Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

Geovana189 29/03/2022

VÃO LER PIRANESI
Esse livro é tão mágico, eu não tenho nem palavras pra essa história. Me apaixonei por tudo, me deixou totalmente presa, uma das melhores fantasias que já li na vida, tem filosofia, ciência, descobertas. É um mundo novo, todo fantástico, e ao mesmo tempo tão real que não supero nunca que acabou, queria mais. E pra completar ainda tem mistérios que vamos descobrindo ao longo da história. Ameeeei

Alessandro346 23/12/2022

Um passeio pelo fascinante mundo labirinto de Susanna Clarke
"Eu pirei com Piranese". Esta frase pode parecer boba, mas foi justamente esta a impressão que tive enquanto lia o livro de Susanna Clarke, a mesma de "Jonathan Strange e Mr. Norell".
Logo nas primeiras páginas, "Piranesi" causa uma grande sensação de estranhamento no leitor, de modo que não sabia explicar em qual "terreno" estamos pisando. O cenário fantástico criado pela autora é muito diferente daqueles que estamos acostumados quando lemos livros de fantasia. Se você já leu muitas obras do gênero, prepare-se para algo bastante diferente e inovador. Clarke, sempre por meio de uma escrita muito poética, descreve um lugar exótico, com traços oníricos, onde mora o protagonista chamado Piranesi - uma referência a Giovanni Batista Piranesi, conhecido por sua desenhos em que se destacam uma arquitetura muito peculiar. Esse cenário fantástico chamado pelo protagonista de "Casa" parece ter saído de uma pintura surrealista. Neste trecho, em que ele é descrito, Clarke como maestria consegue criar uma outra realidade, com suas próprias regras, que são aprendidas e colocadas em prática por Piranesi.
É importante enfatizar que assim como o cenário, a narrativa é também labiríntica, cheia de idas e voltas no tempo.
A trama do livro é narrada a partir de trechos e fragmentos do diário do protagonista que descreve estranhos eventos sempre em primeira pessoa. Ou seja, tais acontecimentos insólitos são sempre contados pela perspectiva de Piranesi que não é nada confiável e revela um olhar às vezes um tanto ingênuo e infantil sobre esse "mundo labiríntico", no qual não há limites definidos entre o sonho e a realidade.
Além disso, Clarke também confere a sua obra um aspecto filosófico, sendo o mito da caverna de Platão a sua principal referência - durante a leitura, preste bem atenção nisso. Seja por sua atmosfera de mistério, em alguns trechos assemelhando-se a um thriller de suspense, com passagens bastante tensas, ou em sua abordagem filosófica existencialista, "Piranese" é uma obra diferenciada e envolvente dentro do gênero da fantasia.
Este livro pode não ser para todos os gostos, mas não há como negar que "Piranese" tem uma narrativa muito original e inventiva que, mesmo quando termina, deixa propositalmente muitas questões em aberto.
É um livro que se insere na esfera do fantástico, o que dá margem para diferentes entendimentos sobre sua conclusão.
"Piranesi" não se esgota em uma única leitura e talvez, por ser uma obra tão envolvente e instigante que dialoga com diversas áreas da artes e até mesmo da filosofia. Leitura recomendada para quem gosta de história desafiadoras, que fogem do lugar comum.
Sobre a edição: a Morro Branco fez um ótima trabalho de editoração. O livro é em capa dura, com detalhes que imitiam cobre. A diagramação também é bastante confortável.

anna 31/12/2022

ia falar que esse livro alugou um triplex na minha cabeça mas alugou foi uma Casa com Salões e Vestíbulos infinitos mesmo rs

que livro maravilhoso, que escrita linda, que história sensível. o personagem principal é simplesmente a coisa mais preciosa do mundo TE AMO PIRANESI TE AMOOO

meu deus, fazia muito tempo que eu não me sentia assim depois de terminar um livro!!! obrigada suzanna clarke amo ler
beca 31/12/2022minha estante
Agr quero ler esse livro do qual nunca ouvi falar

Somente Leituras 09/04/2022

Piranesi
Livro filosófico e lúdico, no início tive dificuldade para compreender "a casa" (universo), depois fluiu, e me senti dentro da mitologia grega.
Piranesi é um personagem tão inocente e adorável, me conquistou.
Se for ler leia aos poucos, a experiência será melhor.

bruna3810 19/01/2023

simplesmente genial
não sei o que a susanna clarke fez, mas só sei que deu muito certo.

tudo nesse livro é muito bem trabalhado, seja a escrita, as descrições, a ambientação, a construção do personagem principal, que aliás, achei um amor.

a leitura me cativou e surpreendeu muito, não consegui largar!

Nádia 28/05/2022

Uma obra de arte
Acho que nunca li um livro com um enredo tão original. No início achei que a leitura não ia ser tão boa, mas conforme fui lendo ficava cada vez mais intrigada com os mistérios da casa.

A casa em si pode ser considerada como um dos personagens, tendo vontade própria. A descrição dela é maravilhosa, fiquei encantada com o lugar, e fiquei com muita vontade de conhecê-la.

Acredito que pessoas que procuram uma leitura diferente vão amar esse livro.
Gabi! 31/05/2022minha estante
Me convenceu a ler.

Thif S 13/01/2023

Um livro bom, mas?
3/5 - Só vi elogios de booktubers a esse livro. Esteve presente no top 5 favoritos de 2022 de 90% dos principais canais de literatura do YouTube e, devo admitir, que é um bom livro. No entanto, o hype talvez tenha sido um pouquinho (bastaaaante) forçado.
Metade da história não acontece nada de relevante. É basicamente o protagonista levando uma vida semelhante a de um náufrago numa espécie de labirinto extremamente confuso. Mas o objetivo de labirintos é justamente o de confundir, certo? Sim, mas o ponto aqui é a forma como isso é apresentado. São muitas informações de lugares e situações numeradas de uma maneira maçante e sem razão aparente. E que, no final, você desiste de acompanhar o raciocínio do personagem e só aceita que aquilo faz sentido.
Passando da metade, vemos o início de algo realmente interessante. Cria-se então um mistério sobre como o Piranesi foi parar naquele lugar.
Em 70% já sabemos o que aconteceu, mas nada digno de ?Meu Deus, que grande revelação bombástica?. No máximo, um ?ah sim, legal? sem grandes exasperação.
O final, no entanto, nos traz questões referentes à mente humana que poderiam ter sido melhor exploradas. Se o livro tivesse gasto um pouco mais de tempo fazendo um paralelo entre o ?mundo real? e a psiquê humana, talvez a leitura teria valido mais a pena e o hype realmente fosse justo. Mas, não vi grandes coisas, nem grandes reflexões (apenas uma frase no final com o propósito de deixar para o leitor uma ?grande mensagem marcante? e que não surte tanto efeito).

Mariana 28/05/2022

Um favorito pra vida
Sinto que apenas uma leitura desse livro não vai ser o suficiente para eu mergulhar nas profundezas da maré que invade o Mundo.
Não dá pra falar demais do enredo sem entregar algum spoiler, por isso me reservo apenas a falar que é uma leitura linda, o universo onírico é mágico por si só e não precisa ser explicado nos mínimos detalhes para ser apreciado e admirado. Vemos o Mundo pelos olhos do Piranesi e ah, como o Mundo é bom e lindo, como as coisas estão feitas e possuem conclusão em si mesmas, mesmo quando nem tudo é como poderia ser, mesmo quando há imprevistos e riscos.
De fato, a beleza da Casa é imensurável e sua bondade infinita; eu sinto isso em cada célula do meu corpo e queria poder abraçar esse personagem e agradecer ele pelas horas fantásticas que passei acompanhando seu cotidiano nessa existência que, inicialmente, é tão confusa e aos poucos se torna algo muito maior que todos nós.
Leiam, se permitam entrar na obra de mente aberta.

João Lucas 26/04/2023

Uma jornada imensurável
A experiência que Piranesi nos proporciona é única, cativante e reflexiva. A sua relação com a Casa, o Mundo, enfim, Tudo nos faz perceber o mundo sob outra perspectiva.

Afinal, uma das leituras mais fascinantes que já fiz.

Bubub 29/04/2022

Lista de coisas que lembrei ao ler Piranesi
Entrada do primeiro dia do quarto mês do ano em que li uma Obra Prima

1. A vibe da série The OA. Inclusive, a imagem do Outro que tenho na minha cabeça é o Jason Isaacs.
2. O Lazlo, de Strange the Dreamer. A inocência do Piranesi me lembrou muito do Lazlo, que é um personagem que amo. Piranesi se tornou outro personagem que Protegerei a Qualquer Custo.
3. O Mar Sem Estrelas, da Erin Morgenstern. Eu sinto que a Casa e o Mar poderiam estar numa mesma história.
4. Sinto que se você gostou de O Mar Sem Estrelas, The OA, Estranho sonhador, É assim que se perde a guerra do Tempo, dentre outras histórias bem viajadas, há muitas chances de você gostar de Piranesi

nick 11/01/2022

Não funcionou pra mim :(
A história é muito boa e o personagem tem um ótimo desenvolvimento. Mas não foi um livro pra mim :( achei o começo cansativo e repetitivo (embora seja importante pra história) e em nenhum momento "mergulhei" no livro, não foi uma leitura muito fluida e as vezes só pensava em terminar logo. Mesmo assim, não posso negar que a história é inteligente e é muito promissora

gabriele224 30/04/2022

Realmente tudo o que falam sobre esse livro é verdade. Tudo ficou bem esclarecido no final e fez sentido, se no começo você não estava gostando passa a gostar a partir do momento em que as coisas começam a ser reveladas. (e também é bem difícil falar sobre esse livro sem dar spoiler kk.)

?A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita.?

Caroline 25/09/2022

Pega de surpresa
Eu nem sei direito por onde começar.

Comecei a leitura achando que seria uma história simples de fantasia por conta da capa e da sinopse do livro. Imaginei que eventualmente teria um vilão clássico e que Piranesi e o Outro se uniriam para detê-lo. Ainda mais do jeito que todo o ambiente é descrito, rico em detalhes e informações.
Mas, se você, futuro leitor, assim como eu achou que seria esse tipo de história, saiba que você está muito enganado. Pegue todas essas ideias e jogue no lixo pois não é nada disso.

Em determinados momentos você se questiona como o protagonista não entende as dicas que ficam praticamente na cara dele mas, ao final você compreende o porque dele nunca ter se perguntado certas coisas e achado determinadas situações inusitadas.

No início você se sente perdido e desorientado, no meio você começa a colocar as coisas em seus devidos lugares e do meio pro final você percebe que não estava preparado pra esse tipo de plot hahahah

Peixoto.Melo 09/06/2023

O mundo das ideias e estátuas de mármore
Piranesi é um homem que vive num mundo estranho, descrito como uma extensão de salas e corredores que sofrem com a ação das marés. Para entender esse mundo, o leitor precisa confiar na narrativa não-confiável do protagonista, ao mesmo tempo em que o acompanha em suas descobertas sobre as muitas salas e estátuas da Casa e as pessoas que aparecem por lá.
Uma das melhores narrativas em primeira pessoa já escritas, completamente fiel à condição do personagem, que é bem conciso e construído, Piranesi agarrou minha atenção do começo ao fim.