Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Lara.Ayumi 12/09/2024

Ele é um livro bastante difícil de ser ler, usando um português bem difícil, mas se você forçar bastante, consegue entender a história. é bom ler ele antes de fazer o vestibular porque pode ser que sim que ele caia nas provas. o final do livro é bem trágico o que me deixou um pouco desapontada

Ricardo1921 04/09/2024

Amei esse livro
O inicio do livro foi bem arrastado, pois li até o capitulo nove e hoje procurei o resumo na internet. Mas a premissa da história tem influência de Romeu e Julieta de William Shakespeare, A historia começa narrando o inicio da familia Castelo Branco Botelho. Mas pra frente, eu conheci o protagonista Simão Antonio Botelho e logo em seguida a protagonista Teresa de Albuquerque. Portanto ao decorrer da leitura, eu gostei bastante.

Minha avaliação é de quatro estrelas.

Comenta Livros 03/09/2024

Um amor exagerado como tinha que ser na época trazendo vários elementos do romantismo bem narrados por Camilo com um fina trágico e uma atenção especial para a personagem Mariana,

site: https://comentalivros.com/amor-de-perdicao-camilo-castelo-branco/

Sarah 06/08/2024

Gostei muito da história e de como o amor deles foi retratado. Definitivamente o puro romantismo. O livro é bem interessante e bem triste também, lembra romei e julieta

Bianca 05/08/2024

Realmente uma versao lusitana de romeu e julieta, porem, o diferencial aqui é na narrativa do camilo castelo branco de contar a historia como se fosse uma grande fofoca, uma tragedia mas uma tragedia muito gostosa de ler.

Raquel.Furchinetti 01/08/2024

A verdade! Se ela é feia para que oferecê-la em painéis ao público?
Apesar dessa linda frase contida no livro, ainda assim o autor segue mostrando-a para nós...

A verdade é feia e triste, mas emocionante.

Esse foi o primeiro livro português que eu li e é tão bonita a construção e o emprego das palavras da nossa linguagem original.

Pena que tanto perdeu-se.

Confesso que tive que consultar o dicionário diversas vezes para entender muitas palavras.

Mas mesmo com isso, a leitura foi deliciosa e escrita de modo muito poético e delicado.

Além do amor do casal principal, vemos muitas reviravoltas e personagens se perderem ao longo do caminho.

Foi um livro que me prendeu e me fez ter ao mesmo tempo empatia e raiva dos personagens.

Eu simplesmente amei e já quero ler outros livros do autor.

@fabio_entre.livros 16/07/2024

Romeu e Julieta português
Quando a imaginação febril de um ultrarromântico junta Shakespeare com trechos verídicos da história de seus próprios antepassados, está formada a base para um clássico da literatura. Eis a fórmula de "Amor de perdição", obra que reflete muito do estilo de vida de seu autor.
Moderação, discrição e equilíbrio são conceitos estranhos a Camilo Castelo Branco, que levou uma existência pautada por escândalos e desgraças. O tom fatalista, típico do Ultrarromantismo, está perfeitamente representado neste romance que conta o também típico amor impossível entre Simão e Teresa, dois jovens separados pelo ódio imorredouro de suas respectivas famílias.
Para mim, esta é uma releitura, e posso afirmar que foi uma experiência bem mais proveitosa do que a primeira. Na época, já saturado do Romantismo, achei a obra piegas, caricata e inverossímil. Essas características permanecem visíveis na releitura, mas não de maneira tão gritante quanto da primeira vez. Talvez isto se deva ao fato de que agora eu atentei a outros aspectos do livro que me agradaram bastante, como o humor pontual (mesmo em se tratando de uma tragédia) e a presença de dois personagens coadjuvantes que são, afinal, interessantíssimos: João da Cruz e sua filha Mariana. O primeiro é responsável pela maior parte do tom humorístico do livro, com suas falas proverbiais cheias de "sabedoria rústica", mas também dotado de um senso de lealdade raras vezes visto na literatura da época. Já Mariana é uma personagem instigante: compõe o elemento sobressalente do romance, tornando-o um triângulo amoroso igualmente doloroso para ela, que não é correspondida. Porém, a falta de reciprocidade por parte do ser amado não a torna amarga ou rancorosa; justamente o contrário: ela é uma mulher forte e corajosa, e principal mediadora da correspondência entre Simão e Teresa, além de ter o mesmo nível de lealdade do pai.
Quanto ao casal protagonista, dentro das diretrizes românticas, eles são o arquétipo dos amores trágicos: Simão, impulsivo e com um código de honra ditado pelas "razões do coração"; Teresa, resistindo às pressões daqueles que querem separá-la de seu amado, preferindo o martírio e a morte a um casamento arranjado.
Para a época da publicação, foi um livro de sucesso, bem ao gosto exagerado da moda literária de então; para nós, hoje, pode soar absurdo e totalmente deslocado da realidade, mas, levando em conta a própria perspectiva de vida do autor, talvez fosse mesmo desses exageros emotivos que se compunha a realidade. Que Eça revire no túmulo.

Maia.Schiavon 14/07/2024

Tudo o que dizem sobre o livro é verdade, um real romance de Romeu e Julieta português que inclui diversas reviravoltas inesperadas

bia 10/07/2024

Apesar de ler já sabendo da história, foi uma leitura um pouco maçante (pelo linguajar um pouco complicado) o que me cansou ao longo do livro. Também não me cativei muito pelo amor da Teresa e do Simão, mas gostei muito da Mariana. Ela merecia mais. O que enriqueceu a história foi saber que ela é parecida com a vida do autor. Na verdade, a vida dele é bem mais trágica e interessante que a história do livro.

Maria22510 04/07/2024

Uma leitura angustiante, mas muito fluida. Consegui me conectar com os personagens.
Gente que desgraceira haha!!

rabeloier 03/07/2024

Comprei esse livro por ele ser o favorito da minha mãe, mas confesso que por ter muitas palavras difíceis (ao menos para mim) me fez perder um pouco o interesse e a vontade de ler