O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Carol Pita 24/08/2021

Divertidinho
Minha mãe me recomendou esse livro, ela é formada em matemática. Fui sem saber do que se tratava, então acabei tendo gratas surpresas: não imaginei que fosse retratar a cultura islâmica, tema que muito tem me interessado nos últimos meses. Gostei também de diversos probleminhas apresentados no livro, mas admito que a história do pano de fundo não me prendeu tanto. Achei estranho os capítulos terem como título um parágrafo que resumia tudo o que se passaria no capítulo. Outra coisa que fiquei brava foi que quando pesquisei Malba Tahan, tendo certeza que era realmente um livro de 1300, descobri que não só o livro é de 1900 e tanto, como o autor é brasileiro sobre pseudônimo árabe. #chateada... mas tudo bem. No geral foi uma leitura que serviu de distração para o outro livro bem pesado que estou lendo, mas não sei dizer se ganhou meu coração como literatura. Mas admito que acho que vou estudar matemática mais tarde porque deu vontade... hehehe

Rennanzinho 25/07/2021

A matemática em histórias curiosas, sem se preocupar com formalismos
Com um pano de fundo de ficção no mundo árabe e problemas contextualizados às aventuras de Bereniz Samir, um homem dotado de grande saber em Matemática e um prodigioso calculista metal, a Aritmética e Geometria são exploradas de forma curiosa e quase mágica. As ilustrações e os textos de apoio ao final facilitam a compreensão do raciocínio e das soluções simples e precisas de Bereniz para problemas aparentemente não tão simples que encontra durante sua jornada. No entanto, confesso que achei a linguagem difícil (demasiada formal e cheia de empréstimos linguísticos do árabe, por exemplo) para o público-alvo infanto-juvenil.

Emanuelle253 18/07/2021

Realmente não foi
Eu odiei esse livro de um jeito kk. Realmente não fluiu pra mim, porque tinha uns problemas de matemática e eu realmente não entendia a necessidade de alguns. Enfim, se você gosta de exatas, talvez seja pra você, mas para mim não deu.

Sarah.Santana 09/07/2021

Um romance matemático ?
O livro conta a historica de Beremiz um rapaz muito talentoso, que absorveu durante toda sua juventude os principios da matemática e acaba conquistando fama e respeito por onde passa, atraindo curiosos e nobres que o consultam para resolver os mais prodigiosos problemas de lógica e matemática.

Matthew Bates 05/07/2021

ERA UMA VEZ UM MENINO QUE FOI LER UM LIVRO PRA ESCOLA E SAIU TRAUMATIZADO
Aiai gente, eu sou de exatas, eu amo esses conteúdos com todo o meu coração, mas ler isso foi pééssimo. Eu não sei o que rolou, mas chegou num momento que eu só conseguia pensar "porque você não passa direto pelas abelhas? precisa contá-las?" enfim, enfartei mas passo bem

Dani Ferraz 01/07/2021

"O homem só vale pelo que sabe. Saber é poder. Os sábios educam pelo exemplo e nada há que avassale o espírito humano mais suave e profundamente do que o exemplo".
Não há do que duvidar quando encontramos também na fala do grande escritor Jorge Luiz Borges de que este seja "um dos livros mais notáveis da humanidade". Quão grandiosa e poderosas são as histórias escritas por Júlio César de Melo e Sousa sob o pseudônimo de Malba Tahan, narrando a prodigiosa viagem de Hank-Tade-Maiá, o bagdali, ao lado de Beremiz, o calculista persa.
Beremiz Samir adquiriu a habilidade de contar enquanto cuidador de rebanho com medo de perder suas ovelhas e passou assim a calcular tudo que existisse a sua volta com presteza. Dotado de muita sabedoria e grande conhecimento filosófico e matemático, o “Homem que calculava” – apelido atribuído a ele – possuía um raciocínio lógico aguçado capaz de causar inveja nos mais renomados sábios.

No decorrer dos 34 capítulos que compõem o livro. O calculista partilhou de forma igualitária camelos, dividiu pães, decifrou os mais complexos problemas, resolveu enigmas, deu aulas de matemática, nos apresentou o número perfeito, sistemas de numeração, lendas dos números quadrados, do xadrez, bem como as histórias de Hipátia, Bháskara e sua filha Lilaváti, Arquimedes, Eratóstenes e outros mestres da "ciência das grandezas, das formas, dos números, das medidas, das funções, dos movimentos e das forças", termos que o próprio autor define em sua dedicatória.

A leitura deste livro é um conforto para o ser! O calculista, mostra ser sagaz e nos incita a curiosidade, sabe ser decisivo e nos revela com precisão o desfecho dos problemas, com sabedoria conta e encanta com fábulas e lendas as histórias abrindo a nossa mente para o admirável, sabe ser virtuoso e caridoso não almejando fortunas e sim o saber, o que gera uma reflexão importante sobre os bens materiais. O calculista desperta o amor, disserta sobre religião, sobre moral, sobre felicidade e deixo aqui registrada esta frase tão marcante "A felicidade é difícil porque somos muito difíceis em matéria de felicidade", calcula o X da vida, termina com êxito sete provas aplicadas por sábios e o conforto desta leitura além de tudo que já apresentei está em ensinar enquanto nos deleita.

WOOLFGUM 21/06/2021

Saí mais burro do que já era
Um dos maiores problemas da história é a falta de aproveitamento dos personagens, são vazios, sem carisma, misturando isso com a escrita antiquada torna o livro um grande balde de água fria.
   Acho o conceito de ensinar matemática com historinhas curtas bem interessante, mas na prática não funcionou pra mim.  Ao decorrer dos capítulos parece que estamos andando em círculos, toda história tem a mesma forma sem algo de novo, com exceção dos últimos capítulos que o escritor perdeu a mão enchendo o livro de fábulas e lendas que só estavam ali para encher linguiça, nem a temática de matemática seguia.
   Sei que é um livro de contos e não precisa ter um aprofundamento ou plot enorme e elaborado por trás, porém  os capítulos seguem uma linha cronológica, prova disso são os capítulos 14 e 15, e 21 e 22, dando abertura para uma evolução de personagem que nunca ocorreu. O próprio narrador personagem está ali apenas para seguir o Beremiz, não sabemos nada sobre ele. O meu capitulo favorito foi o cinco onde descobrimos mais sobre o Beremiz, porém de resto os capítulos se tornam fracos e entediantes em um certo ponto.
    Gostei da experiência de sair da minha bolha e zona de conforto literária, vou aderir os ensinamentos sobre prática e esforço, e as dicas de cálculos em minha vida. Esse livro trouxe sim uma carga a mais de conhecimento, porém não é um livro que eu pretenda reler daqui a alguns anos.

Heloisa.Rodrigues 04/06/2021

O Homem que Calculava
É um livro muito bom. Apreciamos essa obra em leitura coletiva e é surpreendente a forma como o autor Malba Tahan incita os leitores a apreciarem as belezas da ciência matemática. É um livro com o potencial de despertar nos jovens leitores uma visão positiva sobre a aplicabilidade dos números em nosso cotidiano.

Luís Daniel Giusti Bruno 30/05/2021

Muito bom!
Havia lido na infância... E decidi reler. Não me arrependo! É um livro muito gostoso de se ler!

Karoline 27/05/2021

Aumentou o meu gosto pela matemática
Esse livro veio na hora certa, estou estudando pro enem e matemática é uma das matérias em que vc pode obter mais pontos, só que eu estava muito desanimada por estar estudando por conta própria (sem cursinho e eu tendo que me organizar e montar meus cronogramas só) esse livro me deu uma grande motivação, me fez enxergar que a matemática - da mais simples até a mais complexa - está muito mais presente em nossas vidas do que imaginávamos. É muito legal a jornada de Beremiz e como ele era um homem sábio, não só de conhecimento matemático mas também de conhecimento da vida

Lucas 19/05/2021

Livro Simples e Encantador
Acredito que esse é o livro que eu mais li na minha vida. Praticamente todo ano eu o leio. Narrativa simples que de forma incrível nos faz viajar nas maravilhas da matemática. Ótima opção de presente para crianças que dizem não gostar de matemática.

Noanony 12/05/2021

Meh
Foi um livro bom, nada demais. Não gosto muito da escrita, gostei do jeito em que as situações matemáticas foram colocadas. A história não é tão boa assim, enrolei muito para terminar.

Wilson 11/05/2021

Esperava bem mais e pensei em abandonar por diversas vezes
Apesar de ter alguns insights interessantes , de maneira geral, não gostei do livro. Pensei em abandoná-lo, mas consegui terminá-lo.

Marcos 28/04/2021

Encantador, poético e brilhante.
Esse livro tem as melhores fórmulas e cálculos para encantar qualquer pessoa. Não se tratam somente de números e raciocínios, tratam-se de ensinamentos de sabedoria, de relações de amizade e amor, de empatia e abnegação, de tudo aquilo que o mais humanista deseja e que já foi ensinado pelos mais diferentes sábios da humanidade: Jesus, Buda, Confúcio, Paulo Freire, etc. Esse livro tem o poder de te fazer amar a matemática, a ciência, a filosofia, a história e outras faculdades que devem ser abraçadas pelo intelecto humano. Recomendo a leitura para qualquer pessoa, sobretudo se você está desconsolado com a escola e quer se reinventar e voltar a desejar a aprender e crescer. Obs. : a indicação de leitura veio da Tatiana Feltrin, recomendo o canal dela para ter mais uma perspectiva desse livro delicioso.