A cachorra

A cachorra Pilar Quintana

Resenhas - A Cachorra

Milena490 08/06/2024

Mãe de Pet
A escrita é fluída e prende o leitor desde o primeiro capítulo. A história é repleta de alusões à maternidade compulsória e a ideologia equivocada que permeia a sociedade onde ser mãe será "bonito, fácil e repleto de amor". Além de mostrar que pessoas feridas ferem outras pessoas (ou animais).
Achei interessante o uso da cadela no lugar de uma criança, é uma sutileza na agressividade. Acredito que o maltrato de ambos doem aos olhos de quem vê (ao menos doem ao meus), assim como, para muitos "bicho é bicho" enquanto para outros "criança é criança", existe o tratamento de desrespeito, desvalorização e agressão quando estes seres não cumprem o papel de perfeição esperado pela ""mãe"".
O final é angustiante e real.
Outro ponto interessante é como a Damaris foi uma criança ferida e na adultez a partir do trauma criou e apegou-se à fantasia de alento e amor incondicional a partir do maternar, o qual a mesma não recebeu.

hellensbruzzi 07/06/2024

Comecei a ler esse livro sem saber absolutamente nada sobre ele e me surpreendi. Gostei da escrita da autora, achei bem fluida e rápida, e no momento em que terminei de ler o livro e parei para refletir, ele engrandeceu ainda mais.
Quando percebi pra onde a história estava indo eu fiquei bem chocada, durante todo o livro tive a sensação de que algo ruim ia acontecer, mas eu jurava que seria o marido a fazer algo com a cachorra ou mesmo com ela e não espera que é ela quem fosse causar o mal. Mas ao mesmo tempo em que você se choca com a atitude você é lembrado que ela é uma mulher sofrida, é triste ver que ela tem muito pouco, pouco carinho, pouco amor, pouco dinheiro e quando ela recebe esse carinho e amor da cachorra ela não sabe como lidar com aquilo não sendo apenas do jeito que ela imaginou que seria.
Fiquei alguns dias refletindo sobre e da pra perceber que o livro não é apenas sobre a cachorra, mas também é possível fazer analogias com pais que querem tanto ter filhos e mas querem que os filhos sejam aquilo sonhado por eles e não os dão liberdade ou atormentam a vida dos filhos ao extremo. Foi interessante ver isso ser retratado em um animal e com tamanha violência.
Outra questão que gostei foi a da cultura latina, realmente tem muita coisa que acontecia que tu poderia dizer que estava acontecendo no Brasil. Fiquei bem interessada em ir atrás de mais obras da autora.

larissaplath 04/06/2024

Confesso que li por conta do título do livro, achei tão eu, e a capa que é belíssima! achei a história bem nua e crua, que te prende muito. fiquei chocada com o final, pesado

lyz 02/06/2024

A cachorra da damaris
Eu acho que fui com uma expectativa altíssima pra ler esse livro e não foi atingida :(( não é que não gostei, porque a história é bem interessante e bem crua. mas acredito que ela é apenas isso, sabe?!

a escrita tem uma ótima fluidez, li em uma hora o livro inteiro (é curto), mas não me pegou muito. a autora realmente cria uma tensão em descobrir que danado a damaris vai fazer em relação a cachorra.

é uma história pra quebrar aquela ideia de maternidade, normalmente mulheres querem se tornar mães com a noção de que vai ser lindo, acabam esquecendo que seus filhos também são gente (aqui cachorro) e vão fugir de casa também.

enfim, um livro sobre uma mulher blublu das ideias (tudo culpa do patriarcado) e tem muita violência contra animais (o que eu não gostei).

Triz 31/05/2024

Sem palavras
O livro é muito bom, intenso em pouquíssimas bom páginas que dá para ler em um dia. Eu pessoalmente esperava mais da brutalidade que só apareceu no final, mas foi uma expectativa minha criada por opiniões que li de outras pessoas, então por essa expectativa o livro acabou passando para mim a sensação de que nada estava acontecendo. De qualquer jeito a mensagem é forte e o livro também

Maria18112 31/05/2024

Leitura rápida e profunda
Em um primeiro momento, fiquei um pouco confusa ao terminar a leitura. Depois de respirar e "dormir o livro", pude retomar a história e lembrar de tudo que foi feito pela cachorra e de qual foi a "retribuição" trazida para Damaris.
Este livro tem muitas nuances e acredito que pega a cada uma de nós de maneira diferente, a depender da fase de nossas vidas.
De todo modo, nos mostra como a natureza pode ser gentil e cruel, e que não é possível mudar certos fins.

Raony.Lima 31/05/2024

Ainda não sei opinar?
Acho que foi o primeiro livro que terminei e não tenho uma opinião formada sobre ele. Preciso pensar mais haha.

Minha crítica mais curta que já fiz nesse app kkk

heyheilig 31/05/2024

Uma reflexão para a natureza humana e animal
"A cachorra", de Pilar Quintana, é uma obra que mergulha nas profundezas da condição humana e animal, explorando temas de trauma, maternidade e violência em um cenário desolador na costa colombiana.

A narrativa gira em torno de Damaris, uma mulher marcada por traumas de infância e pela luta contra a infertilidade em um vilarejo litorâneo de Buenaventura. Sua vida toma um rumo inesperado quando ela adota uma cachorrinha, Chirli, cujo nome reflete tanto a tentativa de preencher o vazio da maternidade quanto os fantasmas do passado não resolvido de Damaris.

A ambientação na região litorânea não é apenas um cenário, mas um elemento essencial que molda as ações e emoções da protagonista. A escrita fluida e as descrições envolventes transportam o leitor para o universo de Damaris, permitindo uma imersão completa em suas lutas e dilemas.

Ao longo da história, vemos o relacionamento complexo entre Damaris e Chirli, onde a cachorra se torna tanto um símbolo de esperança quanto um lembrete constante das próprias falhas de Damaris. A fuga da cachorra e sua subsequente gravidez representam sua busca por liberdade e satisfação de necessidades básicas, enquanto Damaris é confrontada com sua própria impotência e inveja diante da fertilidade da cadela.

O desfecho final é marcado por uma reviravolta intensa, onde tanto a cachorra quanto Damaris revelam seus lados mais primitivos e instintivos. A reação violenta de Damaris à gravidez da cachorra simboliza não apenas sua própria angústia e desespero, mas também questiona a própria natureza humana e nossa relação com os animais e o mundo natural.

Em última análise, "A cachorra" é mais do que uma história sobre uma mulher e seu animal de estimação; é uma reflexão sombria e provocativa sobre os instintos animais e as complexidades da condição humana, deixando o leitor com perguntas profundas sobre o que significa ser verdadeiramente humano.

i05archives 29/05/2024

Ainda não sei o que pensar desse livro, acredito que preciso refletir um pouco mais sobre ele. não vou dizer que não é bom, porque de certa forma eu gostei. a história é interessante e é contada de uma forma bem fluída, gostei da escrita. o final foi bem chocante pra mim, já imaginava algo do tipo, mas não que seria da maneira que aconteceu. é doloroso, muito triste mesmo

Hello5ouza 27/05/2024

A comparação do comportamento de dois seres femininos: uma mulher condicionada ao código de conduta social, e uma cachorra, animal livre a seguir seus instintos mais primitivos.
Damares é apresentada a nós como uma mulher infertil, e numa coincidência um tanto cruel, Damares acaba adotando um filhote de fêmea e acaba realocando seu papel na família como a de uma filha.
A autora nos apresenta a complexidade da maternidade, mas também o questionamento do amor puro e incondicional esperado das mães pelos filhos.

Rianne.Brito 25/05/2024

Solidária a Damares
Sabe quando vc lê um livro, não vê sentido, infarta com o final... é esse... mas apos discutí-lo em um clube de leitura, mudei minha visão, entendi o lado dela e todos os acontecimentos ao longo da vida dela que culminou no fim...

Catarina.Assuncao 24/05/2024

A Cachorra
Um romance curto que me prendeu do início ao fim. A narrativa vai para além da relação que a personagem principal, Damaris, cultiva com a cachorra, uma filhotinha por ela adotada. Vemos ao decorrer das páginas que seu apego ao animal vem como uma substituição de seu desejo de ser mãe, desejo esse que nunca foi realizado. O que acho mais interessante no livro é a construção de camadas psicológicas que constituem quem é Damaris e esclarece seus sentimentos a certas relações e situações. Achei muito interessante a leitura!!

Ana Clô 21/05/2024

Um bom livro.
Minha segunda leitura de Pilar Quintana. Confesso que esse não me prendeu como ?Os abismos?.
?A cachorra? consegue traçar paralelos e linhas tênues sobre a maternidade. Mas também consegue em um teor naturalista demonstrar a selvageria que permeia os personagens e a vida que os cerca (seja pelos sentimentos borbulhantes seja pela selva que se constrói como pano de fundo da história).
Um livro certamente incômodo em diversos aspectos.
Uma escrita interessante.
Não amei mas também não odiei. Um limbo talvez?

Ramon.Ferreira 21/05/2024

Damaris, uma mulher formada ao atravessar uma infância pobre - de dinheiro, de afeto e de relações famíliares -, traumatizada por perdas e por falta de laços, sonha em ser mãe. Casada com Rogelio, não consegue realizar seu sonho e conforme se aproxima de seus 40 anos - a idade em que acredita que as mulheres ?secam?- vê-se desesperansoça e triste, mergulhada em um relacionamento frio, morando em um local que não é sua casa própria, sem dinheiro e sem seu tão sonhado filho. Damaris encontra afago para suas emoções, então, em uma cachorra que adotou - e que nomeou com o nome que havia escolhido para sua filha, a Chirli-. O romance permeia do amor incondicional ao animal à repulsa extrema, mostrando como a personagem apresenta dificuldades em lidar com o sonho não realizado e também com as dificuldades de lidar sentimentalmente com o fato do animal crescer, tornando-se menos dependente dela e de seus cuidados