Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

josypi 13/07/2020

Leitura devagar, mas vale a pena
Realmente o início da leitura da sono ?
Mas como não sou desistir de um livro, conclui a leitura e valeu a pena....
A "coisa" começa a andar na metade do livro. Gostei de cada núcleo da história e dos desfechos para cada um.
Só digo uma coisa também, não vá com expectativas de explicações sobre os acontecimentos ?

Vivi 25/07/2020

Como não lembrar do que estamos vivendo com alguns detalhes desse livro. As máscaras, os médicos todos cheio de parafernália e por ai vai. Só nos falta dormir como a galera aqui.
Apesar de algumas pontas eu gostei demais da forma que a autora trabalhou todos os seus personagens, seus medos, motivações e segredos.
Achei a escrita incrível e em meio a tanta tristeza e alegrias dos personagens impossível não sentir carinho por eles. Confesso que queria mesmo mais e mais explicações de um todo e isso achei que realmente faltou. Ela criou todo um mundo tão cheio se surpresas e dar esse final? Bom enfim. Mas vale e muito essa leitura impossível para de ler de tanto que me apeguei num todo.

Lucy 22/04/2020

O livro é bastante fluido. Vale o passatempo.
É interessante a maneira como cada personagem coloca seu ponto de vista.

Bia 24/04/2020

Acho que o desenvolvimento poderia ter sido muito melhor, já que boa parte do livro é bem monótona, apesar da premissa instigante. Vi algumas pessoas falando que não gostaram do final, mas na verdade foi a parte que mais gostei e que me convenceu de que a leitura valeu a pena.

Livia.Gabriela 25/04/2020

Sem dúvidas é tudo que o mundo vive hoje talvez por isso eu ter criado muitas expectativas. Esperava mais do livro.

Bruna 09/05/2020

O livro tem mais significado por conta do momento atual
Um livro intrigante para o momento atual. Relata a história que uma cidade que é tomada por uma doença contagiosa e acaba ficando isolada, em quarentena do restante do mundo.

O mais intrigante é a proximidade da história do livro com a realidade. A previsibilidade das ações do ser humano frente a algo não corriqueiro.

Um final ok para um livro ok.

Keilla.Barth 11/05/2020

Experiência incrível!!
Muito bom ler algo que nos faça compreender o momento que estamos vivendo. O livro fala de um vírus que está se espalhando na cidade de Santa Lora, na Califórnia, se trata de um vírus do sono, completamente desconhecido.
O livro me fez vez a situação que estamos passando (do covid-19) de diversas formas, acho muito incrível quando uma leitura me trás tanto conhecimento...

Mari 11/05/2020

Cansativo
O tema não foi o melhor dado o cenário que estamos vivendo e a quantidade de detalhes que não contribuem com a história torna tudo muito maçante. Foi realmente difícil terminar sem pegar no sono (rs).

- J 11/05/2020

Um livro muito bom e meio louco
Após uma estudante da faculdade de Santa Lora entrar em um sono profundo e contaminar outros, fica claro que há uma doença espalhada pelo dormitório e os preparativos e cuidados começam. Ao mesmo tempo, na cidade, um pouco mais afastada da faculdade, os moradores não tomam nenhuma precaução e comentam a doença como se falassem do clima da Europa.

Possuindo rápidos capítulos, com uma escrita muitas vezes poética, o livro é bastante fluido e interessante. Apesar de eu ter achado que iria ficar muito cansativo, somente 1 vez pensei que aquele mistério todo envolvendo a doença estava durando demais (e isso foi bem perto do final, quando já engrenou tudo de novo).

O que mais me chamou a atenção sobre o livro foi mesmo a escrita da autora, que é muito poética e cativante. A importância dos sonhos e a mensagem de que nem tudo na vida tem explicação também é um fator bastante marcante da obra. Além disso, as tramas entre os personagens, durante a estória, também me levaram à emoção.

Recebi esse livro na Tag Inéditos e achei uma loucura a "premonição" sobre a pandemia e a quarentena! Até me deixou mais interessada, mas, para aqueles que acham que podem se sensibilizar, talvez seja melhor não ler nesse momento. Apesar de a doença em si não ter nada de parecido com o covid-19, o clima de incerteza ainda pode deixar alguns angustiados demais.

Aviso aos navegantes: não esperem explicações detalhadas sobre a doença. Não é o foco do livro ou da autora! Leiam e deixem a mensagem assentar. Nem tudo tem uma explicação. Às vezes as coisas simplesmente acontecem porque tinham que acontecer. Complicamos algo que sempre possuiu uma simples resposta: o que não tem remédio, remediado está.

skuser02844 01/07/2020

Bom livro.
O livro no geral é bom. Algums personagens, para mim, foram desnecessários, não acrescentando nada e gerando até algumas dúvidas. O final deixa um pouco a desejar, mas recomendo o livro para quem gosta do tema.

Giovanna Coimbra 09/07/2020

Desfecho?
Apesar de eu ter lido esse livro bem rapidinho, não digo que foi uma leitura gostosa!
Incomodou bastante, principalmente porque eu li ele no início da quarentena!
Obviamente, nós conseguimos achar muita coisa em comum com a nossa realidade, principalmente a parte de negação por parte do governo!
Mas o que mais desvaloriza o livro é o desfecho. Faltou um pouco mais de cuidado ao se encerrar a questão da doença!

Xico 06/10/2020

Boa premissa
O livro tem uma premissa bastante interessante e promissora, principalmente agora em tempos de pandemia: uma estranha doença se instala entre os moradores de uma pequena cidade da Califórnia e os hindus a um sono profundo. A trama mantém o interesse até certo. . quando se encaminha para sua resolução, a impressão que eu tive é que a autora se cansou de sua própria história e forneceu aos leitores um final cansado.

carecaleitor 20/07/2020

Insatagram: @avidoleitor

Viver é melhor do que sonhar?

Um livro que foi escrito antes da pandemia atual mas que surpreendentemente se parece com o que estamos vivendo...

É interessante ler algo que remete a um momento tão atual e ver como medo, angústia, ansiedade podem se manifestar de forma diferentes em cada um...

Em "Os Sonhadores" um vírus altamente contagioso faz com que pessoas caiam em profundo sono sem nenhuma perspectiva de quando irão acordar.

A situação fica mais tensa quando os casos se multiplicam e sobrecarregam os hospitais, afinal, as pessoas precisam de cuidados apesar de estarem dormindo...

Muitas dessas pessoas estão sonhando constantemente e com o que sonham é revelado quase no final...

Além de sentimentos comuns à nossa situação atual, tive algumas reflexões sobre os questionamentos que lançam no final, como a efemeridade das coisas e a importância das relações...

Pode desagradar a muitos, visto que algumas coisas não são explicadas e tem uma pegada meio poética no final...

Mas vejo uma inspiração forte em "Ensaio sobre a cegueira" de Saramago, em que muita coisa sobre a cegueira não é explicada, inclusive a resolução da história, importando mesmo a jornada dos personagens e apresentação dos comportamentos das pessoas e instinto de sobrevivência da humanidade.

Não é um dos melhores livros, mas dá pra entreter e a semelhança com o momento nos faz querer saber o que acontece...

Isadora 25/07/2020

Os Sonhadores trata de uma história de uma epidemia. Um vírus chega à cidade de Santo Lora, na Califórnia, e o seu principal sintoma é fazer as pessoas dormirem um sono profundo. Alguns morrem, outros sobrevivem. Ninguém sabe o que pode acontecer. Ninguém sabe o que essas pessoas sonham, o certo é que elas de fato sonham, alguns ficam agitados durante o sono, outros dormem pacificamente.
Como o vírus é altamente contagioso é preciso colocar toda a cidade em quarentena, ninguém entra e ninguém sai até descobrirem com o que os cientistas estão de fato lidando. A medida que o tempo passa, mais pessoas adoecem, e com isso o caos se instala. Várias teorias da conspiração vão sendo formadas. É o governo? É mentira? Até onde corremos perigo? Com certeza é a água. NÃO, é pelo vento que ele circula… e por ai vai. Qual é a verdade, afinal ?!
Quando os doentes começam a acordar algo não permanece o mesmo, o que eles viram em seus sonhos são passado ou presente? Tantas perguntas sem respostas… é melhor continuar andando pra frente, mesmo assim, segue a vida.

Lendo assim, não vemos nada de diferente dos tempos que estamos vivendo não é? Muitas das situações descritas no livro apresentam tal semelhança com o que estamos presenciando em 2020 que chega assusta. Assim como os sonhos dos doentes parecem premonições, o livro também parece ser uma para nós, leitores, essa foi a sensação. Os enfermos não sabem se já viveram ou vão viver o que viram em seus sonhos, ou se tudo não passava de imaginação, desejos mais íntimos de seus âmagos. A verdade é que a mente nos prega peças, mas, uma coisa fica certa, a raça humana é previsível.

Quando peguei para ler esse livro fiquei um pouco preocupada pois algumas pessoas não estavam gostando da leitura. Mas eu até que gostei. O livro não nos traz um personagem principal, e acredito que isso vem por um motivo. Em uma pandemia todos correm perigo, desde os mais pobres aos mais ricos, dos mais jovens aos mais velhos. E é por isso que vagamos por tantas esferas sociais e núcleos familiares, para vermos em várias perspectivas como uma única situação pode impactar em diversas mentes e vidas diferentes. Como cada indivíduo passa a lidar com o sentimento de desespero e desamparo. O livro também nos traz não um final feliz, na verdade muitas questões ficam em aberto, porque a realidade é assim, a vida segue da mesma forma e nem tudo tem uma solução.
Para alguns, esse tipo de leitura pode não agradar, mas acho que combinou bastante com a mensagem que o livro quis passar. Apesar de que, quando li a sinopse pensei que seria algo totalmente diferente, algumas resenhas também acredito que focaram em pontos que nos fazem acreditar que a história irá girar em torno de alguém ou algum fato que talvez, na minha opinião, não fosse tão relevante. De qualquer forma, achei uma leitura boa.

@uma_almaliteraria
Juliana.Vieira 25/07/2020minha estante
A ideia desse livro é bastante parecido com a do livro de José Saramago, Ensaio sobre a cegueira, aqui o vírus é um sono profundo, no do Saramago é a cegueira! Muito interessante, traz muitas reflexões para o que estamos vivendo atualmente!!

Sim!

É a mesma ideia mesmo. Quando esse livro da TAG chegou para mim, li o infográfico deles, onde indicavam alguns livros que abordavam a mesma temática, e o Ensaio sobre a Cegueira estava lá. Vou ver de ler pra saber se é melhor, o que você achou?

Juliana.Vieira 25/07/2020minha estante
Adorei!!! Foi o primeiro livro do Saramago que eu li, tive um pouco de dificuldade no começo, por causa da escrita dele, mas depois deu certo! Ele me deixou desconfortável em algumas partes da leitura, porque ele descreve muito bem as cenas, então parece tudo muito real! Enfim, acredito que vc possa gostar!! Vou atrás de ler esse que vc postou também!!

Isadora 25/07/2020minha estante
Eita! Vou procurar pra comprar esse então ?

Isadora 25/07/2020minha estante
Depois me diz o que achou!

Show!! Você também!! ?