envolvida com o livro. A narrativa, a fluidez e o humor que cerca capítulo por capítulo, demonstram que cada palavra foi cuidadosamente escolhida com toda a confiança de quem sabe o que está fazendo, sem medo de ousar, e toda a liberdade e imaginação que só quem foi capa de criar o próprio universo tem.

? Mas lembre-se: os mundos não são em preto e branco? Sempre há outras alternativas, assim como uma infinidade de cores. ?

- 5 ? + favoritado
- Ana

Cheirinhodelivro 28/10/2020

Viagem através da mente
"No desespero e no perigo, a gente aprende a acreditar no impossível."

Esse é um livro de fantasia extremamente rico em coisas surpreendentes. Mas antes de mais nada, é preciso ter uma mente aberta pra iniciar a leitura, pois aqui vc encontra muitas semelhanças com rituais místicos, ocultismo, meditação. A viagem é através da mente, buscando a ligação que se tem dos mundos através daquilo que somos no consciente e inconsciente, e assim como o Austin, fui transportada pra terras extraordinárias.

O que achei bem legal foram as inúmeras referências de fimes e séries famosas e várias tiradas do mundo geek: Mestre Yoda, Game of Thrones, Harry Potter, John Carter entre dois mundos... o livro me lembrou muito Avatar, só que o protagonista conversa com o leitor. Foi uma experiência incrível, e ressalto que não se deve deixar passar nenhum detalhe pra não se perder, pois cada explicação importa. Vale muito a pena conferir essa obra, recomendo.

Sandra Leôncio 18/08/2020

Uma mistura maravilhosa de fantasia com ficção científica!
Em Yamesh nós vamos acompanhar a história de Austin, um programador Júnior que após conhecer uma mulher misteriosa chamada Shay acaba fazendo uma viagem para outro mundo por meio da Gnose. Dessa forma, Austin conhece um poder que está dentro de si e o permite viajar para Yamesh um lugar onde estrelas viajam e se instalam em pessoas e que há uma tribo que vive em árvores gigantes de forma bem harmoniosa. Austin se vê em meio a tribo de Awana, em que uma batalha para definir o destino de todos está prestes a se desenrolar tendo Austin como um dos lutadores, o destino de Awana está em suas mãos. Em Yamesh Austin é Rihu, sua outra parte nesse mundo, por meio das memórias de Rihu Austin conhece a cultura desse povo, seus modos de viver e sobreviver e sobreviver aos ataques de outra tribo que os capturam para serem escravizados e o motivo de ser tão importante que Rihu/Austin vence a batalha pela paz contra a guerreira da tribo sulyah.
Eu amei esse livro como um todo mas uma das coisas que deixou a leitura mais divertida foi o fato do Austin ser um completo nerd e trazer referências do nosso mundo para suas aventuras. O livro é repleto de referências a séries como Game of thrones, filme de super heróis, aos quadrinhos da Marvel e da DC, até o título dos capítulos remete a nossa cultura pop (amo!).
Eu consegui ver traços de histórias que eu amo, como O Nome do Vento, na obra de uma forma totalmente nova. As referências estão ali mas Yamesh tem sua originalidade por meio do ocultismo e da viagem entre mundos (o que me lembra o filme John Carter entre, dois mundos e que é um nome de um dos capítulos). No começo foi um pouco confuso de compreender esse novo mundo que é apresentado e todas as questões que envolvem a Gnose mas o próprio Austin também não estava entendendo e conforme ele ia aprendendo e vivenciando, tudo ficando mais claro para nós também como ficava para ele.
Yamesh é uma mistura de fantasia com ficção científica que deu super certo, foi uma leitura maravilhosa e espero ler mais desse universo.

Calíope 13/11/2020

“As escolhas mais difíceis requerem as vontades mais fortes”
Um livro que poderia explodir a mente. Com personagens cativantes, o livro é recheado de detalhes e cenas de ação, tudo isso envolvendo viagem espiritual, ocultismo e amadurecimentos.
Na trama, acompanhamos Austin, um garoto do interior que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando conhece Shay, uma mulher encantadora e misteriosa, através de um aplicativo de relacionamentos. Em um encontro casual com ela, Austin sem querer vai parar em Yamesh, um outro universo bem diferente daquele que conhecemos - e que promete agitar a pacata vida do garoto.
A escrita de Feu Franco é leve e descontraída e há uma interação com o leitor que é viva e divertida.
Por último, importante citar que há diferentes referências pop incríveis! O livro é ideal para amantes de fantasia, ação e ficcão!
Confira a resenha completa no post da Revista Calíope (@revistacaliope)

site: https://www.instagram.com/revistacaliope/

Daniel 29/08/2020

Simplesmente I-N-C-R-Í-V-E-L
É um livro simplesmente I-N-C-R-Í-V-E-L. É muito envolvente e muito bem escrito, exatamente do tipo que me faz ler dezenas de capítulos de uma única vez.
A história é contada em um ritmo muito fácil de acompanhar, o que torna a leitura extremamente prazerosa. O autor consegue conversar com o leitor de uma forma bastante natural e instigante, tanto que em muitos momentos de quebra da quarta parede, me
questionei se o universo de Yamesh não é real.

Existem diversas referências durante a trama, o que pode ser facilmente observado nos títulos dos capítulos. O enredo me lembrou um pouco a história de Avatar (o filme com os aliens azuis) e de Zelda: A Link to the Past pelo personagem transitar entre dois mundos diferentes que estão de alguma forma conectados. Toda a cultura dos Natchi, de uma comunidade unida e com senso de coletivo, me lembram bastante o povo Na'vi de
Avatar.

Algumas questões interessantes aparecem durante a história de uma forma bem natural, como sexualidade, identidade de gênero, empatia, suicídio, colonialismo, assédio ... e provavelmente muitas outras que posso não ter percebido (ou recordado) em um primeiro momento.

O livro pode ser um pouco confuso devido aos vários nomes diferentes do universo Yamesh, mas não foi nada que, particularmente, tenha criado dificuldades na compreensão (e também existe um glossário que pode ajudar).

Definitivamente vale a pena a leitura se você gosta de viver aventuras e fantasias.

brendafpacheco 26/06/2020

Estou ansiosa pela continuação!
Li Yamesh pelo celular e, por conta disso, acabei demorando para engatar na leitura. Por outro lado, quando abri o aplicativo sentada numa cadeira de praia com o sol iluminando a sala e aquecendo meus pés enquanto um chá de hortelã me esquentava as mãos, formato algum de livro pôde me tirar dali. Fui fisgada por essa história fascinante.

Yamesh: Onde nasce a consciência é uma história sobre Austin, um programador-júnior que lida cotidianamente com bugs em códigos e entrega de relatórios que, de uma hora para outra durante um encontro com uma mulher ma ra vi lho sa, acaba viajando para um mundo completamente diferente por meio do processo de Gnose, um estado mental que possibilita o contato com planos não físicos.

A partir de então, Austin, que em Yamesh se chama Rihu, começa a descobrir e aprender aos poucos como funciona essa conexão entre Mahlek (Terra) e Yamesh permeando questões da consciência, a condição humana, nossas emoções, como elas nos impactam e como reagimos a elas.

A escrita é simples e convidativa, faz com que o leitor se sinta parte da narrativa. Acredito que tenha sido isso que possibilitou o meu apego aos personagens, sobretudo ao Fab Five e algumas das entidades do Alle e do Niente. Além disso, duvido alguém conseguir me convencer de que Austin/Rihu/Yhalu não está em mim.

Não vejo a hora de poder ler a continuação dessa história que me cativou tanto!

@brenda_s3d

site: https://www.instagram.com/brenda_s3d