O Medo é Feito de Gelo

O Medo é Feito de Gelo L.S ENGLANTINE

Resenhas - O Medo é Feito de Gelo

iarmin 26/03/2021

delicia caras
muito gostosin pra ler quando você quer relaxar e se sentir bem, fiquei boiola demais

Let 20/04/2022

Romance sáfico enemies to lovers no gelo ??
Esse romance é a coisa mais linda! Duas vizinhas que se detestam, mas acabam tendo que trabalhar juntas pra que o melhor amigo de Nicola vença um torneio de dança no gelo.

Ambas as protagonistas são bem resolvidas com relação à sexualidade: Aster é lésbica e a Nicola é bi. Inclusive me identifiquei MUITO com ela nesse quesito. E é mto fofo ver elas aos poucos saindo do ?enemies? e entrando no ?lovers?

Fala muito sobre problemas familiares e abuso também, que é uma parte mais sensível. Algumas decisões da narrativa não me convenceram, e por isso não dei 5 estrelas. Mas esse romance tem final feliz e eu me emocionei muito ???

Lenas 28/11/2021

Nada de legal ou muito importante acontece em Salt?
?Exceto que sim!! Acontece! ?

Eu não sei nem o que dizer desse livro.

Comecei a ler simplesmente porque queria um romance clichê entre uma jogadora de hóquei e uma patinadora artística de gelo. Mas tem tanta coisa interessante no enredo que o romance entre as duas é detalhe (um ótimo detalhe).

Gostei da forma como a autora conseguiu mostrar as dificuldades da Nicola e sua personalidade (e da Aster, que é totalmente o oposto), ao mesmo tempo que mostrava o sentimento surgindo lentamente entre entre as duas. Também gostei de como as duas personagens são muito maduras pra lidar com tudo, mesmo sendo tão diferentes.

Os personagens secundários também são muito bons, amei a vó Regina, o Harvey e o Barr com todas as minhas forças.

Acho que ? até o momento ? esse é um dos melhores livros nacionais sáficos que já li. Super recomendo.

Oi, eu sou a Mila ^^ 19/12/2021

No início, ainda não tinha me prendido. Porém, no desenrolar da história eu fui gostando. Não é um livro relacionado ao natal, apesar de parecer um pouco. Fala sobre sexualidade, sobre escolhas ( bem feitas e também mal feitas ), resistência, injustiça, amizade, relacionamentos e superação.

4,0??

ana lú 02/11/2021

"Nada de legal ou muito importante acontece em Salt."
"Ao nosso redor, jamais iremos saber o que acontece, da mesma forma que jamais saberão o que acontece dentro de nós."

Nicola Wolf era dançarina do gelo, mas um acidente a impediu de continuar com sua paixão. Aster Campbell, a capitã do time de hóquei da faculdade.
Elas eram vizinhas mas definitivamente se desprezavam, mas devido a alguns problemas elas são obrigadas a trabalharem juntas.
O livro é muito gostosinho de ler e é muito bom acompanhar toda a trajetória delas. O desenvolvimento do relacionamento das meninas e também seus desenvolvimentos internos.
Além de tudo o livro fala retrata temáticas de grande importância. Problemas familiares e relacionamentos abusivos.

"O que estou querendo dizer é que sou mais uma garota, em uma lista imensa, de uma estatística enorme, que não pode falar e nem ser ouvida, porque o poder dos homens e a palavra deles contam mais. Muito mais do que a minha."

Apesar de ter sentido raiva de alguns personagens, amei outros! A avó de Aster, Regina, o irmão de Nicola, Barr, o melhor amigo de Nicola, Harvey e obviamente as próprias Nicola e Aster. Adorei eles!
Outra coisa que amei foi que no início do livro, há uma playlist, uma lista de gatilhos e suas localizações e uma arte de Nicola e Aster.
Esse livro é repleto de amizade, amor e cumplicidade e eu amei passar pela experiência de ler ele!

"Mesmo que o mundo deixe de ser mundo
As palavras ainda estarão em nossos corpos decompostos
E mesmo que o medo seja feito de gelo
O coração não é
Para aquela que se inspira na tolerância
Se banha no amor
E respira na paz
A você, que torna o mundo melhor
Que as vezes se vê como nada
Mas é tudo o que precisamos
A você, um beijo e um muito obrigado.
? Julia Bells"
Rafa,ela 02/11/2021minha estante
Eu amei esse livro

ana lú 02/11/2021minha estante
tambémmm

Rafa.Meyer 18/07/2021

eu tinha feito uma resenha desse livro e tinha amado, mas o skoob não postou ?
enfim, esse livro é muitoo bom! eu indico super, é super prazeroso de ler, ainda é nacional e a escrita é incrível!
gostei bastante porque trouxe representatividade, eu, como mulher negra, amei o protagonismo e a presença de personagens majoritariamente negros e principalmente por ser um romance sáfico e ter esportes no gelo! TUDO PRA MIM!!! nunca li nada semelhante. a gnt passa raiva em algumas horas, mas livro bom é assim na minha opinião, quando os personagens cometem erros e depois enxergam que erraram e buscam mudar, achei interessante porque os relacionamentos entre os adolescentes, tanto amorosos como amigáveis, são super saudáveis e agem com bastante responsabilidade afetiva.
Susu 22/07/2021minha estante
Vc nao teria ele em pdf pra me mandar né?

Cyd 31/12/2023

O medo é feito de gelo
Romance sáfico, leitura fluída. Uma cidade fictícia, conhecida por seu inverno permanente.
Quando encontrei esse livro imaginei uma proposta diferente, achei que a Nicola competiria com a Aster.
São vizinhas que se odeiam, mas que trabalham juntas por uma causa maior e interesses particulares...
As questões familiares são um ponto muito importante no livro. Apesar de abordar a temática da saída do armário e dramas familiares, a história gira em torno de uma competição e do sentimento que brota entre as personagens até então desafetos.
Viciante! Tem cenas muito fofas delas iuntas, apesar de ser clichê, é bem interessante ver como elas se apaixonam.

Maria3121 12/03/2022

q perfeito
enemies to lovers safico nacional com patinação no gelo e a vó lenda gnt boa, oq mais vcs precisam pra ler a obra prima? (tem no ku ?)
Rafaela.Paula 12/03/2022minha estante
Esse livro é muito bom

Lara212 08/01/2022

Quando eu comecei a ler esse livro eu achei que ia ser leve e legal, mas eu me surpreendi muito quanto mais fui lendo, porque foi entrando em assuntos profundos e importantes, que podem até ser gatilho para algumas pessoas. Mas foi bem melhor do que esperava.
Eu amei os personagens (Aster, Nicola, Barr, Harvey) eles ficaram no meu coração. Eu consegui me identificar pelo menos um pouco com cada um desses, principalmente com a nicola, por isso foi muito bom ver a evolução dela em vários aspectos.
E esse romance safico que aconteceu de uma forma tão natural que foi como colocar um cobertor no meu coração, enfim foi tudo que eu precisava esses dias.
Eu so não dei 5 estrelas pq eu achei que tiveram alguns estereótipos que poderiam ter sido revisados e tratados de uma forma melhor, e algumas outras coisas, mas nada muito terrível.

Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e foi uma experiência ótima, porque não dá vontade de parar de ler até você terminar.

Eu não sei muito bem como explicar oq eu sinto em relação a esse livro, mas espero que tenham entendido alguma coisa e leiam, porque vale muito a pena.

jul 14/10/2021

eu estava querendo ler esse livro já tem um tempinho e sempre deixava de lado ele é muuuito soft aff.

eu amo como os assuntos são abordados, assuntos importantes, amo elas, amo a amizade com o harvey EU AMO ESSE LIVRO

luiza 18/07/2021

um romance para aquecer seu coração nos dias frios
Muito além de um clichê, O Medo É Feito de Gelo fala sobre amor, superação, seguir seus sonhos e lutar pelo o que você acredita.

O livro traz assuntos muito importantes de maneira leve. Cheio de representatividade, conseguimos nos identificar com as dores das personagens e é como um abraço quentinho que diz "você não está sozinho".

As personagens são cativantes e carismáticas, até os secundários (Harvey ganhou meu coração). E o romance é simplesmente apaixonante.

Nicola e Aster te inspiram a ser quem você e a correr atrás dos seus sonhos. Um dos melhores livros nacionais que li esse ano!

Felipe414 05/08/2021

te amo aster
pra ser sincero eu não gostei tanto como achava que iria, mas é um ótimo livro pra se passar o tempo, pra se apegar as personagens e querer ter uma Aster na sua vida!!! que mulher meus amigos.. eu queria que o final fosse diferente mas entendo que foi o que as personagens precisavam e queria ressaltar que a autora tem MUITA responsabilidade com todos os problemas que aborda no livro, relacionamento abusivo , bifobia internalizada.. tudo ela consegue resolver de uma forma real e natural. eu queria falar também sobre a cena em que a Nicola volta a patinar. essa cena foi a minha favorita do livro INTEIRO e eu amei amei demais, quase chorei inclusive. enfim leiam é fofinho e gostosinho.
Lela 05/08/2021minha estante
ai to lendo mas também to meio frustada esperava mais do livro espero que melhore um pouco

Felipe414 05/08/2021minha estante
eu tava c a expectativa muito alta, mas pro final teve umas cenas fofas que compensaram

nanda 24/03/2021

um dos melhores livros
O medo é feito de gelo é um livro atual, com uma escrita absurdamente incrível. Esse livro tem tanta representatividade que eu fiquei muito feliz quando li pela primeira vez sério. Se você não lê essa história, quem sai perdendo é você. Esse livro é bom demais para não ser aplaudido pelo mundo. LEIAM O MEDO É FEITO DE GELO
Suzy 24/03/2021minha estante
To super afim de ler. Mas não acho pdf, puta tristeza

layhnrqs 22/11/2021

ASTER CRUSH DA MINHA VIDA
Eu posso passar horas falando o quão esse livro é perfeito mas leia o que vou te dizer: É UM ROMANCE ENEMIES TO LOVERS SÁFICO COM PROTAGONISMO NEGRO, me diga, quantos romances enemies to lovers SÁFICO você conhece? Pois bem, eu não conhecia nenhum antes desse, e saber que essa obra de arte é nacional deixa tudo melhor.

Ao ler O medo é feito de gelo a gente acompanha a vida de Aster e Nicola, em uma narração que flui entre as duas, então você vai ter o privilégio de entrar na cabecinha e saber as emoções e sentimentos de ambas.

Nicola era patinadora de gelo que após um acidente BEM trágico, teve que deixar de competir por bem a sua saúde. Na narração dela a gente acompanha uma menina cheia de conflitos familiares que está sempre disposta a ajudar os outros, bissexual não assumida, de poucos amigos e cheia de inseguranças devido a vários traumas.

Aster (o amor da minha vida) é lésbica assumida, mora com a avó, que foi a única que a acolheu depois da sua saída do armário, a gente acompanha uma garota com vários conflitos familiares também, que tem uma rotina amorosa bem badalada beijando todas as bocas que ela pode.

Certos problemas acontecem, e nisso Aster e Nicola crescem com certos desentendimentos, mas quando uma se toca que não consegue parar de pensar na outra essa visão vai se deixando aos poucos e elas se tornam cada vez mais íntimas. É um romance que te deixa de coração quentinho, aborda assuntos bem pesados que te emocionam ao longo da história, e entrega desenvolvimentos e personagens secundários incríveis (alguns né, pq outros você tem vontade de dar uma surra)

Obrigada L.S Englatine por ter dado a vida a essa história fantástica!!!

ps: NÃO PIRATEIEM LIVROS NACIONAIS!!!!
ps²: quero uma aster campbell na minha vida

G. 22/11/2021minha estante
Se vc gosta de enemies to lovers safico, le alteza real da rachel hawkins. Mt bom tbm!!

layhnrqs 22/11/2021minha estante
já tá na minha lista, vou ler sim com certeza!!! obrigadaa