Escola de Contos Eróticos para Viúvas

Escola de Contos Eróticos para Viúvas Balli Kaur Jaswal




Resenhas - Escola de contos eróticos para viúvas


807 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Amanda3913 10/06/2024

Assim...
O livro aborda temas muito relevantes e apresenta um mistério que me deixou curiosa, porém...
Achei a leitura bemmm cansativa. Não consegui me apegar à protagonista e em vários momentos deu vontade de pular as cenas...
comentários(0)comente



Manu.Brito 08/06/2024

Uma leitura que me permitiu conhecer um pouco mais da cultura indiana, mesmo que fora dos arredores da Índia. Uma história sobre liberdade feminina, sobre o quanto mulheres precisam de outras mulheres para vivenciarem e compartilharem seus anseios e pensamentos.
comentários(0)comente



Faty. 05/06/2024

Escola de contos eróticos pra viúvas é o terceiro romance da escritora Balli Kaur Jaswal, de herança familiar indiana Punjai.

Nesse irreverente livro, Balli nos conta a história da jovem Nikki, filha de imigrantes indianos que por meio de um anúncio de emprego para ministrar aulas de inglês para viúvas da comunidade indiana em Londres, acaba se deparando com uma série de histórias eróticas criadas pelas próprias alunas. Diante do inusitado, Nikki topa estimular a criativa dessas mulheres, ao mesmo tempo que vê nas suas aulas uma oportunidade, não só de fortalece-las enquanto grupo de mulheres, como de aproximar-se de sua própria cultura. Nesse enredo, certo suspense entra na história dando ainda mais uma camada ao livro, em que a morte de uma jovem punjabi nos faz querer decifrar quais os pormenores desse acontecimento.

O livro tem humor, um toque de hot (fazendo jus ao seu título), suspense e muita diversidade. Nos vemos imersos na cultura sikh ao passo em que essa muitas vezes se contrasta com a cultura ocidental, representada pela jovem Nikki. Apesar desse contraste, a protagonista percebe que tem muito a aprender também com essas mulheres cheias de imaginação e que apesar de viúvas, não perderam seus desejos mais íntimos. Assim, ocorre uma troca mútua de aprendizado entre professora e alunas, numa relação bonita de amizade e companheirismo que se constrói entre elas.

Segredos também são revelados ao decorrer do livro e algumas tradições questionadas, como a dificuldade de independência dessas mulheres, o arranjo dos casamentos, pressões sociais e questões envolvendo liberdade sexual feminina. Me vi querendo terminar essa história para saber o destino dessas mulheres que desafiaram tradições e expectativas para se fazerem ouvir.

Não foi uma leitura excelente, daquelas de maratonar, demorei cerca de um mês para concluí-la, mas me foi uma boa companhia. Dei algumas risadas, gostei de muitas das histórias eróticas (embora não pudesse deixar de rir com as analogias a legumes variados kkk) e me peguei curiosa com o suspense crescente. Eu que vinha de muitas histórias pesadas, tive um certo descanso cômico com essa daqui.
Recomendo.
comentários(0)comente



Kelly.Sirley 22/05/2024

Recomendo
Gostei muito do livro, muitas situações engraçadas, situações corriqueiras que vivemos no dia a dia, a relação um tanto conturbada com seu pai, sua mãe, o rapaz que ela se apaixonou, as viúvas que não sabiam ler, e as aulas tomaram outra direção, dimensão. Amei muito o livro.
comentários(0)comente



Ana Barbalho 19/05/2024

Não imaginei que gostaria tanto dessa leitura.

A autora aborda a vivência de famílias da cultura Punjab vivendo em Londres e temas como casamento arranjado, direitos das mulheres e pressão social.

O que me ganhou foi a forma como a história é contada: com bom humor, fofocas familiares e de vizinhos, mistério e até um pouco de ação! Além de tudo há os contos eróticos propriamente ditos que vão permeando a narrativa... Tudo muito equilibrado. Leria muito mais páginas sobre as personagens principais.

Lido para o #MAYsian 2024
comentários(0)comente



Juliana 29/04/2024

Nikki é uma mulher moderna que se candidatou a uma vaga de professora de escrita criativa, mas ao chegar em aula descobriu que a vaga era para ensinar inglês a mulheres indianas viúvas analfabetas. Sem perceber, ela deixa um livro de conteúdo picante a mostra das alunas e acaba impulsionando uma revolução na vida de toda uma comunidade.

O livro traz um importante debate sobre tradição, modernidade, honra e liberdade sexual de mulheres. Achei interessantíssimo, nem sei porque levei tanto tempo para lê-lo.
comentários(0)comente



Raquel.Moller 23/04/2024

Sobre dever e honra
O título pode assustar os conservadores, e deveria! Aqui estamos falando de senhoras viúvas que, mesmo aparentemente seguindo as regras e costumes punjabi, tem seus próprios desejos e pensamentos.

O livro fala, através de várias personagens femininas, sobre o dever submisso que as mulheres punjabi seguem e como a modernidade não precisa ser uma completa quebra de cultura, como vemos na irmã da Nikki, que deseja um casamento conservador, mas com o poder de escolher seu marido e ter amor envolvido.

Assim como Nikki, desvendamos junto com ela destino terríveis que algumas dessas jovens mulheres tiveram por não seguir as regras da comunidade, e como essa mesma comunidade pode ser ao mesmo tempo muito julgadora, mas também acolhedora.

É claro, é muito divertido acompanhar a mente pervertida das viúvas. Não importa a idade, quem está vivo, não está morto
comentários(0)comente



Debi.Cavalcanti 22/04/2024

Clichê
Me forcei a terminar essa leitura. Abandonei nas 100 primeiras páginas, depois decidi retornar. Estou me aproximando da literatura sobre o oriente médio, e encontrei esse livro que acontece em um cenário da cultura Punjabi.

Não vou dizer que foi perda de tempo, porque os elementos culturais compensaram (um pouco!) a superficialidade dessa escrita.

Livro muito clichê, segue a tendência de defesa de pautas identitárias, acima de qualquer coisa, nas publicações literárias. Personagens rasos, muitos deles se perderam ao longo do livro e não tiveram nenhum desfecho. Apenas duas personagens finalizam o livro, Nikki e Kulwander.

Sinceramente, preciso ler obras de arte do oriente médio, esse livro foi decepcionante. Tem um mistério na história, foi o que ainda me deu gás para finalizar. Mesmo assim, não compensa. Achei tudo muito forçado.

Não indico.
comentários(0)comente



Dora 16/04/2024

Escola de contos eróticos para viúvas
Me diverti fazendo essa leitura, a autora trouxe um tema pesado sobre representatividade, empoderamento feminino e o choque cultural de uma forma muito leve. Adorei conhecer sobre uma nova cultura por meio desse livro.
comentários(0)comente



Alex.Starick 10/04/2024

Acompanhamos em "Escola de contos eróticos para viúvas" a jornada de Nikki que é uma garota forte e determinada e que foge dos padrões que lhe foram impostos já que é orinunda de uma comunidade sikh, Nikki começa a dar aulas de escrita para viúvas em uma comunidade punjabi em Londres e tudo muda quando uma história erótica cai nas mãos dessas viúvas, a partir daí a estória desenvolve nos fazendo refletir sobre os pre conceitos e tabus que temos a respeito de viúvas e mulheres mais velhas na sociedade e a respeito do povo indiano atrelado a uma trama intrigante. É interessante como o enrendo aborda como é difícil ser mulher na sociedade em que vivemos e como é fortemente marcado pelo machismo ainda mais na cultura indiana. Um ponto muito positivo é que as histórias eróticas  são incluídos de forma natural e fluida dentro do enredo de forma a não ser apenas uma livro erótico genérico. Um ponto negativo foi a falta de um glossários, tem diversas palavras da cultura indiana que pra quem não está habituado acaba ficando um pouco perdido.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aninha Abreu 06/04/2024

Muito mais que a capa
Quando escolheram esse livro pro clube do livro fiquei animada por conta da proposta inicial, mas fui muito surpreendida pelas diversas linhas de reflexão que ele gera. O livro rapidamente extrapola da proposta de fazer pensar sobre sexualidade e etarismo e atravessa discussões sobre misoginia, imigração, dualidade vivida pelos imigrantes de 2ª geração, choque cultural, modernidade x tradição, tudo isso envolvido em um riquíssimo cenário cultural punjabi.

A questão do choque entre modernidade e tradição estava presente nas ações do dia a dia da protagonista, que começa o livro com uma repulsa às tradições da cultura punjabi, que ela considera uma limitação/ castração e vê que as tradições não atingem seu psiquê da mesma forma daquelas que eram imigrantes, na sua colocação como filha de imigrantes, ela se encontra mais conectada com o estilo de vida da Inglaterra do que da Índia. Ao longo do livro ela entra em contato com mulheres mais velhas em uma comunidade que mantém viva as tradições punjabi que ela tentava tanto fugir e é surpreendida, fazendo uma releitura das próprias expectativas e desenvolvendo um reencontro com a sua cultura, vendo que há possibilidade de ser parte sem precisar reproduzir os esteriótipos limitantes e silenciadores que haviam impostos para as mulheres. A cultura é viva e mutável, construída por pessoas, e, apesar da rápida chegada em um final feliz, deixa ainda a atmosfera de que a reafirmação dos direitos das mulheres é uma ação diária, ainda há um árduo caminho a ser desenvolvido.
comentários(0)comente



Livia790 06/04/2024

A história é legal e curiosa com personagens punjabis, nativos ou descendentes da região de punjab, localizada na Índia e Paquistão, e sua comunidade em Londres.
Adorei as viúvas mas li devagar toda vida. Por algum motivo, o livro não me prendeu para querer acabar logo.
comentários(0)comente



Duda 02/04/2024

Revigorante
Livro bem diferente dos que eu costume ler e foi bem interessante saber mais da cultura punjabi e a história dessas mulheres

Não penso em nenhum defeito na história, mas resolvi da 4 estrelas nem sei o porquê
comentários(0)comente



Hemilly Medeiros 31/03/2024

A teoria de que a momentos certos de ler tais livros nunca esteve certa.
Tentei começar esse livro antes 3 vezes, nunca passei do segundo capítulo. Agora, em meio de uma ressaca literária, me vi rendida nessa história rica de cultura indiana.
Amei como colocou um tema de muito tabu, em qualquer religião, em uma das mais conservadoras. Isso foi trabalhado de uma forma muito muito legal.
Amei a ligação da Nikki com as viúvas.
Amei cada história contada ?
Senti falta de algumas pontas da história serem trabalhadas mas nada que transformasse muito a minha opinião sobre o livro
comentários(0)comente



807 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR