Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

After the books 12/05/2020

Ficção imitando a realidade!
Hoje vim falar de um livro que me surpreendeu ao ser tão semelhante ao momento em que estamos vivendo.
Os sonhadores de Karen Thompson Walker é um romance onde vai narrar a historia de uma estranha doença do sono que atinge uma pequena cidade do sul da Califórnia, fazendo seus habitantes caírem em um sono profundo e em sonhos estranhos.
O livro é escrito no ponto de vista de vários personagens que lutam para sobreviver e proteger aqueles que amam, lutam também contra o caos instalado na cidade, falta de informações sobre a doença e lutam contra si mesmos em meio a tanto medo.
O que me chamou muita atenção foi a semelhança do livro ao que estamos vivendo hoje diante do caos do Covid-19, confesso que me senti um pouco mal ao ler porque é um assunto muito delicado, é uma doença que aflige as pessoas e as leva embora. Porém, é um livro que fala de amor, empatia, companheirismo e esperança.
Recomendo a leitura, porém se for estiver sensível a este tipo de assunto é melhor deixar para outro momento. O livro me ensinou muito a olhar para a pessoa do meu lado e me ensinou também que se eu me cuidar e estarei cuidando do próximo, portanto, fiquem em casa (aqueles que puderem, é claro) e cuidem das pessoas que vocês amam. E onde vocês estiverem, saibam da importância que é esse momento para o mundo, se informem em fontes confiáveis, não é uma "gripizinha" é algo muito sério.

site: https://www.instagram.com/p/CAFrp7gAfCJ/?igshid=1o9b4uiewttwz

Rosane Gardin @livrosportodososcant 09/08/2020

Um livro sobre epidemia lido durante uma pandemia
A escrita é interessante e diferente. A história em si, não me acrescentou muita coisa. Terminei de ler mais por curiosidade do que por interesse.

Larissa.Melo 30/05/2020

Decepcionada
Esse livro tinha tudo pra ser incrível, a temática é extremamente atual, a autora começou super bem, e parece que no decorrer da história ela ficou com preguiça, comecei adorando o livro, e no final me decepcionei demais.
Tem uns quotes incríveis, mas parece que a autora não acabou o livro, só escreveu ?então é isso aqui e pronto? fica super aberto, várias perguntas que ela não responde.
Achei triste a minha empolgação pra isso.

Samanta 27/06/2020

A história é legal
Eu achei bem interessante o tema do livro, principalmente pelo que estamos passando hoje.. mas demorei muito pra ler, achei o livro muito enrolado.

Júlia 01/07/2020

“Ele destacaria o quanto o nosso cérebro é limitado por aquilo em que já acreditamos - a maneira como, se as pessoas esperam ver fantasmas, fantasmas são o que elas veem.”

Lari 27/06/2020

Até achei a história interessante, porém acho que a autora se enrolou um pouco na construção de tantos personagens e no fim todos ficaram rasos

atainaleitora 27/08/2020

DOENÇA INVISÍVEL
Pra mim, foi um livro aterrorizante ao mesmo tempo que encantador!
Acabei lendo logo na minha primeira semana de isolamento social, então muitas coisas ainda estavam acontecendo e e tomando forma no mundo real, e paralelamente estar lendo um livro que retrata uma doença invisível tomando conta de uma cidade que também passa por um período de quarentena acabou sendo aterrorizante, não tem outra palavra pra descrever!

Existem alguns personagens "principais" que vão ter capítulos de ponto de vista, então através de cada um dos personagens você vai agregando conhecimento sobre >o que< realmente está acontecendo com eles e com a cidade. Em alguns momentos essa troca de ponto de vista pode ser cansativa ou parecer desnecessária mas no fim, eu senti que foi muito importante conhecer os personagens antes e durante a pandemia.

Douglas 06/09/2020

Surpresa agradável
Considerando o momento que vivemos, entendo que muitos não tenham gostado desse livro. Porém, achei que a leitura foi muito pertinente para perceber as nuances que uma quebra brusca da normalidade pode trazer a sociedade.

lizmr_rm 20/09/2020

Uma epidemia
O livro conta a história de uma epidemia em uma pequena cidade.

Jamais perdoarei a TAG por enviar esse livro no meio da pandemia.

@mulheres.e.literatura 01/11/2020

Resenha por @mulheres.e.literatura
Enquanto lia "Os sonhadores", me perguntava se a curadoria da TAG por acaso previu o futuro. O livro, enviado em março de 2020, aborda uma epidemia viral que se alastra em uma pequena cidade dos Estados Unidos.

O peculiar dessa doença é que ela provoca um sono profundo em seus acometidos, que ficam em estado catatônico mas produzindo ondas cerebrais iguais as de quem está sonhando.

O livro aborda todas as fases da epidemia, desde a sua paciente zero, até o desfecho depois do caos vivido pela cidade.

A narrativa alterna entre diversos núcleos familiares, como duas irmãs de 10 e 11 anos que vivem com um pai excêntrico, ou um casal mais jovem que acabou de ter uma bebê, além de uma estudante universitária que morava no mesmo corredor onde o surto iniciou.

A autora não se aprofundou na personalidade de cada personagem, o foco se deu no processo de adoecimento da cidade, e como as pessoas foram lidando com isso.

Conforme a história vai sendo narrada, me sentia manipulada pelo medo dos próprios personagens, que as vezes acreditavam estarem doentes, mesmo quando na verdade eram sintomas imaginados.

Tinham também aqueles que pareciam bem, e do nada acabam em sono profundo.

A autora narra episódios de corridas em busca de suprimentos, o uso de equipamentos de proteção, e até quarentena compulsória!

Impossível não traçar paralelos com o momento atual...

Apesar de ser um tema teoricamente pesado e assustador, a história é trazida de forma leva.

Eu li em praticamente 3 dias, o que foi uma surpresa para mim, que tenho tido dificuldade para ler no meio de tanto caos rs.

O livro foi uma ótima distração, um entretenimento, e já imagino ele sendo adaptado para o cinema!

site: https://www.instagram.com/mulheres.e.literatura/

Amanda.Pierozzi 14/06/2020

Gostei da história. Não tinha lido ainda algum livro desse tipo (pandemia)

isis 01/07/2020

Sonhava com o fim desse livro
É um livro "lível". Eu lia, lia, lia e o livro não acabava. Não me apeguei a personagem algum. Não me importava se eles iam viver ou morrer. Quando cheguei no final, a única coisa que veio na minha mente foi: "tá". E é isso. O livro não teve impacto nenhum em mim e a trama não me interessou em nada.

AngAlica100 23/09/2020

Os sonhadores
Um bom livro. Parece em alguns momentos com a pandemia que estamos passando. Leitura um pouco cansativa.

Jana 19/06/2020

Os Sonhadores
Eu acho que poderia ser bem melhor pelo enredo tão criativo e todas as discussões possíveis. A autora fez um trabalho incrível de pesquisa científica, mas não soube explorar.