Einstein

Resenhas - Einstein

1 | 2 | 3 | 4

Gabriel Tonetto 19/08/2024

Deus não joga dados.
Eu li o livro Einstein, de Walter Isaacson, e fiquei surpreso em diversos aspectos. Isaacson consegue mostrar Einstein como um ser humano completo, com acertos e erros, não apenas como o gênio que conhecemos. É difícil julgar toda a vida de alguém em menos de mil páginas, e algumas das escolhas pessoais de Einstein são difíceis de entender, o que acaba por afetar a imagem que temos dele.

Isaacson tem um talento especial para mostrar as fraquezas e inseguranças de figuras célebres. Este é o quarto livro dele que leio, e ele sempre consegue revelar o lado humano de seus biografados, o que torna a leitura mais rica. A escrita de Isaacson é direta e envolvente, facilitando a compreensão dos temas mais complexos sem perder a profundidade.

No geral, o livro oferece uma visão detalhada e honesta de Einstein, indo além do mito e mostrando o homem real, com todas as suas imperfeições. É uma leitura que faz refletir sobre a complexidade da vida humana, mesmo para os mais brilhantes entre nós.

Leila 30/06/2024

A leitura de Einstein: Sua Vida, Seu Universo de Walter Isaacson foi uma experiência apaixonante. Sempre admirei a figura de Albert Einstein, e ao mergulhar nesta biografia, meu fascínio por ele só aumentou. Isaacson nos presenteia com um retrato completo e detalhado do cientista, desnudando não apenas suas contribuições revolucionárias para a física, mas também suas características mais humanas e suas imperfeições.

Desde cedo, Einstein mostrou-se avesso a qualquer tipo de dogma, e foi esse espírito rebelde que permitiu o nascimento da teoria da relatividade, revolucionando a física como a conhecemos. Através de uma coleção de cartas divulgadas em 2006, vinte anos após a morte de sua enteada, temos acesso a um lado íntimo e pouco conhecido do cientista. A biografia nos revela um Einstein simples e afável, mas também impertinente e distante, com relacionamentos pessoais complicados e uma vida cheia de casos extraconjugais.

O que mais me cativou foi conhecer as vulnerabilidades de Einstein. Muitas vezes, ao rotular alguém como gênio, tendemos a colocá-los em um pedestal e esquecemos que são humanos. Isaacson faz um trabalho excelente ao nos mostrar um Einstein que, apesar de sua genialidade, era um homem com falhas e fraquezas. Ele desprezava a guerra, divertia-se com a fama e, acima de tudo, explorava sua curiosidade insaciável – um traço fundamental para seu brilhantismo.

A narrativa nos leva desde o menino curioso até o estudante insolente e genial que se apaixona por uma colega de curso, passando pelo funcionário do escritório de patentes que revolucionou a física, até o físico reconhecido mundialmente e o militante pacifista frustrado em sua busca pela teoria do campo unificado. Isaacson nos faz perceber que a genialidade de Einstein estava intrinsecamente ligada à sua curiosidade e à sua capacidade de questionar o status quo.

Para mim, esta biografia é mais do que um relato das conquistas científicas de Einstein; é um mergulho profundo em sua vida pessoal, suas idiossincrasias e suas lutas. Para quem, como eu, sempre foi fascinado pela figura do cientista, este livro é uma leitura super recomendada. Enfim, mais uma biografia que amei ler.

Laurex 01/05/2024

Melhor biografia
Simplesmente amei esse livro. Riqueza de detalhes da vida inteira do Einstein, muito bem escrito e traduzido, leitura muito fácil e empolgante. Fiquei muito emocionada com o capítulo final! Amei, vale muito essa leitura.

Renata Tomaz 07/02/2024

Certamente! Além de oferecer uma visão envolvente da vida de Einstein, o livro de Isaacson oferece valiosos insights para nossa própria jornada. Através da história de Einstein, aprendemos sobre a importância da curiosidade implacável, da coragem para desafiar o status quo e da perseverança diante dos obstáculos. Também somos lembrados da importância de manter uma mente aberta, adaptável e comprometida com a busca contínua pelo conhecimento. Em última análise, "Einstein: Sua Vida, Seu Universo" nos inspira a abraçar nossa própria singularidade e a buscar a excelência em nossos próprios campos de interesse.

Priscila Machado 01/10/2023

Personalidade ímpar
Essa biografia não nos mostra apenas o grande físico, pesquisador e professor. Ela nos apresenta uma personalidade diferente, sensível, cativante de Albert einstein a ponto de você sentir saudades dele quando termina a leitura.
Experiência excepcional.

Janaina.Farias 14/09/2023

Leria novamente ?? um gênio galinha, ótimo músico, importante, foi e continua sendo necessário. Conseguiu ser incrível de forma simples. O mais inteligente.
Seu fim foi solitário com rascunhos de equações e palavras ditas em alemão. Seu cérebro deveria ter ido junto com seu corpo, revoltante isso.

Matheus656 05/07/2023

Einstein: sua vida, seu universo.
O livro se compromete em expor como a personalidade de Einstein influenciava sua ciência e opinião política. A escrita é fluida e o biógrafo consegue dissertar sobre todas as contradições que envolveram a vida desse brilhante cientista. Por vezes, quando o autor explicava os trâmites das funcionalidades físicas, confesso que não entendia quase nada. Isso, com certeza, é por consequência da minha falta de interesse na física. Mas a minha ignorância não atrapalhou em nada a minha leitura. Pude compreender os aspectos envolta de Abert Eisten e o porquê da sua fama está consolidada até os dias atuais: gênio humilde, bem-humorado, não conformista e extremamente preocupado com a sociedade.

Patricia1080 03/06/2023

Uma experiência enriquecedora
Foi uma experiência de leitura incrível! Me permitiu conhecer mais camadas de quem foi esse cientista tão brilhante e inspirador, como ser humano multifacetado: com suas relações familiares um tanto complexas; sua simplicidade, criatividade e persistência; seu amadurecimento como pessoa e o processo de formação das suas visões políticas.

Walter Isaacson narra a história de maneira envolvente, rica em detalhes. E, apesar de se dedicar em alguns trechos a fazer digressões acerca das teorias nas quais Einstein trabalhava, o faz com maestria, de modo didático e compreensível (bem, pelo menos na maior parte, afinal estamos falando do trabalho científico de Albert Einstein!). Foi muito interessante conhecer um pouco mais e poder formar uma imagem mental mais clara de tantos nomes importantes da física como Niels Bohr, Erwin Schrödinger, Julius Robert Oppenheimer, Max Planck, Linus Pauling e tantos outros contemporâneos de Einstein!

O autor também se dedica à contextualização política da época, tão relevante para entender a trajetória de Einstein, como a ascensão do nazismo, a segunda Guerra mundial o governo de Stalin etc.

É um livro denso que, pelo menos pra mim, funcionou um ritmo de leitura mais lento, intercalando com leituras mais fluidas.

Enfim, recomendo!

EduardoCDias 03/06/2023

Genialidade incomparável
A história de Einstein parece cheia de altos e baixos. Um físico com status de popstar, mas que penou no começo da carreira e mesmo depois de famoso em alguns momentos. Um ?bom velhinho? na idade madura, mas que sempre foi considerado uma pessoa simpática, agradável e bondosa. Uma capacidade de raciocínio imensurável, mas de difícil convivência familiar. Brigou a vida inteira pela paz, mas ?colaborou? com a criação da bomba atômica. Polêmico em muitas situações, mas um gênio indiscutível.

PITUCALELE 16/11/2022

Einstein, sua vida seu universo
Biografia muito bem documentada, com várias fotos, achei cansativa as partes que ele fala muito sobre física e a teoria da relatividade, somente porque não gosto e não assimilo nada desse assunto
Excelente leitura para conhecermos um pouco melhor a vida desse gênio

Menina Ciria 16/10/2022

Que me conhece já me ouviu dizer que Einstein teve tempo para brincar. O livro conta pouca coisa da sua infância, mas traz detalhes de como o gênio desenvolvia seus estudos. Einstein não gostava de laboratorio, ele fazia todos os experimentos de forma mental. Seu primeiro emprego foi em já escritorio de patentes, ele gostava de adiantar todo o trabalho para poder ficar sozinho em sua sala refletindo, elucubrando e realizando grandes experimentos que resultava em complicadas equaçoes e teorias.
Einstein nunca gostou de se submeter a autoridades, na velhice ele reconheceu que esse modo de agir o prejudicou em alguns aspectos da vida. Amava tocar peças de Mozart no violino, únicas regras que respeitava.
Sua vida familiar foi sempre conturbada (ele tinha dificuldade de se envolver e raramente se sensibilizava. Mas era uma pessoa muito amavel que vivia rodeado de amigos.
Quando estabeleceu moradia em Princeton (EUA), algumas crianças o persuadia com pudins para que ele as ajudasse a resolver os problemas do dever de matemática. Tinha realmente uma mente brilhante. Conseguia desenvolver dois pensamentos ao mesmo tempo. Ganhou o prêmio Nobel, não pela teoria da relatividade, mas pelos estudos em fotoeletrica. Entregou todo o dinheiro do prêmio para sua ex mulher ???? em troca do divórcio. Casou-se com a prima Elsa e mesmo casado teve outros relacionamentos ?. Não importava para o quanto era famoso. Gostava de viver uma vida simples. Desembarcava do navio com um casaco desbotado, a caixa do violino na mão e os cabelos brancos desgrenhados abaixo do chapeu. Parecia mais um musico hippie do quê o grande físico.

Luh 31/05/2022

Sensacional
Que biografia maravilhosa!! Walter Isaacson já havia me surpreendido com a biografia de Leonardo da Vinci e não deixou por menos com Albert Einstein.

A biografia vai da simplicidade da vida do gênio às complexas teorias estudadas por Einstein ao longo de sua vida. A abordagem é tão boa que me fez pesquisar mais ainda sobre os assuntos em vídeos e documentários.

Para os amantes da ciência é um prato cheio.

Vale muito a pena!

Marcus.Santana 13/08/2021

Simplesmente fascinante e envolvente.
Excelente trabalho de pesquisa de Walter Isaacson, abordando não só a dimensão da inigualável contribuição científica do gênio de Albert Einstein, mas também seu aspecto humano, no qual se destacam sua intransigência com a liberdade do pensamento e a generosidade.

1 | 2 | 3 | 4