O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Alice 09/06/2024

Q experiência?
Eu nunca pensei q ia ter tantos sentimentos em 2 dias de leitura, crônicas de Nárnia 2 se tornou meu livro favorito! Vc realmente percebe as referências cristãs nas entre-linhas principalmente nos últimos capítulos, obg CS. LEWIS!

Lely alves 08/06/2024

Calma, vamo la, eu gostei, a escrita delee é bemmm diferente e legal ao msm tempo eu senti q literalmente era ele me falando a historia de narnia e isso era bem legal, mas ao mesmo tempo, talvez por ja ter assistido o filme 1 milhao de vezes, o livro n me cativou nem me prendeu tanto, apesar de ser mtoo incrivell, enfim dei 4 estrelas mais pelo apego emocional msm.

Valentina.GoAes 08/06/2024

Ok
Nao é tao bom quanto o primeiro, que é meu livro de comforto, massss, é bem legal por que ja sao personagens diferentes do livro 1. me prendeu bastante

Luiza 08/06/2024

Mágico
Demorei pra terminar porque agora sou clt e ficou complicado de ter tempo sobrando mas achei um tempinho e vou conseguir ler como quero ler e vem aí, mas sobre Nárnia eu vi os filmes por recomendação de uma amiga e AMEI o universo, comecei a pesquisar sobre os livros e coincidentemente tinha acabado de sair essa coleção ilustrada e fiquei apaixonada assim que vi.
Sobre a edição em si ela é LINDA, MUITO caprichada e as ilustrações são incríveis, sobre a história, é MUITO boa assim como os filmes que foram MUITO bem adaptados, Nárnia é mágico em tudo o que se propõe e é emocionante a sensação de acolhimento e conforto que a história proporciona, muito compreensível os motivos da saga ser tão icônica. E a dedicatória é LINDA.

Lala Clement 04/06/2024

Já tinha um tempo que queria iniciar essa coleção, mas nunca adquiria o livro ( Físico ou digital), então um certo dia navegando pelos livros na Amazon (sim eu faço isso) achei essa maravilhosa edição da Harper Collins e fiquei doida para ter na minha estante.
Ao pesquisar sobre o melhor ordem de leitura, me deparei com duas opções a primeira em ler pela ordem cronológica e a para ler na ordem de publicação. Cheguei a comprar o primeiro (pela ordem cronológica), mas quando li um comentário de uma leitura que a melhor ordem é pela publicação pois Narnia vai se mostrando aos poucos o que torna tudo mais mágico, então voltei e comprei este livro.
Se fosse para resumir este livro em uma só palavra seria MAGICO.
A leitura é leve, fluida, simplesmente devorei e fiquei apenas chateada com uma coisa, porque não o li antes.

Mêe 04/06/2024

"Onde abundou o pecado, superabundou a graça."
A mais pura genialidade de C. S. Lewis se revelando em sua capacidade de criar uma fantasia infantil repleta de referências ao cristianismo.

"O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" mostra a jornada e as aventuras vividas pelos quatro irmãos na terra mágica, ao mesmo tempo que carrega ensinamentos de amor, redenção e perdão. A escrita é extremamente acessível e a leitura flui maravilhosamente; terminei o livro em dois dias.

Falando agora de uma experiência mais pessoal e como cristã, enquanto lia o livro, a passagem de Romanos 5:20 veio à minha mente. É impossível voltar a Nárnia e não se emocionar com Edmundo sendo justificado por Aslam, mostrando que, assim como houve esperança para Edmundo, há esperança para todos nós.

Seja você cristão ou não, criança ou adulto, vale a pena ler.

Davi 03/06/2024

O guarda-roupa que tem fundo: uma resenha de Nárnia.
"O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" é o primeiro livro da clássica franquia "AS CRÔNICAS DE NÁRNIA", escrito por C.S. Lewis, e, por ser uma das histórias mais amadas da literatura, eu esperava mais. Publicado em 1950, o livro apresenta os quatro irmãos Pevensie - Peter, Susan, Edmund e Lucy - que, durante a Segunda Guerra Mundial, são evacuados para a casa de um professor no campo. Lá, eles descobrem um guarda-roupa que serve como portal para o mágico mundo de Nárnia. Através deste guarda-roupa, eles entram em uma terra encantada onde animais falam, criaturas míticas vagam e uma bruxa malvada, a Feiticeira Branca, governa com punho de ferro, condenando Nárnia a um inverno eterno sem Natal. A chegada dos Pevensie marca o início de uma profecia, trazendo esperança de liberdade e a possibilidade do retorno do verdadeiro rei de Nárnia, o leão Aslam.

Nessa obra, C.S. Lewis constrói uma narrativa rica em simbolismo e temas com cunho religioso, disfarçados em uma aventura mágica. A história de Nárnia é claramente vista como uma alegoria cristã, com Aslam representando uma figura messiânica que sacrifica sua vida para salvar Edmund, e posteriormente ressuscita. A redenção de Edmund, que trai seus irmãos e se alia à Feiticeira Branca, mostra o incrível e sensacional poder do perdão e da redenção humana. As batalhas na obra refletem a luta entre o bem e o mal que é atemporal em tramas de criança, sempre colocando esse ideal renascentista da batalha entre luz e sombras. O crescimento e a maturação dos irmãos, especialmente Pedro como líder e Lucy como a primeira a acreditar em Nárnia, sublinham temas de coragem, fé e lealdade. Característicos de uma obra cristã - em sua essência.

Por fim, embora esse livro seja amplamente aclamado por sua riqueza simbólica e narrativa mágica, eu esperava uma história que fosse mais complexa e menos direcionada ao público evangélico. A forte presença de alegorias bíblicas, como a figura de Aslam em paralelo a Cristo e a redenção de Edmund, acaba fazendo a trama parecer uma versão simplificada e fantasiosa das histórias bíblicas, o que não me cativou tanto quanto eu esperava. A natureza e o enfoque em um público mais jovem limitaram a profundidade que eu buscava em termos de desenvolvimento de personagens e complexidade da trama, deixando-me um pouco desapontado com a execução da história. Mas, ao olhar com uma visão de criança, essa história certamente me encantaria muito.

Sara277 01/06/2024

Uma excelente releitura. A crônica que deu origem às demais. Não tem como não se emocionar com o desenvolvimento de sua narrativa com toda sua carga de ensinamentos e sabedoria na figura do personagem Aslam, além de toda a aventura vivida pelos quatro irmãos. Vale super a pena, quem não leu leia, quem já leu releia.

Priscila.Santos.Paixão 01/06/2024

Para ler e não se arrepender!
*Eu estava a procura de uma leitura leve para quebrar a "ressaca literária", então peguei esse livro emprestado com um amigo. Foi certeiro!*

Fiz uma leitura fluída e rápida, em comparação às dificuldades de minha rotina e pouco tempo de dedicação que tive à leitura. Finalizei em uma semana, dedicando minutos alternados dentro dos dias.

Para quem é Cristão, é impossível não ler e entender a mensagem nele passada. É emocionante.

Confesso que, se tratando de C.S. LEWIS, esperei uma escrita complexa, por já ter lido outras obras do autor em que tive essa experiência, mas, como a história foi direcionada ao público infantil, foi bem diferente das minhas leituras anteriores.

Para quem quer uma leitura leve, rápida, fácil, divertida, fica aí a sugestão. Leia! Não há como se arrepender.

Samuel1149 30/05/2024

Um livro Perfeito!?
Eu amei esse livro!a história,os personagens,são incríveis,é fácil de ler é muito perfeito,com certeza se tornou um dos meus livros favoritos ?
Em breve quero ler os outros

Starrytulip 29/05/2024

?Long Live King Peter! Long Live Queen Susan! Long Live King Edmund! Long Live Queen Lucy!? ?Once a king or queen in Narnia, always a king or queen. Bear it well, Sons of Adam! Bear it well, Daughters of Eve!? eu amei amei amei o livro, vou estar lendo o resto da coleção ??

Rebeka100 29/05/2024

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Vou confessar que sempre choro quando leio esse livro.
Edmundo carrega o nome ? Edmundo, o justo ? porque foi justificado por Aslan.

Nós não somos diferentes de Edmundo. Egoístas, sempre pensando em nossos próprios interesses e trocando a vontade do Senhor pelos prazeres terrenos.
Mas assim como teve esperança para Edmundo, há esperança para nós também. Cristo Jesus veio ao mundo, sofreu e padeceu pelos nossos pecados mas ressuscitou e nos libertou da escravidão.

Ler C.S. Lewis nunca me decepciona!

David 29/05/2024

Muito bom!!!! Bons personagens! Boa ambientação! Boa moral!! Leitura fácil! Terminei rapidinho! Talvez um pouco curto demais? mas por ser uma história de um conjunto maior de histórias, está perdoado.