O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

GuiCalvin 22/06/2020

Introduzindo a matemática
O livro faz um despertar matemático através das resoluções feitas pela personagem principal do livro. Mostrando como a matemática pode ser bem usada no dia a dia e como ela é fantástica. Porém, a historia fica arrastada no meio da narrativa e acaba ficando um pouco chata e impedindo de ler em apenas um dia, mas sim separando em partes.

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 11/06/2020

Lembranças nostalgicas
Esse livro me traz boas memórias. Li em minha adolescência e lembro-me de ter me divertido bastante, de ter devorado em poucas horas.

Yasmin 04/06/2020

O livro conta de maneira bem fácil vários problemas matemáticos práticos que vão sendo apresentados durante a história de vida do homem que calculava. A leitura é fluida e interessante com capítulos curtos. Não espere uma narrativa robusta e construção de personagens intensa. A história é contada como uma rede apenas para segurar a real intenção que é a explicação dos dilemas matemáticos. Recomendo a leitura, pois as reflexões e soluções são muito interessantes mesmo para quem não gosta de matemática e cálculos.

Thais Campos 30/05/2020

Vale a leitura
Li o homem que calculava pela 2° vez, acho fascinante, o livro não é baseado em um fato real, porém o autor usou vários fatos reais para se inspirar para, é um romance, mas não tem nada de meloso, conta a história de um homem muito humilde e inteligente que viveu a séculos atrás, era um sábio fazia cálculos fantásticos que hoje em dia não conseguimos calcular sem calculadora, é interessante e vale a leitura.

Mariana 27/05/2020

Lógica não lógica.
É um livro bem legal, apresenta muitas coisas bastante interessantes sobre matemática e como ela funciona. Por exemplo, mesmo que a matemática dele é
aplicada, mas não é tanto quanto a prova do ENEM (que tem uma matemática tão longe do que é na graduação, que vejo boa parte dos meus colegas frustrados em aulas de introdução a matemática).
Dito isso, eu gostei muito da forma como ele mostra como a matemática pode ser algo intrigante e desafiador, como a história da matéria e as formas de resolver problemas variados são atrativas e interessantes, não só decorar fórmula e tentar aplicar, afinal, matemática é a expressão da lógica, mas lógica não é uma coisa tão óbvia quanto espalham por aí.
Sobre a escrita em si, me atrasou um bocado o tom infantil moralizante dela, além da forma como eles mistificam o calculista (se bem que pessoa que consegue fazer contas de cabeça realmente é alguém para se mistificar). Além disso, como um texto de apresentação de ideias, a história não cresce muito, cada capítulo pode ser lido como um mini-conto sobre problemas matemáticos interessantes, inclusive queria muito ver esse livro como hq ou uma animação infantil. Imagino que, como é feito em Cyberchase, ele conseguiria mostrar como a matemática pode ser interessante (mesmo que não tão útil, devemos assumir) e escapa, facilmente, daqueles problemas vistos no ensino médio.

André 20/05/2020

Maravilhoso!
A jornada do protagonista e seu companheiro é repleta de "enigmas matemáticos", cada um mais interessante que o outro, e após cada resolução eu ficava maravilhado em como é incrível a matemática!!
Aos amantes e não amantes desta ciência, recomendo muito!!

Alexandre.Canal 05/05/2020

Para insentivar o raciocínio matemático.
Li este livro quando era criança, e lembro que fiquei maravilhado tanto com as histórias como com as contas que apareciam no livro. Poucas foram as vezes que vi a matematica abordada de forma tão lúdica e educativa. Somente depois de adulto fui saber que o autor Malba Tahan na realidade é um pseudonimo do matematico brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, o que só aumentou a minha admiração pela obra.

O Ciclista 20/04/2020

Tive o prazer de ler a edição de 1983, que foi entregue pelo antigo "clube do livro" em 86. Um livro que explana diversas operações matemáticas como soluções da vida e tudo mais. Onde o protagonista conta a sua e outras histórias matemáticas no mundo árabe, e ainda mostra a como foi feito. Se você se perguntou aonde usaria aquelas expressões malucas matemáticas, esse livro é para você rs!

Andre.Silva 19/04/2020

Romance, fé e muita matemática.
Valioso relato da cultura árabe mesclando romance, fé e matemática, a mãe de toda a ciência!

aelxbc 16/04/2020

O livro despertou não só uma grande interesse por matemática como também pela cultura árabe e a religião mulçumana

Terezinha Soares 01/04/2020

Bonzinho
Confesso que criei muitas expectativas! É um bom livro, sem dúvidas. Porém, um tanto que enfadonho, se lido todo de uma vez. Porque cada conto apresenta um cálculo diferente e criativo. De forma que pode ser um livro tanto de entretenimento, quanto didático.
_
Uma curiosidade é que foi escrito por um brasileiro. Sim! Brasileiro! Julio Cesar de Mello e Souza foi um professor, conferencista, matemática e escritor do Modernismo Brasileiro. Com seu modo pedagógico, foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil, de modo divertido e criativo.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

m livro envolvendo matemática e que vem sendo consumido com rara avidez há gerações, "O homem que calculava", de Malba Tahan, está sendo reeditado pela Editora Record. Com um novo projeto gráfico, atraente e moderno, o livro é definitivamente um sucesso. A matemática recreativa apresentada no livro é, certamente, menos dolorosa que a fria e doutoral ensinada nos colégios. Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Mello e Souza) conseguiu realizar quase que um milagre, uma mágica: unir ciência e ficção e acertar.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501061966

RJigor2001 09/03/2020

Um livro muito bacana quando me indicaram achei que iria me desepciona mais foi totalmente o contrário a cada página a história fica mais interessante recomendo muito e um livro que valer a pena ler

Guss 07/03/2020

Matemática
Livro junta histórias da vida de um matemático e suas resoluções para diversos problemas propostos em sua jornada. Interessante demais para quem gosta de exatas.