Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

gdo.faria 30/08/2022

Começa confuso... Lento... Só insisti por que foi muito bem recomendo... Mas ai o mistério vai se revelando, a curiosidade vai aumentando... Perguntas vão surgindo...e quando você se dá conta o livro acaba... E você começa a confabular sobre o que esse livro realmente tratou.
É confusamente bom

Dan 05/11/2023

Típico da Dona Clarke...
Piranesi começa confuso e continua assim.
Mas as pontas vão se juntando aos poucos e quando você se dá conta, O BAGULHO FICA LOKO!

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 13/10/2023

"O homem nasce bom e a sociedade o corrompe" - Rousseau
“Piranesi” é um livro de literatura fantástica e mistério, composto por 250 páginas ao todo, e gerou à Susanna Clarke o prêmio Women’s Prize for Fiction (um dos mais prestigiados prêmios literários no Reino Unido).
Publicado no Brasil em 2020 e apesar de não ter popularizado rapidamente, é um livro que divide opiniões entre os leitores. “Piranesi” conta com uma escrita de fácil compreensão e é dotado de outras referências literárias, como “As Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis e experimentos pessoais do autor de “Admirável Mundo Novo”, Aldous Huxley, que inclusive, os inspiraram a escrever “As Portas da Percepção”.
O livro começa a ser desenvolvido em um cenário totalmente desconhecido para o personagem principal e para o leitor. Trata-se de uma dinâmica diferenciada a qual a escritora optou por seguir e que pode ter gerado resultados divergentes. Por ser tudo muito sugestivo nos primeiros capítulos, a leitura começa um pouco densa (detalhe este que, como mencionado no parágrafo anterior, modifica ao longo da leitura). Ademais, pensamos em inúmeras possibilidades do que seja “A Casa”, cenário no qual boa parte do livro é descrito, bem como quem o próprio Piranesi possa ser e como ele chegou à um lugar tão instável e surpreendente.

Ao longo destas 250 páginas, me surpreendi pela enésima vez com o quanto um livro pode trazer significados diferentes para cada etapa de nossas vidas. A cada nova descoberta e relato feito em seu diário, sentia as transformações que o personagem sofria e via sua inocência se esvaindo. Importante salientar como Susanna Clarke conseguiu causar a sensação de que viramos amigos de Piranesi durante a leitura e, sentimos por ele todos os anseios e medos que um amigo enfrentaria perante pessoas e situações perigosas. Conforme Piranesi descobre não ser o único a viver na Casa, sente uma felicidade genuína e este foi o ponto chave no livro em que me fez refletir sobre as más companhias durante a vida. Por nos sujeitarmos, às vezes, à tão pouco, à situação em que não cabemos mais ou que nunca fomos bem quistos e bem vistos. O segundo personagem, conhecido por Piranesi como “O Outro”, é a personificação de todas essas situações sociais descabidas pelas quais, pelo menos uma ou duas vezes na vida, já passamos e toleramos.

Consegui ver neste livro bem mais que uma crítica social. Houveram momentos em que me recordei de “A Esfera”, de Michael Crichton, autor de “Parque dos Dinossauros”. Ambos fazem uma reflexão sobre disputa de poder, do ego inflado e da manipulação que muitos líderes exercem sobre as massas, fato este existente desde o início da exploração econômica dos novos mundos.

Ensejando uma crítica fundamentada nestes dois tópicos, a autora levanta questões filosóficas sobre a essência humana. O homem nasce bom e a sociedade o corrompe, como nos deixou bem claro Rousseau. Um indivíduo que tinha tudo e beirava a arrogância com seu conhecimento, afastando de si as essências da vida, encontrou o que tanto que buscava ao fim de tudo? É exatamente isso que “Piranesi”, de Susanna Clarke traz ao leitor.

Gostei do fim e do livro como um todo. É uma experiência indescritível e um livro que leva o leitor a pensar muito, não apenas na leitura, mas na vida de modo geral. Mesmo que a autora tivesse optado por um desfecho diferente do escolhido, teria feito sentido de igual maneira. Mas, este mostra como o protagonista era forte e em busca de ser ele mesmo, escolheu aquilo que realmente o motivava e o fazia feliz.

Para mais conteúdos como esse, acesse: @pontoparagrafoo, no Instagram

Guilherme Vechiato 04/04/2022

Surpreendente!
É muito difícil falar de Piranesi sem entregar algo da história, por isso essa resenha será curta. O livro foi o queridinho dos Booktubers desde o fim do ano passado e com muitos elogios de todos.

A escrita da Susanna Clarke é incrível, aqui ela consegue transitar por diversos gêneros, fantasia, suspense, drama de uma maneira exemplar.

A criação e desenvolvimento da história é algo que te surpreende a cada página, mas com certeza o ponto forte do livro é o personagem principal. Logo de cara você já se identifica com seus atos, filosofia e sua simplicidade. E a cada descoberta você se apega ainda mais à ele

Acredito que o fim do livro, por mais coerente que seja, deixa um pouquinho a desejar perto de tudo que foi criado. Mas pode ser uma implicância minha.

Por fim, a dica é, leia Piranesi, sem saber nada da história e se depare com talvez um dos livros mais criativos dos últimos anos.

Felipe.Ferreira 06/02/2023

Um labirinto onírico.
Envolvente e poético. Rápido e contemplativo. Uma fantasia onírica cheia de suspense, me propôs várias reflexões. Me prendeu fortemente, vale muito a leitura.

alice 27/04/2022

É majestoso, misterioso e, ao mesmo tempo,tem muita Presença
Enquanto lia Piranesi lembrei de uma das minhas séries favoritas da vida: The OA.

A escrita da Susana é incrível, toda a construção do mistério e da teoria dos Mundos é feita de maneira excepcional. Fiquei mais da metade do livro criando minhas próprias teorias e quando tudo foi se revelando, gostei mais ainda da história e foi impossível não favoritá-la.

Piranesi me instigou, me conquistou e me transportou para os Salões ao lado do próprio Piranesi e no final pude ver a Beleza da Casa e sentir sua Bondade Infinita.

Mayara945 25/07/2022

Leitura diferente
Vi algum comentário sobre este ser um mito da caverna moderno, e acredito que a descrição se encaixa.

Nesse livro, conhecemos o mundo de Piranesi, que basicamente é formado por uma grande casa, cheia de salões e escadarias, onde volta e meia, alguma parte é inundada pelas águas da maré.

O personagem principal, que é chamado Piranesi, (apesar de logo no início da leitura informar que esse não é propriamente seu nome), é homem de cerca de 35 anos de idade que vive nesses salões solitários e acredita ser o único ser humano existente, a não ser pelo Outro, um homem entre 50 e 60 anos com que Piranesi se encontra duas vezes na semana para conversar.

O início da leitura é bem lento, porque não parece fazer nenhum sentido. Não temos informações sobre quem é Piranesi, seu passado, suas origens ou seu verdadeiro nome. O enredo vai ficando angustiante porque percebemos que o próprio personagem não está a par deste conhecimento.

É o tipo de livro que fica mais interessante com o desenrolar das páginas e é melhor lê-lo sem ter muitas informações.

Apesar de ter gostado da leitura, acredito que alta expectativa estragou minha experiência. Vi muitos comentários exaltando o livro e não achei que esteve à altura pra mim.

Pastora de Nuvens 13/10/2022

Além dos sonhos
Quando comecei a leitura, todo o ambiente me lembrou a A Casa de Asterion do Borges. A descrição do labirinto, os mortos, a relação de Piranesi com a casa. Seria ele humano? Ele sabia se era humano ou não. A única coisa que destoava era o Outro.
Quando o Outro falou sobre os ciclos de lembranças de Piranesi e sobre 16, essa ideia ficou mais forte: seria 16 Teseu?
Mas então a narrativa vai pra outro lugar, outra forma de explicar esse mundo.
É surpreendente a forma como Piranesi tem ciência de si mesmo e de sua solidão.

Paloma 05/12/2021

Uma leitura que requer paciência, pois demora um pouco para você entender o que está acontecendo nessa realidade que, a princípio, parece mais um sonho. No entanto, a beleza da história reside exatamente nesse processo de descoberta e do conhecimento que ela oferece.

Com certeza farei releitura, pois certamente não absorvi todos os significados dessa história, ainda que a primeira experiência já tenha sido maravilhosa.

PS: Super recomendo o vídeo no YouTube da "VevsValaderes", ela consegue expressar tudo e mais um pouco sobre o que esse livro oferece.

Qnat 27/12/2021

Li esse livro duas vezes. A primeira, em inglês pelo Kindle, e agora comprei ele físico em português.
Foi o primeiro livro físico que compro desde 2019, quando migrei para a versão digital.

Fiz isso para, mesmo após algum apocalipse, no meu bairro ter uma obra dessa impressa.

Rafa 26/03/2022

Eu não estava preparada para ler esse livro.
Desde que foi lançado, vi esse livro sendo citado por várias pessoas que acompanho no YouTube como "favorito do ano". E por falarem pouco da história (qualquer coisa que se fale do livro acaba sendo spoiler), eu achei que iria amar e ser meu favorito também, mas não foi bem assim.

Não estou acostumada a ler livros do gênero, então demorei para engatar a leitura, apesar do livro ser bem curtinho.

O leitor demora para entender o que tá acontecendo, e por mais que eu queria e estava curiosa para saber do que se tratava A Casa, não consegui ler rápido.

Mas, lá pros 60% do livro, a autora vai dando mais dicas do que está acontecendo, até o Plot Twist final.

O livro é bom, tem muita referência a filosofia (que eu só consegui pegar depois), só não é um livro que estou acostumada e preparada para ler.

Nubia.Franciele 19/02/2023

Prometeu nada e entregou tudo
Diferente de tudo que eu já li. Piranesi é um personagem incrível, dinâmico, tridimensional e a forma que ele criou pra fugir dos horrores que viveu é simplesmente maravilhoso! Cinco estrelas favoritado. Sem mais

Alana761 28/03/2022

?A sua bondade é infinita.?
O Piranesi é um espirito inocente e adorável, ele facilmente conquista a gente com o jeitinho bondoso e cuidadoso que tem. A sua fé na bondade, não apenas da casa, mas de tudo aquilo que o cerca é inspirador.

Foi uma viagem excêntrica percorrer essas páginas, difícil de compreender no inicio. Porém, muito proveitosa! Sem contar que a ideia central de o que A Casa representa na verdade também foi muito criativa.

Adriana1161 05/03/2023

Voltas que a mente dá
Uma fantasia muito legal, com várias simbologias.
O começo é um pouco confuso e arraastado, mas logo fica impossível parar de ler! Começa a ter uns toques de realidade, que deixam a trama muito interessante.
Achei legal ter alguns anos marcados por acontecimentos importantes, e não por números.
Tem a temática de labirinto, que tem sido recorrente em alguns dos últimos livros que li.
"(Pergunta: é possível tricotar meias com algas marinhas? Duvidoso.)"
Personagens: Piranesi, o Outro, 16, Profeta, Valentine Ketterley, Sylvia D'Agostino, Matthew Rose Sorensen, James Ritter, Laurence Aerne-Sayles
Local: Battersea - Londres/ início dos anos 1990 - 2018
@driperini

Igor 20/04/2022

A Beleza da Casa é imensurável; a sua Bondade é infinita
Piranesi é um dos livros que só se lê uma vez. Não porque você não pode ou vai sentir vontade de ler novamente, mas porque é um história como nenhuma outra.
Ao acompanhar o solitário Piranesi em sua rotina pelos salões do Mundo ou da Casa, como ele mesmo chama, somos capazes de perceber o grande coração e mente brilhante do personagem. Quando ele recebe um aviso através das aves - as quais ele confia muito para lhe avisar sobre acontecimentos futuros na Casa - a vida de Piranesi começa a mudar.
Ao tentar entender sua loucura ele confronta sua história, seu passado e suas raízes e descobre quem nem tudo é como ele imaginava ser.
Um livro solitário, imaginativo e aconchegante que mistura fantasia, mistério, drama e até um pouco de thriller policial de uma forma impecavelmente bem costurada faz de Piranesi um dos meus livros da vida.