Solução de dois Estados

Resenhas - Solução de dois Estados

1 | 2 | 3 | 4

Ricardo256 21/08/2021

Solução de dois estados?
Livro oriundo da literatura gaúcha rsrs, mais precisamente, autoria de Michel Laub. O livro apresenta a entrevista de dois irmãos, que tem desavenças marcadas por questões ideológicas. De um lado nós temos Alexandre e do outro Raquel. O livro mostra a decadência da família e como as desavenças entre os dois cresceram durante o tempo. O romance vai ganhando corpo a cada página lida e é possível ver muito bem os dois lados da moeda que é marcado, principalmente pela polarização que é visivelmente observável na nossa política nos dias de hoje. As falas de Alexandre se parecem muito com uma pessoa muito conhecida na política o que faz dele um livro pesado, difícil de digerir mas muito necessário nos dias de hoje.

Gio 21/08/2021

Um livro que certamente vai entrar na minha lista de recomendações, apesar de não ser o tipo de leitura que usualmente eu consumo.

A gente começa sentindo um certo nível de empatia por todos os personagens e termina em total estado de ódio querendo matar todo mundo.

Esse livro retrata de forma muito clara que nenhuma verdade é absoluta e que as vezes o que a gente tem como se fosse, pro outro é totalmente oposto.

Por fim, foi uma leitura que, no atual contexto, me deixou um tanto apreensiva também pela similaridade dos personagens com pessoas que a gente vê frente aos postos de poder em âmbito nacional, mas também regional e do dia a dia.

Uma boa leitura, não dou nota máxima pq em alguns momentos pode ser um tanto cansativa por parágrafos e relatos longos demais.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 28/07/2021

Pesado e necessário
Num cenário de polarização absoluta, é cabível considerar qualquer possibilidade de diálogo? Solução de Dois Estados, de autoria do Michel Laub e uma das leituras que mais se destacaram neste meu primeiro semestre, fez meu pensamento dar voltas e voltas em torno dessa questão – não sem uma constante sensação de desconforto, devo dizer.

A narrativa intercala os depoimentos dos irmãos Raquel, artista performática de 130 kg, e Alexandre, empresário envolvido num negócio de academia/igreja/esquema de pirâmide. Suas falas contaminadas por ódio e ressentimento estão sendo gravadas para um documentário de uma cineasta alemã sobre violência.

Em meio a um denso recheio, o mais interessante é observar como esses personagens são imperfeitos, como fazem de seu discurso ferramenta para aniquilar o outro. Mesmo assim, não podemos invalidar a dor que enfrentaram na juventude, ambos têm pontos a serem ouvidos (embora o personagem Alexandre seja difícil de engolir). Mas a grande questão é: o que eles fizeram dessa dor? Fato é que as perspectivas são indissociáveis das vivências pessoais, das escolhas e trajetórias trilhadas até o momento da violência sofrida por Raquel em um evento em pleno 2018, que é o motivo da participação dos irmãos no documentário.

Até mesmo na estrutura o trabalho de Laub foi primoroso. Os depoimentos em si já revelam a incomunicabilidade, a inexistência da mera disposição em estabelecer uma conversa entre as partes, que dirá um acordo. E o mal-estar duplica de tamanho quando, em sua posição de distanciamento (embora não total), a figura da documentarista passa a ser atacada por cada um dos entrevistados. Já a nós, leitores, é permitida a privilegiada visão “de fora”, mas não nos enganemos: estamos mais dentro do que qualquer outra coisa.

Espelho do Brasil dos últimos anos, Solução de Dois Estados é um livro incômodo, pesado e, por isso, fenomenal.

site: https://www.youtube.com/alinetkm

Nilton 11/07/2021

SOLUÇÃO DE DOIS ESTADOS (2020)
Autor: Michel Laub
O livro é a história de dois irmãos que, podemos dizer, caracterizam a contemporaneidade da alma brasileira (ou melhor, das almas brasileiras). Dois irmãos que se odeiam: Raquel e Alexandre Tomazini. Ela, artista performática formada na Europa, e ele, dono de uma rede de academia fitness da periferia paulistana. Conhecemos eles à medida que acompanhamos fragmentos de suas histórias nas entrevistas concedidas à documentarista alemã Brenda Richter. E a história deles entrelaça-se com a história do Brasil nos últimos 30 anos. Mais que isso, impossível descrever.
?O ódio é uma energia. Você se agarra ao ódio porque é o jeito de sobreviver.?
Michel Laub propõe ao leitor a montagem de um quebra-cabeça. A forma como conduz é tão extraordinária que, em ambas as narrativas, mesmo que opostas, você enxerga legitimidade. No entanto, provocador, Laub está o tempo todo nos impedindo de continuarmos estáticos apenas compondo o jogo literário. Impele-nos a tomarmos lado, interrogarmo-nos e ainda nos provoca sobre a viabilidade de qualquer conciliação. E aí leitor, onde você está?
?Eles são o futuro, mas o futuro também sou eu.?
Mas quando finalmente você organiza seu pensamento e toma partido, o autor não te abandona. Terminei o livro com a sensação de que há na resistência um caminho, o viável, o possível. E que se um lado vai prevalecer o outro também irá.
Talvez tudo o que eu disse aqui o deixe confuso sobre a indicação do livro, no entanto, nem me arriscaria a sugeri-lo caso fosse dispensável. Um baita livro: precioso, preciso e necessário para os tempos atuais. Volte aqui depois de lê-lo.
Valeu pela indicação @vinil23
#SoluçãoDeDoisEstados #MichelLaub #Literatura #LiteraturaBrasileira #Romance
16º livro lido
11/07/2021

Nado 14/06/2021

Romance ficcional escrito por Michel Laub, um dos autores em maior ascensão no cenário literário nacional. Na trama o leitor vai acompanhar os irmãos Alexandre e Raquel sendo entrevistados pela cineasta Brenda. Os dois foram escolhidos por conta do passado de brigas e desentendimentos entre eles que perduram por décadas, do qual teve como ponto alto um episódio de violência explícita que chocou o país com direito a repercussão mundial.
Raquel é uma artista obesa que utiliza seu corpo e seu passado para trabalhar em filmes voltados para o público adulto, mas que ela faz questão de dizer que é arte com fundo crítico. Alexandre é um empresário do ramo fitness, só aí já dá para ver o extremo escancarado que há entre os dois, e que usa a fama de sua academia para angariar outros fundos de origem polêmica. Os segredos mais obscuros dessa família vêm à tona no momento em que são revelados detalhes que envolvem bullying, briga por uma herança milionária e a visão diferente dos irmãos em temas como sexo e religião. Mesclando esses fatos, que são mostrados também em flashbacks, é mostrado o cenário político do país e como um plano do governo ajudou essa família a entrar em ruína.
O que eu levo dessa leitura é a crítica crua que o autor faz sobre como a visão odiosa de duas pessoas, convictas de suas verdades, pode culminar em um destino cruel e irreparável que em nenhum momento houve uma trégua e nem foi cogitada uma possível reconciliação. A crítica política merece o mesmo destaque. Tanto os irmãos como a documentarista, vão despertar os mais diferentes sentimentos no leitor que inevitavelmente odiará muito mais um do que o outro. Cada leitor adquirirá um ranço diferente e de distinta intensidade para um ou outro personagem, levando em conta a sua experiência de vida e até seus traumas.

Anderson 11/06/2021

Um livro crú e sarcástico diz muito sobre o Brasil
Esse livro faz parte daquelas obras que não existiriam se os personagens fizessem terapia. Acompanha o ponto de vista de duas pessoas que se odeiam e odeiam qualquer pessoa ou opinião que não seja igual a deles fala muito sobre os discursos de ódio que acompanhamos, a polarização ideológica e a atual política. É um livro que fala, sobretudo, do caráter do ser humano e da falta de valores. Gosto muito da forma como o Michel Laub manipula nossos sentimentos durante o livro, mas permite com que a gente não sinta pena de quem está sendo vítima da situação ou o denominado vilão, no primeiro momento. A escrita crua e sarcástica combina perfeitamente com o enredo do livro, recomendo demais!

Victor Hugo 28/05/2021

Poderia ser reduzido pela metade, porque vira uma enrolação sem fim. Os personagens são alguns dos mais chatos que já vi (talvez porque ficam repetitivos)
Ótima estrutura e ideia de livro, mas uma execução que parece ficar só na retórica e não engrena em momento nenhum
Um autor que sempre traz ótimos temas mas me decepciona em igual medida com o desenrolar

Sabri 14/04/2021

O futuro também sou eu.
Que livro, é um soco no peito a cada relato, confesso que chorei bastante em determinados trechos, tentava entender o ponto de vista de ambos, senti mta raiva tb, mas me peguei tentando achar uma maneira de que houvesse uma trégua, mesmo vendo que a cada página ficava impossível. Super recomendo. Leitura difícil, mas necessária nos dias atuais.

Elo 29/03/2021

Leiam solução de dois estados
O livro é bem pé na porta em alguns aspectos, percebe se por algumas palavras chave. Não quero falar muito porque, sinceramente, spoiler é um pecado na escrita do Laub. Ele escreve de uma forma que você vai descobrindo os fatos na medida em que a história vai caminhando, as coisas vão se elucidando aos poucos.
Tudo muito bem feito e bem amarrado. Muitíssimo atual e necessário.

Lari 23/03/2021

Não vou saber explicar o porquê, mas me lembrou o que senti lendo Um Copo de Cólera, uns 8 anos atrás. É um livro pesado, não só por falar sobre ódio, mas por retratar uma fatia enorme da quinta maior população do planeta (eu e você também). Vou lembrar desse livro pra sempre. Não tive como não dar cinco estrelas.

Maikel.Rosa 07/03/2021

uma barra de ferro no nosso estômago
"Solução de dois estados" explora dois pontos de vista bem antagônicos: o de Alexandre, dono de uma controversa rede de academias em bairros de classe baixa, e de sua irmã Raquel, a artista performática que usa a pornografia e a crueza de discurso pra escancarar a violência estrutural da sociedade.

a gente é praticamente espancado pela "sutileza" com que o autor nos coloca no lugar de cada um dos irmãos, durante a produção de um documentário. entre ressentimentos e convicções ideológicas, Michel consegue habilmente nos conduzir pelas justificativas de cada ferida, humanizando até o que parece monstruoso.

apesar do título, não é uma história que se propõe a solucionar, e sim a nos provocar sobre temas como o neopentecostalismo, os modelos capitalistas de sucesso, o machismo, a gordofobia e o papel da arte - assim como do jornalismo - como delatores das nossas chagas sociais.

essa leitura caiu como uma luva pro momento atual, principalmente por fazer pensar sobre como o ódio e o extremismo político podem ser potencializados pelas nossas cicatrizes pessoais.

tá de parabéns pela bela surra que me deu!

Sid Dantas 28/02/2021

Interessante até certo ponto
A dinâmica do livro são entrevistas para um documentário sobre dois irmãos e suas relações de ódio mútuo.

Vicente 19/02/2021

Super atual
Romance de estrutura interessante onde a estória se desenrola como se fosse o roteiro de um documentário. O autor criou dois personagens críveis e extremamente antipáticos. Não é uma leitura das mais agradáveis pois retrata com fidelidade a época de ódio e intolerância que estamos vivendo.

alemesquitaneto 17/02/2021

Impecável
Mais uma história impecável de Michel Laub, que, com sua escrita verdadeira e escancarada, nos entrega um enredo pesado de acompanhar, mas absolutamente necessário. Livro excelente. Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4